Roteiro na África do Sul em 10 dias – Completíssimo!

postado por Liany Garves
28/08/2018

Você está planejando seu roteiro na África do Sul?

Sem querer aumentar muito suas expectativas, já te digo que a África do Sul é um país incrível e que pode ser muito bem aproveitada tanto para quem tem poucos dias no país para quem tem muitos.

E ainda mais, a África do Sul consegue agradar facilmente viajantes de todos os tipos e não tenho dúvidas de que você também vai se apaixonar por esse lugar.

Confira aqui nesse guia completíssimo um Roteiro na África do Sul para 10 dias de viagem!

E ainda com todas as dicas de atrações imperdíveis, principais lugares pra visitar, como se locomover, onde se hospedar e os custos.

E ah, se você tem mais dias, melhor ainda. Veja aqui também excelentes sugestões e dicas de leitura para um roteiro na África do Sul de 15 ou 20 dias.

Roteiro na África do Sul
Salve este post no Pinterest para ler mais tarde

Nesse post você vai encontrar – clique no item caso queira ser redirecionado.

África do Sul – Destino para todos os estilos de viajante

Robben Island
Pinguins na Robben Island

A África do Sul é um país incrível que tem crescido muito na lista de desejos dos brasileiros. E não é pra menos… Com um clima relativamente semelhante ao nosso! Com todos os tipos de atrações desde praias lindas, cidades modernas, vinícolas, esportes de aventura e muita natureza, a África do Sul atende todos os gostos de viajante! E a melhor parte, os custos de uma viagem pra lá são relativamente baixos.

Nós fizemos roteiro na África do Sul de 10 dias e acredite, 10 dias é muito pouco pra aproveitar todas as belezas que aquele país oferece. Mas se você, assim como nós, tem pouco tempo disponível, nós o encorajamos a ir mesmo assim.

Apesar de sair de lá com um gostinho de quero mais, ainda assim vale muito a pena e já vai dar pra aproveitar muito o que a África do Sul tem pra nos oferecer.

No final do post ainda falaremos sobre as opções que deixamos pra trás, mas que merecem ser incluídas em qualquer roteiro… acompanhe conosco.

Seguro Viagem com Desconto de até 10%!

Não dá pra sair de casa sem seguro viagem não é mesmo? Qualquer imprevisto pode estragar a sua viagem e o valor por dia é mínimo (confira abaixo para você ter uma idéia). Além disso, o seguro viagem te dá assistência com perca de bagagem e até com cancelamento da sua viagem!
Nós sempre usamos a Seguros Promo e adoramos. Cote o seu seguro e utilize o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto e mais 5% se pagar no boleto!
Seguro Viagem:
Mochilao
CORIS 100 USA BASIC CORIS 100 USA BASIC
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como Chegar até a África do Sul

Pôr do Sol Lions Head
Pôr-do-sol na Lions Head

Os vôos do Brasil para a África do Sul geralmente vão chegar em Johanesburgo. As cias que seguem direto pra lá hoje são a LATAM e a South African Airways. Mas várias outras cias africanas também fazem o trajeto – nesse caso você pode ir direto pra Cidade do Cabo. A cia aérea angolana TAAG, sempre está com promoções pra lá. Fique ligado nas promoções e marque sua viagem pra África do Sul.

Nós sempre usamos o skyscanner pra pesquisar todas as passagens com melhor preços e nas melhores datas. Viajamos com a South African Airways e consegui um stopover em Johanesburgo para visitarmos o Kruger. Vale a pena dar uma checada no site da Passagens Promo que sempre tem promoções.

Promoção de Passagens para a África do Sul
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Eu explico exatamente como fizemos o stopover e como planejamos nossa viagem (principalmente a organização do safari no Kruger) no post de Planejando uma viagem econômica para a África do Sul.

Se precisar de um passo a passo de como fazer stopover, veja aqui no nosso Blog também e já comece a viajar mais e gastando menos.

Quando ir para a África do Sul

Table Mountain na Cidade do Cabo

A África do Sul no geral possui um clima temperado e com poucas chuvas. Como está no hemisfério sul, as estações do ano são as mesmas que as do Brasil.

Par safari no Kruger e mergulhos, outono e inverno são as melhores épocas porque tem menos chuva e o clima está mais fresco. Mas pode fazer bastante frio, principalmente à noite.

Para a Cidade do Cabo e atividades de aventura e natureza, verão e primavera são melhores.

Mas a África do Sul pode ser visitada com tranquilidade em qualquer época do ano. Se tiver flexibilidade, escolha a melhor época dependendo dos seus interesses na viagem.

Eu viajei em abril, começo do outono e peguei um clima bem agradável e sem chuvas na Cidade do Cabo e também tive uma excelente experiência no safari. Mas já fazia um friozinho a noite. Então melhor se preparar.

Roteiro na África do Sul – 10 dias

Vamos então para o roteiro de 10 dias na África do Sul, relatando dia a dia.

Você pode utilizar nosso roteiro como sugestão, e você pode utilizá-lo a vontade. Mas também relatamos outras opções que não pudemos fazer, mas que você pode tentar incluir no seu roteiro caso tenha mais tempo, ou ainda trocar algumas atividades, dependendo do que você mais gosta de fazer.

Em termos gerais o nosso roteiro na África do Sul de 10 dias foi o seguinte:

  • Cidade do Cabo: 4 dias
  • Stellenbosh (vinícolas): 2 dias
  • Safari no Parque Nacional do Kruger: 3 dias
  • Johanesburgo: 1 dia

Roteiro na África do Sul – 1° Dia: Cidade do Cabo

Roteiro na Africa do Sul
V&A Waterfront com vista para a Table Mountain

Fomos de South African Airways com escala em Johanesburgo e eu (Liany) fui alguns dias antes.

Nesse dia, recomendo que chegue com tranquilidade, faça seu check-in em hostel ou hotel e vá almoçar e conhecer um pouco da cidade. Caminhe pelo centro da cidade, pela Long Street (uma das ruas mais badaladas a noite) e pelo V&A Waterfront.

O V&A Waterfront é aberto o tempo todo e não se paga nada pra entrar. Há várias opções de restaurantes por lá e vistas bem bonitas do mar e da Table Mountain.

A Cidade do Cabo não é uma cidade muito segura para se andar sozinha a noite, por isso, resolvi voltar antes do escurecer e jantei no próprio hostel.

Como se locomover na Cidade do Cabo

O transporte público funciona bem na cidade, mas pode ser perigoso durante à noite. Dependendo da distância, o Uber vale mais a pena que o ônibus se você estiver em duas ou mais pessoas. No geral, fizemos praticamente tudo de Uber pois funciona super bem e é barato.

Minha idéia era pegar o ônibus no aeroporto, pois é super fácil chegar do aeroporto ao centro da cidade de ônibus mas infelizmente eles estavam em greve no dia que cheguei, então tive que usar táxi, mas os preços são mais baixos que no Brasil (ou em São Paulo pelo menos).

Se você gosta de trilhas, assim como nós, dê uma olhada nas principais trilhas da Cidade do Cabo para os seus dias por lá.

Recomendo que você viaje com um chip de celular internacional, assim já pode pedir um Uber ali. Eu geralmente utilizo o chip da Easysim4u, que funciona super bem na África do Sul.

Chip Internacional de Viagem com Desconto

Você sabia que já pode chegar na África do Sul com o seu chip de celular funcionando normalmente já sair conectado do avião?
Conheça o chip da Easysim4u e tenha uma viagem sem dor de cabeça e com muita praticidade!
Cote aqui o seu chip e utilize o cupom MOCHILAOADOIS10 para 10% de desconto.

Os ônibus na Cidade do Cabo são o MyCITI e você pode encontrar todas as informações como horários e preços no site deles.

Roteiro África do Sul – 2° Dia: Boulders Beach, Cape of Good Hope e Cape Point

Cape Point na Cidade do Cabo

Passeio imperdível pela beleza e, lógico, pela história. Quem não leu Camões falando sobre o Cabo das Tormentas na escola?

Há várias agências que fazem esse passeio, recomendo o passeio com o Bolders Beach incluso mas se você tiver alugado um carro, pode fazer ele por conta. É um pouco longe, por volta de 1h30 do centro da Cidade do Cabo. Me encontrei com vários amigos que estavam por lá com carro alugado, então fomos por conta.

Não compensa alugar carro somente para fazer esse passeio, mas caso já esteja com a idéia de ficar com um carro para ter mais liberdade, aí sim. É bem tranquilo ir pra lá sozinho. Baixe o google maps off-line em seu celular e você chegará lá sem nenhum problema.

Alugue o seu carro aqui sem pagar IOF.

É muito prático viajar pela África do Sul com um carro! Você terá total liberdade e tranquilidade para fazer o que quiser e ainda economizará bastante com tours privados!
A Rent cars fará a melhor cotação pra você em todas as locadoras e você ainda pode pagar em real, se livrando do IOF. Reserve por aqui! Você pagará o mesmo valor e ainda dará uma forcinha para o nosso blog se manter com conteúdo de qualidade.

Uma outra opção é você alugar um Sidecar e ter uma experiência completamente diferente. Nós não fizemos esse passeio, mas a Anna do Blog Mala de Viagem nos inspirou novamente com o relato dela sobre o passeio de Sidecar em Cape Town. 

Bolders Beach

Bolders Beach Cidade do Cabo

No caminho, pare antes na Boulders Beach, a famosa praia dos pinguins. Cobra-se uma entrada de R70 (+- R$18,00).  Não se pode entrar na praia para não afetar os pinguins, mas tem uma grande passarela por toda a extensão da praia de onde se pode ver os pinguins africanos e alguns ficam bem pertinho. Mas os famosos “selfie stick” ou “pau-de-selfie” são proibidos lá, então esqueça aquela foto que você já estava planejando com o pinguim em primeiro plano.

Cape Point

Cape Point Cidade do Cabo

De lá, já seguimos para o Cape Point.

O Cabo da Boa Esperança e o Cape Point são em diferentes pontos mas bem próximos um do outro. É possível ir de um a outro andando ou de carro.

O valor da entrada para Cape Point e Cape of Good Hope é de R147, por volta de R$ 41,00.  Você pode consultar os horários e os preços atualizados no site oficial da cidade de Cape Town.

A vista de Cape Point é linda e logo se entende porque os portugueses chamavam de Cabo das Tormentas, realmente venta que é um absurdo naquele lugar. Logo imaginei o quanto chove por lá também pois conseguia ver vários pontos de chuva ao longe. Dá pra ir caminhando até o farol e tem uma trilha mais perto da costa do mar de uns 15 minutinhos. A vista é incrível.

Cape of Good Hope

Cape of Good Hope Cidade do Cabo

Para ir até o Cabo da Boa Esperança, a caminhada são mais 45 minutos de ida e 45 minutos de volta. Mas é possível seguir com o carro também. A beleza do Cape Point é bem mais incrível, mas mesmo assim adorei estar naquele lugar que ouvi tanto nas aulas de história na escola.

O local é lotado de babuínos, há várias placas avisando, mas só fui vê-los na hora de ir embora. Eles são espertos e chegam por volta das 16h que é quando as pessoas estão indo embora e abrindo as portas dos carros, e eles entram pra roubar comida. Um deles entrou no nosso carro e ficou segurando o volante rs. Ele ainda procurou por comida no porta luvas, mas foi embora quando não achou nada. Mas vi outros dois roubando pacotes de salgadinho de outros carros e comendo no meio da rua, sem se incomodar se estavam atrapalhando alguém. Eles não são muito sociáveis, então melhor não chegar muito perto ou alimentá-los mas se você andar sem mexer com eles, eles também não se incomodarão com a sua presença.

Na volta, voltamos parando em algumas praias e vimos o sol se pondo no mar em uma delas. Foi bem bonito. Nesse dia, aproveitamos pra jantar no Waterfront.

Roteiro África do Sul – 3° Dia: Free Walking Tour e Wine Tasting

Stellenbosh Roteiro na África do Sul

Pela manhã fiz um free walking tour. Adoro fazer esses tours. Geralmente eles são oferecidos por qualquer hostel, não tem um valor fixo e costumam durar entre 1 e 2h. Os guias são sempre muito bacanas e divertidos e dá pra conhecer muito da história do país nesse tempo. No final, você dá uma gorjeta no valor que achar conveniente.

A Cidade do Cabo oferece cerca de 4 tours, em locais diferentes. Eu fiz o Tour histórico e adorei. Aprendi várias coisas que não sabia sobre o país, como ter 3 capitais por exemplo e várias informações sobre o apertheid que também desconhecia.

À tarde, fui para a região de Stellenbosch, onde ficam a maioria das vinícolas da Cidade do Cabo. Para chegar em Stellenbosch, a maneira mais fácil é de carro.

Caso não esteja com carro alugado, você pode ir de táxi ou Uber com tranquilidade. É um pouco distante mas os valores são bem razoáveis.

Roteiro África do Sul – 4° Dia: Passeio pelas Vinícolas e Wine Tasting

Vinícola Sttelenbosch
Uma das vinícolas de Stellenbosch

Na realidade, nós tínhamos um casamento nesse dia, que foi na região de Stellenbosch. Mas para o seu roteiro na África do Sul, recomendaríamos usar esse dia para fazer um tour pelas vinícolas e wine tasting.

Pela manhã fomos em uma feira ao ar livre, que muito nos lembrou os Biergarten da Alemanha, muito agradável. Fica ali em Stellenbosch e caso tenha interesse você pode perguntar em seu hotel sobre ele.

Recomendamos que você feche um tour para passear pelas vinícolas, assim você não precisará dirigir após tomar umas tacinhas de vinho né!

Segurança pra todo mundo. Recomendamos que você verifique o relato do blog S2 station sobre a experiência deles em Stellenbosch.

Roteiro África do Sul – 5° Dia: Robben Island

Robben Island - Roteiro na África do Sul

Voltamos para a Cidade do Cabo de Uber e chegamos lá por volta das 13h. Um bom horário para a nossa visita a Robben Island, que estava agendada para às 15h, que é o último horário. A Robben Island é uma ilha prisão, onde o Nelson Mandela ficou preso por 18 anos.

Nós começamos o nosso dia um pouco mais tarde devido ao casamento no dia anterior, mas você pode aproveitar essa manhã para chegar mais cedo na Cidade do Cabo e passear pelo Jardim Botânico Kirstenbosch ou visitar as casas coloridas do bairro Bo-Kaap que não conseguimos visitar. Bo-Kaap é um dos bairros mais antigos da cidade, com as casinhas coloridas. Além de ser lindo, carrega muita história do período do apartheid e vale a pena ser visitado.

DICA IMPORTANTE: O barco que vai pra Robben Island tem 300 lugares e está sempre lotado. Reserve com antecedência, porque se deixar para comprar lá você pode acabar não indo. Você pode reservar seu tour, verificar horários e preços atualizados pelo site oficial da Robben Island ou comprar um tour com pick-up do seu hotel (e com cancelamento grátis). Alguns amigos queriam ir com a gente, mas já não tinha ingressos a venda até a próxima semana.

O barco tem lugares dentro e fora na parte de cima, infelizmente na ida não conseguimos ir em cima, mas na volta… tiramos fotos incríveis vendo o pôr do sol do barco.

Robben Island na Cidade do Cabo

Robben Island - Roteiro na África do Sul
Pôr-do-sol visto do barco voltando da Robben Island

Chegando na ilha, vários ônibus estão esperando os turistas para iniciar o tour pela ilha. Um guia vai explicando todos os pontos durante o tour com algumas paradas. Incluindo mais pinguins.

Depois, o ônibus nos deixa na prisão de segurança máxima para conhecer. As duas partes são guiadas e muito bem explicado sobre tudo que já aconteceu ali e como surgiu. Na parte da prisão, o guia é um ex-presidiário, e ele conta sobre tudo que passou e as torturas que sofreu, é impressionante. Te faz pensar muito em como eles sobreviveram ali. Todos eram obrigados a trabalhar de dia, mas estudavam a noite, uma força de vontade e tanto.

Recomendamos o horário das 15h para a visita, porque na volta, é possível ver o sol se pôr atrás da ilha. É um passeio mais caro que os outros – R320,00 (+- R$ 80,00) – mas vale muito a pena!

Restaurantes V&A Waterfront

V&A Waterfront - Roteiro na África do Sul
Entardecer no V&A Waterfront

Nesse dia aproveitamos para ter um jantar um pouco melhor em algum dos restaurantes do V&A Waterfront.

As opções são inúmeras e os cardápios também são variados. Pra quem gosta de frutos do mar como eu, há diversas opções com comida super fresca. Os vinhos sul-africanos são excelentes e possuem um preço bom por lá.

Vale a pena sair pra jantar em algum bom restaurante por pelo menos uma noite enquanto estiver na Cidade do Cabo.

Roteiro África do Sul – 6° Dia: Table Mountain, Camps Bay Beach e Lions Head

Table Mountain - Roteiro na África do Sul
Alto da Table Mountain e a vista para o mar lá atrás

Esse é um dia do seu roteiro na África do Sul um pouco mais voltado para as atividades de natureza que a Cidade do Cabo oferece.

Se você optar por fazer as trilhas, será um pouco mais puxado, mas uma delícia para àqueles que gostam de uma trilha.

Leia Também:

Se você curte trilhas puxadas e vistas incríveis talvez goste do nosso relato fazendo a Trilha do Monte Roraima no Brasil. Ou para trilhas mais fáceis, veja excelentes dicas para uma viagem à Chapada dos Veadeiros.

Não é necessário guia para fazer a trilha da Table Mountain ou da Lions Head. Elas são bem sinalizadas e tranquilas de chegar. Lembre-se somente de carregar água e uns lanches pra dar uma forcinha.

Caso prefira não subir a Table Mountain pela trilha, é possível chegar lá de bonde.

Table Mountain

Table Mountain Cidade do Cabo
Meio do caminho da Trilha para a Table Mountain

É possível subir e descer a Table Mountain com um cable car. Para verificar horários e valores atualizados do Cable Car, acesse o site oficial da Table Mountain.

Também há a opção de subir a montanha através de diversas trilhas. Algumas bem longas com lindas vistas e outras mais curtas e mais diretas. Havíamos lido que a mais bonita é uma que dura 4h, passando por vários lagos no caminho. Apesar de essa trilha ser tentadora, ainda queríamos fazer a Lions Head no mesmo dia, então optamos por subir uma mais curta, de 1h30 mais ou menos e descer de bondinho. Nós pegamos a rota Platteklip Gorge.

Você pode acessar o mapa com as trilhas disponíveis para subida e descida no próprio site oficial da Table Mountain ou pelo site oficial de Turismo na Cidade do Cabo com 5 sugestões de rotas para subir. Apesar de achar bem tranquilo para subir sem guia, caso você prefira uma viagem guiada, com mais segurança e por rotas mais difíceis e longas, o pessoal da Hike Table Mountain é bem conceituado.

Caso não queira fazer a trilha para a Table Mountain, recomendo esse passeio que já tem incluso o ônibus Hop On Hop Off.

Como chegar na Table Mountain

O parque abre às 8h, e para chegar lá o modo mais fácil é de Uber ou táxi. Mas também é super fácil chegar de ônibus. Verifique a rota e o valor do ônibus no site do MyCITI ou peça as informações no seu hotel/hostel.

Entretanto, para duas pessoas acaba saindo mais barato o Uber do que o transporte público. Indo de Uber ou táxi, você consegue pedir para o motorista te deixar exatamente na entrada da sua trilha escolhida. Basta colocar o ponto correto no aplicativo.

Discuta com o pessoal do seu hotel/hostel sobre qual trilha você irá fazer e eles te orientarão a qual endereço passar para o motorista.

Trilha Table Mountain – Rota Platteklip Gorge
Table Mountain Cidade do Cabo
Placa indicativa do início da trilha pela rota Platteklip Gorge

Essa rota é considerada uma trilha fácil e pode durar de 1h a 3h. Nós levamos uma hora e meia. A trilha é inteira aberta, quase não se acha pontos de sombra, e é subida o tempo inteirinho com degraus feitos de pedra no início.

Começamos a trilha quase 9h e já estava um calor de matar qualquer um. Essa foi nossa principal dificuldade. Não se esqueça de levar água com você se for fazer a trilha, bebemos mais de 3L só subindo. Não há fontes de água pelo caminho, mas há uma cafeteria lá em cima para você se hidratar quando chegar.

Lá em cima dá pra andar horas, a montanha é enorme e como é um platô, é muito tranquilo andar lá em cima. Nem preciso dizer nada sobre a vista né? De tirar o fôlego.

Mais perto de onde tem a estação do bondinho há uma grande estrutura com mirantes, lojinhas de souvenir, lanchonete e banheiro. Almoçamos lá em cima e descemos de bonde pra ganhar tempo (R135,00 / +- 35,00 por trecho).

Camps Bay

Camps Bay Beach - Roteiro na África do Sul
Praia de Camps Bay

O plano era ver o pôr do sol na Lions Head, então como tínhamos umas 2h ainda, fomos pra praia pra relaxar um pouco. Descemos da Table Mountain de Uber até a Camps Bay.

No final, o preço do Uber sempre compensa quando comparado ao preço dos ônibus lá, além de serem muito mais seguros e confortáveis. Usamos Uber o tempo todo na África do Sul. Mas volto a reforçar a importância de estar conectado com um chip internacional durante os seus dia na África do Sul.

A Camps Bay é bem bonita mas entrei na água por menos de 1 minuto rs, água congelante. Só ficamos relaxando e descansando por ali com vistas da Table Mountain.

Lions Head

Lions Head - Roteiro na África do Sul
Vista da Lions Head no anoitecer

Por volta das 16h, pegamos outro Uber com destino à Lions Head. O motorista novamente te deixa bem na entrada onde a trilha se inicia. Para a Lions Head, a rota é única.

Às 16h30 começamos então a subida pra Lions Head. Esse é o melhor horário para subir se você quiser assistir o pôr do sol lá de cima nessa época do ano. Mas lembre-se de checar o horário do pôr do sol durante os dias que você estará lá e calcule umas duas horas de trilha para subir com tranquilidade.

A trilha da Lions Head é relativamente tranquila. Mais plana e só no final tem uns trechos de “escalaminhada”, mas muito bem sinalizada e já com os ganchos pra colocar o pé, então em menos de 1h dá pra subir.

Tentamos achar a “Wally’s Cave”, que já tínhamos visto foto e parecia muito legal, mas não conseguimos achar. Se continuássemos procurando íamos acabar perdendo o pôr do sol, então desistimos.

Agora assistir o pôr do sol lá de cima… é imperdível. O sol se põe no mar e é um espetáculo da natureza. Lindo demais.

Pra descer a trilha a noite, você pode usar a lanterna do seu celular ou levar uma lanterna de cabeça. A lanterna de cabeça ajuda, porque como tem os trechos de “escalaminhada”, não dá pra ficar segurando o celular. Nesses pedaços, pedíamos para uma pessoa segurar o celular enquanto você desce os ganchinhos. Não se preocupe sobre se perder. O caminho é basicamente um só e haverá outras centenas de pessoas descendo com você.

Resumo dos nossos dias na Cidade do Cabo

Há tanta coisa pra fazer na Cidade do Cabo né? Nós ficamos 6 dias na Cidade do Cabo, incluindo os dias em Sttellenbosh e ainda não conseguimos visitar tudo que queríamos.

Caso esteja com tempo apertado e sem carro alugado, você pode fechar um tour (em grupo ou privado) para fazer algumas atividades sem preocupação.

Os mais recomendados para a Cidade do Cabo seguem a seguir. Reserve com o link abaixo e com cancelamento grátis, para ter mais liberdade!

Roteiro África do Sul – 7°, 8° e 9° dia: Safari no Kruger

Safari Kruger Park - Roteiro na África do Sul
Girafas vistas no Sáfari dentro do Kruger Park

Nesses próximos dias, tínhamos duas opções: Fazer um Safari ou a “Rota Jardim”, viajando de carro por várias cidades da costa e com vistas e praias lindas. Poderíamos ter optado por um safari privado de um ou dois dias perto da Cidade do Cabo e fazer a Rota Jardim mesmo assim.

Caso você faça essa opção, dê uma olhada no Safari da Iverdoorn Reserve que é pertinho da Cidade do Cabo e tem ótimas avaliações.

Entretanto, acabamos escolhendo fazer um Safari no maior parque nacional da África do Sul, o Kruger, e não nos arrependemos.

Nós explicamos o porque escolhemos viajar até o outro lado do país para fazer o Safari no Kruger, além de toda nossa experiência e como planejar o seu safari ali no nosso post Vivenciando um Safari no Kruger.

Como nossa passagem de volta era com escala em Johanesburgo, decidimos fazer um stopover por lá. Johanesburgo é bem mais próxima do Parque Nacional Kruger.

Saímos bem cedo da Cidade do Cabo para o aeroporto e pegamos nosso vôo para Johanesburgo. Lá, alugamos um carro no aeroporto e nos dirigimos ao Kruger. São por volta de 5h de viagem. A estrada é bem tranquila e boa para dirigir.

Alugando Carro na África do Sul

A única dificuldade em dirigir na África do Sul é que a mão inglesa é utilizada no país. Então, você pode levar um tempinho para se acostumar. Nós não tivemos dificuldade pois o Wagner está bem acostumado a dirigir nas duas mãos, mas a Alê do Blog Fourtrip, teve essa experiência pela primeira vez e escreveu um super post de como é dirigir na mão inglesa pela primeira vez. 

Alugue o seu carro aqui sem pagar IOF.

É muito prático viajar pela África do Sul com um carro! Você terá total liberdade e tranquilidade para fazer o que quiser e ainda economizará bastante com tours privados!
A Rent cars fará a melhor cotação pra você em todas as locadoras e você ainda pode pagar em real, se livrando do IOF. Reserve por aqui! Você pagará o mesmo valor e ainda dará uma forcinha para o nosso blog se manter com conteúdo de qualidade.

Safari na África do Sul

Safari Kruger Park

Considero um safari, uma peça obrigatória do seu roteiro na África do Sul. A experiência que tivemos no Kruger foi simplesmente incrível e com certeza, ela deve ser igualmente fantástica em uma reserva privada.

Para saber tudo sobre o seu Safari no Kruger: Como organizar a viagem, onde fazer as reservas, como escolher os game drives e, principalmente, se realmente vale a pena, veja nosso relato sobre o Safari no Kruger.

Passamos 3 dias inteiros maravilhados no Kruger e na volta para Johanesburgo, voltamos pela rota do Blyde River Canyon. Também não conseguimos parar, precisaríamos de mais um dia pra isso. Mas somente a paisagem do caminho já é sensacional.

Roteiro na África do Sul – 10° dia: Museu do Apartheid em Johanesburgo e volta ao Brasil

Museu do Apartheid - Roteiro na África do Sul

O nosso vôo de volta para o Brasil era às 21h então tivemos um período para conhecer Johanesburgo.

A viagem do Kruger à Johanesburgo no dia anterior levou quase 10h e chegamos no fim do dia no nosso hostel em Johanesburgo, já bem cansados. Infelizmente Johanesburgo não é uma cidade muito agradável. Apesar de muito organizada, a achamos bem suja e, além disso, ela não é muito segura.

Particularmente não gostei muito da cidade em si, mas o Museu do Aperttheid é uma visita obrigatória em minha opinião e acho que vale a pena passar um tempo por ali, pelo menos pra visitar esse Museu.

Uma opção em Johanesburgo, para quem tem pouco tempo como a gente, é fazer o passeio no ônibus turístico de Johanesburgo.

Museu do Apartheid

Museu do Apartheid - Roteiro na África do Sul
Entrada somente para os que foram selecionados como “Brancos” no Museu do Apartheid. Uma maneira de mostrar como era a situação naquela época.

Visitamos o Museu do Apartheid e foi muito mais do que qualquer coisa que imaginava. O museu é todo organizado em ordem cronológica e conta tudo que aconteceu naqueles anos. Além disso, na entrada, somos randomicamente divididos entre negros e brancos e temos que entrar em alas separadas para sentirmos um pouco de como era viver naquela época. No final, havia uma exposição da vida do Mandela! Me marcou muito essa viagem no tempo e pude experimentar, pelo menos um pouco, o que aquele povo viveu.

Não fizemos outras coisas em Johanesburgo mas a cidade não nos agradou muito. De qualquer forma eu recomendaria um dia lá pelo menos pra visita ao Museu do Apartheid. Essa é uma experiência que acho que todo mundo deveria ter.

Você pode encontrar outras dicas do que fazer em Johanesburgo no Blog Viajante Móvel!

Ainda estávamos com o carro alugado que usamos no Kruger, então fizemos tudo de carro em Johanesburgo, o que eu recomendo. Caso não esteja de carro, use somente Uber. Transporte Público não é muito seguro por lá.

Sugestão de Roteiro na África do Sul – 15 e 20 dias

Cabo da Boa Esperança

Espero que o nosso roteiro na África do Sul de 10 dias tenha te ajudado a planejar um pouco a sua viagem e, o mais importante, te inspirado a ir pra lá, mesmo que tenha pouco tempo.

Mas, se você tiver mais tempo, eu recomendo sim que você estenda sua viagem pela África do Sul. E pra isso, vamos dar uma mãozinha com algumas sugestões de roteiro na África do Sul para 15 e 20 dias (é o que eu gostaria de ter feito pelo menos)!

Roteiro África do Sul – 15 dias

Para um roteiro de 15 dias na África do Sul, eu ainda manteria os meus dias na Cidade do Cabo e o safari no Kruger mas incluiria a Rota Jardim. É possível começar a viagem por ela, indo de Johanesburgo para Porto Elizabete e chegando na Cidade do Cabo ou na ordem inversa. Não há uma ordem melhor para fazer essa viagem.

Eu sugeriria o seguinte roteiro na África do Sul para 15 dias:

  • Cidade do Cabo: 4 dias
  • Sttelenbosh: 1 dia
  • Rota Jardim (algumas cidades sugeridas seriam: Paarl, Hermanu, Mossel Ba, Knysna, Tsitsikamma Park, Jeffreys Bay e Port Elizabeth – 1 noite em cada aproximadamente): 6 dias
  • Safari no Parque Nacional do Kruger: 3 dias
  • Johanesburgo: 1 dia

Para esse roteiro o ideal e que você compre suas passagens do Brasil com ida e volta por Johanesburgo e compre os trechos aéreos Johanesburbo – Cidade do Cabo e Porto Elizabete – Johanesburgo separadamente com empresas low cost sul africanas. Para consultar, utilize o skyscanner.

Roteiro África do Sul – 20 dias

Para um roteiro de 20 dias na África do Sul, eu manteria o roteiro de 15 dias mas incluiria uma passada no Blyde River Canyon. Como nós gostamos muito de natureza e de trilhas, acho que esse seria um lugar que adoraríamos passar alguns dias.

Também aproveitaria para ter mais um dia na Cidade do Cabo e dedicar um dia inteiro à trilha da Table Mountain e visitar outras coisas na cidade que não consegui ver. E também mais um dia no Kruger, pois a viagem é cansativa e ter 3 dias inteiros para efetivamente fazer o safari e ver os animais seria excelente.

Eu sugeriria o seguinte roteiro na África do Sul de 20 dias:

  • Cidade do Cabo: 5 dias
  • Sttelenbosh: 1 dia
  • Rota Jardim (algumas cidades sugeridas seriam: Paarl, Hermanu, Mossel Ba, Knysna, Tsitsikamma Park, Jeffreys Bay e Port Elizabeth – 1 noite em cada aproximadamente): 6 dias
  • Safari no Parque Nacional do Kruger: 4 dias
  • Blyde River Canyon: 3 dias
  • Johanesburgo: 1 dia

Para esse roteiro, assim como o anterior, o ideal é comprar sua viagem do Brasil para Johanesburgo e comprar os trechos aéreos domésticos separadamente. E o aluguel do carro é essencial.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a montar sua programação e seu roteiro na África do Sul de maneira que a viagem seja a sua cara e com um pouquinho de tudo!

Onde ficar na África do Sul

V&A Waterfront - Roteiro na África do Sul
V&A Waterfront

Para ajudar ainda mais na organização da sua viagem na África do Sul, vou também passar algumas recomendações de onde se hospedar nas diversas cidades. Vou incluir or locais que fiquei e minhas opinões assim como mais algumas sugestões para te ajudar a escolher da melhor forma.

Onde ficar na Cidade do Cabo – Dicas de Hospedagem

A melhor região para se hospedar na Cidade do Cabo na minha opinião é perto do V&A Waterfront. É perto de tudo, é uma região bem segura e bem bonita também.

Hospedagens econômicas na Cidade do Cabo

  • Hostel 91 Loop: Eu me hospedei nesse hostel e super recomendo. Para quem gosta de ficar em hostel, a localização dele é a melhor, apenas a 10 minutos andando do Waterfront, bem no centro da cidade, e em uma região bem segura. É muito limpo e agradável e tem restaurante e bar com bons preços. Também há opção de quartos privativos.
  • Atlantic Point Backpackers: Próximo da Table Mountain e Lions Head, nos hospedamos aqui por uma noite para facilitar no deslocamento. Os quartos são compartilhados e confortáveis e contam com armário individual com tranca e a equipe nos orientou no nosso passeio pela Table Mountain.
  • KM Guesthouse: Uma opção excelente e super econômica mas distante do centro. Uma boa idéia para quem está com carro alugado pois tem estacionamento grátis.
  • Fullham Lodge: Com café da manhã incluso e pertinho da Camps bay, também é uma ótima opção para quem prefere quartos privativos e um pouco de conforto mas ainda com economia.

Hospedagens confortáveis na Cidade do Cabo

  • 3 On Camps Bay Boutique Hotel: Perto da praia Camps Bay, o local é um gracinha com uma linda vista e ótimo café da manhã;
  • Radisson RED Cape Town: A localização também é excelente, com vista para o Waterfront e excelentes preços.
  • The Table Bay Hotel: Com vistas pra Table Mountain e para o V&A Waterfront, esse é um hotel 5 estrelas com bastante conforto e bom custo benefício.

Hospedagens luxuosas na Cidade do Cabo

  • Atlanticview Cape Town Boutique Hotel: Além de vistas maravilhosas de Camps Bay, esse hotel tem duas piscinas de borda infinita e algumas trilhas logo atrás do hotel.
  • Radisson Blu Hotel Waterfront: Na região do Waterfront e com vista para a Robben Island e Oceano Atlântico, esse hotel oferece acomodações luxuosas e com muito conforto.
  • One&Only Cape Town: Também na região do Waterfront e com lindas vistas para a Table Mountain, o hotel oferece suítes elegantes e com terraços privativos.

Reserve sua hospedagem com o Mochilão a Dois e nos faça felizes

Você sabia que sempre que reserva sua hospedagem aqui conosco, você paga exatamente o mesmo valor, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter os custos do Blog e a continuar entregando um conteúdo de qualidade pra vocês?
Já fizemos uma seleção dos melhores hotéis na Cidade do Cabo! Se você gosta do nosso trabalho, faça sua reserva de hospedagem hoje, nos faça muito felizes e tenha uma excelente viagem!

Para mais excelentes opções de hospedagem na Cidade do Cabo, dê uma olhada abaixo:

Booking.com

Onde Ficar em Stellenbosch – Dicas de Hospedagem

Lovane Hotel Stellenbosch
Vista do quarto do Hotel Lovane Boutique

Recomendo a Lovane Boutique Wine Estate. Nos hospedamos aqui e experiência foi excelente.

O hotel na verdade é dentro da vinícola e todos os quartos tem vista para as videiras com as montanhas típicas da região ao fundo. O café da manhã e o atendimento são excepcionais e o quarto é super confortável. Eles também contam com uma piscina para se refrescar após um dia cansativo visitando as vinícolas.

Além disso, você pode acompanhar a produção do vinho e fazer as degustações. Os vinhos da Lovane não são vendidos em supermercados ou lojas especializadas. A única maneira de comprar o vinho deles é na própria vinícola. E eles são deliciosos, com vários tipos de uvas e sabores para agradar todos os gostos.

Para quem prefere um hotel sem a experiência do wine taste, recomendo o maravilhoso Oude Werf Hotel.

E para uma experiência de Wine Tasting com mais sofisticação, dê uma olhada no Lanzerac Hotel & Spa.

Outras excelentes opções de hospedagem em Sttelenbosh, você pode consultar aqui.

Onde Ficar em Johanesburgo – Dicas de Hospedagem

Ao escolher sua hospedagem em Johanesburgo, é importante verificar se o local tem estacionamento gratuito, pois provavelmente você estará com o carro alugado.

Além disso, as regiões de Rosebank, Melrose e Sandton são as melhores pra se ficar hospedado. Mas se você tiver carro, pode ficar um pouco mais afastado em um agradável B&B – Cama&Café.

Hospedagens econômicas em Johanesburgo

  • Hostel Once in Joburg: O hostel é excelente, com banheiro dentro do quarto e extremamente limpo. Mas a noite fica rolando festa no bar do hostel que é aberto para o público. Não atrapalhou nosso sono, mas é importante saber.
  • Lemon Cottages: Uma Cama&Café bem agradável e com ótimo café da manhã incluso. com vaga de garagem.
  • Spacious cottage in Parkhurst: Com um jardim, boa localização e simpáticos anfitriões.

Hospedagens confortáveis em Johanesburgo

  • Vanilla Guesthouse: Super agradável e com bom custo benefício. Também oferece um fantástico café da manhã.
  • B&B on 8th Avenue: Esse Cama&Café possui jardins e anfitriões muito simpáticos. Excelente para aproveitar também da estrutura do local.
  • The Oasis Boutique Hotel: Com piscina e jardins, esse hotel 4 estrelas oferece bastante conforto em um bom custo-benefício.

Hospedagens luxuosas em Johanesburgo

  • The Michelangelo Hotel: Com uma localização excelente, o hotel tem piscina, academia e sauna. O hotel tem vista para a Praça Nelson Mandela.
  • The Residence: Esse hotel boutique tem suítes elegantes e lindas vistas do jardim.
  • Saxon Hotel, Villas & Spa: Para quem procura luxo e sofisticação. O hotel possui piscina, spa, academia e sauna.

Outras opções de ótimas hospedagens em Johanesburgo, você encontra abaixo:

Booking.com

Quanto custa viajar para a África do Sul

Roteiro na África do Sul

A África do Sul é, no geral, um país barato para se viajar.

Abaixo, você encontra nossa planilha de custos com todos os gastos da viagem. Não destrinchei o valor gasto com cada atividade na planilha, mas os valores dos principais passeios foram mencionados na parte de roteiro na África do Sul.

E com os custos abaixo, vocês já conseguirão ter uma boa idéia dos principais gastos na viagem

Refeições são relativamente baratas na África do Sul, bem como combustível. É possível comer em bons restaurantes sem gastar um fortuna. Mas também há opções mais baratas. Nós compramos algumas coisas no mercado no caminho do Kruger e fizemos nossos próprios lanches para jantar durante os nossos dias por lá.

**Todos os preços referenciados nesse post se referem a Abril-2017.

Dicas extras para sua viagem à África do Sul

Através do nosso relato e fotos, acredito que você também tenha se encantado com esse país incrível e cheio de cultura, além de uma beleza natural de página de revista.

Abaixo, listamos várias outras atrações incríveis da África do Sul e que não pudemos incluir no nosso roteiro. Veja quais delas se encaixam no seu estilo e os inclua no seu roteiro:

  1. Explorar a Garden Route ou Rota Jardim de Motorhome; Confira as dicas no Blog Monday Feelings;
  2. Pelo caminho da Garden Route, você pode optar por saltar do mais alto Bungee Jump de ponte do mundo. Confira como é o salto no Blog Monday Feelings;
  3. Passeio pelo Blyde River Canyon (fizemos nosso caminho de volta pela estrada dos cânions e já foi demais, mas visitá-los e fazer as trilhas lá dentro deve ser de outro mundo) – Confira as dicas no Blog Tudo para Viajar;
  4. Mergulho com os Tubarões brancos. Confira as dicas no Blog S2 Station;
  5. Com dias e grana disponível, você pode aproveitar e visitar alguma das ilhas paradisíacas ali perto como Seychelles ou Mauricio. Veja as dicas no Blog Viajante Móvel. 
  6. E você já pensou na África do Sul como parte da sua viagem de lua de mel? Pois é uma excelente opção. O Blog Passaporte com Pimenta tem um relato de te deixar de queixo caído de uma lua de mel na África. Eu fiquei com vontade de casar de novo e seguir o roteiro deles inteirinho pra minha lua de mel!
  7. Para sair um pouquinho da rota mais turística, indicamos o relato do blog Fora da Zona de Conforto com dicas de 4 cidades lindas e pouco conhecidas na África do Sul.

Apesar da África do Sul ter uma super diversidade no turismo e 10 dias ser muito pouco pra conhecer esse lugar, ainda achamos que valeu muito a pena. Conseguimos selecionar nossas prioridades e aproveitamos muito essa viagem.

Recado final

Espero que tenhamos ajudado na sua decisão ou planejamento e se pudermos colaborar com qualquer outra coisa ou se alguma dúvida surgir, só deixar nos comentários!!

Caso você tenha poucos dias, mesmo assim recomendamos que a África do Sul seja uma opção de destino pra você. Se tiver mais dias, ainda melhor! Com certeza você irá aproveitar muito e voltar com lembranças pra uma vida inteira.

Robben Island - Roteiro na África do Sul
Table Mountain no Pôr-do-sol vista da Robben Island

Compartilhe esse post no Facebook com seus amigos para ajudá-los também!

Use o código MOCHILAOADOIS5 e tenha 5% de desconto na contratação do seu seguro!

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Pingback: Deserto na Índia - Dormindo sob as estrelas | Mochilão a Dois!

  2. fernanda
    11 mar 2020

    para incluir a parte das ilhas paradisíacas ali perto como Seychelles ou Mauricio, dá para ajustar ao roteiro de 15 dias?

    • 12 mar 2020

      Olá Fernanda,
      Eu acho que dá sim. Dá pra ficar uns 5 dias em Maurício e os outros 10 pela África do Sul. Lógico que se você tiver mais tempo, vai ainda aproveitar mais, mas se só tiver os 15 dias eu acho que dá sim pra aproveitar muito a África do Sul.

  3. Camila
    22 jan 2020

    Adorei… estou montando meu próximo mochilão e sinceramente depois de ler o roteiro de vcs me animei… obrigada por compartilhar 😉

    • 26 jan 2020

      Imagina!! Eu que agradeço e fico feliz que você esteja pensando em fazer um roteiro pela África do Sul, Camila!! Espero que goste muito!!

      Abraços

  4. Pingback: Safári no Kruger sem gastar um rim (com check-list) | Mochilão a Dois!

  5. Pingback: Complete Guide to Mount Roraima - Infographic | Mochilão a Dois!

  6. Pingback: Mochilão a Dois! | Guia Completo para o Monte Roraima - Infográfico | Mochilão a Dois!

  7. Pingback: Safári no Lion Park e visita à Aldeia Lesedi Village: Roteiro de 1 dia | Diário de Turista

  8. 10 jun 2018

    Ah que post gostoso de ler e ver. Saiba que vocês são pura inspiração e minha inesquecível viagem a África do Sul saiu do papel graças as dicas preciosas desse blog incrível.

    • 11 jun 2018

      Oi Ale! Ah ficamos super felizes de saber que ajudamos a inspirar nessa sua viagem incrível que foi pra África do Sul! Pra nós também foi uma viagem que vai ficar na memória pra sempre!!

  9. 20 maio 2017

    Muita vontade de conhecer a África do Sul!! Seu post me deixou mais encantada ainda.. adorei tudo 😉

  10. Thais e francys
    18 maio 2017

    Quero muito conhecer … achei tudo incrivel,cada foto que eu vi no seu post reforçou esta vontade. Parabéns por tudo ,adorei.

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Que bacana. Vocês vão adorar com certeza se tiverem oportunidade de ir. Precisando de dicas só nos avisar

  11. 18 maio 2017

    A África do sul está em alta, e adorei em especial o primeiro dia com aquele view top de lindo, e lógico como sou apreciadora e adoro demais os bons vinhos deve ter sido ótimo degustar os Sul- Africanos!!!

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Chistine então você vai gostar muito desse lugar. Tem muito vinho e muito passeio por vinícola, encantador. Fora as belezas naturais. Cape Town realmente encanta.

  12. 18 maio 2017

    Já fui p África do Sul mas muito corrido. Preciso voltar com mais tempo p/ ver tudo isto que vocês mostraram. Ótimo post!
    Abs, Marlise

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Onde você conheceu Marlise. Que pena que foi corrido, mas você gostou mesmo assim? Espero que possa voltar e aproveitar um pouco mais do lugar.

  13. Maria Carolina
    18 maio 2017

    Este lugar está na minha lista de passeios a serem feitos até 2019.. vamos ver..rsrs Achei incríveis as dicas e agora sabendo das vinícolas..hummm aumentou a vontade..

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Que bacana Maria Carolina, coloque sim na lista e comece a pensar. Precisando de qualquer outra dica, só nos avisar 🙂
      Obrigada pela visita e se quiser ler a parte II, já está no ar.

  14. 18 maio 2017

    Conheço tao pouco da África do Sul, seu post me incentivou a ler mais sobre esse destino!!
    Nunca ligaria vinícolas com a África! Amei o relato!

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Pois é, acabamos não lendo muito sobre países que a princípio não nos interessam conhecer né e as vezes acabamos nos surpreendendo. Também já passei por isso, mas que legal que você leu aqui e acabou te interessando, quem sabe você não programa uma viagem pra lá em breve.

  15. Alexandre Nunes
    18 maio 2017

    África do Sul deve ser um destino incrível! fazer um safari então….no mínimo 10 dias :). Excelente post.

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      É realmente incrível Alexandre. E o Safari foi demais realmente. Obrigada pela visita e espero que goste da parte II. Ela já está no ar.

  16. 17 maio 2017

    Que viagem incrível!!! África do Sul tem tanto para ver que acho que só passando 10 dias mesmo! Já vou ver a parte 2, muito bom!!

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Nossa ainda achamos pouco os 10 dias, mas melhor que não ir rs. A parte II já está no ar! Espero que goste.

  17. 17 maio 2017

    Muito legal… quero muito conhecer a África do Sul e já salvei seu post aqui para quando essa hora chegar 🙂

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Que legal Diana! Aproveite essa vontade e os preços baixos e vá. Com certeza não irá se arrepender.

  18. 17 maio 2017

    Nossa, com certeza vale a pena! A África do Sul já está na minha lista de desejos!! Quero ver a parte II e me programar para quem sabe ir loguinho rsrsrs!!!!

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Que bom Lorena. A parte II já está no ar! Também espero que você consiga ir logo e aproveite bastante. Obrigada pela visita

  19. 17 maio 2017

    Já vi uns babuínos enormes na Ásia, meio assustadores com aquelas garras.. kkk.. mas de longe, até que são fofos! kkk .. Eles são muito espertos e sabem a hora certa de chegar junto. Gostei muito das dicas sobre Cape Town. Não sei ao certo quando eu poderia visitar o sul da Africa, mas com certeza, voltarei aqui para rever todas as dicas. Bjao

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Deve ser interessante. Realmente sei que a Ásia possui muitos safaris também e deve ser bem legal. Que bom que se interessou por Cape Town e quando puder fazer essa viagem, só nos avisar, ficaremos super felizes de saber.

  20. 16 maio 2017

    Muito show essa trip, ótimas e completas dicas, quero um dia conhecer, os babuínos devem ser demais “assaltando” os carros hahahah

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Sim Paulo, me encantei pela África, ainda vou querer visitar outros países por lá!!! Muito obrigada pela visita

  21. 16 maio 2017

    Já li que a África do Sul tem uma das cidades mais lindas do mundo: a Cidade do Cabo junto com RJ, Sydney e mais outras duas que não me lembro agora… só a Table Mountain já arrasa né?? Se Deus quiser vou conhecer em brevr.

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      A Cidade do Cabo é maravilhosa, achei muito parecida com o Rio de Janeiro, tem muita montanha linda e o contraste com o mar faz tudo ficar mais bonito.

  22. Julia Salce
    15 maio 2017

    Ótimo roteiro! Meu pai foi pra lá e adorou, ainda não tinha pensado em colocar esse destino no meu roteiro, mas realmente é belíssimo! Parabéns pelas dicas.

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Comece a pensar Julia!! Você vai amar, tem coisas pra todos os gostos lá e é um país que tem sido muito procurado nos últimos tempos.

  23. 15 maio 2017

    Ta aí um lugar que quero conhecer!! Uma riqueza cultural muito grande, além de lugares maravilhosos!! Parabens pelo post!!

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Obrigada Jaqueline pela visita e que bom que gostou do post e se interessou pelo local. Já publicamos a parte II caso tenha interesse

  24. 15 maio 2017

    A África do Sul é incrível!!! Está na minha lista de destinos a serem visitados em breve!

    • mochilaoadois
      19 maio 2017

      Você vai se encantar!!! Vá sim, o lugar tem mais coisas incríveis do que imaginamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *