Maneiras de Economizar com Viagem Bem Planejada: Parte II – Planejando a Viagem

Para acessar parte I, clique aqui!

Bem… agora que o lugar foi decidido e o orçamento foi planejado, é hora de arrumar as malas! Ha! Seria tão mais fácil se fosse simples assim, não é? No planejamento, ainda faltam alguns meses para a viagem. Alguns acham que agora é hora de relaxar e esperar a data chegar, mas em viagem, tempo é muito precioso!
Não gostamos de chegar em uma cidade e apenas perguntar na recepção “o que tem para fazer na cidade?”… isso é bastante perigoso, pois podemos perder muito da cidade. Mas o que fazer?

1. Familiarizando com a cidade e país

É hora de pegar os livros e abrir o google. Gosto muito de mapas. Velhos, novos, em papel, na internet… mapas são ótimos! Na escala do país, se tornando familiar com a geografia, onde as cidades estão localizadas, transporte público as conectando, o que há de interessante na região etc. Na escala metropolitana,
fazendo uma lista de tudo o que tem para fazer na cidade é importante, pois te da uma idéia muito boa do que tem que fazer e priorizar. Nesse ponto da viagem, o hostel/hotel/bnb já foi marcado, então já pode colocar sua casa temporária no mapa. Parece exaustivo, mas não se esqueçam quem tem alguns meses para fazer tudo isso! Sempre mantenham um caderno e anotem tudo!

As vezes, parece que não aprenderão nada e tudo fica um pouco demais! Mas isso passa!! hehe


2. Imprima os Mapas da Cidade e Transporte Público

Na era de smartphones, isso é uma baita perda de tempo, né? Mas quem tem coisas impressas sempre conseguem se localizar numa cidade e n fica a mercê de taxi/uber etc. Caminhar é preciso, e com um papel na mochila, você nunca se perderá!

Com o mapa na mão, anote onde estão os locais de interesse, horários de funcionamento e certifique que todos cabem no seu orçamento! Muito importante.
Agora fica bem fácil planejar cada dia com mais precisão e não perder tempo. É legal que, depois de tanto planejamento e olhar em mapas, vocês ficarão surpresos do quanto já conhecem a cidade!

Hora da próxima fase!

3. Aprendendo a História das Cidades e do País

Esse é provavelmente a minha parte favorita! Ler sobre a história dos lugares! É claro que isso requer bastante tempo, mas dez minutos por dia de leitura ensina bastante. Mas para que isso? É impressionante o que perdemos por não saber a história local. Existem muita coisa por trás disso. Porque a cidade foi planejada daquela maneira? Quem construiu aqui e porque? Claro que não é fácil aprender tudo, mas o mínimo é muito importante!

Sempre leio bastante e resumo em bullet points. Andar por cidades e saber o que aconteceu em certos lugares é uma experiência bastante diferente, não apenas para apreciar a vista, mas também para saber os porques da vista ser daquele jeito! hehehe

4. E agora? O que fazer?

Depois de tudo planejado, geralmente convidamos amigos, caso queiram ir conosco em algumas viagem. Mas porque só agora? Por experiência própria, planejar viagens com outras pessoas nunca é fácil. E o tempo pode passar e nada será resolvido. Como consequência, tudo fica mais caro e, às vezes, a viagem nem chega a acontecer. Talvez não concordem, mas acho difícil! hehehe

Planejamento de viagem pode ser um negócio longo e entediante, mas tudo faz a experiência de viagem mais completa. Planejar viagem é como uma teoria, uma lei física (sou físico!). Pode demorar anos para desenvolvê-la, mas depois de tudo estudado, se torna fácil aplicá-la e entender o porque está sendo aplicada. Apenas aplicar as equações (viajar), não faz entender o que realmente significa viajar!

Obrigado por passarem aqui! Follow The World Is a Windmill!

17 thoughts on “Maneiras de Economizar com Viagem Bem Planejada: Parte II – Planejando a Viagem

  • June 11, 2017 at 1:55 am
    Permalink

    Ah eu recentemente fui pra Seychelles e esqueci de ver os horários do ônibus, com certeza planejar faz muita diferença na viagem.

  • June 11, 2017 at 3:16 pm
    Permalink

    Pois é, mapas são sempre muito importantes. Embora hoje, no mundo da internet, (e com tantos apps disponíveis) a gente dispense o papel, eu sempre procuro imprimir tudo antes de embarcar: mapas, roteiros, dicas… afinal, nunca se sabe quando a bateria do celular vai acabar ou a internet perder sinal. Já passeio alguns probleminhas por confiar demais na internet e agora aprendi! bjs

  • June 12, 2017 at 9:36 pm
    Permalink

    Oiii, eu também gosto de ter um roteiro certinho, dia a dia, com a programação do que fazer para não perder tempo! Mas confesso que acabo retirando o mapa na recepção do hotel e acabo pesquisando a história dos lugares visitados depois que os visitei! Não sei, parece que quando vou e gosto, instiga muito a minha curiosidade e aí tenho mais interesse ainda em saber mais sobre ele kkkkk
    Beijão

  • June 13, 2017 at 2:15 pm
    Permalink

    Para mim planejar a viagem é fundamental!!! Não curto esse negócio de descobrir na hora o que tem pra fazer.. Claro que esperamos que as cidades nos surpreendam, mas chegar sabendo o que esperar costuma ser mais certeiro!

  • June 14, 2017 at 12:36 am
    Permalink

    Acho que não só é importante planejar bem uma viagem para aproveitá-la ao máximo… como também é uma delícia. Ajuda a criar toda a expectativa, e, como as coisas na real costumam ser melhores do que em fotos, é muito frequente que essa expectativa se supere 🙂

  • June 14, 2017 at 2:32 am
    Permalink

    Boaaa!! Planejamento é a chave do sucesso!! E de viajar com pouco também (e disso eu gosto) haha muito bom o post!

  • June 14, 2017 at 3:23 am
    Permalink

    Me identifiquei bastante, nada melhor do que planejar bem cada detalhe, curtir a viagem e o melhor de tudo… economizando né? Curto muito conhecer bem a história do lugar antes de ir. Dicas super legais nesse post, gostei muito mesmo, parabéns amigos, abraço

  • June 14, 2017 at 9:10 am
    Permalink

    Acho bacana quando a pessoa consegue planejar detalhadamente a viagem mas confesso que comigo não rola muito não. Gosto muito do “without destiny” quase sempre encontramos lugares incríveis.

  • June 14, 2017 at 12:42 pm
    Permalink

    Muito bom o post, a viagem começa pelo planejamento, assim conseguimos conhecer muita coisa de onde vamos, chegar “nu e cru” no local a gente fica completamente perdido e sem saber o que fazer, as dicas de pesquisas é sempre ótima eu gosto de ir no google maps também e conhecer um pouco do lugar para onde vou principalmente com o Street view.

  • June 14, 2017 at 5:00 pm
    Permalink

    Ótimas dicas, casal! Faço todo esse dever de casa antes de viajar também, rs, creio que pesquisar sobre as formas de transporte da cidade e o mapa é uma das melhores formas de economizar, não só dinheiro, mas tempo também!!

  • June 14, 2017 at 5:16 pm
    Permalink

    ahha também sou dessas imprimo mapas, vejo em quanto tempo gasto para ir de um ponto a outro e tudo mais.. Já programo os pontos aonde quero ir visitar e perder mais tempo, pra poder curtir mais..

  • June 14, 2017 at 11:04 pm
    Permalink

    Olha aí, sempre tem uma coisa para aprender. Essa dica de ler 10min por dia da história do lugar e colocar em bullet points! Amei! Vou tentar fazer para o próximo destino, com certeza tudo faz mais sentido. Muito bom!

  • June 15, 2017 at 1:22 am
    Permalink

    Nossa, fiquei com inveja de tanta organização… preciso organizar a minha viagem , mas estou sem tempo e se eu não fizer não vai ser legal…afff

  • June 15, 2017 at 1:48 am
    Permalink

    Ótimas dicas!! Eu mesma faço tudo isso com todas as viagens, um jeito de economizarmos e sabermos um pouco do nosso destino!

  • June 15, 2017 at 3:00 am
    Permalink

    Planejamento é tudo numa viagem…. economia, melhor aproveitamento do tempo…Sem contar que planejar é quase que iniciar a viagem antes do tempo… adoro ler sobre os lugares também e já chegar sabendo um pouco do que vem pela frente rsrsrs

  • June 15, 2017 at 4:08 am
    Permalink

    Atualmente o que eu faço muito é baixar o aplicativo do metrô, acompanhar a meteorologia e ler muito sobre o destino. Muito legal o seu post!

  • June 15, 2017 at 10:51 am
    Permalink

    Planejar é o verbo que todo viajante deve aprender antes mesmo do viajar kkk, considero o planejamento bem feito o “norte”para uma boa viagem. Eu amo planejar nossas viagens e adorei as dicas.

Comments are closed.