Alter do Chão – Uma das 10 praias mais lindas no Brasil

Já ouviu falar em Alter do Chão, provavelmente já, mas se não ouviu, te digo, procura agora esse lugar porque a beleza dele não tá escrito!!

Foi eleita inclusive como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês “The Guardian”, o que aliás gerou uma certa confusão, porque o jornal não fez um ranking entre as 10 mas as praias apareceram em ordem alfabética, por esse motivo Alter apareceu na frente e há vários cartazes na cidade dizendo que é a praia mais bonita do Brasil! Nada como um pouco de marketing hehe.

Mas a verdade é, que mesmo sendo uma praia de água doce, o que muito já me atrai, a água é clarinha e na época de seca (de agosto a dezembro), inúmeras ilhas de areia se formam e o lugar vira um verdadeiro paraíso.
Fomos no final da cheia, então a maioria das ilhas ainda estava muito encoberta, mas sinceramente já deu pra aproveitar muito.

Alter do Chão é um distrito de Santarém banhada pelo rio Tapajós, e para chegar lá pegamos um táxi até Alter (fica em torno de R$80,00 – valores de julho-2017). Santarém tem aeroporto e tem vôos diários pra Manaus e Belém, e essa é a opção mais rápida! Mas, se como nós, você gostar de um pouco de aventura, pode-se chegar de barco saindo de Manaus ou Belém, a viagem dura por volta de 30h de Manaus pra lá e por volta de 48h de Belém para lá (a diferença de tempo é por causa da corrento do rio).A viagem de barco é num esquema bem huts, mas aconselho se você tem esse espírito!

Ficamos 3 dias em Alter e ao mesmo tempo que foi suficiente, poderíamos ficar facilmente uma semana lá. A cidade é pequena e super segura, fazíamos tudo a pé, mesmo ficando num hostel afastado da cidade! A vila, apesar de estar crescendo muito no quesito do turismo, ainda é muito pequena e amigável. Há bons hotéis e restaurantes, apesar de ainda serem poucos, mas o fato de ainda não ser um local badalado, traz todo um charme pra esse local.

A ilha do amor, principal praia de alter, com a sua areia branquinha branquinha, só começa a se formar em julho e é o principal ponto do turismo. Para chegar ali, basta pegar uma embarcação na praia central da cidade por dez reais ida e volta e fique lá o tempo que quiser.

Da ilha do amor, também é possível fazer uma trilha leve até o Morro da Piraoca, ponto mais alto da ilha, e de lá é possível ver uma vista incrível!

Mas se você estiver na Ilha do Amor, estenda um pouco mais seu passeio e assista o pôr do sol ali! Sem dúvida, foi um dos mais, se não for o mais bonitos pôr do sol que já vi! O sol se põe na água do rio e isso junto com a energia do Rio tapajós faz desse momento, mágico!

Além disso, os barqueiros fazem vários passeios de barco para várias ilhotas que se formam e para outras praias mais distantes, mas pelo que conversamos não compensa muito fazer esses passeios na cheia, então só ficamos pela ilha do amo mesmo todos os dias, descansando e curtindo o lugar!

Poderia ficar horas falando desse lugar que tanto encantou meu coração mas vou deixar vocês com as fotos da areia branca, das praias calmas e desertas, da sensação da água quente no corpo, da beleza em enxergar todas as cores e o seu pé dentro da água de tão clara que ela é e ainda te deixar com vontade da paz e da tranquilidade desse local e da hospitalidade do povo paraense e da culinária sensacional rica em peixes, frutas das mais diversas e muito, muito açaí!!

Enjoy!

29 thoughts on “Alter do Chão – Uma das 10 praias mais lindas no Brasil

  • October 9, 2017 at 11:26 am
    Permalink

    Amei esse post! Esse ano fui para Manaus, mas já quero muito Belém! Adorei as dicas e que fotos maravilhosas! O Norte tem belezas únicas!

    • October 12, 2017 at 1:33 am
      Permalink

      Me encantei demais pelo Norte! Já estou doida pra voltar

  • October 9, 2017 at 2:19 pm
    Permalink

    Eu ainda não conheço esse paraíso, mas pelas fotos e relato desse post, a vontade que tenho é de inclui-lo o mais rápido possível na minha lista de prioridade de viagens!

    • October 12, 2017 at 1:33 am
      Permalink

      Faça isso Suzy!! Alter do Chão é encantadora além de ter um povo incrível e ser uma cidade super agradável.

  • October 9, 2017 at 2:32 pm
    Permalink

    Só as suas fotos já conseguiram encantar! Que lugar maravilhoso!!! Esse pôr do sol realmente arranca suspiros. Muito lindo!

    • October 12, 2017 at 1:34 am
      Permalink

      O pôr do sol realmente foi um dos mais bonitos que já vi! E o nascer do sol era incrível também! Consegui acordar cedo todo dia pra assistir isso!!

  • October 9, 2017 at 9:14 pm
    Permalink

    Tem pouco tempo que fui descobrir a existência de Alter do Chão. Não tinha ideia desse paraíso brasileiro, e seu post me deu ainda mais vontade de conhecer!!

    • October 12, 2017 at 1:35 am
      Permalink

      Ninguém pensa nesses paraísos lindos no Norte do país né!! Se prepare porque ainda vem o post da Ilha do Marajó! O Pará é demais

  • October 9, 2017 at 11:59 pm
    Permalink

    Uau que praia maravilhosa. Por do sol esplêndido. Agora é coragem essa viagem de 30h de barco! Mas valeu a pena.

    • October 12, 2017 at 1:36 am
      Permalink

      Foi uma experiência que escolhemos mas é super fácil ir de avião, e comprando com antecedência é possível pegar bons preços.

  • October 10, 2017 at 1:45 pm
    Permalink

    Que lugar é esse Brasil??? sensacional! O Pôr do Sol realmente não decepciona! acompanhei bastante a viagem de vocês e já quero fazer igual. Muito obrigado por todas essas dicas

    • October 12, 2017 at 1:37 am
      Permalink

      Ah foi demais essa viagem!! Cada coisa linda que vimos no Norte do país e ainda tem as coisas que não conhecemos.

  • October 10, 2017 at 5:02 pm
    Permalink

    Não conhecia essa praia!! E merece o título viu.. realmente muitooo linda!! Parabéns pelo post!

    • October 12, 2017 at 1:37 am
      Permalink

      Vale muito a pena!! Praias fantásticas e uma cidade muito agradável! O lugar é demais

  • October 11, 2017 at 11:40 pm
    Permalink

    Liany realmente não tinha ouvido falar rs… gente que coisa mais linda, as fotos ficaram maravilhosas.. Esse por do sol hein? perfeito!! Adorei as dicas e conhecer esse lugar espetacular bjs… já quero!

    • October 12, 2017 at 1:38 am
      Permalink

      Jura?? Nossa então procure!! Esse lugar é demais!! Me apaixonei por cada canto de Alter do Chão

  • October 12, 2017 at 12:25 am
    Permalink

    Não acredito que ainda não fui para esse paraíso!!! As fotos estão lindas demais, sempre ouço falar muito bem =)

    • October 12, 2017 at 1:39 am
      Permalink

      Conheça Elaine!! O norte é encantador mas Alter do Chão é um lugar a parte! Foi demais conhecer

  • October 12, 2017 at 1:09 am
    Permalink

    Já deu pra notar que, em termos de pôr-do-sol, o lugar tem um estilo pra lá de fotogênico! Fotos ótimas!

    Alter do Chão sempre me faz lembrar a academia e aquele pessoal mal educado que deixa os halteres largados no chão. Terrível!

    • October 12, 2017 at 1:40 am
      Permalink

      hahah Igor! Demais sua analogia! Agora na verdade você me deixou curioso em saber por que a cidade tem esse nome! Mas já vale a pena conhêce-la, só pelo pôr do sol!!

  • October 12, 2017 at 1:43 am
    Permalink

    Gente, eu nunca tinha ouvido falar.. mas agora já quero conhecer, lugar lindo é a eleição de uma das 10 mais lindas foi super merecido, mesmo que ela seja de agua doce.

  • October 12, 2017 at 4:03 am
    Permalink

    Olha, já tinha ouvido falar dessa praia, mas agora estou apaixonada! Que pôr do sol incrível!! Amei, se soubesse antes que era tão linda assim teria procurado ir de Manaus, quando estive por lá… Adorei a dica, bjs!!

  • October 12, 2017 at 3:58 pm
    Permalink

    Que lugar incrível! Sempre ouço falar, mas ainda não conheço pessoalmente.
    Fiquei com mais vontade de conhecer lendo o post… e essas fotos? Sensacional!
    Obrigada por compartilhar!

  • October 12, 2017 at 6:15 pm
    Permalink

    Nossa, já estou anotando aqui como destino para 2018. Quem lugar delicioso. Por do sol perfeito e fotos encantadoras… mas a parte do açaí me deixou ainda mais animada pra fazer essa trip rsrs… bjs

  • October 13, 2017 at 1:24 am
    Permalink

    As fotos estão sensacionais!! Ainda não conheço, mas tenho ouvido falar bastante ultimamente, tenho uma amiga indo no final do ano!! Quero conhecer!! 😍

  • October 13, 2017 at 2:43 pm
    Permalink

    Ameei!!! Estou com muita vontade de programar uma viagem para Alter do Chão! Deve ser uma beleza diferente do que estamos acostumados e, por isso, é tão incrível!!!

  • October 14, 2017 at 5:09 pm
    Permalink

    Nunca tinha ouvido falar dessa praia. como assim? Praia de agua doce e com esse sunset então. Que post show, realmente me apresentou algo novo; e que com certeza entrou pra listinha que só cresce a cada dia. abraço p vcs! 🙂

  • October 16, 2017 at 4:09 pm
    Permalink

    Eu já estava acompanhando vocês no Instagram e fiquei doida com as fotos do lugar. Realmente é um lugar fantástico e super diferente do nosso imenso e lindo Brasil. òtimas dicas casal!

  • October 25, 2017 at 7:32 pm
    Permalink

    Eu vou em Dezembro /17 não vejo a hora de chegar.

Comments are closed.