As cachoeiras mais belas da Amazônia – Presidente Figueiredo

Quando pensamos em uma viagem à Amazônia, logo pensamos em rios, botos e araras né? Mas no meio do nosso planejamento pra essa viagem, nos deparamos com a cidade de Presidente Figueiredo, fica há 107Km de Manaus e famosa por suas mais de cem cachoeiras catalogadas. Logo nos interessamos pelo destino e fechamos um pacote com o Peter da All Brazil tours. Marcamos um passeio de apenas um dia, nos pegando em Manaus pela manhã e voltando no fim do dia!

O Peter foi uma graça conosco e nos deu uma super assessoria antes de irmos pra Manaus e no dia do passeio, o seu guia João nos levou até lá. Levamos uma hora e meia mais ou menos porque paramos para tomar café na ida mas apesar de corrido, conseguimos fazer bastante coisa.

Nosso itinerário foi assim:

1-) Caverna Maroaga e Gruta da Judéia: Para essa caverna, precisamos de um guia local, a trilha não é difícil mas é uma exigência do local. Em julho/2017 pagamos R$100,00 para o guia para o grupo.

Uma trilha circular de mais ou menos 2Km. E realmente vale a pena pois a cachoeira caindo na frente da caverna é de babar! Também entramos na caverna (nossa amiga que tinha medo não entrou, mas nós dois fomos até o final permitido hehe) ela é completamente escura e precisamos de lanterna, há muitos morcegos e a parede é de arenito. A caverna tem 320m mas só podemos andar por 80m dentro dela (acho que esse inclusive é o motivo do guia ser obrigatório nessa trilha).

 

De lá já seguimos para a Gruta da Judéia, atravessamos um pedaço através do rio – e foi bem difícil porque nossa amiga estava com uma machucado na perna e não queria molhar, então o Guinho teve que carregá-la haha – pra colocar um pouco de dificuldade na trilha! A cachoeira ali também é bem bonita e ainda conseguimos entrar para um banhinho! A água é super forte então foi uma delícia a massagem ali nas costas.

O bacana também do guia local foi que ele nos contou várias histórias da cidade e nos mostrou muito sobre a flora do local. Árvores enormes e muito antigas!

2-) Cachoeira de Iracema: Terminando essa trilha, pudemos deixar o nosso guia local de volta e seguimos para a Cachoeira de Iracema, que sinceramente foi a que mais gostei. Para essa cachoeira é necessário apenas pagar o estacionamento de R$20,00. e a trilha é menos de 1 Km e de nível bem fácil. Existe o alerta para tomar cuidado ali na época de cheia pois a correnteza é muito forte. Mesmo na época de seca a água puxa muito mas dá pra ficar na água, mas nem pensar em chegar perto da queda, o volume de água é muito intenso!

3-) Cachoeira dos Pássaros: O nosso itinerário incluía ainda a Cachoeira da Onça mas como não tínhamos conseguido parar para almoçar e estava ficando tarde, acabamos optando por mudar e conhecer a Cachoeira dos Pássaros pois ali havia um restaurante e poderíamos pedir um lanchinho. Essa cachoeira é bem simplesinha e não tem trilha, estacionamos na frente da cachoeira. Ela não tem nenhuma grande beleza mas é boa pra banho pois as quedas não são fortes. Havia muitas crianças nadando por ali. Existe uma tirolesa ali que cai na água pra quem quiser um pouquinho de aventura!

Por volta de umas 17h30 voltamos pra Manaus, chegando lá umas 19h.

Pelo que vimos do local, há outras cachoeiras lindíssimas e famosas como a do Santuário, a Asframa e a da Onça, que não conseguimos conhecer. Nossa dica para você é, se planeje para esse passeio e não deixe somente para a agência de turismo. Como fizemos o passeio com um carro de passeio e com o guia só para gente, ele nos deu uma sugestão de roteiro mas se adaptaria ao que sugeríssemos, mas nós não tínhamos procurado quais as melhores cachoeiras e quais os caminhos que fariam sentido, qual cachoeira era perto uma da outra por exemplo, e acabamos perdendo muito tempo nos deslocando. Poderíamos ter aproveitado melhor se não fosse por isso! Então guarde essa dica!

De qualquer forma a experiência nesse local foi incrível! Amamos ter conhecido a cidade e suas belezas e gostamos muito do pessoal da All Brazil Tours que nos proporcionou tudo isso!

Sem duvida recomendamos essa viagem, mesmo que curtinha, para conhecer não só as lindas cachoeiras mas um pouco da flora amazonense fora das regiões alagadas dos rios!! Vale muito a pena!!

Para acessar os outros posts da série Amazônia, clique aqui:

http://mochilaoadois.com.br/index.php/2017/07/31/planejando-uma-viagem-a-amazonia/

http://mochilaoadois.com.br/index.php/2017/07/31/se-hospedando-em-um-hotel-de-selva-a-experiencia-no-tariri-amazon-lodge/

http://mochilaoadois.com.br/index.php/2017/09/27/um-passeio-no-rio-negro-com-os-botos-cor-de-rosa/

 

 

 

 

13 thoughts on “As cachoeiras mais belas da Amazônia – Presidente Figueiredo

  • November 2, 2017 at 8:49 pm
    Permalink

    Que incrível! Estou apaixonada por essa Caverna Maroaga e Gruta da Judéia!!! Deve ser uma viagem sensacional. Obrigada pelas dicas, serão muito úteis na minha programação! bjs

    Reply
  • November 4, 2017 at 7:09 pm
    Permalink

    Nossa que coisa linda essa Caverna Maroaga e Gruta da Judéia, achei que até fosse uma pintura, parece coisa de filme rsrs, é uma delícia quando da pra entrar assim nessas grutas e cavernas com a água rasa, gostei das dicas, também , não imaginava tanta beleza assim, parabéns gostei

    Reply
  • November 4, 2017 at 11:57 pm
    Permalink

    Gente que incrível! A Amazônia é mesmo surpreendente. Linda essa gruta. Lugar super fotogênico! Obrigada por compartilhar!

    Reply
  • November 5, 2017 at 12:14 am
    Permalink

    Realmente, que cachoeiras lindas! Não imaginava que a Amazônia tinha tanta coisa bonita. Quando for a Amazônia com certeza vou incluir essas cachoeiras!!

    Reply
  • November 5, 2017 at 12:33 am
    Permalink

    Que incrível essa aventura pela Amazônia né?! A Caverna Maroaga foi minha preferida! Amei as fotos!! Precisooo conhecer!

    Reply
  • November 5, 2017 at 2:03 am
    Permalink

    Que passeio maravilhoso! já ando com vontade de conhecer a Amazônia, por todos os seus encantos naturais e quanto mais leio sobre a região, mais encantada fico.

    Reply
  • November 5, 2017 at 2:10 am
    Permalink

    Pra ser bastante sincero, nunca na vida tinha associado amazônia a cachoeiras? Realmente, penso super em rios somente. Bom saber que tem esse tipo de ecoturismo para fazer por lá, também. Interessante como a mata é densa, tudo muito bonito.

    Reply
  • November 5, 2017 at 1:57 pm
    Permalink

    Lendo esse post me dói o coração por dois motivos: 1. saudades demais da região norte, amei conhecer um pouco dessa cultura tão linda. 2. nao ter conhecido as cachoeiras kkkkkkk. Desculpa p voltar ne? post show. parabéns 🙂

    Reply
  • November 7, 2017 at 1:04 pm
    Permalink

    Admito que meus primeiros pensamentos sobre a Amazônia são mosquito, calor e chuva! Hahahah Deixando esses itens de lado, sei que nossa selva tem belezas ímpares e definitivamente merece ser visitada. Adorei a dica das cachoeiras, realmente são lindas!!

    Reply
  • November 7, 2017 at 1:59 pm
    Permalink

    Que passeio demais!! Como todos os outros leitores, eu estou aqui encantada com a caverna e a gruta! dois lugares lindos. Adorei a dica

    Reply
  • November 8, 2017 at 1:25 pm
    Permalink

    Gentee… que legal!! Adorei saber dessas opções!! São lidas as cachoeiras e eu não tinha ouvido falar ainda. Nada melhor que um banho de cachoeira pra lavar a alma…

    Reply
  • November 8, 2017 at 4:36 pm
    Permalink

    Uau! Isso sim que é um roteiro maneiro e que já está salvo nos meus favoritos. Ainda não conheço Manaus, mas tenho loucura pra conhecer a cidade e arredores. Parabéns pela programação, adorei!

    Reply
  • November 9, 2017 at 6:33 pm
    Permalink

    Amo cachoeira, esse tipo de passeio é revigorante!!! Ainda não conheço a Amazônia, mas quando for vou querer conhecer cada cachoeira relatada.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *