Alter do Chão no Pará – Roteiro e Guia de Viagem

postado por Mochilão a Dois
07/10/2017

Já ouviu falar em Alter do Chão? Já pensou em visitar esse misterioso paraíso escondido no meio do Estado do Pará com uma das praias de água doce mais bonitas do nosso país? Então conheça aqui tudo sobre esse lugar fantástico. Além de informações importantes de como chegar, quando ir, o que fazer, onde se hospedar e os custos médios de uma viagem para Alter do Chão!

Alter do Chão Ilha do Amor

Nesse post você vai encontrar as seguintes informações (clique no link se quiser se direcionar para um assunto específico):>

Alter do Chão – Uma das 10 praias mais bonitas do Brasil

Barcos em Alter do Chão

Alter do Chão é um distrito da cidade de Santarém no Estado do Pará. Uma pequena aldeia de pescadores banhada pelo rio Tapajós antes dele encontrar com o Rio Amazonas.

Ao contrário do Rio Amazonas, que possui uma água de cor escura e turva, a água do rio Tapajós é extremamente límpida e clara, sendo de um azul incrível quando vista por cima.

As praias, portanto, são de água doce, com terra branquinha, sem ondas e de água tão clarinha que é possível enxergar seu pé lá no fundo da areia. Na época de seca inúmeras ilhas de areia se formam e o lugar vira um verdadeiro paraíso.

A cidade é pequena e bem agradável, ainda com pouca estrutura turística, deixando ela ainda mais charmosa.

Alter já foi eleita como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês “The Guardian”, o que aliás gerou uma certa confusão, porque o jornal não fez um ranking entre as 10, mas as colocou em ordem randômica. De qualquer forma, Alter do Chão é a primeira da lista. A prefeitura da cidade então aproveitou essa informação e colocou vários cartazes na cidade dizendo que é a praia mais bonita do Brasil, eleita pelo Jornal britânico.

Voltar ao Topo

Quando ir

Vista aérea Ilha do Amor Alter do Chão

Ilha do Amor quase se formando no início da seca

A melhor época para ir a Alter do Chão é na época da seca – Agosto a Dezembro. Alter faz parte da Amazônia e na época de chuvas o volume do rio Tapajós aumenta muito e várias ilhas no meio do rio ficam submersas. Na época de seca, o nível do rio baixa e as ilhas de areia branquinha reaparecem, formando várias praias pelo rio.

Nós fomos no final da época de cheia, em julho. Apesar das ilhas ainda não estarem completamente aparecendo, já tinham alguns bancos de areia formados e conseguimos aproveitar da mesma forma. Além disso, existem algumas atividades que só são possíveis na cheia (como a Floresta Encantada).

Voltar ao Topo

Como chegar em Alter do Chão

Localização Alter do Chão no mapa

Localização Alter do Chão no mapa

Para chegar em Alter, é preciso chegar em Santarém.

Santarém tem aeroporto e tem voos diários para Manaus e Belém. Essa é a opção mais rápida. Os voos duram em torno de uma hora para essas duas cidades e tem valores razoáveis se comprados com antecedência. Gosto bastante do skyscanner para pesquisas de voos, pois consigo pesquisar em várias datas e para vários lugares para identificar a opção mais barata.

Também existe a opção de chegar de barco em Santarém vindo de Manaus ou Belém. Essa opção é um pouco mais aventureira e você precisa estar com tempo. A viagem dura por volta de 30h de Manaus e por volta de 48h de Belém (a diferença de tempo é devido a corrente do rio). Nós optamos por essa viagem para nos aventurarmos pelo rio Amazonas. É necessário levar sua própria rede para dormir no barco e comprávamos comida todas as vezes que o barco parava em algum porto e então lotava de pessoas vendendo marmitas e outras coisas. Eu particularmente adorei a experiência. A viagem é com os locais, e foi bem gostoso viajar no barco, dormindo na rede ao som do rio e vendo nascer e pôr do sol fantásticos. Se quiser entender melhor como organizamos essa parte da viagem e um pouco da experiência, acesse o post de Planejamento e Roteiro da viagem à Amazônia.

Saímos de Manaus por volta das 14h (supostamente o barco saía 12h) e chegamos em Santarém as 22h do dia seguinte.

De Santarém então é necessário pegar um taxi até Alter do Chão, por volta de 40 Km. Você pode já pedir para o seu hotel de Alter do Chão para ajeitar o taxi para te buscar no porto ou aeroporto. No aeroporto há várias opções de taxistas esperando nos horários dos vôos, mas no porto não havia muitas opções quando chegamos.

Voltar ao Topo

Onde se hospedar

Terramor Alter do Chão

Bungalows Hotel Terramor

Alter ainda tem pouca estrutura turística. Não tem nenhum hotel convencional, mas possui algumas pousadas e diversas opções de redários em Alter do Chão. Onde você aluga um espaço comunitário para colocar sua rede e dormir, há cozinha e banheiros compartilhados nesses locais. Adorei a idéia e se você viaja tentando economizar, essa é uma ótima opção. Você também precisa ser uma pessoa que gosta de contato com a natureza para esse tipo de hospedagem, pois geralmente alguns insetos aparecem no meio da noite.

Terramor

Terramor Alter do Chão

Entrada para o Terramor

Nós optamos pelo Terramor. É um lugar bem diferenciado e um pouco distante do centro. Isso não me incomodou pois o taxi cobrava por volta de R$10,00 para nos levar pra lá e durante o dia íamos caminhando (por volta de meia hora) para o centro. Apesar do calor, era uma caminhada agradável.

O Terramor fica bem em meio à natureza, no alto de um morro, com uma vista fantástica para o Rio Tapajós. Consiste de vários bungalows de madeira, alguns são quartos compartilhados com banheiro também compartilhado e alguns privativos. Há um espaço comum com cozinha, sofás, redes e o café é servido na mesa com vista para o rio. Dentro do próprio Terramor existe uma pequena trilha para um mirante e para a Casa na Árvore, local onde fui todas as manhãs assistir o nascer do sol e foi incrível.

Eu recomendo muito o Terramor para quem gosta de contato com a natureza e clima colaborativo e não se incomoda com insetos. Como os bungalows ficam no meio da floresta, vi muitas aranhas e outros bichos. Também é possível ouvir o som dos macacos bugios que uivam muito alto e é um pouco assustador. Eles não fazem nada e não se aproximam de lugares com seres humanos, mas o seu uivo dava um pouco de medo. O clima no Terramor é super gostoso, as pessoas ali se ajudam e colaboram. Compramos comida para fazermos jantar para todos alguns dias e foi super gostoso. Você pode usar a cozinha vontade.

Terramor Alter do Chão

Café da manhã em meio á floresta e com vista para o Rio Tapajós

Nós adoramos o contato com a natureza, a vista para o rio e a oportunidade de ver mais belo nascer do sol da minha vida. E o fato do hotel ser longe não me incomodou nesse caso. Caso você seja alguém que prive pelo conforto e realmente tenha problemas com insetos, recomendo buscar alguma pousada pelo centro de Alter.

O Indios, dono do Terramor é uma pessoa muito boa e carismática. Apesar de não termos conhecido ele, pois estava em viagem no período que estávamos lá, ele nos tratou super be mem todas nossas conversas por e-mail e telephone.

Caso você tenha se interessado pelo Terramor, faça sua reserve aqui pelo Booking.com, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda com uma pequena comissão a manter o nosso Blog.

Voltar ao Topo

O que fazer em Alter do Chão

Terramor Alter do Chão

Vista do Terramor para o Rio Tapajós

Alter do Chão é uma cidade calma e tranquila com lindas praias. Nós ficamos 3 dias e foi o suficiente para relaxar e aproveitar. Mas caso você esteja procurando um período de descanso e escolha Alter, você não irá se arrepender de ficar mais dias.

A cidade é pequena e super segura, fazíamos tudo a pé, mesmo ficando num hostel afastado da cidade! A vila, apesar de estar crescendo muito no quesito do turismo, ainda é muito pequena e amigável. Há bons restaurantes, apesar de ainda serem poucos. E o fato de ainda não ser um local badalado, traz todo um charme pra esse local.

Aqui seguem as nossas dicas de coisas a se fazer na sua estadia por lá:

Ilha do Amor

O que fazer Alter do Chão Ilha do Amor

Pôr do Sol visto da Ilha do Amor

A principal atração e a principal praia é a Ilha do Amor. Ela só começa a se formar em julho, quando a água do rio começa a baixar. No período de cheia, a Ilha fica submersa e podemos ver somente o topo dos quiosques embaixo da água.

A ilha tem uma areia super branquinha e água azul. Tem vários quiosques e cadeiras para se aproveitar o tempo relaxando. Para chegar ali, basta pegar uma embarcação na praia central da cidade por dez reais ida e volta. Você deixa combinado com o barqueiro a hora que ele deve te buscar ou fique com o telephone dele pra ligar quando quiser voltar.

Eu recomendo fortemente ficar na Ilha para assistir o pôr do sol. Foi sem dúvida um dos mais bonitos da minha vida (ainda fico em dúvida entre esse, o de Jericoacara na duna do pôr do sol ou o da Lions Head na África do Sul). Assistimos o pôr do sol dentro da água quentinha do rio, foi um momento mágico e com uma energia indescritível.

Morro da Piraoca

O que fazer Alter do Chão Morro da Piraoca

Vista do Morro da Piraoca, o ponto mais alto da Ilha do Amor

Do lado esquerdo da Ilha do Amor, onde acabam os quiosques, há a entrada para uma trilha leve até o Morro da Piraoca, ponto mais alto da ilha. A vista lá de cima é sensacional. A trilha dura por volta de 30 minutos, é bem sinalizada e é praticamente toda de areia, com alguns pedaços de pedra no caminho. Bem fácil apesar do calor intenso. Fiz toda a trilha de chinelo e foi tranquilo.

Floresta Encantada

O que fazer Alter do Chão Floresta Encantada

Floresta Encantada submersa nas águas do Rio Tapajós

Esse é um dos poucos passeios bons para se fazer na época de cheia. Nesse passeio conhecemos a mata de Igapó, um tipo de vegetação típico da região Amazônica, e passamos por várias copas de árvore cujos troncos estão submersos no rio.

É necessário fechar o passeio com algum barqueiro. Os preços geralmente são fechados, mas é possível negociar um pouco.

O barqueiro sairá de Alter, passando pela Lago Verde e chegando onde a floresta está toda coberta pela água. Nesse momento o barco precisa desligar o motor e remar através das árvores. A água é tão clara que é possível enxergar toda a vegetação embaixo da água.

É realmente bem bonito. O barco então te deixa em um restaurante caso queira relaxar, comer alguma coisa ou beber algo. Nós aproveitamos para almoçar por lá e foi gostoso.

Foi um passeio bacana já que todos os outros não são muito interessantes na época de cheia, mas não é imperdível e eu não recomendaria fazer. Acho que tem coisas mais interessantes em Alter, como o passeio pela Flona por exemplo, que acabamos não fazendo, mas que acho muito recomendável.

Não fizemos os outros passeios por termos ido na época de cheia, mas os principais são:

Flona

É A Floresta Nacional do Tapajós, com cerca de 600mil hectares de montanhas, lagos, florestas e praias. Há vários passeios de barco que duram o dia inteiro ou até dois. Eles vão arando pelas praias para banho e com algumas trilhas na floresta. Eu sem dúvida gostaria muito de ter feito esse passeio ou pelo menos parte dele, mas nenhuma praia estava formada na época em que fomos, então esse passeio não era muito recomendável. Motivo para voltar o quanto antes.

Canal do Jari

É possível ver jacarés, iguanas, botos, papagaios, além de diversos outros animais além da flora nativa nesse passeio.

Pontas do Cururu e do Muretá

São praias formadas somente na época da seca. Possuem água clarinha, areia branca e nenhuma estrutura turística, como quiosques ou vendedores. Sendo perfeita para relaxar, tomar banho de rio e tentar avistar animais silvestres. São facilmente acessíveis de barco e para chegar nelas, basta combinar com um barqueiro para te levar e o horário que ele deve busca-los.

Alter do Chão quando ir

Todos os passeios podem ser arranjados logo em frente à praça 7 de Setembro, onde todos os barqueiros estão. Apesar do preço ser tabelado, é possível dar uma negociada e, se você estiver sozinho ou somente em dois, pode tentar compartilhar com alguma outra dupla ou grupo pequeno para baratear o custo do passeio.

Mesmo eu sendo adepta de economia e viagem barata, também é importante lembrar que esses barqueiros praticamente não trabalham na época de chuvas e precisam fazer o seu salário quando há turistas na região.

Voltar ao Topo

Custos

O que fazer Alter do Chão Terramor

Casa da Árvore no Terramor com vista para o Rio Tapajós

Abaixo segue uma idéia dos custos envolvidos numa viagem à Alter do Chão no Pará. Lembramos que o custo varia muito de pessoa pra pessoa, dependendo do tipo de hotel tipo de comida, época da viagem e local de onde você sai, mas tentei listar os valores básicos e assim você conseguirá estipular mais ou menos quanto gastará numa viagem para lá!

O norte do Brasil é uma região relativamente barata para se viajar e acho que você consegue aproveitar bastante Alter do Chão gastando relativamente pouco.

Chegando em Santarém:

Praça Alter do Chão

Praça Sete de Setembro

Fiz uma pesquisa rápida para voos em novembro (considera alta temporada) e obtive os seguintes resultados:

– Saindo de São Paulo para Santarém (com escala em Brasília): R$ 280,00 ida e volta

– Saindo do Rio de Janeiro para Santarém (com escala em Brasília): R$ 260 ida e volta

– Saindo de Brasília para Santarém (direto): R$ 300,00 ida e volta

– Saindo de Manaus para Santarém (direto): R$ 96,00 ida e volta

– Saindo de Belém para Santarém (direto): R$ 200,00 ida e volta

*Quando viajamos, nosso plano era chegar de barco de Manaus e seguir de barco em direção à Belém do Pará. Entretanto, os barcos não saíram na data prevista e precisamos comprar um voo de última hora. Por comprarmos basicamente no mesmo dia pagamos R$ 700,00. Mas planejando com antecedência, é bem mais tranquilo.

Como comentei acima, nós fomos de barco de Manaus a Santarém e pagamos R$ 120,00. O valor de Belém a Santarém é mais ou menos semelhante.

Hospedagem em Alter do Chão:

Onde se hospedar Alter do Chão

Vista da Casa da Árvore no Terramor

Com relação a hospedagem, há várias opções de preços dependendo do seu estilo viajante e conforto requerido. Em uma pesquisa rápida, encontrei pousadas confortáveis e agradáveis por R$ 150,00 a diária do quarto.

Como comentei também é possível ficar em redários, e dormir na rede com espaços compartilhados. Não achei esses lugares no Booking, mas me lembro dos valores serem por volta de R$ 20,00 por noite. Geralmente não é preciso fazer reserva para esses locais.

No Terramor, em quarto compartilhado, o custo era de mais ou menos R$ 60,00 por noite.

Passeios:

Passeios em Alter do Chão

Os passeios mais longos giravam em torno de R$ 100,00 pelo barco para o dia inteiro, portanto se você estiver em mais pessoas, ficará num preço bom dividindo entre todos. Nós negociamos para R$ 90,00 no passeio que fizemos e estávamos em 3 pessoas, ficando em R$30,00 pra cada um.

E o custo para atravessar para a Ilha do Amor era de R$10,00 ida e volta para 7 pessoas no barco.

Alimentação:

Onde comer Alter do Chão

Restaurante do Passeio Floresta Encantada

Nós compramos coisas no mercado e cozinhamos bastante no Terramor. Mas jantamos uns dois dias pela cidade e os preços eram bem razoáveis. Não me lembro exatamente e não cheguei a anotar os custos com refeição específicas por restaurante, mas a comida era muito boa e achamos que valeu bastante a pena.
A comida paraense é demais. Simplesmente me apaixonei por tudo que comemos lá! Veja alguns exemplos da comida paraense nesse post do blog leve na viagem e fique com água na boca.

*Todos os custos mencionados aqui, são referentes à Julho-2017.

Voltar ao Topo

Espero que com essa base de valores, já seja o suficiente para você planejar a sua viagem pra lá.

 Alter do Chão Ilha do Amor

O que você achou de Alter do Chão? Já conhecia ou passou a conhecer agora?  Espero realmente que tenha ajudado com algumas informações nesse post. Caso você tenha atualizações ou novas informações, por favor nos deixe nos comentários.

Eu poderia ficar horas falando desse lugar que tanto encantou meu coração. Da areia branca. Das praias calmas e desertas. Da sensação da água quente no corpo. Da beleza em enxergar todas as cores e o seu pé dentro da água de tão clara que ela é. Da paz e da tranquilidade desse local.  Da hospitalidade do povo paraense. Da culinária sensacional rica em peixes, frutas das mais diversas e muito, muito açaí!

Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem mesmo para viagens nacionais. Você nunca sabe quando pode precisar. Faça a sua cotação no link abaixo:

Seguro Viagem:
Brasil
GTA BRASIL 18 COVID-19 +TELEMEDICINA GTA BRASIL 18 COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica R$ 18.000
Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
VC 80 Brasil VC 80 Brasil
Assistência médica R$ 80.000
Bagagem extraviada R$ 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 50 BRASIL COVID-19 AC 50 BRASIL COVID-19
Assistência médica R$ 50.000
Bagagem extraviada R$ 500
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Compartilhe:
Publicado por Mochilão a Dois

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Sebastião Santos Silva da Bahia
    09 fev 2021

    ALTER DO CHÃO
    A Amazônia é o santuário da natureza
    E um pedaço do céu de tanta beleza!
    Para os anjos da guarda da sua defesa,
    Alter do Chão é o altar dessa grandeza!

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

  2. Elizeu
    17 dez 2020

    Estive em Santarém e me instalei em uma acomodação muito aconchegante e tranquila, com um espaço privilegiado e a beira do Rio Tapajós, deixo aqui o site para quem quiser conhecer, vale muito a pena! Fica próximo a praia de Ponta de Pedras e não muito distante de Alter do Chão http://www.coata.com.br

  3. 03 out 2020

    Ótimas dicas! Viajarei na semana que vem para Santarém e seu post será de grande ajuda e inspiração.

    • 15 out 2020

      Que legal Lucia. Espero que tenha aproveitado muito sua viagem a Alter do Chão.
      Abraços.

  4. Pingback: Lugares para Lua de Mel - 7 Destinos surpreendentes | Mochilão a Dois!

  5. Pingback: Destinos espetaculares ainda pouco conhecidos e que valem a visita!

  6. Mariana
    02 maio 2019

    Amei o post e seu relato me ajudou muito! Tô planejando ir em Setembro pra Alter do Chão e pensei no seguinte: ir de SP direto pra Santarém, ir de barco de Santarém até Alter do Chão e ficar em torno de 4 dias por lá, depois ir para Belém (3 dias), Ilha de Marajó (3 dias) e voltar para São Paulo. O que acha? É viável?

    • 02 maio 2019

      Oi Mariana! Que bom que encontrou o meu post e está te ajudando no seu planejamento!!! Isso, você pode voar direto para Santarém e lá você não precisa pegar barco. Um táxi te leva até Alter do Chão. Alter é um distrito de Santarém. Se quiser, pode negociar com a sua pousada ou hostel para organizar um transporte mas lá no aeroporto sempre tem taxistas. Aí você deve voltar para Santarém para pegar o barco até Belém e será mesmo uns 3 dias. Passe um dia em Belém que vale a pena e de lá siga para a Ilha do Marajó. Você vai amar! Eu também tenho um post da Ilha do Marajó (https://www.mochilaoadois.com.br/soure-ilha-do-marajo/)e recomendo o Hotel Tucupi. O Sérgio é sensacional. Você vai amar lá. Se precisar de mais dicas, pode me mandar um e-mail!! Abraços e aproveite muito!

  7. Pingback: Porque nós viajamos para Soure na Ilha do Marajó (E você deveria também!) | Mochilão a Dois!

  8. Gerson de Oliveira
    25 out 2017

    Eu vou em Dezembro /17 não vejo a hora de chegar.

  9. 16 out 2017

    Eu já estava acompanhando vocês no Instagram e fiquei doida com as fotos do lugar. Realmente é um lugar fantástico e super diferente do nosso imenso e lindo Brasil. òtimas dicas casal!

  10. Alexandre Nunes
    14 out 2017

    Nunca tinha ouvido falar dessa praia. como assim? Praia de agua doce e com esse sunset então. Que post show, realmente me apresentou algo novo; e que com certeza entrou pra listinha que só cresce a cada dia. abraço p vcs! 🙂

  11. Isabelle Oliveira
    13 out 2017

    Ameei!!! Estou com muita vontade de programar uma viagem para Alter do Chão! Deve ser uma beleza diferente do que estamos acostumados e, por isso, é tão incrível!!!

  12. Renata Sucena
    13 out 2017

    As fotos estão sensacionais!! Ainda não conheço, mas tenho ouvido falar bastante ultimamente, tenho uma amiga indo no final do ano!! Quero conhecer!! 😍

  13. 12 out 2017

    Nossa, já estou anotando aqui como destino para 2018. Quem lugar delicioso. Por do sol perfeito e fotos encantadoras… mas a parte do açaí me deixou ainda mais animada pra fazer essa trip rsrs… bjs

  14. 12 out 2017

    Que lugar incrível! Sempre ouço falar, mas ainda não conheço pessoalmente.
    Fiquei com mais vontade de conhecer lendo o post… e essas fotos? Sensacional!
    Obrigada por compartilhar!

  15. 12 out 2017

    Olha, já tinha ouvido falar dessa praia, mas agora estou apaixonada! Que pôr do sol incrível!! Amei, se soubesse antes que era tão linda assim teria procurado ir de Manaus, quando estive por lá… Adorei a dica, bjs!!

  16. 12 out 2017

    Gente, eu nunca tinha ouvido falar.. mas agora já quero conhecer, lugar lindo é a eleição de uma das 10 mais lindas foi super merecido, mesmo que ela seja de agua doce.

  17. 12 out 2017

    Já deu pra notar que, em termos de pôr-do-sol, o lugar tem um estilo pra lá de fotogênico! Fotos ótimas!

    Alter do Chão sempre me faz lembrar a academia e aquele pessoal mal educado que deixa os halteres largados no chão. Terrível!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      hahah Igor! Demais sua analogia! Agora na verdade você me deixou curioso em saber por que a cidade tem esse nome! Mas já vale a pena conhêce-la, só pelo pôr do sol!!

  18. 12 out 2017

    Não acredito que ainda não fui para esse paraíso!!! As fotos estão lindas demais, sempre ouço falar muito bem =)

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Conheça Elaine!! O norte é encantador mas Alter do Chão é um lugar a parte! Foi demais conhecer

  19. 11 out 2017

    Liany realmente não tinha ouvido falar rs… gente que coisa mais linda, as fotos ficaram maravilhosas.. Esse por do sol hein? perfeito!! Adorei as dicas e conhecer esse lugar espetacular bjs… já quero!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Jura?? Nossa então procure!! Esse lugar é demais!! Me apaixonei por cada canto de Alter do Chão

  20. Jaqueline
    10 out 2017

    Não conhecia essa praia!! E merece o título viu.. realmente muitooo linda!! Parabéns pelo post!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Vale muito a pena!! Praias fantásticas e uma cidade muito agradável! O lugar é demais

  21. Aninha Lima
    10 out 2017

    Que lugar é esse Brasil??? sensacional! O Pôr do Sol realmente não decepciona! acompanhei bastante a viagem de vocês e já quero fazer igual. Muito obrigado por todas essas dicas

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Ah foi demais essa viagem!! Cada coisa linda que vimos no Norte do país e ainda tem as coisas que não conhecemos.

  22. 09 out 2017

    Uau que praia maravilhosa. Por do sol esplêndido. Agora é coragem essa viagem de 30h de barco! Mas valeu a pena.

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Foi uma experiência que escolhemos mas é super fácil ir de avião, e comprando com antecedência é possível pegar bons preços.

  23. 09 out 2017

    Tem pouco tempo que fui descobrir a existência de Alter do Chão. Não tinha ideia desse paraíso brasileiro, e seu post me deu ainda mais vontade de conhecer!!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Ninguém pensa nesses paraísos lindos no Norte do país né!! Se prepare porque ainda vem o post da Ilha do Marajó! O Pará é demais

  24. 09 out 2017

    Só as suas fotos já conseguiram encantar! Que lugar maravilhoso!!! Esse pôr do sol realmente arranca suspiros. Muito lindo!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      O pôr do sol realmente foi um dos mais bonitos que já vi! E o nascer do sol era incrível também! Consegui acordar cedo todo dia pra assistir isso!!

  25. Suzy Freitas
    09 out 2017

    Eu ainda não conheço esse paraíso, mas pelas fotos e relato desse post, a vontade que tenho é de inclui-lo o mais rápido possível na minha lista de prioridade de viagens!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Faça isso Suzy!! Alter do Chão é encantadora além de ter um povo incrível e ser uma cidade super agradável.

  26. 09 out 2017

    Amei esse post! Esse ano fui para Manaus, mas já quero muito Belém! Adorei as dicas e que fotos maravilhosas! O Norte tem belezas únicas!

    • mochilaoadois
      12 out 2017

      Me encantei demais pelo Norte! Já estou doida pra voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *