Planejamento e Roteiro de uma viagem à Amazônia
Tudo que você precisa saber para fazer um super planejamento e roteiro à Amazônia, uma das regiões mais lindas do Brasil e ter uma viagem para se recordar pro resto da vida.
Nesse post, você encontrará as seguintes informações:
- Índice da Série de Posts da Amazônia
- Quando Ir
- Planejamento da viagem e elaboração do Roteiro
- Custos de uma Viagem à Amazônia
- Dicas adicionais
Quem já pensou em fazer uma viagem pela Amazônia: Como brasileiros, sempre pensamos em viajar para outros países ou para as famosas praias do nosso país, mas dificilmente incluímos essa região maravilhosa! Para você que pretende conhecer, vamos te ajudar aqui a planejar sua viagem à Amazônia.
Considero que todo brasileiro deveria ter a experiência de conhecer o norte do Brasil. Nosso país é cheio de belezas naturais e de riquezas culturais. Estávamos acompanhados de uma amiga inglesa nessa viagem e ela também ficou encantada com tudo que vivemos e vimos.
Com esse post, iniciamos a nossa série de relatos sobre a Amazônia! Nosso real objetivo aqui é fazer o máximo possível de pessoas se apaixonarem pelo norte do nosso país. E quem sabe, aumentar um pouco do turismo de brasileiros nessa região fantástica. É um fato que a Amazônia recebe muito mais estrangeiros do que brasileiros todos os anos. Vários sites e informações inclusive estavam escritos em inglês e não em português. E achei mais informações em blogs de outros países!
Além de vermos poucas fotos e recebermos pouca informação sobre turismo no Amazonas, também temos a impressão de que essa é uma viagem cara. Eu também tinha!! Antes de decidirmos por essa viagem, eu estava muito preocupada com nosso orçamento! E fiquei extremamente surpresa quando descobri que na verdade é uma viagem super acessível! Mesmo passagens aéreas são possíveis de serem encontradas com bom preço!! Todos os nossos CUSTOS seguem no final do post. Leiam até o final para conferir! 😉
Série Amazônia
Nossa viagem englobou uma estadia num Hotel de Selva no meio do Rio Negro; Passeio com os Botos; Um dia em Manaus; Bate e volta nas famosas cachoeiras de Presidente Figueiredo; Viagem de barco de Manaus a Santarém; 4 dias em Alter do Chão no Pará; Um dia em Belém; E finalmente, 3 dias na Ilha do Marajó.
O índice de Posts Completos segue abaixo. Basta clicar diretamente em cada post e você será redirecionado!
Se hospedando em um Hotel de Selva – A experiência no Tariri Amazon Lodge
Um passeio no Rio Negro com os botos cor de rosa
As cachoeiras mais belas da Amazônia – Presidente Figueiredo
Alter do Chão – Guia e Roteiro de Viagem
Soure na Ilha do Marajó, uma viagem surpreendente
Quando ir
Esse tópico depende um pouco do que se quer ver. Fomos em julho e é início de seca mas ainda encontramos a Amazônia toda inundada, o que facilita as viagens de barco. Para alguns lugares ou vilas não é possível ir na seca, porque teríamos que andar por quilômetros! Na época de chuvas, basta pegar o barco e chegar lá! Em compensação, outros passeios são são possíveis na seca. Eu gostei demais de ter ido com tudo inundado ainda, mas serão viagens diferentes! Com relação à Alter do Chão, a melhor época é na seca, quando as praias se formam. Mesmo assim aproveitamos bastante.
De qualquer forma, espero umidade e muito calor em qualquer época!
Planejamento da viagem à Amazônia e elaboração do Roteiro
Essa foi, de longe, a viagem mais difícil que já planejei. Isso porque tive muita dificuldade de achar informações na internet. A maioria das coisas lá ainda não funciona muito bem on-line, tanto que tivemos alguns percalços no caminho. Por esse motivo, acho que esse é um dos post mais importantes para quem quer viajar por conta pra região amazonense!
Antes de iniciarmos nosso programação do roteiro, pensamos em tudo que realmente queríamos fazer nesse período. Elas eram:
- Descer o rio Amazonas de Manaus a Belém, em um barco tradicional local; Não nos cruzeiros turísticos, como o Iberostar Grand Amazon, por exemplo.
- Nos hospedar em Hotel de Selva;
- Centro Histórico de Manaus;
- Conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo;
- Conhecer Alter do Chão
- Visitar a Ilha do Marajó
Sabíamos que era bastante coisa, mas como a nossa principal vontade era descer o rio amazonas de barco, tentamos nos concentrar nisso primeiro para montar o roteiro. Por isso compramos as passagens de ida a Manaus e volta por Belém. Tentamos então organizar os dias da viagem de barco (5 dias para o trecho completo) para então planejarmos o restante das coisas.
1 – Como planejar a viagem de barco de Manaus à Belém
A viagem de barco de Manaus à Belém dura 5 dias e um pouco mais no sentido oposto (devido a corrente do rio). Queríamos muito essa viagem! Sabíamos como funcionava: dormir na rede todos os dias, comida simples no barco, paisagens maravilhosas e pôr do sol de tirar o fôlego.
Planejamos para sair de barco de Manaus até Santarém, passar uns 3 dias por lá, conhecendo Alter do Chão, e seguir de Santarém até Belém de barco também. Mas para montar meu roteiro completo, eu precisava saber os dias da viagem de barco para conseguir organizar o restante, mas devo confessar que foi bem complicado.
Foi difícil encontrar informações com relação ao trajeto de barco de Manaus à Belém. Queríamos já comprar os bilhetes com antecedência online mas não achamos nenhum site que fazia isso. O site da amazon star é o único que contém dias e horários no site, mas existem outros vários barcos. Mesmo ligando nos portos, eu não consegui uma informação muito precisa dos dias e horários.
Aí sei que você está esperando que agora eu passe um contato excelente e todos os seus problemas estarão resolvidos, mas infelizmente não achamos nada mesmo e compramos as passagens de barco somente quando chegamos em Manaus. Dica importante: Descobrimos depois que alguns hotéis ou hosteis emitem as passagens. Tentamos com o hotel de selva, mas eles não oferecem esse serviço. Mas não havíamos pensado em ligar no nosso hostel em Manaus, e eles emitiam. Então vale a pena ligar para o seu hotel reservado e ver se eles conseguem emitir pra você.
No geral, os barcos de Manaus a Belém saem quase todos os dias, exceto domingo, ao 12h. Pode ser que algum dia ele não saia e você tenha seu planejamento furado.
Sabendo então que só compraríamos a passagem de barco após a chegada em Manaus, montei então um roteiro pensando na saída de Manaus na segunda-feira, mas com margem para mudanças caso precisássemos. Também tomei cuidado para fazer reservas em hotéis que tivessem cancelamento gratuito, caso algo acontecesse e precisássemos mudar nossas datas!
Fizemos a compra das passagens assim que chegamos no nosso hostel em Manaus. Conseguimos comprar para o dia que queríamos, mas não conseguimos comprar o trecho de Santarém a Belém. Deixando então esse trecho pra ser resolvido após nossa chegada em Santarém.
Imprevistos
De acordo com meu planejamento, chegaríamos em Santarém numa segunda e tinha lido que havia barcos 3x por semana para Belém. Então deixei nosso roteiro aberto para sairmos de Santarém ou terça ou quarta ou quinta. Mas quando chegamos lá (na segunda-feira mas quase 6h depois do previsto rs), vimos que o próximo barco só sairia na sexta feira, único dia que furaria completamente nosso roteiro. Isso porque são quase 3 dias de viagem, então chegaríamos somente na próxima segunda-feira em Belém. Como nosso vôo pra São Paulo era na terça, não conseguiríamos aproveitar por lá e ir para a Ilha do Marajó como inicialmente planejado. Por esse motivo, decidimos comprar uma passagem aérea mesmo, o que lógico foi relativamente caro por ser comprada de última hora. Mas achamos que compensava e isso era algo que sabíamos que podii acontecer.
Portanto, nossa sugestão é: Se você fizer questão da viagem de barco, tente contactar os hostéis ou hotéis para emitir a passagem com antecedência. Se não for possível, tente se programar com uma certa flexibilidade. Caso não faça questão da viagem de barco, comprando com antecedência, você pode conseguir um bom preço nas passagens aéreas. Também existe opção de lanchas rápidas, mas também não da pra agendar ou comprar on-line. Não tem lancha direto de Santarém pra Belém mas existiam opções para outras cidades e de lá poderíamos pegar outra lancha para Belém. Você pode consultar as lanchas rápidas, no site daTapajós Expresso.
2- Roteiro no Amazonas – Manaus e Presidente Figueiredo
Após estabelecer mais ou menos como seriam as datas do barco, programamos o restante. A única hospedagem inflexível foi o período no Hotel de Selva, portanto escolhemos essa, como primeira parte da viagem. Queríamos muito ficar num hotel de selva, e escolhemos o Tariri Amazon Lodge (acesso o link no índice para saber mais sobre essa experiência). Com relação a todos os principais passeios a se fazer na Amazônia, como Botos, vilarejos locais, pesca de piranhas, passeio no Rio Negro e outros, iríamos fazer tudo durante nossa Hospedagem no Hotel de Selva. Não precisaríamos nos preocupar com essa organização. O Encontro das Águas veríamos durante a viagem de barco. Então não fizemos nenhum passeio com agência durante nosso período no Amazonas.
Voltando do nosso período no Tariri, teríamos meio dia em Manaus, para conhecer o Teatro Amazonas e um pouco do centro da cidade. Nessa noite, escolhemos o Semear Hostel.
Elegemos então o dia seguinte para conhecer Presidente Figueiredo, ainda pouco conhecido, mas com mais de 100 cachoeiras catalogadas e fica a apenas 70km de Manaus. Cheguei a dar uma pesquisada para irmos por conta, mas seria bem difícil e mais caro do que ir por uma agência. Existem ônibus que fazem o trajeto, mas teríamos que nos locomover até uma rodoviária ou estação central. Além disso, como chegar nas cachoeiras seria um dificultador. E como estávamos em 3 pessoas, ônibus ida e volta não seria tão barato assim. Por esse motivo, decidimos fechar com uma agência de turismo. Eles nos pegam no Hotel ou Hostel, te levam em todas as cachoeiras já com o roteiro planejado e, no fim do dia, chegamos novamente na porta do Hotel. Elegemos para isso, a All Brazil Tours, comandada pelo Peter e tivemos uma boa experiência.
3 – Roteiro no Pará – Alter do Chão, Belém e Ilha do Marajó
Depois, começaríamos a viagem de barco, até Santarém, para conhecer Alter do Chão. Já tínhamos ouvido falar muito e eu morria de vontade de conhecer as famosas praias do Rio Tapajós e a linda Ilha do Amor. Em Alter, selecionamos o TerrAmor para nos hospedar. Excelente local para quem gosta de ficar em meio à natureza. Não fica muito próximo do centro, mas pra mim a vista e o contato com a natureza já valeram a pena.
O plano então era seguir viagem de barco até Belém, passar um dia pela cidade e seguir para Ilha do Marajó no dia seguinte. Como não sabíamos ao certo o dia que chegaríamos em Belém, deixamos pra resolver esse barco ao chegar lá. As lanchas saem todos os dias do Terminal Hidroviário, que fica ao lado da Estação das Docas, em dois horários: um de manhã e um a tarde. E existem duas opções de embarcações: Catamarã que chega direto em Soure e depois segue para Salvaterra e leva cerca de 2h mas é mais cara (por volta de R$ 50,00); Ou o barco tradicional que desce em Salvaterra e leva cerca de 3h30 (custa cerca de R$ 20,00), tendo que pegar uma van ou táxi para chegar em Soure depois. No final optamos pela lancha rápida para aproveitarmos melhor o tempo.
Em Belém, selecionamos dois hosteis, um para ficarmos antes de ir para a Ilha do Marajó e outro no nossa última noite, antes de irmos para o aeroporto para volta à São Paulo. Ficamos primeiro no Galeria Hostel e no final no Manga Hostel. Os dois foram muito bons. Agradáveis e limpos. O Manga é mais novo e está bem organizado, mas a localização do Galeria é melhor. Foi muito bom ficarmos nele, pois conseguimos ir a pé para várias coisas, inclusive para o Terminal Hidroviário pata pegarmos o barco.
Gostaríamos de conhecer principalmente em Belém: Estação das Docas, Mercado Ver-o-peso e Mangal das Garças. Como só tínhamos um dia, não dava pra ver muito mais. Mas gostamos bastante dessas atrações e super recomendo o pôr do sol no Mangal das Garças!! É lindo! No Ver-o-Rio, o pôr do sol também é lindo pelo que ouvimos, mas não deu tempo de conhecermos!
Na Ilha do Marajó, nos hospedamos no único hostel de Soure, Hostel Tucupi, com o Sérgio e adoramos. Tudo muito simples, mas uma delícia! Cara de fazenda, equipe muito simpática e comida boa!
Roteiro Final
Após irmos e voltarmos algumas vezes, nossa programação então ficou assim:
Acabamos alterando nossos dias em Belém e na Ilha do Marajó porque não conseguimos fazer a segunda parte da viagem de Barco (Santarém a Belém). Por esse motivo, ficamos um dia a mais em Alter do Chão e um dia mais na Ilha do Marajó. Contatamos os hosteis por e-mail para fazer as alterações de datas e não tivemos nenhum problema. Eles alteraram as datas sem nenhuma cobrança adicional!!
Reserve os seus hotéis por aqui:Voceê não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog 🙂
Custos de uma viagem à Amazônia
Como sempre, compartilhamos com vocês todos os custos nessa viagem.
Nosso estilo de viajante, é no estilo mochileiro. Então costumamos ficar em hosteis e não gastamos muito com alimentação em grandes restaurantes. Mas de qualquer forma, é uma boa base para ter uma noção dos gastos de uma viagem a Amazônia.
Nossa planilha de custo por pessoa segue abaixo:
*Nessa viagem, fechamos algumas parcerias, o que nos deu alguns descontos ou cortesias, mas os custos abaixo refletem o valor integral que teríamos gasto mesmo sem nenhuma parceria.
Dicas adicionais
- Em qualquer época que viaje, você encontrará calor, umidade e insetos. Esteja preparado e leve protetor solar, chapéu, óculos escuro e repelente. Veja aqui mais sobre os cuidados básicos antes de viajar pra Amazônia;
- No Rio Negro não encontramos mosquitos, porque a acidez da água os afasta. Mas Ilha do Marajó foi a campeã de insetos e ter mosquiteiros na cama foi essencial!!
- No Hotel de Selva fazia um friozinho a noite e de manhã, pois é bem no meio da floresta. Leve pelo menos um casaquinho;
- Devido a picadas de insetos diferentes, é o ideal carregar um anti-alérgico ou uma pomada de prednisona. Foi bem útil.
- Manaus e Belém são grandes cidades. Cuidado ao andar por aí a noite! Não tivemos nenhum problema nos dois lugares mas sempre melhor tomar cuidado. Andamos a pé quando não era muito tarde, mas pegávamos táxi ou Uber para voltarmos a noite;
- Outras dicas como melhor época para visitar Manaus, o que levar, quanto tempo ficar, além de dicas de hospedagem e restaurantes, você pode encontrar nesse post super completinho do Acumulando Viagens: Miniguia de Manaus.
- Dicas do que fazer em Manaus, você encontra no Blog Acumulando Viagens. A Gabi nos dá 6 dicas imperdíveis pra fazer por lá! Nós infelizmente só conhecemos o Teatro Amazonas e visitamos Presidente Figueiredo. Teremos que voltar em breve para fazer mais coisas. Você também encontra um roteiro completo para 6 dias em Manaus no Blog Diário de Turista.
- Se quiser viver a experiência do Barco sem ser num barco tradicional local. Existem alguns barcos que navegam pelo Rio Negro, você vai parando para fazer os passeios e dorme e se alimenta no barco, como um cruzeiro mesmo. Quem teve essa expferiência foi a Renata do Blog “Ela que ama viajar”, e explica tudinho sobre navegar pelo Rio Negro.
- É muito importante ter um seguro viagem quando estiver por aí, principalmente na Amazônia. Nossa amiga levou uma picada de algo que não sabemos exatamente e ficou meio mal por alguns dias. Reserve o seu com a Seguros Promo! Você consegue cotar em todas as seguradoras e conseguirá garantir o melhor preço!!
Continuem acompanhando os próximos posts com os relatos completos em cada um dos locais que passamos. Espero muito que se animem pra conhecer essa parte linda do nosso país.
Se tiver novas informações ou dúvidas, coloque aqui nos comentários!!
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Amei seu post. Muuuuito elucidativo. Você sabe se é possível comprar o barco de Manaus a Belém e fazer um stopover em Santarém, deixando pra pegar o próximo barco? Ou é necessário emitir passagens separadamente? Porque vi que o preço da viagem completa é muito inferior do que separando por trecho.
Oi Laura!!! Adorei sua idéia do stopover hehe! Nós precisamos comprar passagens separadas. Não conseguimos comprar a passagem completa e parar uns dias em Santarém. Mas como essas coisas mudam rápido, te aconselho a entrar em contato com um hostel em Manaus e perguntar se eles podem comprar pra você a passagem e confirmar essa informação. Pode ser que algo tenha mudado nesse meio tempo né :). Obrigada pelo seu comentário.
Bom dia,
Então por qual agência de turismo você foi?
Olá Luana!
Eu não utilizei nenhuma agência de turismo, montei toda a programação por conta! Se precisar de alguma ajuda específica pra montar uma viagem pra Amazônia, me avise que te ajudo com prazer!
Pingback: Mochilão a Dois! | São Miguel dos Milagres: Tudo sobre o paraíso em Alagoas
Pingback: Porque nós viajamos para Soure na Ilha do Marajó (E você deveria também!) | Mochilão a Dois!
Oi! Muito legal o site de vocês! Mas fiquei com uma dúvida neste post… Vocês não conseguiram fazer a segunda viagem de barco porque só tinha viagem saindo na sexta ou porque já não tinha vaga nos outros dias? Outra questão, acham que é perigoso ir sozinha?
Obrigada!
Oi Monique! Super obrigada pelo seu comentário!
Nós chegamos em Santarém em uma segunda e o próximo barco só sairia de lá na terça ou sexta feira. Para pegarmos o barco na terça seria muito pouco tempo em Alter do Chão e para sair na sexta, não teríamos tempo em Belém depois (porque o barco ainda leva 3 dias de Santarém a Belém – então já chegaríamos praticamente no dia que meu voo de volta para São Paulo estava marcado). Como queríamos muito visitar a Ilha do Marajó, optamos por pegar o voo mesmo!!
Com relação a ir sozinha, não acho perigoso não se tomar algumas precauções. Enquanto estiver no barco, tente montar sua rede perto de alguma família com criança, confio mais nessas pessoas. E faça amizade com eles. Assim, quando você precisar ir no banheiro, eles podem olhar suas coisas por você. Mas quando dormir, durma com a mochila com itens importantes junto com você na rede! Existem sim casos de furtos nesses barcos, então melhor ficar atento!!
Qualquer outra dúvida nos avise!
Abraços
Ótimo post, gente! Destino super interessante e pouco explorado. O máximo que cheguei perto da Amazônia foi Manaus (bem pertinho), e pude também tomar banho no Rio Negro. Adoreii!
Que bacana esse post! Já favoritei e gostaria de saber se o gasto de 4 mil e pouco é por pessoa?
Acompanho a viagem de vocês pelo instagram e me admiro muito com a aventura que estão vivendo e cada lugar que compartilham!
Realmente, esse é um dos destinos que menos encontramos informações na internet e nos parecem tão distante, mesmo vivendo tão perto! Que bom que irão mostrar mais desse belo lugar, vou acompanhar todas as dicas!
Com muita vontade de conhecer a Amazônia! Adorei o relato com todos os detalhes! Esse nosso Brasil tem muita coisa linda pra ver ainda 🙂
Você é mostraram o que poucos blogueiros mostram: a tabelinha!!! Amei ter noção dos custos, pois ajuda a me programar! Nunca tive muita vontade de ir, mas acompanhar essa viagem de vcs bo insta despertou o monstro da Amazônia em mim! Rs. Parabéns!! Incrivel
Uauuu… adorei o roteiro e já quero saber mais detalhes, já que realmente não é uma viagem simples de ser planejada!! Tenho muita vontade de conhecer!
Que legal o post de vcs! Resisti muito em fazer essa viagem e quando fui pensei: como demorei tanto?! Como vcs disseram… é um experiencia que todo brasileiro deveria ter. Ja quero ir de novo kkkk
Muito bom! Nossa, imagino como deva ser complicado planejar essa viagem. Mas o importante é que vocês curtiram muito. E não ficou lá caro! Gostei bastante do post. Liliam, minha esposa, tem muita vontade de conhecer a amazônia.
Vocês são inspiradores. Sempre um roteiro mais Aventureiro que outro! Quero muito conhecer Amazônia, vou guardar este post porque tá cheio de dicas maravilhosas.
Nossa, que dificuldade de encontrar informações, hein? Realmente, é um dos lugares pouco explorados pelos turistas no Brasil (talvez isso seja bom, de certa forma). Mas agora tudo ficou mais fácil e já salvei tudo aqui porque com certeza irei visitar um dia. Muito obrigada por compartilhar tudo!! Ansiosa pelos próximos posts
Achei ótimo ter acessos aos custos, assim temos base de quanto gastar na Amazônia, acho difícil de conseguir informações de alguns valores de passeios.
Adoraria hospedar na selva, essa é uma trip que desejo muito a fazer. Adorei as dicas super precisas, estou aguardando os próximos capítulos rs beijos
Uma pena não termos muita informação sobre esse trajeto que vc fez na internet. Ainda bem que teremos seu relato por aqui. Confesso que nem sabia que havia esse passeio de barco pelo rio. Fiquei com vontade agora!!
Adorei… Estou seriamente cogitando Amazônia como um dos destinos para 2018. Pensei em um roteiro que incluísse Manaus e depois um hotel de selva, como o que vocês ficaram. Achei que não fosse uma viagem difícil de planejar, mas agora foi bom saber pra eu começar a pesquisar!
Post de utilidade pública, pois como você mesmo disse não é fácil achar informações sobre essa região! Acho incrível como muitas pessoas não se interessam por conhecer essa região! Eu quero muito!