Guia de Koh Lanta – Uma opção diferente e encantadora
Koh Lanta pode não ser a primeira opção de ilha a conhecer na Tailândia. Pra falar a verdade nem me lembro exatamente o que me convenceu a ir para lá, mas decidi que queria visitar e por lá estive em 3 maravilhosos dias.
Está planejando uma viagem pela Tailândia e está pensando se vale a pena incluir Koh Lanta no roteiro? Ou já decidiu e agora que ser organizar para ir para lá?
Veja aqui um guia de viagem super completo do que fazer em Koh Lanta para te ajudar com tudo que você precisa para sua viagem.
Veja abaixo o que você vai encontrar nesse post:
- Koh Lanta – Uma ilha incrível na Tailândia
- Onde fica Koh Lanta
- Como chegar
- Quando ir para Koh Lanta
- Quanto tempo ficar
- Como se locomover em Koh Lanta
- Onde ficar em Koh Lanta
- O que fazer em Koh Lanta
- Dicas gerais
- Planeje sua viagem para Tailândia
Koh Lanta – Uma ilha incrível na Tailândia
Apesar de não ser tão visitada por brasileiros, Koh Lanta é sim uma ilha bem turística mas sem aquele agito e bagunça das ilhas menores.
A ilha é grande mas ainda sem uma grande estrutura (nada comparado à Phuket, que praticamente é uma cidade grande, ou Koh Samui por exemplo).
A ilha tem uma parte bem grande coberta em floresta e se você chegar na Ilha vindo de barco de Koh Lipe já vai se encantar na chegada com a floresta tropical em volta do pedacinho de mar por onde os barcos chegam. Já foi uma experiência e tanto.
Achei a ilha bem agradável com praias bem lindas e dali saem passeios para ilhas remotas e para excelentes pontos de mergulho, snorkel e passseios que super valem a pena.
Eu, particularmente, gostei muito de Koh Lanta e não vejo a hora de voltar para esse cantinho e explorar ainda mais.
Onde fica Koh Lanta
Koh Lanta fica no Mar de Andamão e na província de Krabi, no sul da Tailândia.
Fica bem pertinho de Koh Phi Phi para quem estiver por lá e quiser dar uma fugida pra Lanta.
Como chegar
Dependendo de onde você está na Tailândia, tem várias maneiras de chegar em Koh Lanta.
Bangkok está a 827 Km e Chiang Mai a 1518 Km de Koh Lanta, então será melhor voar caso venha do norte da Tailândia.
Seguro Viagem com 10% de desconto
Antes de mais nada, você sabia que o Seguro Viagem é essencial em uma viagem para Tailândia? Riscos como o de pegar uma infecção alimentar ou uma simples torção no pé podem estragar a sua viagem! Contrate antes de sair de casa e viaje tranquilo, contando ainda com assistência com bagagem e em caso de cancelamento da sua viagem!
Eu sempre uso e recomendo a Seguros Promo. Cote o seu seguro com desconto de até 10% utilizando o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto e mais 5% se pago no boleto.
Se você já está pelas ilhas, pode pegar barcos ou combinar van/ônibus com barcos.
Veja abaixo as principais opções:
Como ir para Koh Lanta de Bangkok e Chiang Mai
Vindo do norte da Tailândia, a melhor opção para chegar em Koh Lanta é voando pois as distâncias são grandes.
O aeroporto de Krabi está a 60Km de distância de Koh Lanta e você consegue agendar transfers diretamente do aeroporto para o seu hotel em Koh Lanta. Veja algumas opções abaixo:
Você pode comprar suas passagens aéreas pela skyscanner (que sempre recomendo pois você consegue buscar os melhores preços e datas) ou então já comprar um ticket conjunto de voo + Transfer pela 12GoAsia, que funciona super bem na Ásia.
Como ir para Koh Lanta de Koh Phi Phi, Phuket, Krabi ou Koh Lipe
Se você está pelas ilhas da Tailândia já, pode pegar uma combinação de ônibus e barco ou um ou outro para chegar em Koh Lanta. Veja abaixo:
- De Koh Phi Phi: Se você está em Koh Phi Phi, consegue comprar barcos diretamente para Koh Lanta, a viagem leva uma hora mais ou menos e o barco é grande e não balança;
- De Koh Lipe: Também é possível pegar barcos direto de Koh Lipe para Koh Lanta (foi o que fiz). A viagem levará umas 3h em lancha. Se prepare para uma aventura, o barco pode bater bastante dependendo de quão mexido o mar está. Já separe o remédio para enjôo. Compre o seu barco aqui;
- De Krabi ou Phuket: Vá de ônibus de Phuket à Krabi e de lá pegue uma van ou transfer privado para Koh Lanta;
Recomendo que compre as passagens com antecedência pela 12GoAsia, você já consegue comprar os tickets combinados de ônibus ou van e barco.
Como ir para Koh Lanta de Koh Samui, Koh Phanghan e Koh Tao
Das ilhas do Golfo da Tailândia, você precisará pegar um barco até Surat Thani no continente e de lá, consegue pegar van ou ônibus direto.
A viagem toda deve demorar umas 6h, mas você consegue comprar já o ticket conjunto com as 12GoAsia.
Quando ir para Koh Lanta
Os meses de alta temporada em Koh Lanta (assim como em quase todo mar de Andamão) é de novembro a março/abril. O tempo é seco, com bastante sol, mar calmo e água limpa, mas os preços serão mais caros e a ilha ficará mais cheia de gente. Mas Koh Lanta nunca lota realmente.
Os meses de baixa temporada, em que chove bastante na região, vai de maio a setembro/outubro. Os preços serão muito mais baixos e a ilha estará calma e vazia. Apesar de chover bastante, a chuva nunca dura muito e ás vezes você pode ter dias sem nenhum pingo de chuva e ainda é possível aproveitar bastante, mas o mar estará agitado e lixo sempre vem parar na areia da praia.
Se quiser, veja aqui o clima em toda Tailândia e as melhores épocas para visitar cada parte.
Quanto tempo ficar
Koh Lanta é uma ilha grande com muitas praias, florestas, trilhas e passeios que saem de lá para toda a região. É possível ficar muitos dias por lá e ainda ter coisas diferentes para se fazer.
Eu fiquei somente 3 dias e foi muito pouco. Conheci somente as praias mais perto da minha hospedagem e fiz um passeio pela região, mas há muito o que se fazer.
Chip de Viagem com Desconto
Ter internet durante a sua viagem na Tailândia é essencial. Eu uso o chip da EasySim4u e com o cupom MOCHILAOADOIS10 você tem 10% de desconto na compra do seu chip internacional e já sai conectado do Brasil!
Se você quer realmente conhecer Koh Lanta, eu recomendaria uns 5 dias pelo menos.
Como se locomover em Koh Lanta
A Tailândia não é famosa pelo seu transporte público rs. Tirando Bangkok que tem um sistema excelente, todo o resto do país é mais difícil.
A opção mais fácil será alugar uma scooter. Ninguém vai te pedir carteira de motorista internacional (mas eu recomendo que você tenha sempre para evitar que algum guardinha te pare pedinho um suborno) e geralmente você precisa deixar seu passaporte como garantia (nunca tive problema com isso aqui). A maioria dos hotéis e hostels têm suas próprias scooter para aluguel, então acho mais garantido sempre pegar com eles.
Koh Lanta é pouco movimentada, sem semáforos, bem plana (com mais morros no sul da ilha) e pavimentada em sua maioria. Então, mesmo sem experiência nenhuma, eu encarei alugar uma moto lá e deu certo. Passeamos pelo menos um pouco pela linda ilha.
Se você for animado, pode alugar uma bicicleta e pedalar por lá, mas se prepare para o calor e para distâncias que podem ser longinhas até.
E, claro, você pode andar de táxi, moto táxi, ou tuk tuk (uma moto acoplada em banquinhos do lado, mas acaba saindo bem mais caro do que dirigir a sua própria moto alugada!
Onde ficar em Koh Lanta
Koh Lanta é uma ilha grandinha e há muitas opções de hospedagem. Eu aproveitaria para ficar em um lugar com vista para o mar, já que tem muitas opções assim em Lanta.
O lado oeste da ilha vale muito a pena porque tem um pôr do sol fantástico, muitos restaurantes por perto e é bem gostoso se hospedar por lá.
Para opções econômicas – menos de USD 30 por noite, indico:
- Hey beach hostel (que além de quarto compartilhado, também tem quartos privativos)
- Lanta Coral Beach Resort
- Lanta Ilmare Beach Resort
Para um pouquinho mais de conforto mas ainda com preços excelentes – entre USD 20 e USD 60 por noite, dê uma olhada:
Para um pouco mais de luxo e ainda com valores menos de USD 100 a diária, veja:
E para acima de USD 100 e com hospedagens inesquecíveis, vale a pena conferir:
E se ainda quiser dar uma olhada em todas as opções em Koh Lanta, você pode pesquisar pelo mapa abaixo:
Booking.comO que fazer em Koh Lanta
Koh Lanta tem cerca de 27Km e, apesar de ser uma ilha grande – e por isso nunca fica muito lotada – ainda é bem tranquila e está longe de ser uma ilha agitada ou com clima de cidade grande, mas tem tudo o que você pode precisar para uma viagem confortável.
Você pode simplesmente relaxar no seu hotel e já será um tempo bem aproveitado, mas também listo mais algumas coisas bem bacanas para se fazer em Koh Lanta:
- Passear pela ilha de scooter
- Caminhar e assistir o pôr do sol na Long Beach
- Visitar as praias do sul
- Conheça o Parque Nacional de Koh Lanta e as cachoeiras
- Passeio pela Cidade Antiga de Koh Lanta
- Faça um passeio de snorkel na ilha de Koh Rok
- Faça o passeio das 4 ilhas
- Mergulhe com cilindro na região
- Relaxe! Faça uma massagem, uma aula de yoga ou somente faça nada
Se você gosta de já planejar sua viagem com antecedência, veja vários passeios abaixo que você já pode garantir (reserve com cancelamento grátis e sem burocracia):
Passear pela ilha de scooter
Koh Lanta é o lugar perfeito para alugar uma scooter e passear por aí somente curtindo a paisagem. Há uma única rua que corta a ilha de norte a sul e algumas perpendiculares. E ainda, não há semáforos e nem muito trânsito.
Perfeito, mesmo para quem não está acostumado a dirigir uma scooter (como era o meu caso).
Andamos de norte a sul e paramos em algumas praias bem quietas e vazias no caminho e foi bem gostoso. Aproveitamos para almoçar em um restaurante com vista para a Bamboo bay e amamos o passeio.
Caminhar e assistir o pôr do sol na Long Beach
A Long Beach é a maior praia da ilha e é deliciosa. Mar calmo e tranquilo, faixa de areia grande e fofa, com muita estrutura e coisas pra fazer. E como é bem grande, nunca fica lotada.
Ela é perfeita para uma caminhada e têm um pôr do sol simplesmente fantástico. Nós íamos todas as tardes caminhar um pouco e então sentávamos e assistíamos o espetáculo de camarote.
Se você continuar ao sul da Long Beach, vai encontrar as mais tranquilas praias de Relax Bay e Lanta Secret Beach (também chamada de Beautiful Beach)
No norte da ilha, a Long Beach é um ótimo lugar para se hospedar já que há muitos restaurantes e acomodações de todos os estilos e bolsos por ali.
Visitar as praias do sul
Quanto mais para o sul da ilha você for, mais calma e vazias as praias estarão. Elas também são ainda mais bonitas e, como há pouca estrutura, são bem mais conservadas.
Nós visitamos a Bamboo Bay e amamos. Mar tranquilo, água limpinha de cor maravilhosa. A faixa de areia era bem longa e curtimos bastante nosso tempo ali.
Você ainda pode visitar Kantiang Bay e Waterfall Bay (Ao Klong Jark). Da praia de Waterfall Bay é possível fazer uma pequena trilha para a cachoeira que fica ali perto.
Conheça o Parque Nacional de Koh Lanta
Indo até o final da rua ao sul, você chegará no Parque Nacional de Koh Lanta. Então, será necessário pagar uma taxa de conservação e ali você pode apreciar a floresta, fazer pequenas trilhas e aproveitar a praia que estará ainda mais linda e conservada.
Não cheguei a visitar, mas li que há muitos macacos por lá, então tome cuidado com eles.
Veja aqui o passeio pelo Parque Nacional e Cidade Antiga.
Passeio pela Cidade Antiga de Koh Lanta
Toda a agitação (que já não é muita) de Koh Lanta está na costa oeste. O lado leste é bem menos desenvolvido, mas você pode visitar para ter um gostinho da cidade voltada mais para locais.
Você verá ainda mais floresta e casinhas de bambu e pode visitar a cidade antiga, que é uma vila de casas de madeira sobre o mar!
Veja aqui o passeio pelo Parque Nacional e Cidade Antiga.
Faça um passeio de snorkel na ilha de Koh Rok e Koh Haa
Se você ama fazer snorkel como eu, um passeio que vale muito a pena é visitar as ilhas de Koh Rok e Koh Haa.
Nós fizemos o passeio com uma agência e isso implica um barco lotado. Você sempre pode fazer o passeio privativo, mas como é necessário lancha (já que as ilhas são um pouco longe) acabará saindo bem caro.
O passeio dura quase o dia todo e, além de snorkel em vário pontos fantásticos, nós também visitamos uma praia incrível de mar azul turquesa. Almoço e bebidas estão inclusos, além do equipamento de snorkel.
Nós gostamos bastante do passeio, mas como ele é feito em lancha, o barco bate bastante. Um pouco antes da hora de voltar, o capitão do nosso barco nos informou que uma tempestade estava a caminho e tínhamos que voltar. O caminho de volta foi bem complicado, com o barco batendo muito e muita água entrando.
Recomendo muito que você tome remédio para evitar enjoar antes da viagem e que não vá caso tenha medo de viagens de barco.
Reserve o seu passeio com antecedência e cancelamento grátis para garantir.
Faça o passeio das 4 ilhas
O passeio das 4 ilhas passa o dia visitando algumas ilhas ao sul de Koh Lanta na região de Trang. Essas ilhas possuem rochas de calcário, o que deixa a água bem verdinha e as paisagens são bem diferentes.
O passeio também dura o dia inteiro e você vai fazer snorkel em alguns pontos, passear de caiaque, aproveitar algumas praias e visitar a incrível Caverna Esmeralda, com uma água tão verde e brilhante que é difícil acreditar.
Existe a possibilidade de ir de longtail – aquele barquinho de madeira – que bate menos e pode ser interessante para quem passa mal ou tem medo de andar em barcos. Mas a viagem será bem mais longa.
Mergulhe com cilindro na região
Para quem gosta de mergulho, a região oferece mergulhos incríveis e vale super a pena explorar a imensidão azul por lá.
E se você busca lugares perfeitos para mergulhar na Tailândia, você precisa ver o post do liveaboard nas Ilhas Similan.
Relaxe! Faça uma massagem, uma aula de yoga ou somente faça nada
E, de verdade, nada melhor do que tirar uns dias para não fazer nada né. E Koh lanta é perfeito pra isso. A ilha é super tranquila e com uma energia ótima.
Há vários lugares em que você pode praticar yoga ouvindo o barulho do mar (aproveita e veja sobre minha experiência praticando yoga na Índia) ou fazer massagem, já que elas são super famosas na Tailândia e com ótimos preços.
Ou apenas aproveite um pouco de tranquilidade sem ter que se preocupar em fazer nada.
Dicas gerais
E seguem abaixo mais algumas dicas essenciais para você organizar sua viagem para Koh Lanta:
- Há várias opções de locais para troca de dinheiro perto da Long Beach mas não no sul da ilha;
- Não há mercados grandes em Koh Lanta, mas você vai encontrar mercadinhos, os famosos 7-eleven e várias farmácias espalhadas pela ilha;
- Se você for fechar seus passeios em agências lá, elas estão quase todas concentradas na região da Long Beach;
- Para quem trabalha viajando, os atuais nômades digitais, Koh Lanta é uma ótima pedida. Lindas vistas, bons cafés e restaurantes, bons preços e muita tranquilidade mas ainda oferecendo uma excelente estrutura;
- Não se esqueça do seu seguro viagem. Isso é muito sério. Eu mesma tive apendicite recentemente e se não tivesse um seguro viagem a cirurgia teria custado muito dinheiro.
Se tiver mais alguma pergunta ou ponto importante para incluirmos aqui, nos avise pelos comentários aqui.
Planeje sua viagem para Tailândia
Em resumo, Koh Lanta é uma graça e foi uma das ilhas (juntamente com Koh Tao) que mais gostei de visitar na Tailândia.
Se você busca um lugar um pouco mais tranquilo mas ainda bastante confortável, Koh Lanta é uma excelente opção. Principalmente, se você já estiver pela região de Krabi.
Eu iniciei minha viagem em Koh Lipe, segui para Koh Lanta e finalizei em Koh Phi Phi e achei excelente em uma programação de 10 dias pelas ilhas da Tailândia. Visitamos o norte e Bangkok no final da nossa viagem.
Espero que tenha gostado do post! Compartilhe com seus amigos no Facebook.
LEIA MAIS SOBRE A TAILÂNDIA
Se você está planejando sua viagem pela Tailândia, você pode ler também:
- Quanto custa viajar para Tailândia – Todos os custos do mochileiro ao luxo!
- Ayutthaya na Tailândia: Como ir e o que fazer em um dia
- 2 dias em Bangkok – O que fazer?
- Viagem pra Koh Phi Phi – Tailândia: Tudo que você precisa saber
- Passeio em Phi Phi: Tudo sobre o melhor passeio de barco da Tailândia
- Mergulho em Koh Tao – Super dicas e desconto
- As inesquecíveis Ilhas Similan e Surin – A bordo no paraíso
- Koh Lipe – Guia dessa Maravilha Escondida Na Tailândia
Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes.
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Oi Liany, tudo bem?? Obrigada pelas valiosas informações do blog!
Como você conhece bem a Tailândia e esteve em ambos os lugares, gostaria de pedir sua opinião sobre um grande dilema: Koh Lipe X Koh Lanta rsrs
Li os posts de ambas ilhas, e ainda assim não consegui decidir. Por enquanto no roteiro eu coloquei Bangkok, Chiang Mai, Railay e Koh Phi phi.. dai queria adicionar mais uma ilha mas não sei qual das 2! A viagem será de mais ou menos 16 dias (sem contar os dias de viagem).
Koh Lipe parece ser mais “paradisíaco”, mas ao mesmo tempo é mais longe/caro chegar lá..
Em fim, qualquer dica será mais do que bem-vinda.
Muito obrigada!!
Oi Stefania, tudo bem e você?
Ah sim eu entendo. dá uma dúvida mesmo.
Elas são bem diferentes mesmo. Koh Lipe é menor e as praias são bem paradisíacas mesmo mas também é mais movimentada e você vai demorar bastante pra chegar lá. Koh Lanta é um pouco menos visitada, mas você precisará de moto ou outro transporte para se movimentar e as praias também são lindas e mais vazias.
Eu acho que optaria por Koh Lanta pela questão logística somente, porque é muito perto de Koh Phi Phi, assim o tempo da viagem não será tão longo e você consegue aproveitar mais. De Koh Phi Phi pra Lipe serão 3 horas de barco em uma viagem que pode ser meio difícil por causa do mar agitado. Espero que tenha conseguido ajudar um pouco.
Abraços