Monte Rinjani na Indonésia – Guia Completo Para Escalar o Vulcão

postado por Wagner Nogueira
23/03/2019

A trilha do Monte Rinjani estará parcialmente aberta para o trek de dois dias e uma noite, saindo e chegando pelo portão de Senaru à partir do dia 01/05/2019. A trilha inteira até o cume abrirá para alta temporada em Julho, 2019. Entrem em contato com o Hajar Trekking
para mais informações!

Esse post do Monte Rinjani foi escrito em memória das vítimas dos terremotos acontecidos em Lombok em Julho e Agosto de 2018. Ele foi publicado com a autorização do nosso guia e parceiro em Lombok, Hajar Trekking, para encorajar futuros turistas a planejarem suas idas quando o vulcão reabrir em Março de 2019. Que todas as vítimas dessa tragédia Descansem em Paz.

Está pensando em ir para a Indonésia?

Mais precisamente para Lombok?

Aposto que seu destino será as Ilhas Gili. Aparentemente, elas são fantásticas mesmo!

Mas existe muito mais coisas pra se fazer em Lombok. Uma delas é um parque nacional que toma metade da Ilha de Lombok: O Parque Nacional Monte Rinjani.

Vista do Acampamento Base Monte Rinjani

Vista da Cratera do Vulcão

A Trilha do Monte Rinjani

Deixa eu já começar sendo honesto: É difícil! A trilha ao Cume do Vulcão Rinjani foi uma das trilhas mais difíceis que já fiz até hoje por alguns motivos. Em breve, detalharei todos eles.

Mas em compensação, após completar a trilha do Monte Rinjani, seu nível de auto-confiança em trilhas e escaladas estará nas nuvens.

Vista do Cume Monte Rinjani

Cume do vulcão visto do acampamento base – 1000m acima.

Nessa viagem, nós também subimos o Monte Kelimutu e também é lindo e muito mais fácil! Veja como chegar lá de forma indepedente no nosso post de como subir o Monte Kelimutu sem guia.

Por que o Monte Rinjani é considerado o vulcão mais difícil de ser escalado da Indonésia?

A trilha do Monte Rinjani não é fácil por vários fatores.

Quem já fez bastante trilhas ou já leu o post do The Owl Trek ou Monte Roraima, sabe que eu sempre menciono que trilha é 70% psicológico e 30% físico. Mas acho que nunca, até eu subir o segundo vulcão mais alto da Indonésia, os 70% psicológico foi tão verdade.

É muito sobe e desce e os dias são longos. E tudo pesa no quesito nível de dificuldade.

Vou descrever o dia-a-dia logo embaixo, mas todos eles são puxados e com muita subida. No total são mais de 2600m de subida, sendo 1600 só no primeiro dia. Além disso, é muita poeira. Muita! E isso atrapalha muito. Principalmente na subida ao cume, a caminhada não rende pois se escorrega o tempo todo durante a subida.

Trilha de 3 Dias e 2 Noites para o Monte Rinjani

Fizemos a trilha de 3 dias e 2 noites para a escalada do Monte Rinjani.

Para quem quer ver tudo o que o vulcão tem a oferecer, essa é a trilha que recomendo.

Existem as opções de 2d/1n e 4d/3n.

Na primeira opção, você irá somente até o cume e volta para o ponto de partida. Na segunda, os dias de trilha são menores, o que dá mais tempo para explorar os arredores, mas a trilha fica mais cara e com mais tempo ocioso. Lógico, você ainda pode ir somente até a cratera e voltar (tanto por Senaru quanto por Sembalum – as duas cidades base do Rinjani) na opção de 2d/1n. Ou então ir e voltar no mesmo dia (o que seria bem cansativo).

A trilha de três dias e duas noites nos proporcionou tudo o que se tem para ver no Monte Rinjani e nos mantivemos bastante ocupados durante cada dia.

Início da Trilha do Monte Rinjani em Sembalum

Início da Trilha do Monte Rinjani em Sembalum

Detalharei as atividades de cada dia e seus níveis de dificuldade.

Dia 1 da Escalada ao Monte Rinjani: De Sembalum ao Acampamento Base

Existem duas cidades base para o início das trilhas: Sembalum e Senaru.

Como a maioria das trilhas, a nossa começou pela cidade de Sembalum. A altitude da cidade de Sembalum é de 1100m. Antes de chegar na entrada da trilha, seu guia te levará para assinar o livro de controle para saberem onde e com quem você está. Se você estiver com um tour, a entrada do parque já está inclusa. Caso esteja por conta, precisará pagar o valor da entrada antes de iniciar sua caminhada.

A trilha comeca relativamente plana, com pouca elevação. A única dificuldade dessa trilha e a de não ter sombra nenhuma. Você caminhará quase o dia inteiro embaixo de um sol forte e faz muito calor. A vegetação no começo da trilha é dominada pelo cerrado, então é muito importante usar bastante protetor solar.

Trilha Monte Rinjani Primeiro Dia

Início da trilha do Monte Rinjani

Uma hora após o começo da trilha e passando pelo POS 1 (alguns postos tem alguma estrutura, com sombra e espaço pra descansar), chegará no POS 2, onde o almoço será servido.

Muitos acham estranho, pois o almoço é servido bastante cedo, por volta das 10:30am, mas é importante, pois a trilha a partir do POS 2 é bem puxada e com poucos pontos para almoco. O almoço servido é muito bom, com bastante carboidrato e proteína, importantes para o próximo trecho da trilha.

Dica nesse ponto: Existirá uma tentação enorme de se empanturrar com aquela comida deliciosa! Tentem comer o suficiente para dar energia. Isso será necessário para seguirem viagem e dará menos leseira no caminho.

Com o almoço para trás e um tempo para digestão, a parte de subida da trilha começará. Se até aqui a subida era bem tranquila e com pontos planos, a partir do POS 2, a trilha toda é de subida e bem íngreme em certos pontos.

Pos 2 Monte Rinjani

Posto 2 Monte Rinjani – A pausa para o almoço

Início da Subida

A trilha começa a fechar um pouco, o que dá um certo alivio. Mas se você for na época seca de junho/julho/agosto, a poeira é bastante, então um buff ou lenço para cobrir a boca e o nariz ajudará muito!

Depois de três horas de caminhada morro acima, finalmente chegamos a borda da cratera que está a 2670m de altitude.

Muitas pessoas fazem a trilha do Monte Rinjani todos os dias. Os melhores pontos para acampamentos são pegos por quem chega primeiro. É importante pegar um ponto bom, mais próximo do começo da trilha do cume, pois a fila na trilha do dia seguinte, será longa.

Se dar um pouco de vantagem no primeiro dia significa sair mais cedo no começo e chegar mais cedo ao acampamento. Recomendamos começar a trilha no máximo ás 9h. Assim você consegue subir sem pressa e chegar bem antes da grande maioria dos visitantes. Desse jeito, terá tempo para tirar bastante fotos ainda com o dia claro e apreciar o pôr-do-sol de posições privilegiadas!

Primeiro Dia subindo o vulcão Monte Rinjani

Trilha no Dia 1 – Chegando no Acampamento Base

Psicologicamente falando, a primeira parte da trilha não é muito dificil, mesmo subindo um pouco mais de 1500m verticais.

Para quem começa a trilha em Sembalum, a moral ainda está alta, a energia ainda está de vento em poupa e tudo é novidade.

Então é importante, mesmo tentando chegar cedo, não gastar toda a sua energia no primeiro dia. É tentador fazer isso, então comece a trilha mais cedo e vá mais devagar. Acreditem, precisarão de toda energia que puderem guardar para o dia seguinte.

Via Lactea Monte Rinjani

Céu estrelado visto do acampamento base do Monte Rinjani

Dia 2 da Escalada ao Monte Rinjani: Ataque ao Cume, Lago da Cratera e a Subida Para a Borda de Senaru

O segundo dia da trilha do Monte Rinjani quase mata! Honestamente falando, não foi fácil fazê-la! O esforço fisico é grande, o caminho e longo e são muitas horas caminhando. No nosso caso, foram 11 horas de pura caminhada, excluindo os descansos para beber água. Toda a energia que você guardou no dia anterior será usada nesse dia. O segundo dia foi dividido em três etapas:

Ataque ao Cume do Monte Rinjani – Primeira Parte

O dia começa às 2am, com o café-da-manhá híper calorico. Comer muito carboidrato e açúcar no café-da-manha é muito importante para te dar energia na caminhada até o cume. Também é importante sempre ter com você algum alimento hiper-calórico, como chocolate ou bolachas recheadas. No caminho, encontramos pessoas que estavam longe de seus guias e estavam quase desistindo da subida, pois estavam com fome e sem energia. Demos o nosso pacote de bolacha, pois tínhamos levado um pouco a mais. Nosso guia também tinha outros alimentos.

Nascer do Sol no Cume Monte Rinjani

A subida ao cume começa no escuro, então ter uma lanterna de cabeça é indispensavel. O início da trilha é bastante puxado, íngreme, e com bastante poeira.

Já no começo da trilha, muitas pessoas conseguem sentir os efeitos da altitude. Há sempre muita gente caminhando junto com você. O passo é relativamente lento, mas isso pode ser bastante benéfico para não gastar a sua energia logo no inicio. Andem devagar e sempre. Essa primeira parte dura por volta de uma hora e não tem muito segredo, apenas respeitar o passo do grupo.

Depois de uma hora de caminhada, a trilha fica relativamente plana por mais meia hora. Isso dá um alívio e uma grande chance para dar uma descansada. É bom não acelerar nesse ponto, pois a parte mais difícil está por vir.

Nascer do Sol no Cume Monte Rinjani

Nascer do Sol no Cume Monte Rinjani

Ataque ao Cume do Monte Rinjani – A Parte Final

A parte final da subida é, sem dúvida, a mais difícil. A trilha é composta por pedras soltas e areia. Para cada passo dado, voltará meio. Isso é o que faz o ataque ao cume muito difícil.

Nesse ponto, você estará a 3400m de altitude e se tem apenas visitado praias até aquele ponto, sentirá os efeitos da altitude.

Para percorrer os últimos 500m (326 verticais), foram 1.5 horas de trilha! O psicológico nesse ponto começa a falar mais alto e se torna muito fácil desistir de chegar ao cume.

Nessa altura, por volta de 75% do oxigênio de Sembalum estará a sua disposição. Seu corpo trabalhará muito mais para conseguir energia.

Descida do Cume Monte Rinjani

Descida do Cume Monte Rinjani

Chegada ao Cume do Monte Rinjani

Existem prioridades do porquê chegar ao cume. A primeira é auto-superação, a segunda é ver o sol nascer lá de cima.

Diria que 60% das pessoas que saíram por volta do nosso horário chegará lá para ver o sol nascer. Como disse antes, a trilha não é fácil! Ver o nascer do sol de um lugar tão difícil de chegar vale muito a pena. Uma recompensa para quem não desistiu durante a subida toda!

Lembrem-se: Vocês estão subindo uma montanha, então é importante manter em mente que o tempo lá em cima é imprevisível. Pode estar o dia mais bonito ou tudo encoberto.

Nesse ponto, parece que estamos chegando ao fim do primeiro dia, né? Mas isso são apenas as três primeiras horas!

Descida do Cume do Monte Rinjani

Com toda a dificuldade da subida, vale a pena mencionar a descida!

É uma delícia descer! Dá para descer quase esquiando em pedras soltas. O que nos levou 3 horas para subir, descemos em um pouco menos de 2 horas.

Vale a pena descer com um pouco de calma e ir tirando fotos, pois tem muitas oportunidades para fotos maravilhosas! Vistas do lago, do Vulcão ativo no meio da cratera do Monte Rinjani, etc. Coloquem muitas imagens na sua memória e, lembrem-se, o dia está apenas começando!

Vista da Cratera do Monte Rinjani e seu vulcão ativo no interior dela

Vista da Cratera do Monte Rinjani e seu vulcão ativo no interior dela

Do Acampamento Base Até o Lago da Cratera

Depois de descer do Cume do Monte Rinjani, tomar uma água e tomar um café da manhã mais reforçado, está na hora de continuar a trilha sentido o lago da cratera.

Essa parte da trilha é quase que toda descida, mas uma descida bem inclinada mesmo.

A altitude do lago é de 2060m, então não descemos tanto quanto já subimos. Descer devagar é importante, pois se torna muito fácil causar danos ao joelho ou torcer os tornozelos. Todo cuidado é pouco!

Trilha do Lago da Cratera

Trilha do Lago da Cratera do Monte Rinjani

Depois da primeira hora de descida, a trilha se torna um pouco mais plana, com algumas subidas e descidas, mas tudo relativamente fácil. Depois do fim da descida, a caminhada dura por volta de mais duas horas. Essa parte da trilha tem vistas maravilhosa do lago, o que ajuda a aumentar a moral do trilhei e começa a imaginar o quanto deve ser bonito ver o lago de perto.

O Lago da Cratera

O Lago da Cratera se formou depois de uma grande erupção há milhares de anos, que diminuiu o tamanho do Monte Rinjani em mais de 1000m verticais. Foi uma das maiores erupções de um vulcão na Terra.

Isso gerou uma cratera enorme e, devido ao acúmulo de água, um lago foi criado.

Com o passar do tempo e o vulcão continuando ativo, um pequeno vulcão foi se formando no meio do lago. Fumaça da sua atividade é vista em vários pontos da trilha. É algo bastante interessante de se ver.

Lago da Cratera Monte Rinjani

Lago da Cratera Monte Rinjani

Infelizmente, chegando no lago da cratera, fiquei decepcionado. É bastante sujo. Isso comentarei com mais detalhes no final do post.

Mas, mesmo assim, dá para nadar e relaxar um pouco, afinal, não é todos os dias que você poderá falar que nadou em um lago dentro de um vulcão ativo, né?

Hot Spring

Não muito longe da onde deixamos as nossas coisas à beira do lago, tem uma Hot Spring, ou termas, onde podemos relaxar um pouco!

Nesse ponto da trilha, já estamos andando há quase 8 horas.

Ficar nas termas, sem pensar em muita coisa, é muito bom! Relaxa os músculos e te deixa pronto para enfrentar o resto do dia. Essas é uma das vantagens de trilhar um vulcão ativo: Sempre terá agua quente para tomar um banhozinho!

Hot Springs - Vulcão ativo - Monte Rinjani

Relaxando na hot springs

Voltamos, almoçamos à beira do lago e seguimos em frente.

Do Lago da Cratera Até a Borda de Senaru

A partir desse ponto, são mais três horas de trilha pela frente e, se descemos, teremos que subir tudo de novo.

Do lago até a borda, são mais 700m verticais para subir, com degraus altos no caminho.

Caminhamos às margens do lago no começo e, logo, a subida começa de novo. Nesse trecho da trilha, geralmente coberta por algumas árvores e matos mais altos, a energia começa a se esgotar. Os passos começam a ficar menores e a neblina cobre o destino, então não dá para ver se está chegando ou não. Tem que abraçar o fato de que está chegando e poderá descansar quando chegar la.

Margem do Lago da Cratera - Monte Rinjani

Início da trilha até a borda da cratera às margens do lago

Depois de mais três horas de subida, chegamos finalmente à borda de Senaru e montamos acampamento já no caminho para ir embora.

Chegamos uma hora antes do pôr do sol, mais um espetáculo de se ver de lá de cima.

Dia 3 da Escalada do Monte Rinjani: Da Borda da Cratera Até Senaru

No último dia, a trilha é bastante agradável. Pudemos acordar as 6am (quase 10 horas de sono foi maravilhoso)! Isso nos fez bastante bem para encarar o último trecho da trilha.

Novamente, essa parte da trilha é só descida, coberta por floresta, tornando a trilha bem fresca. O tempo estimado para completar essa parte da trilha era de 5 horas, incluindo parada para o almoço. A fizemos em 4.

A descida não é tão íngreme, bem fácil de completar, mas depois dos dois últimos dias, fácil é um termo bem relativo. Mesmo sendo uma parte fácil, descidas são bem boas para causar acidentes. Tem muita poeira no chão, então fica bem fácil escorregar.

Vista para o mar da cratera do Monte Rinjani

Vista para o mar da cratera do Monte Rinjani

Chegamos até o ponto de encontro e, depois de sentarmos e sentirmos que cumprimos a missão, fomos levados para o nosso próximo destino.

Trilha Dia 3 - Monte Rinjani

Trilha Dia 3 – Da borda da cratera atè Senaru

Outras Opções de Trilhas

Existem varias opções para trilharem o Monte Rinjani. Aqui estão algumas opções:

2D/1N, Saindo de Sembalum

Com essa opcão, o primeiro dia é igual ao do de 3D/2N. No segundo dia, após o ataque ao cume, você voltaria pelo mesmo caminho da subida de volta para Sembalum.

4D/3N, Saindo de Sembalum

Essa opção é idêntica ao trek de 3D/2N, mas com o segundo dia quebrado em dois. Chegando no lago, ao invés de seguir viagem, se acampa por lá.

No terceiro dia, tem uma caminhada de 2-3 horas e só. Ficando com bastante tempo livre para explorar a redondeza.

Trilha Dia 1 - Sembalum Monte Rinjani

Trilha Dia 1 – Chegando no acampamento base de Sembalum

Trilha de 1 dia até a Borda de Sembalum ou Senaru

Nessa opção, a trilha leva até a borda da cratera. Existem opções de começar de Senaru ou Sembalum. As vistas são lindas. A trilha começando de Senaru é mais longa que de Sembalum. Nesse caso, você vai e volta no mesmo dia, mas é necessário começar muito cedo pra conseguir descer com o dia claro ainda.

3D/2N, Saindo de Senaru

Existe a opção de fazer o contrário da trilha que fizemos e começar em Senaru. A trilha começa com uma subida longa, o segundo dia com uma descida e subidas bem fortes e, o terceiro dia, com o ataque ao cume. Segundo os guias, a porcentagem de chegar ao cume por essa rota é menor, pois o ataque acontece no terceiro dia, depois de longas caminhadas.

Cume do Monte Rinjani

Cume do Monte Rinjani conquistado!!

Monte Rinjani: Como Chegar e Preços

As cidades estão à pelo menos uma hora de qualquer porto em Lombok. Existem algumas maneiras diferentes de chegar até elas, dependendo da sua escolha.

Geralmente as agências oferecem o translado de ida até Senaru ou Sembalum. Verifique isso quando estiver fechando seu pacote, pois faz bastante diferença já ter um traslado fechado.

Caso o translado até as cidades não esteja incluso no preço da sua trilha, existem algumas maneiras de chegar até Senaru ou Sembalum, saindo dos portos de Pringgabaya, Bangsal ou do Aeroporto de Lombok.

Táxi

Táxi é uma maneira bastante conveniente para ir dos portos até as cidades. O custo será alto, podendo chegar a até IDR800mil (R$200) saindo do aeroporto e IDR400mil (R$100) saindo dos portos.

Grab ou Go-Tek

Grab é o aplicativo que comprou o Uber no sudeste asiático. Ele funciona bem em Lombok e pode ser bastante econômico. O valor do Grab do aeroporto até Senaru (mais longe, então mais caro) chega à IDR500mil (R$130) e IDR250mil (R$65).

Go-Jek é o aplicativo para pedir motos invés de taxí. Aceitam mochileiros com mochila grande e uma pequena sem problemas. O preço é bem mais barato, por volta de IDR200mil do aeroporto (mas pela distancia, nem todos aceitam, são 3 horas de viagem!). Dos portos, o valor pode chegar a ser por volta de IDR150mil (R$40).

Carona

Pegar carona também pode ser fácil, caso não tenha pressa. Pode demorar bastante para chegar até uma das duas cidades, mas é uma possibilidade para quem tem tempo e não quer gastar muito.

Trilha Primeiro Dia Monte Rinjani

Trilha Dia 1 – De Sembalum à borda da cratera

Quem Contratar?

Existem muitas empresas que oferecem a trilha para o Monte Rinjani. Os preços e condições variam muito, então tem que ter em mente o estilo de trilha que você quer fazer.

Os dois principais jeitos de contratar a trilha são:

Trilhas em Grupo Pequeno

Existem empresas que oferecem fazer passeios individuais ou em grupos pequenos, só com pessoas que estão viajando juntas. Contratamos uma dessas empresas, a Rinjani Trekking Planner – Hajar Trekking. A viagem inteira foi ótima, tudo deu muito certo e não tivemos problemas nenhum. Caso tivesse dado algum problema, o nosso guia Uci estava sempre conosco. Essa é uma empresa que recomendamos por vários motivos:

Vantagens de Contratar Grupos Pequenos (Hajar Trekking)

  • Eles só levam grupos pequenos. Isso facilita na logística da trilha e nas preferencias dos individuos;
  • Eles levam todo o lixo para o destino final, nao deixando nada para trás – Uma das partes mais importantes na nosa opinião;
  • Oferecem comidas próprias para o estilo da trilha, ajudando muito a completar a trilha;
  • Os equipamentos, como barraca e sacos de dormir, são de ótima qualidade e não passamos frio nenhum lá em cima e, acreditem, é bem frio (os sacos de dormir cheiravam amaciante e tudo era muito limpo e organizado);
  • Os guias e porters são bem remunerados (os caras trabalham MUITO!);
  • O dono da empresa, o Hajar, é muito experiente e planeja as trilhas para otimizar o sucesso do ataque ao cume. Nem todo mundo consegue chegar ao cume;
  • O guia está com você o tempo todo, caso algo dê errado;
  • A empresa te busca onde você estiver em Lombok.

Desvantagem de Contratar Grupos Pequenos

  • Não cabe no bolso de todo mundo. O preço pode chegar a US$250 por pessoa;

Trilhas em Grupos Grandes

Durante a nossa trilha, encontramos amigos que conhecemos durante a nossa viagem. Eles contrataram uma empresa que fecha com grupos grandes. Basta pagar o valor individual e todos vão em grupos bem grandes (de até 25 pessoas).

Existem vantagens e desvantagens também em irem em grupos grandes. Pelas conversas que tive com quem estava em grupos grandes no acampamento, algumas coisas em comum surgiram entre as entrevistas.

Vantagens em Contratar Grupos Grandes

  • É barato. Mas o serviço corresponde ao preço.

Desvantagens em Contratar Grupos Grandes

  • Muitos porters de grupos grandes deixaram o lixo na trilha (nós vimos isso acontecendo);
  • Pode faltar comida na trilha. Planejar para grupos grandes se torna mais difícil. Chegamos a compartilhar nossa comida com um grupo que estava passando por nós;
  • Pode ter que compartilhar barraca com alguém que não conhece. Isso talvez não seja um problema pra muitos (nem para mim), mas isso pode ser um problema para alguns;
  • Algumas barracas estavam remendadas. Se você está acampando em um lugar frio ou em época de chuva, qualquer greta onde o vendo e água entram não é bem-vinda;
  • Sacos de dormir baratos. Segundo nossos amigos, alguns sacos de dormir não aguentaram a temperatura durante a madrugada;
  • Dado o preço da trilha, a remuneração do guia e porters é proporcional (baixa);
  • Somente um guia leva o grupo inteiro. Isso significa que, raramente, o guia estará com você durante a trilha, caso algo acontecer;

Levem esses aspectos em consideração quando contratar o seu tour para o Monte Rinjani. As vezes, o barato pode sair caro! Apesar de sermos adeptos da economia na maior parte dos casos, segurança ainda vêm em primeiro lugar. E queríamos muito conquistar o cume do monte. Por esse motivo, tomamos uma decisão muito acertada em escolher o Hajar Trekking!

Lixo no Monte Rinjani

Macaco Comendo Lixo Monte Rinjani

Tem Como Fazer a Trilha Sem Guia?

Nos perguntamos isso quando marcamos a nossa trilha e, pra ser bem sincero, quase fizemos nós mesmos. A resposta mais simples é sim, tem como fazer a trilha sem guia. Apesar de existir uma nota dizendo que o guia é obrigatório na entrada do parque, você pode pagar a entrada do vulcão e subir por conta.

Entretanto, existem algumas coisas para se manter em mente se decidir ir sem guia para o Monte Rinjani.

Ir sozinho, sem guia nem carregadores é possível, mas requer um esforço e condicionamento um pouco mais elevado, que não é para muitos. Aqui vão algumas dicas caso decidir se aventurar e ir com a cara e a coragem para o Monte Rinjani:

Cachoeira Sendang Gila em Senaru Monte Rinjani

Cachoeira Sendang Gila em Senaru

Decidir a Rota e o Destino

Fica mais fáci/barato para você sair de Senaru? De Sembalum? Quer ir até o cume ou so até as bordas da cratera já é o suficiente? Tudo isso são coisas para levar em consideração, pois terá ou não que carregar barraca e saco dormir, quantidade de comida etc.

Ir Até o Cume?

É bem difícil se perder na trilha. Sempre tem pessoas indo e vindo, então, qualquer coisa, é só perguntar.

Se decidir que Irá até o cume quer dizer que terá que sair de Sembalum e passar pelo menos uma noite no acampamento base. Você não deverá levar a barraca e o saco de dormir para o cume, pois você pode não aguentar a subida com a mochila pesada nas costas. Isso significa deixar a barraca montada com todos os seus pertencem no acampamento base e subir só com o essencial (água e comida).

Todas as barracas e os carregadores ficarão no acampamento base, então as coisas não ficarão sozinhas. Uma boa dica seria fazer amizades logo após a sua chegada com quem estiver perto da sua barraca. Os carregadores poderão dar uma olhada nas suas coisas para você.

Ir Até a Borda do Vulcão?

Ir até a borda de dará a opção de passar uma noite lá em cima ou não. Caso decidir não passar, é só subir, ficar um pouco de boa lá em cima e descer depois. Recomendo, mesmo assim, passar uma noite, para não ter que descer no escuro.

Ir Até o Lago?

Isso significa carregar barraca, saco de dormir e bastante comida. Teria que carregar por volta de 20-25kg nas costas. Se você está acostumado a fazer trilhas difíceis e com muita subida com bastante peso nas costas, vá em frente!

Acima de Tudo, Seja Consciente!

Se você não está acostumado a fazer trilha e a trilha do Monte Rinjani é uma das suas primeiras, não vá sem guia! JAMAIS! A trilha do Monte Rinjani, como já enfatizei, não é fácil! Se você não está acostumado, algo pode acontecer e não ter ninguém para te ajudar. Então, seja consciente!

Trilha Vulcão Indonésia Monte Rinjani

Trilha Dia 1 – Perto do Pos 3

O Lixo no Monte Rinjani

A situação de lixo no Monte Rinjani e na Indonêsia está ficando cada dia pior. Jogar lixo orgânico fora é um ato comum que todos nós fazemos uma vez ou outra.

No Monte Rinjani, isso acontece em grandes volumes. Com esses volumes e frequência em que os lixos são jogados fora, não dá tempo para eles se decomporem. Isso faz com quem eles só se acumulem. Além dos restos de comidas jogados, muitas partes do Monte Rinjani viraram um banheiro a céu aberto, com fezes humanas, papéis higiênicos e lenços umedecidos para todo lado.

Isso deprime um pouco os turistas que vão para lá, pois o lugar é tão lindo! Além dos lixos orgânicos, incluindo fezes humanas, a quantidade de plástico deixadas para trás lá em cima é absurdo.

Lixo no Lago Monte Rinjani

Lixo no Lago Monte Rinjani

O parque nacional cobra um imposto bem alto por dia dos turistas que vão para lá, mas não sei exatamente onde esse dinheiro está sendo gasto, para ser bem sincero. São IDR150mil por dia por pessoa cobrado pelo Parque Nacional. São centenas de pessoas indo e vindo diariamente para o parque.

Segundo alguns relatos, o lixo já é um problema desde 2014. Em breve, muitas pessoas deixarão de ir ao Monte Rinjani, pois a situação estará insuportável.

Lixo no Lago Monte Rinjani

Lixo no Lago Monte Rinjani

O que fazer?

Sabendo disso, só contratem empresas que retornam com o lixo e os jogam fora de maneira adequada, assim como a Hajar Trekking. Nós fizemos questão de confirmar isso com eles antes da nossa viagem e durante, nós checamos se realmente todo o lixo estava voltando.

Caso vejam alguém jogando, avisem o seu guia! Eles darão um jeito de chamar a atenção de quem está depredando aquele lugar maravilhoso!

A Grande Expedição Monte Rinjani

Portão de Senaru para o Monte Rinjani – Para nós, o final da trilha

O Mochilão a Dois recebeu a cortesia do valor da trilha. No entanto, prezamos pela sinceridade com os leitores do blog, não sendo nossa opinião influenciada na edição desse post.

Leia também:

Se você está planejando uma viagem pela Indonésia, você também pode se interessar:

Monte Rinjani na Indonésia

Salve este post no Pinterest para ler sempre que quiser!

Compartilhe:
Publicado por Wagner Nogueira

Wagner estudou Física Teórica (Bacharel) e Climatologia (Mestrado) na University College Dublin, na Irlanda. Tem Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading e Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Oxford. Hoje é professor de Física e Matemática no Reino do Butão. Tem paixão por história, desenho animado e jardinagem. Já visitou 52 países.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Pingback: Trilha da Pedra da Gávea - A mais linda do Rio | Mochilão a Dois!

  2. Pingback: Mochilão a Dois! | Shiraz no Irã: O que fazer na cidade dos jardins

  3. Pingback: Mochilão a Dois! | 13 razões porque você não deveria visitar a Indonésia

  4. Pingback: De barco pelas Ilhas Komodo na Indonésia: Dragões, Praias e Mergulho | Mochilão a Dois!

  5. Mae
    01 abr 2019

    Essas viagens de vocês me deixam querendo nascer de novo e ser igual a vocês sabiam???
    Mas por enquanto ainda continuo só no sonho do Caminho de Campostela, se eu não conseguir realizar esse sonho,peco-os que o façam por mim.😍😍😍😍😍😁😁😁😁

  6. Pingback: Mochilão a Dois! | Monte Kelimutu Sem Guia - Como subir o vulcão sozinho! | Mochilão a Dois!

  7. Pingback: Mochilão a Dois! | Viagem para Indonésia: Como organizar o roteiro (passo-a-passo) e quanto custa | Mochilão a Dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *