O que fazer em Jaisalmer – As 9 melhores atividades
Há mais o que se fazer em Jaisalmer do que somente o passeio no deserto!
A “cidade dourada”, como é conhecida fica no Estado do Rajastão, não muito longe da fronteira com o Paquistão e atrai turistas devido ao Deserto de Thar, logo ali ao lado, e pelas suas construções douradas erguidas com a areia do deserto.
Se você pretende ter a experiência de dormir em um deserto na Índia, vale a pena estender um ou dois dias na sua passagem por Jaisalmer e conhecer um pouco mais desse lugar.
Veja aqui as principais atrações e o que fazer em Jaisalmer e também:
- Jaisalmer – A cidade dourada no Rajastão
- O que fazer em Jaisalmer
- Como chegar em Jaisalmer
- Quando ir à Jaisalmer
- Onde ficar em Jaisalmer
- Quantos dias ficar em Jaisalmer
Jaisalmer – A cidade dourada no Rajastão
Jaisalmer é a cidade mais próxima do deserto de Thar e esta é a principal cidade base caso queira visitar o deserto.
A região do Rajastão é muito rica e atrai muitos turistas para a Índia com lindos lugares e uma estrutura turística excelente. Vale a pena conhecer toda a região passando por Udaipur, Jodhpur, Jaisalmer, Pushkar e Jaipur, ou até outras cidades menores que também valem a pena serem incluídas.
As cidades da região são conhecidas por cores, cada uma por uma diferente razão, mas Udaipur é a Cidade Branca, Jaipur a Cidade Rosa, Jodhpur, a Cidade Azul e Jaisalmer é a Cidade Dourada. Em Jaisalmer, o nome se dá pela cor da areia do deserto e a maioria das casas realmente é dessa coloração por terem sido construídas com a areia.
Lembre-se que o visto é obrigatório para brasileiros que querem visitar a Índia. Veja como tirar o visto indiano aqui.
O Forte de Jaisalmer é enorme e é a maior atração e a cidade tem uma excelente estrutura para receber o turista. Apesar de ser bem pequena, é charmosa e agradável.
O que fazer em Jaisalmer
Apesar de quase todo mundo que visita Jaisalmer ter o passeio do deserto como foco principal, há outras coisas que merecem sua atenção em Jaisalmer, sendo o Forte o principal deles!!
Se estiver com pouco tempo, recomendo que faça um City Tour.
Dê uma olhadinha nessas dicas que separei:
Não se esqueça do Seguro Viagem!
Sério! Não se esqueça! O Seguro viagem é essencial em qualquer viagem pelo mundo para evitar qualquer estresse ou aborrecimento, mas em uma viagem para a Índia isso é bem sério! Reconhecido como o local das intoxicações alimentares, você não vai querer arriscar gastar uma fortuna ou estragar sua viagem por causa disso! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa! Se quiser um desconto, utilize o cupom MOCHILAODOIS5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 5%!
1- Passeio no Deserto de Thar dormindo sob as estrelas
Considero essa a principal atração e o ponto alto de qualquer viagem por Jaisalmer.
Há vários tipos de passeio pelo deserto, mas o mais comum é saindo de Jaisalmer no começo da tarde de jipe, chegar nas dunas de camelo ou jipe, apreciar o pôr do sol, jantar ouvindo as histórias do povo local das vilas em volta da fogueira, dormir olhando as estrelas e acordar com o nascer do sol na sua frente.
Talvez não seja o tipo de experiência que todos querem, mas para mim foi algo especial.
Veja tudo sobre esse passeio no post exclusivo sobre o Passeio no Deserto na Índia.
2- Forte de Jaisalmer
Como toda cidade do Rajastão, Jaisalmer também tem um Forte! Mas o legal dele é que é um dos únicos Fortes ainda “vivos” da Índia, onde pessoas vivem ali dentro, há várias lojas e mercados, guesthouses e muitos hotéis também. Então, você pode, inclusive se hospedar ali. Apesar de achar bem interessante se hospedar fora dele com vistas para o Forte.
O Forte foi construído em 1156 por Jaisal, que fundou a cidade mais ou menos na mesma época.
Não é necessário pagar nada para andar pelas ruas estreitas do forte, e appeciar a arquitetura das construções feitas de areia dourada, as pessoas trabalhando e as lojas com vitrines coloridas.
3 – Museu do Palácio
Dentro do Forte, o Palácio que já foi residência do Marajó, hoje funciona como Museu. É bacana visitar e ver como os Marajós viviam e ainda há exposição de obras de arte e objetos da época.
Pela última informação que obtive, o ingresso custa INR 500 para estrangeiros!
Chip de Viagem Internacional com Desconto
Ter internet durante a sua viagem na Índia é essencial. Você pode já sair com seu chip funcionando do Brasil! O chip da EasySim4u é uma excelente opção e funciona bem na Índia! Com o cupom MOCHILAOADOIS10 você tem 10% de desconto na compra do seu chip internacional e já sai conectado do Brasil!
4 – Havelis
Havelis é o nome das conhecidas mansões que pertenciam à classe rica das vilas do deserto. Muitas delas hoje estão abertas ao público e vale a pena selecionar uma ou duas para conhecer o seu interior. Mas o que mais encanta, na minha opinião, é a arquitetura do lado de fora.
Acabei por não entrar em nenhuma, mas me apaixonei pelas fachadas das Havelis. Elas estão por toda a parte, tando dentro quanto fora do Forte.
A maior e mais visitada é a Patwa Haveli. Outras duas que valem a pena serem visitadas são Salim Singh Haveli e Nathmal Haveli.
5 – Lago Gadisar
O lago Gadisar é um reservatório artificial criado para reservar água das chuvas e abastecer a cidade. Construído pelo Maharawal Gadsi Singh no século XIV, era a única fonte de abastecimento de Jaisalmer até 1965.
Atualmente, é um ótimo lugar para relaxar e visitar algum dos vários pequenos templos e altares em volta. E é possível, inclusive, fazer um passeio de barco pelo lago.
6 – Templos Jainistas
A religião Jainista é bastante comum na Índia e principalmente nessa região, e visitar algums dos Templos Jainistas de Jaisalmer é muito interessante. Justamente por conhecermos tão pouco sobre e por ser um dos poucos lugares do mundo onde podemos visitar esses templos.
Dentro do Forte, há uma série de 7 templos construídos todos em areia interconectados que datam dos séculos XV e XVI.
O valor é de INR 300 para estrangeiros e os templos são abertos diariamente a partir das 11:00 para turistas.
Se está organizando uma viagem pelo Rajastão, veja também um guia completo de Udaipur.
7 – Bhang Shop / Lassi Shop
Você vai ficar surpreso em saber que existe uma loja (parece que agora são duas na verdade) que é autorizada pelo governo a vender maconha livremente em Jaisalmer.
Lassi é uma batida de iogurte muito comum por toda a Índia (e pode ser doce ou salgado ou ainda batida com frutas) e ali é vendida com maconha – o Bhang Lassi.
Atualmente a loja é chamada de Lassi Shop e eles oferecem níveis da erva no shake, weak or strong. Recomendo que escolha o weak quando for pois parece que o strong é realmente forte.
8 – Templo Tanot
O templo Tanot fica um pouco afastado de Jaisalmer – cerca de 2h – e, caso queira visitá-lo, você pode precisar contratar um tour. Mas a maioria dos hotéis, hosteis e guesthouses oferecem.
A vila de Tanot, que fica próximo a fronteira com o Paquistão, é assim chamada devido a Deusa Tanot que, acredita-se, que impediu a explosão de bombas na região, protegendo os soldados indianos durante a guerra Índia Paquistão.
O templo é muito importante devido a isso e algumas bombas podem ser visitas em exposição no museu.
9 – Bada Bagh
O termo, que se traduz pra Grande Jardim, fica a cerca de 5Km da cidade e você pode alugar uma moto, contratar um tour ou uma bicicleta (se tiver coragem com o calor do deserto).
O local na verdade é um cemitério, mas com tumbas vazias, que foi construído em homenagem aos governantes de Jaisalmer durante os séculos XVI e XX.
O local na verdade é bem interessante e muito pouco visitado.
Como chegar em Jaisalmer
Jaisalmer se encontra no Estado do Rajastão e é facilmente acessível de ônibus ou de trem de qualquer outra cidade da região.
O aeroporto fica a apenas 5Km da cidade, então também é tranquilo voar direto pra lá. Veja suas passagens pelo skyscanner.
Mas eu recomendo que você conheça outras cidades da região.
Estando em qualquer cidade na Índia, você consegue comprar suas passagens de ônibus em qualquer agência de turismo pela cidade e você deve pagar apenas uma pequena comissão para as agências. Os sites de venda de passagens de ônibus não aceitam cartões de crédito internacional.
Caso prefira viajar de trem, você consegue comprar diretamente suas passagens pelo site do IRCT ou pelo site da 12GoAsia (que é mais simples e sem burocracias) Recomendo que leia meu guia sobre como viajar de trem na Índia, pois o processo é um pouco mais complexo do que parece.
Eu estava em Udaipur e de lá, peguei um ônibus noturno para Jaisalmer e de Jaisalmer um trem noturno para Jaipur. O ônibus tinha cama mesmo dentro de uma cabine, que dava pra fechar e ficava bem privativo. Apesar da cama ser meio durinha, consegui dormir super bem.
Outra opção é comprar o transfer privativo de alguma outra cidade do Rajastão. Ou ainda, se você estiver viajando com um guia pela Índia, provavelmente terá um carro a sua disposição.
Quando ir à Jaisalmer
Como via de regra para toda a região e quase toda Índia, o ideal é evitar a época das monções que vai de Junho a Setembro.
A Índia é muito afetada pela época de chuvas que acontece no verão e, além disso, as temperaturas são realmente muito altas e o calor chega a ser insuportável.
Apesar de chover muito pouco em Jaisalmer, mesno no verão, as temperaturas podem passar dos 50°C nessa época do ano.
Onde ficar em Jaisalmer
Jaisalmer pode ser uma cidade pequena, mas tem ótimas opções de hospedagem no estilo do deserto que são uma graça.
Fiz uma seleção de algumas hospedagens bacanas em Jaisalmer para te ajudar na escolha e você também pode dar uma olhada no mapa abaixo:
Booking.comOnde ficar em Jaisalmer – Dicas de Hospedagem Econômica
- Rumi’s Home Stay: Com preços começando em R$ 12,00 (isso mesmo!) e um ótimo terraço com restaurante vegetariano;
- Gypsy Hostel: Do lado de fora do Forte e com uma decoração lindinha, os quartos duplos começam em R$ 30,00;
- Moustache: Foi o meu hostel escolhido, com camas em dormitório na faixa de R$ 35,00, camas confortáveis, armários e ótimo banheiro. A decoração é linda e o restaurante ótimo. Eles tem lindos quartos privados;
- Zostel: Também um hostel de rede, fica dentro do Forte, com uma decoração linda, confortáveis dormitórios (a partir de R$ 40,00) e quartos duplos privados por R$ 120,00;
- Jaisalmer Homestay: Do ladinho do Forte, com camas bastante confortáveis, lençóis limpos e lindo banheiro. Os quartos duplos estão na faixa de R$ 70,00 com café da manhã incluso.
Onde ficar em Jaisalmer – Dicas de Hospedagem Confortável
- Saffron Guest House: Uma ótima escolha econômica e confortável. A Guest House é lindamente decorada e super confortável a apenas 100m do Forte. Os quartos duplos com AC e café da manhã começam em R$ 100,00;
- Hotel Suraj: Um pouco mais afastado, mas ainda no centro da cidade, esse hotel tem uma decoração tipíca do deserto e um restaurante no terraço. Os quartos duplos começam em R$ 120,00;
- Hotel Swan Haveli: Com um terraço com linda vista e quartos confortáveis, os preços começam em R$ 130,00 para o casal com café da manhã incluído;
- Gaji Hotel: Com lindo jardim e terraço, os quartos tem vista para as montanhas ou para o Forte e o hotel é decorado no estilo do deserto. Os valores começam em R$ 130,00 para o casal com café da manhã incluído.
Onde ficar em Jaisalmer – Dicas de Hospedagem Luxuosa
- Hotel Royal Haveli: Perto das principais atrações, o hotel é todo decorado e oferece café da manhã e pick-up. Os quartos duplos começam em R$ 300,00;
- The Gulaal: Esse 3-estrelas, mais parece 4-estrelas. Com quartos muito confortáveis, super decorados, piscina e jardim. O preço para o casal começa em R$ 350,00;
- Casa De Kaku: Quartos espaçosos e confortáveis com banheira em hotel com linda decoração e ótimo restaurante. Os quartos duplos começam em R$ 425,00;
- Fort Villa: Dentro do forte e decorado no estilo da Cidade Douradam os quartos são espaçosos e confortáveis. O hotel possui terraço e um ótimo restaurante. Os quartos duplos começam em R$ 480,00 a diária.
Quantos dias ficar em Jaisalmer
Tudo depende de quais são suas intenções ao visitar Jaisalmer. Eu acabei por ficar somente uma noite, a noite que passei no deserto.
Cheguei de manhãzinha (peguei o ônibus noturno saindo de Udaipur) e fui embora no outro dia às 23:30 de trem. Então ainda tive um tempo pra relaxar antes do deserto e passeei pela cidade no período da tarde e da noite antes de ir embora.
Foi o suficiente já que minha intenção era somente visitar o deserto e eu não tinha mais dias mesmo. Mas, se você puder fique pelo menos mais um para aproveitar melhor a cidade e, se estiver tranquilo, pode até ficar uns dias. A cidade é uma delícia, com ótimos terraços e restaurantes e é muito barata no geral. Então pode ser legal ficar por lá uns dias e só relaxar.
Afinal, não é toda cidade na Índia que passa tanta tranquilidade como Jaisalmer. Você pode se hospedar em um hotel melhorzinho e aproveitar seu tempo para relaxar por lá!
Dicas finais sobre o que fazer em Jaisalmer
Se está planejando uma viagem pela Índia, montar o roteiro deve estar dando um trabalho. Afinal, o país é enorme e há muito o que se ver dependendo do seu estilo viajante.
Para uma primeira viagem para a Índia eu sempre recomendo o Rajastão, por ter uma ótimo estrutura turística, muitas pessoas falando inglês e coisas maravilhosas para serem vistas.
Considero importante que você dê uma olhada no meu post de 13 Dicas Essenciais para uma Viagem à Índia e as minhas dicas para viajar sozinha pela Índia caso você seja mulher. E se você ainda está inseguro ao organizar sua viagem para lá, pode contar a com a minha ajuda na Consultoria de Viagem (depois de 6 passagens pela Índia e de duas viagens de um mês inteiro cada já estou bem acostumada com o país).
Lembre-se que Jaisalmer é no meio do deserto e o clima será muito seco e quente. Então vá preparado!
E não se esqueça nunca, mas nunca, do seguro viagem em uma viagem pra Índia tá!
Se vai viajar pela Índia, leia também…
Se está organizando sua viagem pela Índia, você também pode se interessar:
- Como tirar o visto para a Índia: e-visa e visto regular
- Viagem para a Índia – 13 dicas essenciais
- Viajar sozinha – como foi minha experiência na Índia
- Retiro de Yoga e meditação na Índia – A experiência em um Ashram
- Como visitar o Taj Mahal e como evitar a multidão
- O que fazer em Nova Déli: Guia para viajantes independentes
- O que fazer em Udaipur: Um guia completo
- Deserto na Índia: Dormindo sob as estrelas
- O que fazer em Jaisalmer – As 9 melhores atividades
- O que fazer em Jaipur: A cidade cor-de-rosa da Índia
- Rajastão: Como montar o roteiro perfeito
- Trens na Índia – Como reservar e como é a viagem
Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes.
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Pingback: Como tirar o Visto para a Índia? e-Visa e Visto regular | Mochilão a Dois!
Pingback: Taj Mahal na Índia - Como visitar e como evitar a multidão | Mochilão a Dois!