O que fazer em Istambul – Super guia para 3 ou 4 dias
Encontre nesse guia incrível sobre o que fazer em Istambul na Turquia sugestões de roteiro para 3 ou 4 dias na cidade, incluindo todas as atrações imperdíveis (tanto bem turísticas como aquelas nem tanto). Além de um guia completo com informações de como chegar, onde ficar, custos e muito mais dicas para você montar um roteiro incrível e, assim como eu, se apaixonar pela cidade que já foi uma das mais importantes do mundo!
A Turquia é o tipo de país que te faz se apaixonar logo no primeiro minuto. Principalmente porque Istambul geralmente é a porta de entrada para uma viagem à Turquia, já te conquistando aí! E por isso merece um tempo da sua viagem dedicada só pra ela, além da sua riqueza em beleza, cultura, história e gastronomia sensacional.
Se você já tem sua viagem programada ou se ainda está se decidindo, esse post é perfeito para você! Com certeza vai acabar se encantando e se decidir por viajar à Turquia!
E nesse relato voce vai encontrar tudo que precisa para organizar sua viagem à Istambul com muita tranquilidade e de forma independente (sem depender de qualquer ajuda de agências de turismo ou guias).
Vamos lá então? Para facilitar, você pode navegar pelo índice abaixo e ser direcionado para o tópico que mais te interessa:
- Istambul – A Antiga Constantinopla
- Onde fica Istambul
- Como chegar em Istambul na Turquia
- O que fazer em Istambul – Roteiro de 3 ou 4 dias
- Onde ficar em Istambul – Dicas de Hospedagem
- Como se locomover em Istambul
- Quando ir à Istambul na Turquia
- Quanto custa viajar para Istambul
- Dicas de Istambul – Para uma viagem super tranquila
Istambul – A Antiga Constantinopla
Se você se lembra um pouco das aulas de história do Ensino Médio (eu juro que queria muito voltar atrás e ter dado mais atenção ao meu professor de história, que aliás era muito bom e eu não tive a capacidade de valorizar isso direito aos 15 anos…. desculpa aí Fred ;( ), com certeza o nome Constantinopla te lembra alguma coisa.
Isso porque Constantinopla foi uma das cidades mais importantes do mundo. Por sua localização geográfica estratégica, entre a Ásia e a Europa, Constantinopla ligava o Oriente ao Ocidente e controlava todas as rotas, inclusive as marítimas entre o Mar Negro e o Mediterrâneo. Sendo, portanto, uma grande potência. Mesmo com o Império Romano em completa decadência, Constantinopla era a capital do Império Romano do Oriento, ou Império Bizantino e assim se manteve até 1453 quando caiu sob o domínio do Império Otomano, data conhecida como o fim da Idade Média!
Sob o domínio Otomano, Istambul passa a sofrer várias mudanças culturais e religiosas, mudando de cristã ortodoxa à islâmica (Istambul ainda é majoritariamente islâmica até os dias de hoje). E por isso, você verá muitas influências cristãs e muçulmanas em toda a cidade. Um exemplo é a magnífica Hagia Sogia, que foi construída para ser uma Catedral Ortodoxa de Constantinopla e depois completamente transformada em Mesquita.
Agora você deve estar pensando… ah foi mais ou menos isso mesmo que aprendi! Mas lógico que tem muito mais do que isso e talvez valha a pena você dar uma lida rápida na história de Istambul antes de viajar. Isso te fará ter uma experiência muito melhor, entendendo as coisas que verá, te garanto!
Onde fica Istambul
A primeira coisa que vou te dizer é: Istambul pode ter sido a capital do mundo nos tempos antigos, mas não é a capital da Turquia.
Istambul é, sem dúvida, a cidade mais importante da Turquia, mas a capital turca é Ancara. Apesar disso, Istambul ainda será a sua porta de entrada na Turquia, muito provavelmente. O maior aeroporto da Turquia, e um dos mais movimentados de toda a Europa, está lá, o Atatürk.
Istambul está localizada em dois continentes, Europa e Ásia e a divisão das duas partes é feita pelo Estreito de Bósforo! Foi a primeira vez que pisei meu pézinho na Ásia e isso significou muito para mim
Seguro Viagem Internacional com até 10% de Desconto
Você sabia que o Seguro Viagem, além de essencial, é obrigatório em uma viagem para Turquia e toda a Europa?
Riscos como o de pegar uma infecção alimentar ou uma simples torção no pé podem estragar a sua viagem! Contrate antes de sair de casa e viaje tranquilo, contando ainda com assistência com bagagem e em caso de cancelamento da sua viagem!
Eu sempre uso e recomendo a Seguros Promo. Cote o seu seguro com desconto de até 10% utilizando o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto e mais 5% se pago no boleto.
Como chegar em Istambul na Turquia
Como já comentei, é muito provável que você chegue em Istambul diretamente (ou com conexão) vindo do Brasil, se o seu objetivo é a Turquia. Há voos diretos de São Paulo à Istambul com duração de cerca de 13 horas pela Turkish Airlines.
Eu viajei de Turkish e recomendo. Os aviões são confortáveis e o serviço de bordo é excelente.
Uma outra possibilidade de uma viagem à Istambul é se você estiver viajando para outros destinos pela Turkish Airlines e com uma conexão em Istambul. Caso a sua conexão seja acima de 8h, a cia aérea oferece hotel, refeições e transfer gratuitos (uma dica excelente para quem estiver fazendo uma viagem longa – como eu que vinha da Índia).
Ou ainda, você pode fazer um stopover gratuito e ficar alguns dias na Turquia! Uma ótima maneira de viajar para um destino adicional sem gastar nada né!
Se quiser saber o que é e como fazer um stopover, eu tenho um passo a passo aqui no blog para te ajudar.
Para fazer o seu stopover, basta pesquisar no Skyscanner (a plataforma que mais recomendo porque sempre dá os melhores preços e te diz as datas mais baratas) na opção Múltiplos Destinos. E vale a pena dar uma olhada na Passagens Promo também, que vira e mexe tem promoção.
Como ir de Istambul à outras cidades na Turquia
A Turquia é um país que possui um excelente sistema de transportes, tanto aéreo quanto terrestre! Eu fiquei impressionada e já comentei aqui em todos os meus posts da Turquia (leia tudo que precisa para uma viagem perfeita para a Turquia aqui no Mochilão a Dois)!
Você consegue se deslocar de maneira muito fácil voando (a maioria das cidades de interesse possui um aeroporto próximo) ou de ônibus. Caso decida por se organizar com voos, lembre-se novamente de utilizar o Skyscanner e pesquisar todos os seus voos de uma vez, se necessário utilizando a opção Múltiplos Destinos. Sai mais barato comprar todos os seus trajetos junto! A melhor época para comprar suas passagens aéreas na Turquia é com 3 meses de antecedência.
Você pode também alugar um carro na Turquia se quiser! É possível dirigir com a carteira brasileira e as estradas são excelentes. Além disso, se você estiver em grupo, essa pode ser a opção mais econômica.
Alugue seu carro aqui em reais e sem pagar IOF
A Rent cars fará a melhor cotação pra você em todas as locadoras e você ainda pode pagar em real, se livrando do IOF. Reservando por aqui você pagará o mesmo valor e ainda dará uma forcinha para o nosso blog se manter com conteúdo de qualidade.
Se ainda não sabe o que fazer na Turquia, leia o artigo com sugestões de roteiro de viagem na Turquia para 7, 10 ou 15 dias!
Como ir de Istambul à Capadócia
É bem provável que você pense em visitar Istambul e Capadócia na sua viagem pela Turquia! A Capadócia é famosa pelo voo de balão, mas é um lugar que me surpreendeu demais e estou até com vontade de visitar novamente e com bastante tempo.
Você consegue chegar com tranquilidade na Capadócia de Istambul de avião (descendo nos aeroportos de Kayseri ou Nevşehir) ou de ônibus (até Göreme). Todos os detalhes de como fazer o trajeto você encontra no item Como Chegar na Capadócia do post: O que fazer na Capadócia.
Como ir de Istambul à Pamukkale e Éfeso
Caso também deseje visitar Pamukkale e Éfeso, você também consegue ir de Istambul. De avião, você deverá ir até o aeroporto de Denizli (mais perto de Pamukkale) ou de Izmir (mais perto de Éfeso). Ou então de ônibus diretamente até Pamukkale. De Pamukkale para a cidade de Selçuk, onde Éfeso está, você pode ir de trem ou ônibus.
Todos os detalhes desses trajetos, você encontra nas seções de Como Chegar nos posts de Éfeso e Pamukkale.
O que fazer em Istambul – Roteiro de 3 ou 4 dias
Istambul tem muitas (e muitas coisas pra fazer) e a mais legal delas é se perder pelas suas ruas coloridas e se envolver com os sons, cheiros e sabores dos chás, temperos e doces!
Mas, como não podemos ficar lá pra sempre (acho que eu ficaria se pudesse, viu!), segue a lista dos lugares que considero imperdíveis para serem visitados em Istambul:
- Hagia Sophia
- Mesquita Azul – Blue Mosque
- Praça do Hipódromo
- Topkapi Palace
- Museu Arqueológico de Istambul
- Museu de Arte Turca e Islâmica
- Basílica Cisterna
- Grand Bazaar
- Spice Bazar (Mercado de especiarias)
- Mesquita Süleymaniye
- Torre Gálata
- Estreito de Bósforo e explorar o lado asiático
- Rua Istkal
- Torre de Maiden
- Dolmabahçe Palace
- Visita pelos bairros de Ortakoy e Bebek
Sugestão de Roteiro de 3 dias em Istambul
Se você estiver com tempo apertado e tiver somente 3 dias em Istambul, não se preocupe! Ainda assim conseguirá visitar os lugares mais incríveis da cidade e já será o suficiente para amar esse lugar!
Eu recomendo que você fique hospedado na região de Sultanahmet, assim conseguirá fazer a maior parte das coisas a pé!
1º Dia
Eu aconselho a usar o seu primeiro dia para os museus e para caminhar pelo bairro de Sultanahment. Nesse dia, você conseguirá fazer tudo a pé!
Comece seu dia com a Hagia Sofia. É uma atração paga e lota! Portanto, acho que vale a pena já visitar de manhã quando as filas ainda estão pequenas e assim, você garante melhores fotos e mais tempo para observar bem todo o local!
De lá, você já pode se dirigir para a Mesquita Azul ou Blue Mosque, que é logo em frente! No caminho passe pela Praça do Hipódromo, ou Hipódromo de Constantinopla, como é mais conhecido.
Dali, visite o Topkapi Palace, que é simplesmente encantador. Logo ali perto do Topkaki e do Blue Mosque há vários restaurantes ou barraquinhas de rua para almoçar!!
Após o almoco, eu recomendaria ainda a visita em outros dois museus - caso vá neles vale a pena comprar o Museum Pass (pelo menos em Istambul) - o Museu de Arte Turca e Islâmica e o de Arqueologia. São bem pertinho do Topkaki e menores, com bem menos turistas. Quando fui na verdade eu quase tive os museus só pra mim! Mas eles são fantásticos. Aprendi muito! Muito mesmo! Não tinha idéia do quanto a ciência era muito estudada no Islão nos tempos antigos. Eu amei!
Você pode ainda visitar a Basílica Cisterna nesse dia (é uma visita rápida, de uma meia horinha) ou deixar para o dia seguinte.
Só nesse dia, já dará para visitar os lugares mais incríveis da Cidade Antiga (na minha opinião) e sem andar muito. Todas essas coisas são bem pertinho uma da outra.
2º Dia
No segundo dia, acho que vale a pena conhecer os bazáres (que são incríveis). Também dá pra fazer tudo a pé. As coisas são pertinho e vale a pena caminhar para explorar a cidade antiga!
Se o seu primeiro dia ficou muito corrido, pode jogar algumas atividades para o segundo dia de manhã. Depois se dirija ao Grand Bazaar. Sem pressa, passando por qualquer outra loja que te interessar no caminho e passe um bom tempo explorando os inúmeros corredores do Grand Bazaar. Mesmo que você não compre nada, vale muito a pena passear por ali.
Depois, aproveite para dar uma passada na Mesquita Süleymaniye. Desculpe Blue Mosque, mas a Süleymaniye é muito mais bonita e com quase nenhum turista. E bem pertinho do Grand Bazaar. Dali, há um café chamado Mimar Sinan Café, que é um ótimo lugar para um chá e com uma linda vista.
Depois você ainda pode conhecer o Mercado de Especiarias, o Spice Bazaar.
3º Dia
Você já conhece a Ásia? Se não, essa verdade irá mudar hoje!!
Dia de atravessar o Estreito de Bósforo e explorar um pouco o lado Asiático de Istambul. Nesse dia você precisará utilizar o transporte público, mas se tiver internet com você (eu recomendo o chip da Yes Brasil que funciona super bem na Europa) será bem fácil verificar os ônibus de cada trajeto ou você pode utilizar Uber, que funciona bem em Istambul.
Comece o dia ainda no lado europeu, visitando a Torre Gálata. Pode ir de ônibus até lá ou até caminhando se estiver com pique.
De lá vá caminhando pela Rua Istkal até a Praça Taksim, com muitos bares e restaurantes. Um pouco mais da Istambul de verdade!
A tarde, vamos atravessar o Estreito de Bósforo! É possível pegar um ferry ou ir de ônibus. Ou ainda, se quiser ser mais chique, há vários cruzeiros com almoço ou jantar incluído pelo Bósforo , deve ser demais né? Indo de barco é possível ver as gaivotas! É bem legal! Ali no lado asiático, chegando em Üsküdar, é possível chegar facilmente à Torre de Maiden com uma linda vista de Istambul.
Aproveite para explorar o lado asiático! Ali será mais difícil se comunicar em inglês, mas os cardápios tem fotos e vai dar tudo certo :).
Sugestão de Roteiro de 4 dias em Istambul
Eu gosto muito de viajar com tranquilidade (embora nem sempre faça isso rs), mas é uma delícia ter tempo para simplesmente caminhar e se perder pelas cidades. Por isso, se você puder, recomendo que fique mais dias em Istambul, até mais que 4 e explore os cantos escondidos e um pouco da verdadeira tradição turca!
Aproveite para visitar os cafés turcos, os banhos turcos e assista um show de Dervixes Rodopiantes ou de dança turca tradicional! Faça sua imersão em Istambul e saia de lá enriquecido!
Sobre o que fazer em Istambul em 4 dias, recomendo que faça o mesmo roteiro de 3 dias e siga as seguintes sugestões para o último dia.
4º Dia
Novamente hoje será dia de visitar coisas mais distantes mas pelo lado europeu dessa vez e será necessário utilizar transporte público ou Uber para se deslocar entre os locais. Eu caminhei o percurso todo, mas realmente é meio longinho.
Acorde cedo e tome um café da manhã leve no seu hotel. Isso porque você pode ir direto para o Dolmabahçe Palace, que além de lindo, possui um maravilhoso café no seu jardim! Um excelente local para um tradicional café da manhã turco!!
Siga para o Distrito de Ortakoy, um lindo bairro com várias mesquitas, sinagogas e igrejas tudo junto! De lá você pode ir à Bebek e se encantar com as lindas construções, inclusive com um castelo de mais de 600 anos. Por ali também tem um Starbucks com a melhor vista!
Por último, se dirija à Torre Sapphire para uma linda vista de Istambul e assitir o pôr do sol! Será um lindo encerramento dos seus dias em Istambul.
O que fazer em Istambul - As atrações imperdíveis
Agora acho que vale a pena vermos cada uma das atrações né?
Afinal de contas, você com certeza quer saber se realmente se interessa por cada uma dessas atrações e se vale a pena ou não visitá-las!
As atrações que mencionei e o roteiro sugerido pra te ajudar são as coisas que eu considero incríveis e que vistei (ou gostaria de ter visitado)!
Os mapas com as direções estão sempre considerando a saída do último ponto visitado, levando em consideração o roteiro que sugeri. E os valores e informações são referentes à 2019!
Hagia Sophia
Hagia Sofia ou Santa Sofia já foi uma Catedral Ortodoxa durante o período romano e depois foi transformada em Mesquita pelo Império Otomano.
Devido à sua importância histórica e grandeza, hoje o local é um museu! De uma beleza extraordinária inclusive!
Preço: 60 TL
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h às 19h no verão e das 09h às 17h no inverno.
Se quiser visitar a Hagia Sofia sem enfrentar filas, você pode comprar os ingressos com antecedência pelos links abaixo:
A mesquita Azul - Blue Mosque
A Mesquita do Sultão Amade, mais conhecida como Blue Mosque ou Mesquita Azul é a mais famosa mesquita de Istambul e a mais visitada pelos turistas.
Uma das coisas mais bacanas de Istambul é poder visitar tranquilamente qualquer mesquita. Todas elas são abertas ao público, é apenas necessária estar com roupas que cubram todo o corpo e cobrir a cabeça para as mulheres.
Turistas só não podem entrar nas mesquitas no momento das orações (que são 5 vezes ao dia né, mas não se preocupe, eles gentilmente de pedem pra sair nesses momentos).
Preço: A entrada é gratuita em qualquer Mesquita.
Horário de funcionamento: As mesquitas são abertas o tempo todo (inclusive pessoas sem casa podem dormir lá) mas turistas não podem entrar nos horários das orações.
Praça do Hipódromo
Essa na verdade é a Praça em frente à Mesquita Azul, inclusive o nome atual da Praça é do Sultão Ahmet, o mesmo nome da Mesquita. Você provavelmente passará por ela várias vezes.
Essa praça já foi um hipódromo e era chamada de "Hipódromo de Constantinopla". Assim como em Roma, as hípicas, corridas de brigas e outros "eventos" nesse estilo seram bem comuns em Constantinopla tanto no período Bizantino como no Otomano.
Preço: É uma praça, portanto não há custo.
Horário de funcionamento: Fica aberto o tempo todo.
Topkapi Palace
O Topkapi Palace é um museu, mas não um museu comum. Ele foi contruído pelo Império Otomano, mais especificamente por Maomé II, logo após a conquista de Constantinopla em 1453. Na verdade ele foi construído como uma Palácio e foi a residência dos sultões por quase 4 séculos.
Atualmente, o Palácio funciona como um museu e conta muito sobre a história desse período exibindo também objetos, roupas e relíquias da época. Fora isso, a construção é linda e com uma vista fantástica do Bósforo.
Preço: 60 TL
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, exceto terças-feiras das 09h às 16h45 no inverno e das 09h às 18h45 no verão.
Caso queira evitar fila ou gostaria de um guia historiador para explicar melhor sobre toda a história do local, você pode selecionar pelos links abaixo:
Museu Arqueológico de Istambul
É na verdade um complexo de museus, compreendendo o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado e são todos dedicados à arte e cultura das civilizações antigas.
Preço: 30 TL
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h às 19h no verão e das 09h às 17h no inverno.
Museu de Arte Turca e Islâmica
Eu sei que a essa altura você já está cansado de museus, mas esse aqui vale muito a pena ser visitado. É relativamente pequeno e mostra várias coisas lindas da arte islâmica como as tapeçarias e livros magníficos escritos em árabe! Foi uma surpresa super bacana!
Preço: 35 TL
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h às 19h no verão e das 09h às 17h no inverno.
A Basílica Cisterna
Centenas de cisternas foram construídas em Istambul durante a época bizantina e essa é a maior delas. São galerias e túneis subterrâneos que transportavam água. A Basílica Cisterna foi construída por Justiniano em 532 e se mantém praticamente intacta até os dias atuais. Em algumas das colunas romanas, há esculturas das famosas Medusas, gerando várias lendas ao lugar.
Particularmente não gostei muito da Basílica Cisterna. Estava esperando ver exatamente como no filme Anjos e Demônios mas quando fui todo o local estava sem água nenhuma. Mas está do lado da Hagia Sofia e pode valer a pena você ver com seus próprios olhos.
Preço: 20 TL
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h às 19h no verão e das 09h às 16h no inverno.
Se preferir evitar as filas para entrar na Basílica Cisterna - eu recomendo viu, no inverno fiquei mais de meia hora na fila, imagina isso no verão - pode comprar com antecedências pelos links abaixo:
Grand Bazaar
O Grand Bazaar é na verdade um mercado enorme em Istambul. É fácil se perder lá dentro inclusive. São corredores e mais corredores de lojas com tudo, e coisas tão lindas que é difícil se decidir por qual gostamos mais. Você até se perde nas cores e nos cheiros dos temperos, dos chás e doces, cafés, roupas, artigos de decoração e, não podemos nos esquecer, da tapeçaria turca! Lindíssima.
Mesmo que não queira comprar nada vai ser difícil resistir e já se prepare para barganhar viu!
Preço: A entrada é gratuita
Horário de funcionamento: Das 08h30 às 19h00. Fechado aos domingos.
Mesquita Süleymaniye
A mesquita Süleymaniye foi a mesquita mais linda que já visitei na vida! Ela fica pertinho do Grand Bazaar e é simplesmente incrível. A decoração e a arquitetura são fantásticas.
É bem menos visitada pelos turistas, mas ainda assim sempre há voluntários lá para explicar um pouco sobre a religião e sobre o Islão.
Foi um dos melhores momentos da minha viagem, quando pude efetivamente ouvir de um muçulmano como é a religião deles e tudo o que significa!
Preço: A entrada é gratuita em qualquer Mesquita.
Horário de funcionamento: As mesquitas são abertas o tempo todo (inclusive pessoas sem casa podem dormir lá) mas turistas não podem entrar nos horários das orações.
Spice Bazar (Mercado de especiarias)
O Mercado de Especiarias também é pertinho. Parecido, mas bem menor, com o Grand Bazaar, esse mercado possui apenas temperos e especiarias. Lindo!
Preço: A entrada é gratuita.
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 08h às 19h30 no verão e das 08h às 19h no inverno.
Torre Gálata
Localizada no bairro de mesmo nome, é uma Torre Medieval. Ela domina o panorama dessa parte da cidade. É difícil passar por ali e não vê-la. E a vista do alto da torre é realmente linda!
Se você estiver hospedado em Sultanahmet, consegue chegar lá facilmente de tram (basta pegar o tram sentido KABATAS) como mostra o mapa.
Preço: 25 TL
Horário de funcionamento: Aberta diariamente das 09h às 19h.
Rua de Istkal
Localizada no bairro de Beyoglu, essa é uma das mais, se não a mais famosa rua de Istambul. Super cosmopolita e sempre lotada tanto de dia quanto a noite.
Ali há prédios de diferentes tipos arquitetônicos, igrejas, sinagogas e mesquitas! Tudo junto, além de muitas opções de restaurantes, bares e cafés! De tudo um pouco.
Eu recomendo que você vá caminhando pra ir explorando todo o local. Mas se quiser pegar o tram, é bem tranquilo.
Preço: É uma rua, portanto não há entrada.
Horário de funcionamento: Fica aberta o tempo todo.
Torre de Maiden
A Torre da Donzela, também conhecida como Torre de Leandro está em uma ilhota só pra ela no estreito de Bósforo.
Foi usada como faróis por séculos, mas hoje foi reformada e possui um restaurante e café no seu interior com lindas vistas. Há barcos que levam até lá várias vezes ao dia.
Você consegue caminhar facilmente até o píer e de lá pegar o ferry para chegar na torre.
Preço: 20 TL
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h15 às 18h30.
Estreito de Bósforo e explorar o lado asiático
A parte asiática e a européia de Istambul são separadas pelo Estreito de Bósforo. Vale a pena fazer um tour por ali, com as lindas vistas do mar! Há pequenos cruzeiros que fazem o passeio com restaurante e tudo.
Mas você pode simplesmente pegar o ferry, o barco coletivo, para atravessar para o outro lado!
O lado asiático também é bem interessante. Menos turístico, ali você vai ver mais o como é a verdadeira Istambul para os seus moradores.
Preço: Não há custo para explorar a região.
Horário de funcionamento: E como é uma região, está aberta o tempo todo.
Dolmabahçe Palace
O Palácio Dolmabahçe, localizado no lado europeu do Bósforo, foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. Foi o primeiro palácio com arquitetura européia a ser construída em Istambul e custou o equivalente a equivalentes a 35 toneladas de ouro (nada mal né?).
Além do museu, o Palácio tem lindas vistas e um belo jardim, onde você pode se deliciar no Café deles com uma vista incrível.
Preço: 60 TL
Horário de funcionamento: Aberto das 09h às 16h30. É fechado às segundas e quintas-feiras.
Aqui também vale a pena comprar com antecedência para evitar filas:
Bairro de Ortakoy
Na margem européia do Estreito de Bósforo e com lindas vistas, vale muito a pena caminhar por esse bairro. Ortaköy foi uma área muito cosmopolita, onde habitavam, além de turcos, gregos, arménios e judeus.
Isso se reflete na cultura e arquitetuara do local. E ali é possível encontrar sinagogas, igrejas e mesquitas todas num único lugar e co-habitando em perfeita harmonia.
Do Palácio de Dolmabahçe dá pra ir a pé se tiver ânimo ou de ônibus. Ou ainda, de ferry, o que considero uma opção mais legal e ainda bem econômica.
Preço: Não há entrada.
Horário de funcionamento: Aberto o tempo todo pois é um bairro.
Bairro Bebek
Outro bairro que vale a pena visitar. Do alto do bairro é possível apreciar lindas paisagens. Esse é um bairro mais abastado mas residencial.
Foi o bairro preferido dos ricos desde o Período Otomano e isso se reflete nas lindas construções. Há vários cafés na região (em especial um Starbukcs com vista para o Bósforo) que vai te fazer ficar ali por um tempinho!
Eu fui andando de novo (eu sei, meio louca) porque é legal pra ir observando tudo. Mas é bem fácil ir de ônibus.
Preço: Não há entrada.
Horário de funcionamento: Aberto o tempo todo pois é um bairro.
Torre Sapphire
Esse é o prédio mais alto de Istambul. São 238m e 54 andares! Então já dá pra imaginar que as vistas dali serão demais né! Especialmente no por do sol, o lugar é fantástico.
Preço: 18 TL para o Deque de Observação.
Horário de funcionamento: Aberto das 10h às 22h.
Como se locomover em Istambul
O transporte público funciona muito bem em Istambul. O sistema de metrôs, trans e ônibus é super bem estruturado, confortável e barato.
Mesmo vindo do aeroporto, é super fácil e tranquilo utilizar o transporte público para chegar no seu hotel. Veja como chegar do aeroporto (novo) de Istambul até o centro da cidade.
Fora isso, é possível utilizar Uber em Istambul!
E a cidade é uma graça e é uma delícia simplesmente caminhar. Eu caminhei de Sultanahmet até os bairros de Ortakoy e Bebek e peguei ônibus somente para atravessar o Estreito de Bósforo! Pode ser puxadinho mas foi bem gostoso!
Minha recomendação aqui é: tenha internet!
Assim, você consegue consultar as informações dos transportes públicos e os mapas dos locais que você deseja conhecer! Também consegue pedir uber se precisar. Eu recomendo o chip da Yes Brasil, que funciona super bem na Europa no geral!
Viaje conectado com o Chip da Yes Brasil
Já saia do Brasil com o seu chip de viagem internacional funcionando. É bem mais prático e garantido (no aeroporto de Istambul nao tem wi-fi).
O chip da Yes Brasil funciona super bem na Europa! Já compre o seu e viaje com tranquilidade!
Onde ficar em Istambul - Dicas de Hospedagem
Apesar do Bairro Beyoglu ser um dos favoritos dos turistas, eu ainda prefiro ficar na cidade antiga e perto de Sultanahmet pelo apelo cultural e pela facilidade com transporte público e para as principais atrações.
As minhas principais recomendações de onde ficar em Istambul, tanto em Sultanahmet quanto em Beyoglu são:
Dicas de Hospedagem em Sultanahmet
Econômica/Hostel - Istiklal Hostel: Foi o hostel que eu me hospedei nas minhas duas vezes em Istambul. Adoro eles. A vista do local é linda e fica bem no centro da cidade antiga, com uma localização perfeita. Os quartos são limpos e organizados (bem quentinho no inverno) e o café da manhã é muito bom. Fora que o dono é uma graça e super me ajudou (a primeira vez que fui teve um atentado terrorista em Istambul e ele nos deu todo o suporte, inclusive nos levando de graça no aeroporto). Há quartos compartilhados a partir de R$ 50,00 e privados duplos por R$ 150,00.
Econômica/Hostel - Cheers Vintage: Também tem opções de quartos compartilhados (R$ 60,00) e duplos privados (R$ 150,00) com muito conforto.
Econômica/Hotel- Green Life Apart Hotel: Um apart hotel com quartos a partir de R$ 180,00 a diária.
Econômica/Hotel - Le Safran Suite Hotel: Hotel com quartos a partir de R$ 190,00 a diária.
Confortável - Center Hill Hotel: Com quartos duplos a partir de R$ 230,00 a diária.
Confortável - Ottoman's Pearl Hotel: Com quartos duplos a partir de R$ 250,00 a diária.
Luxo - Hotel Erguvan: Com quartos duplos a partir de R$ 400,00 a diária.
Relacionei mais opções de hospedagens na cidade antiga de Sultanahmet.
Dicas de Hospedagem em Beyoglu
Econômica/Hostel - Suite Dreams Istanbul Hostel: Com quartos compartilhados a partir de R$ 60,00.
Econômica/Hotel - Taksim Yazıcı Residence: Um B&B (Cama e Café) com quartos duplos a partir de R$ 170,00 a diária.
Econômica/Hotel - Taksim Family Flats: Ótima opção para quem gosta de ficar em apartamentos com toda a flexibilidade e conforto. As diárias são a partir de R$ 160,00
Confortável - Taksim Square Residence: Um hotel com as todas as facilidades de apart hotel. Os quartos duplos são a partir de R$ 190,00 a diária.
Luxo - The Parma Hotel & Spa Taksim: Esse hotel 5 estrelas é incrível e possui diárias a partir de R$ 675,00.
Relacionei mais opções de boas hospedagens no bairro de Beyoglu.
Para outras opções na cidade de Istambul, consulte pelo mapa abaixo:
Booking.comQuando ir à Istambul na Turquia
Istambul é um lugar que pode ser visitada em qualquer época do ano! De verdade. Mas saiba que no verão europeu, a cidade estará lotada de turistas! Muito lotada!
Fora isso, o calor é realmente intenso. Então esteja preparado!
No inverno a cidade estará mais vazia, será mais fácil negociar preços com vendedores e as atrações estarão mais vazias. Mas o frio também é intenso.
Eu recomendo que, se você puder, visite Istambul na primavera ou no outono! Eu visitei a Turquia no inverno em 2019 mas minha visita à Istambul foi no verão em 2016.
Quanto custa viajar para Istambul
A Turquia no geral é um país barato pra se visitar e Istambul não é diferente. Indiquei os preços de todas as atividades (baseados nos valores de 2019) e uma média dos preços de hospedagem para facilitar no seu planejamento.
Mas se quiser, a minha planilha de custos com tudo que gastei na Turquia está no post de Viagem para a Turquia. Acesse lá e tenho certeza que vai te ajudar a se organizar financeiramente para essa viagem!
Se quiser, também posso de enviar a planilha de custos que usamos nas nossas viagens para download. Clique aqui para acessá-la!
Dicas adicionais para Istambul
Algumas dicas adicionais para a sua viagem à Istambul seguem abaixo:
- É necessário visto para visitar Istambul?
Não. Brasileiros não precisam de visto para visitar a Turquia!
- Istambul é seguro para viajar?
Relativamente sim! Inclusive para mulheres viajando sozinhas! É importante ter uma certa cautela, lógico, principalmente saindo a noite. Mas é importante tomar cuidado com golpes como preços abusivos por parte de vendedores e táxistas, principalmente.
- Como é viajar para Istambul no inverno?
Apesar se não ser alta temporada, eu achei Istambul lindo no inverno. Mais vazio e super tranquilo. Além de ser mais fácil negociar! Se quiser eu tenho um relato sobre 5 motivos para visitar a Turquia no Inverno.
Mais informações sobre a Turquia
Para mais informações de segurança, costumes, moeda, língua, religião, visto e muito mais, acesse o nosso mini guia de viagem da Turquia. Será essencial para a sua viagem!
Bom, como sempre, realmente espero ter ajudado no seu planejamento de viagem e a descobrir o que fazer em Istambul!
Vou torcer para que você se apaixone pela cidade e pela cultura turca, assim como eu me apaixonei!
Nos deixe nos comentários qualquer dúvida ou informação adicional sobre Istambul!
Se você gostou desse relato, não se esqueça de compartilhar no seu Facebook e no Pinterest, pois ele pode ajudar outras pessoas também!
Um grande abraço e uma excelente viagem à Istambul!
Se você vai viajar pela Turquia, pode se interessar também pelos seguintes posts:
- Viagem na Turquia – O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos)
- O que fazer na Capadócia - O guia completo (e barato) com tudo que você precisa saber
- Éfeso na Turquia: Um guia completo para visitar as ruínas
- Pamukkale e Hierápolis na Turquia – Uma guia completaço e econômico
- Balão na Capadócia: Um guia completo para qualquer estação (Até no inverno)
- 5 Motivos para você visitar a Turquia no Inverno
Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Oi Liany!
Estou planejando uma viagem em família pra Istambul. Adorando teu post e vou tentar aproveitar ao máximos suas dicas. Ficaremos apenas 3 dias em Istambul, pois queremos muito conhecer a Capadócia.
Queria tirar uma dúvida: dentre das mesquitas podemos tirar fotos e filmar à vontade? Aaaamo registrar tudo pra ficar assistindo depois rs.
Bjs!
Oi Tatiane!
Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em saber que o post está te ajudando e que vocês vão conhecer Istambul e Capadócia. Se conseguir ficar 4 dias em Instambul, acho que seria o ideal e uns 3 a 4 na Capadócia!
Com relação à tirar foto nas mesquitas, você pode sim desde que não esteja no horário das preces deles e não é legal tirar foto das pessoas rezando.
Espero que aproveite muito
Abraços
Oi, seu roteiro é o mais completo que achei para Istambul e vou utilizar no meu giro pelo oriente médio. Estou neste momento na cidade e em pleno choque cultural. O muezin chamando para a oração na mesquita é uma beleza de outro mundo. Assim como você, faço tudo a pé. Obrigado por compartilhar!
Marcelo
Olá Marcelo,
Puxa que legal saber que meu guia está te ajudando e que você está gostando bastante de Istambul. Eu concordo com o choque e acho super importante isso 🙂
Aproveite muito e qualquer coisa que precisar só me avisar.
Abraços
Olá! Vou para Istambul em abril e confesso que estava apreensiva com alguns relatos de mulheres sozinhas na cidade. Porém, vou com meu marido mas, algumas vezes, escapamos para umas comprinhas, quem nunca?? Rs. Fiquei mais tranquila com seu post. Gostaria de saber se é necessário um guia ou, por conta, conseguimos seguir esse roteiro de boa. Obrigada!
Olá Renata!
Istambul é bem tranquilo tá. Apenas saiba que os homens olharão bastante, mesmo quando você estiver com seu marido. E acontece de alguns te convidarem para um chá, basta recusar com educação e eles não insistem (pelo menos foi o que aconteceu comigo). Não é necessário guia, dá pra fazer tudo bem tranquilo por conta lá em Istambul.
Precisando de mais alguma coisa só falar!
Abraços
Obrigada por ser tão minunciosa! Adorei o post, e como nos outros comentários…vou usar muitas dicas. Obrigada pela partilha!
Sobre trocar euros pela lira? Tem algum lugar que aconselha? Melhor cambio?
Beijinhos e obrigada mais uma vez😊
Imagina Ana, eu que agradeço pelo seu carinho! Eu troquei só um pouquinho no aeroporto quando cheguei mas depois trocava sempre nos hostéis ou hotél. Quase todos fazem câmbio pra você e a cotação é super boa :). Beijos
Post super completo! Ainda não conheço o destino, mas já salvei esse artigo para utilizar quando for! Day by day assim e com os mapas é muito útil!
Oi Grasi!! Super obrigada pelo seu comentário! Espero que ajude bastante quando for conhecer Istambul! A cidade é uma magia só!!
Amei o guia, esse é pra imprimir e levar no bolso, não sabia que tinha tanta coisa pra conhecer nessa região. Tem algumas que são realmente imperdíveis né?
Oi Vivi!! Que ótimo que gostou do guia, fico feliz em saber!! Tem muita coisa linda pra se fazer em Istambul, espero sim que possa visitar em breve e conhecer esse lugar incrível.
Uaaaaau! Dicas mais do que completas sobre Istambul! A Turquia tá no topo da minha lista de desejos para uma próxima viagem, que vontade de conhecer o país. E claro que não faltaria a antiga Constantinopla no roteiro!! E este post ajuda muito porque é MUITO COMPLETO! Obrigado!
Oi Igor!! Puxa que bacana que gostou bastante do roteiro! Espero que possa ir em breve! A Turquia é demais e Istambul é simplesmente uma cidade sensacional e há muita coisa o que se fazer em Istambul. Já reserve uns 3 ou 4 dias! Depois me conte o que achou quando puder visitar.
Quando morei na Austrália conheci muitos Turcos e achei esse povo um máximo.. fiquei com muita vontade de conhecer a cultura deles de perto! Quem sabe Istambul + Capadócia não saem logo? 🙏
Visite sim Aninha, você vai amar a Turquia. País com atrações pra todos os gostos viu! Istambul e Capadócia é uma ótima combinação. Eu ainda incluí Pamukkale e Éfeso e ainda tem praias fantásticas na região para quem gosta!!
Seu post está mega completo e de fácil leitura, já até favoritei, porque será bem útil para mim no ano que vem. É incrível a cultura deles né? Muito conhecimento, arte e beleza juntos. Amei de verdade o post! As fotos estão lindas, parabéns!
A Turquia tem uma bagagem cultural incrível Carla, com certeza você vai amar a viagem quando for! Fico feliz que meu post tenha sido útil e espero que aproveite muito sua viagem por Istambul quando visitar a Turquia.
É tanta coisa pra explorar em Istambul, né?! Já fui, mas lendo esse post a impressão é que preciso voltar pra aproveitar melhor! Não fui, por exemplo, na torre da Maiden e nos bairros que vc citou. Excelente post!!
Oi Lívia! A primeira vez que fui à Istambul também fiquei com essa impressão, apesar de ter feito bastante coisa. Mas aí consegui aproveitar a Turquia no geral da segunda vez que visitei e já estou louca pra visitar pela terceira vez. Mas há tanta coisa para fazer em Istambul que realmente ficamos até perdidos né!
A Turquia realmente deve ser um lugar encantador, que transborda história e cultura! Que vontade de conhecer esse destino! Muito bom o seu guia do que fazer em Istambul! Já está tudo anotado e agora é só torcer para a oportunidade de viajar para esse paraíso aparecer! Parabéns!
Olá Silvia! Que bom que gostou do roteiro e está animada para viajar para Istambul! Espero que possa ir em breve e depois me conta o que achou da cidade e se realmente conseguiu aproveitar tudo que Istambul tem a oferecer! Abraços
Voltei a Istambul pela segunda vez, no ano passado, e fiquei 5 dias. Achei seu guia está completo mesmo, e o roteiro perfeito! Eu amo essa cidade!
Oi Andréa! Fico feliz que tenha gostado do post e achado o roteiro por Istambul bom!!! Super obrigada pelo seu comentário! Também amo demais a cidade de Istambul e a Turquia.
Estou louca para fazer essa viagem e seu post está mega completo mesmo, parabéns. Gostei que mencionou que dá para mulheres viajarem sozinhas por lá, o que seria meu caso. Acho que conhecer a história dá mesmo um ar diferente para a visita e irei seguir seu conselho.
Oi Juliana! Que bom que gostou do Post. Sim, é tranquilo para mulheres sozinhas em Istambul, lógico que certos cuidados são essenciais mas dá sim pra aproveitar bem a viagem!! Eu adoro conhecer bastante a história do lugar para aproveitar ainda mais! Espero que aproveite muito seu passeio por Istambul!
Decidir o número de dias em uma cidade no meio do mochilão é sempre muito dificil rs. Também gosto de curtir a cidade e ter tempo livre de caminhar sem compromisso, mas como encaixar isso na vontade de conhecer tanta coisa em tão pouco tempo sempre? Curti o roteiro de 3 dias e com certeza valeria o 4º 😉
Nossa é verdade! Também gosto de tentar deixar a viagem mais tranquila mas nunca me aguento rs. Me empolgo e saio planejando todos os dias super corridos porque quero ver tudo. Em Istambul, um roteiro de 4 dias também acho o ideal pra conseguir aproveitar melhor a cidade!
Pingback: 5 motivos para você visitar a Turquia no Inverno | Mochilão a Dois!
Pingback: Balão na Capadócia: Guia completo para qualquer estação (até no inverno) | Mochilão a Dois!
Pingback: Éfeso na Turquia: Guia completo para visitar as ruínas | Mochilão a Dois!
Pingback: Pamukkale e Hierápolis na Turquia – Um guia completaço e econômico | Mochilão a Dois!
Pingback: O que fazer na Capadócia - O guia completo (e barato) com tudo que você precisa saber | Mochilão a Dois!
Pingback: Viagem na Turquia - O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos) | Mochilão a Dois!