O que fazer na Capadócia – O guia completo (e barato)

postado por Liany Garves
25/04/2019

Há muito mais o que se fazer na Capadócia além do voo de balão (que ainda sim merece muito ser incluído no seu roteiro)! Veja aqui um guia completo com tudo que você precisa para viajar na Capadócia, com informações do que fazer, como chegar, onde se hospedar e, lógico, com muitas dicas de economia!

Apesar de eu gostar de viajar para lugares um pouco fora das principais rotas dos turistas, preciso admitir que a Capadócia era um sonho antigo. Mesmo sendo um lugar muito visitado, principalmente por brasileiros.

Como o Wagner não tinha tanto interesse em conhecer esse lugar, e eu estava viajando sozinha dessa vez, considerei essa a oportunidade perfeita para visitar a Capadócia e fazer o tão sonhado voo de balão na Capadócia.

Bom, posso dizer que não me arrependi nem por um segundo. Tinha medo de ser um lugar lotado e extremamente turístico, o que deve acontecer no verão. Mas, como viajei para a Turquia no inverno, tinha uma quantidade até bem razoável de turistas e a cidade estava uma graça.

Apesar do frio tremendo que passei (eu sei, estou sempre reclamando do frio… nem sei como moro num país tão gelado como o Butão), as belezas naturais do lugar estavam ainda mais lindas. Assim que nevou em um dos meus dias lá, o que me impossibilitou de fazer a programação que eu tinha planejado, mas me deu de presente uma visão surreal da linda cidade de Goreme!

Nesse post, você vai encontrar (pode clicar nos links abaixo para navegar pelo tópico que mais te interessa):

A Capadócia

A Capadócia não é uma cidade, como algumas pessoas pensam.

O que fazer na Capadócia

É uma região na Turquia e até bem grandinha com aproximadamente 15mil Km2  e formada por inúmers cidades e vilarejos. Geralmente, as principais cidades que servem como base na Capadócia são Göreme, Uçhisar e Ürgüp, mas há também outras opções.

Dessa forma, a Capadócia fica em Anatólia Central, mas não é muito possível encontrar essa região nos mapas, já que não existe exatamente uma demarcação política para a Capadócia.

Chamada de Kapadokya pelos turcos, a região chama atenção pelas formações geológicas, que são únicas da região. Essas formações são devido a atividade vulcânica e erosão. A região também tem um patrimônio histórico e cultural imenso, por ter sido casa de povos assírio, persa e cristão.

A atividade vulcânica na região deixou quase toda a terra infértil e poucas coisas crescem por ali. Fazendo com que o turismo seja a principal atividade econômica da Capadócia!

Portanto, vamos sim visitar essa belezura e ajudar a região a continuar crescendo!! 🙂

O que fazer na Capadócia

É lógico que o voo de balão é uma das principais coisas a se fazer na Capadócia!! E, na minha humilde opinião, eu acho que vale a pena!!

Foi realmente um passeio incrível e eu conto especificamente dele em: Balão na Capadócia: Guia completo para qualquer estação (até no inverno).

Provavelmente essa será sua primeira atividade! Pois os voos saem ao nascer do sol e você deve marcar o voo de balão logo na sua primeira manhã. Com a finalidade de que caso o balão não saia em um dia, você tenha a oportunidade para voar no próximo.

Mas há muito mais o que fazer na Capadócia além do voo de balão. Para amantes de trilha, o lugar é um prato cheio para sair por aí explorando as montanhas com rocha vulcânica e de paisagens surreais!

O que fazer na Capadócia

Como já comentei, a Capadócia é uma região, então muitas atrações estão bem distantes uma da outra. Você pode eleger suas favoritas e visitá-las por conta (é possível visistar muitas atrações a pé, se estiver com disposição para caminhar) ou de transporte público), mas não todas. Há ainda a opção das exursões coletivas, divididas em Green, Red e Blue Tour.

Mas eu tive dificuldades em encontrar informação de como fazer as atividades por conta na Capadócia! Por isso, aqui no Mochilão a Dois, você encontra um guia completíssimo de como visitar a Capadócia por conta sem ajuda de tours ou agências!! Pra ajudar você que quer fazer uma viagem barata por lá!!

Mesmo assim, eu listo também como os tours funcionam e as vantagens de cada um, assim você conseguirá avaliar com clareza o que compensa para você!!

Vamos lá?

Principais cidades da região da Capadócia

Aksaray, Kayseri e Nevşehir

São as maiores cidades e em Kayseri e Nevşehir é onde se encontram os aeroportos.

Göreme

A principal cidade usada como base para quem quer economizar. A cidade é uma graça e vale a pena caminhar pelo seu centrinho. Ela é pequena e você conseguirá fazer tudo a pé por ali. Ali você pode se deliciar em maravilhosos restaurantes, tomar banho turco e se hospedar nos famosos Cave Hotels ou Hotéis de caverna.

Göreme na Capadócia

Cidade de Göreme com neve

Uçhisar

Uma cidade de pedra e a mais alta da Capadócia. Assim que fica a uma curta distância de Göreme e é de lá  que é possível ter uma das melhores vistas da Capadócia.

Uçhisar

O ponto mais alto da Capadócia no fundo da foto – Uçhisar

Avanos

Avanos é uma cidade pequena e é conhecida pela cerâmica e tapeçaria. É provável que você visite alguma organização para ver a produção de tapeçaria e cerâmica em Avanos caso faça algum tour pela Capadócia.

Ürgup

Ürgup é uma cidade vizinha à Göreme e possui uma vibe semelhante. Também possui charmosos hotéis, lindas vistas e os melhores restaurantes da Capadócia.

Viajando barato – O que fazer na Capadócia por conta (sem agências ou tours)

Primeiramente, vou listar tudo o que fazer na Capadócia – as melhores atrações (não conheci todas, mas também vou listar as que gostaria de ter ido) com suas respectivas informações de como chegar por conta e preços de entrada.

O que fazer na Capadócia

Lembrando:

  1. Todas as informações de como chegar levam em consideração que Göreme é sua cidade base.
  2. Todos os valores estão em Turkish Lira (TRY) e são relativos à Fevereiro de 2019: TRY 1,00 = R$ 0,67.

Museu a Céu Aberto (Open Air Museum)

O Museu a Céu Aberto de Göreme está a um pouco mais de 1Km do centro da cidade e é possível caminhar até lá. Há placas indicando mas não se esqueça de baixar seus mapas offline antes de viajar e assim você consegue acessar mesmo sem internet. Eu uso o Maps.me.

Este museu é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e com certeza é uma das coisas que você precisar fazer na Capadócia! Foi minha atração favorita. O museu é formado por um conjunto de igrejas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII e são lindas e com muitos afrescos nas paredes.

Open Air Museum

Uma das igrejas é chamada de Igreja Escura, a mais bonita delas, e é necessário pagar uma taxa extra de TRY 10,00.

Como chegar: Possível ir a pé ou de táxi

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 08:30 às 17:00 na baixa temporada e das 08:00 às 19:00 em alta temporada.

Preço: TRY 45,00

Cidades subterrâneas de Derinkuyu e Kaymakli (Underground city)

Há cerca de 36 cidades subterrâneas na Capadócia. Você pode escolher a que tiver mais fácil acesso pois no geral elas são bem parecidas. Tente chegar cedo pois como são apertadas, fica difícil visitar se estiverem lotadas de turistas.

Elas foram construídas pelos cristãos que ali se escondiam para se proteger dos inimigos. Eles podiam chegar a ficar semanas ali dentro. A maioria é interligada por túneis e a mais profunda chega a ter 85m de profundidade! São 16 andares!

Cidade Subterrânea

Foto levemente tremida mas vocês conseguem ver como elas são

Eu visitei a de Derinkuyu, que é a mais profunda delas. Mas a de Kaymakli é a maior. Ambas são as mais visitadas. É uma visita que acho que vale a pena pela história, mas pode ser ruim para quem tenha claustrofobia, pois o espaço é bem apertado e alguns deles bem baixos.

Como chegar: É possível ir de ônibus para ambas cidades subterrâneas. Na estação central de Goreme pegue um ônibus para Nevsehir (cerca de 15 minutos). Então pegue outro ônibus com destino a Kaymakli ou Derinkuyu, dependendo da sua escolha.

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 08:30 às 17:00 na baixa temporada e das 08:00 às 19:00 em alta temporada.

Preço: TRY 30,00 para Kaymakli e Derinkuyu.

O que fazer na Capadócia: Goreme Panorama

É uma das mais lindas vistas da Capadócia. Vale a pena dar uma passadinha ali e admirar a paisagem! Há também algumas lojas de souvenirs por ali e restaurantes caso queira tomar um café e relaxar. Fica bem pertinho de Göreme, a cerca de 1Km do centrinho.

Göreme Panorama Capadócia

Como chegar: É possível ir caminhando de Göreme em cerca de 15 minutos no sentido Uçhisar.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

Sunrise Point em Goreme

Na direção oposta do Göreme Panorama, vale a pena visitar o Sunset Point tanto no nascer do sol como no pôr do sol e assistir os centenas de balões por ali! Não consegui ir mas pelo que vi de fotos, realmente vale a pena caminhar até esse local.

Como chegar: É possível ir caminhando de Göreme em cerca de 15 minutos no sentido Uçhisar.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

Vale Rosa e Vermelho (Red and Rose Valley)

Os Vales são na verdade as principais atrações na Capadócia. São muitos e cada formação rochosa tem algo a nos deslumbrar! Assim que os vales Rosa e Vermelho, como o próprio nome diz, possuem uma coloração de rochas avermelhada, deixando tudo ainda mais bonito.

Prepare as botas de caminhada ou bons tênis, porque a principal atividade pelos vale é fazer trilhas por eles e se deslumbrar com as incríveis paisagens.

Vales na Capadócia

O Vale vermelho e rosa estava logo atrás da última montanha… mas eu não consegui chegar a tempo por causa da neve

Eu não consegui visitá-lo pois começou a nevar muito e acabei desistindo, mas ele fica bem próximo da cidade de Göreme e Uçhisar.

Como chegar: É possível ir caminhando se estiver com pique – cerca de 30 minutos de Göreme, basta seguir caminhando após o Open Air Museum sentido Avanos. Você pode tentar pegar ônibus até Avanos e descer mais próximo do Rose Valley e seguir caminhando dali. Ou ainda, você pode alugar uma scooter, um motorista ou um triciclo e já aproveita para visitar outros vales.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: TRY 6,00

Vale do Amor (Love Valley)

Assim como o Vale Rosa, o Vale do Amor possui formações rochosas interessantes e lindas vistas. Prepare-se para caminhar umas 2-3 horas por ele. Mas nenhuma caminhada é muito puxada e no geral, o caminho é plano. Esse vale tem esse nome devido ao formato sugestivo de algumas rochas que é semelhante ao órgão sexual feminino. O que me lembrou certas curiosidades do Butão que também tem desenhos nesse sentido pintados nas paredes.

Como chegar: Apesar de ser relativamente próximo à Göreme, fica mais difícil caminhar até ele. Mas é possível pegar um ônibus até Nevshir e descer um pouco antes de Uçhisar. O Vale começa ali e termina naquele ponto do mapa. Na volta, você pode pegar um táxi! Ou se você alugou algum meio de transporte, já pode tentar conhecer vários vales no mesmo dia.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

Vale da Imaginação (Devrent ou Imagination Valley)

Esse vale possui esse nome por possuir diversas rochas em formatos semelhantes à praticamente qualquer coisa. É um dos vales mais interessantes para visitar e se surpreender com as formações rochososas. Há rochas em formato de camelo, de jacaré, de Maria orando, de bigorna, de cobra, de um casal se beijando, de dançarinos e por aí vai rs!

Fora as que provavelmente ainda não tem nome, mas que você pode criar na hora.

Como chegar: Esse vale fica na estrada de Avanos para Urgüp, mas não é rota de ônibus. Você pode pegar o ônibus em Avanos sentido Urgüp, descer na entrada de Zelve e caminhar o resto do caminho. Ou então, realmente você deverá contratar um tour ou alugar uma scooter ou motorista.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

Vale dos Pássaros (Pingeon Valley)

O vale dos pássaros ou dos pombos, o Pingeon Valley, fica em Uçhisar. Por isso incluí o mapa saindo desse vilarejo na verdade ao invés de Göreme.

Os pombos eram muito importantes para os cristão na época, pois eram quem forneciam os pigmentos para pintura dos afrescos. Por esse motivo, eles construíram as casas dos pássaros nesse vale. Ali, então, eles se abrigavam e reconheciam suas casas pela pinturas que os próprios cristãos faziam nas casas.

Vale dos Pássaros Capadócia

É bem interessante e ali há muitas árvores decoradas com olhos turcos.

Como chegar: Esse vale fica muito próximo ao vilarejo de Uçhisar. Basta pegar o ônibus de Göreme para lá e caminhar até o vale.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

Vale dos Monges (Monks Valley ou Paşabagı)

O vale dos monges possui a maior quantidade de “Chaminés de Fadas” ou “Fairy chimneys”. Elas são estruturas que se assemelham a um chaminé e com uma espécie de chapéuzinho na ponta, de pedra mesmo. Parece que eles vão cair quando o vento bater. A população acreditava que as fadas que viviam embaixo da terra usavam essas chaminés para sair.

Mas o vale dos monges na verdade possui esse nome porque muitos usaram esse local para se refugiar.

As rochas com aparência lunar e as incríveis chaminés fazem desse lugar uma visita incrível pela Capadócia!

Como chegar: Esse vale fica muito próximo ao vilarejo de Zelve. Basta pegar o ônibus de Göreme para Avanos que passa em Çavusin e passa pela entrada de Zelve. Dali e caminhar até o vale.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

As três Belas (The Three Beauties)

As três belas na verdade é um mirante onde se é possível ver as três chaminés de fada mais famosas da Capadócia. E elas são conhecidas por “as três belas”. Existe ainda uma triste história de amor envolvida nessa pedra: Diz a lenda que uma linda princesa se apaixonou por um pastor e com ele teve um filho. Entretanto, o rei não aceitou o amor de sua filha e em seu desespero, a princesa pediu à Deus que a transformasse em pedra e o seu pedido foi atendido. Dessa forma, as pedras são a princesa, o pastor e o bebê!

De lá, também é possível ter uma linda visão do Monte Erciyes, o vulcão adormecido da Capadócia. Inegavelmente, foi ele o responsável pelas incríveis formações rochosas que caracterizam essa região tão diferente!

Como chegar: O mirante fica próximo à cidade de Ürgüp. Saindo de Göreme, é possível pegar um ônibus até Ürgüp e pedir para o motorista te deixar o mais próximo possível.

Horário de Funcionamento: É aberto o tempo todo

Preço: Não há cobrança

Trilha no Ihlara Vale

O Vale de Ihlara foi um dos lugares que mais gostei de visitar na Capadócia. É na verdade um cânion e a caminhada por ele dura uma hora mais ou menos pelas margens do rio. Acabou chovendo quando eu estava lá, mas mesmo assim gostei muito. No final, há um restaurante (com comida boa e bom preço) para te dar uma forcinha após a caminhada.

Ihlara Vale Green Tour

É o maior desfiladeiro da região, com uma profundidade de até 100m. Eu achei lindo! Com muito verde, o rio e vários animais como patos e cabras passam por ali. Além dessa beleza natural, o lugar foi importante para proteção dos cristãos que estavam sendo perseguidos. De forma que eles contruíram ali várias igrejas encravadas nas rochas que ainda mantém alguns afrescos.

Como chegar: O cânion fica à quase 90 Km de Göreme. Somente é possível chegar de ônibus a partir de Aksaray. Você pode contratar um motorista ou ir com táxi ou scooter. Ou ainda utilizar alguma das diversas excursões.

Horário de Funcionamento: Diariamente das 08:00 às 18:30 (no verão) e das 08:00 às 17:00 (no inverno)

Preço: TRY 20,00

Mosteiro de Selime (Selime Katedrali)

O mosteiro de Selime foi sem dúvida, o ponto alto do meu passeio pela Capadócia. A catedral ou Mosteiro vai muito além de todas as outras igrejas encravadas nas pedras que tinha visto até agora. São inúmeros túneis construídos em uma rocha vertical e que formam uma catedral bizantina. É realmente surreal. E as paisagens lá de cima são incríveis.

Você pode andar por entre os túneis, se perder lá dentro e ficar admirando as inúmeras paisagens! Do alto, é possível ver o vale!

Foi o último lugar que visitei naquele dia e realmente gostei muito!

Como chegar: O mosteiro fica na cidade de Selime, próximo ao Vale de Ihlara, as também é bem díficil chegar ali por conta. A melhor forma é com alguma excursão ou contratar um motorista para o dia.

Horário de Funcionamento: Diariamente das 08:00 às 18:30 (no verão) e das 08:00 às 17:00 (no inverno)

Preço: O ingresso para o Vale de Ikhara vale aqui também. Não é necessário comprar outro.

O que fazer na Capadócia com Excursões: Tour Verde, Vermelho e Azul (Green, Red e Blue Tour)

Agora que vocês já conhecem as principais atrações da Capadócia e já sabem como visitar todas elas, podem ter percebido que apesar de existir transporte público e ser até bem barato se deslocar por conta pela Capadócia, não é a forma mais prática.

Seguro Viagem com Desconto de até 10%

Nunca viaje sem o seu Seguro Viagem! Evite qualquer problema ou dificuldades durante as suas férias! Contrate o Seguro Viagem antes de sair de casa com a Seguros Promo e utilize o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto e mais 5% com pagamento no boleto.

Fazer todas as atrações por conta na Capadócia requer tempo e disponibilidade para caminhar (lembrando que no verão, as temperaturas atingem facilmente os 40oC).

Viajando barato pela Capadócia

Por esse motivo, a maioria das pessoas opta pelas excursões, que são mais conhecidos com nomes de cores. Você ainda pode fechar um tour privado ou contratar um motorista e conhecer aquilo que mais te interessa. Vou indicar aqui o que inclui cada um dos tours mais conhecidos:

Tour Verde (Green Tour)

O Green tour é o que viaja pelas atrações mais distantes. Dura o dia inteiro. Eles te pegam no seu hotel por volta das 09:00 e você retornará umas 18:00.

Esse passeio inclui:

  • Göreme Panorama
  • Cidade subterrânea de Derinkuyu
  • Trilha pelo Vale de Ihlara
  • Mosteiro de Selime
  • Vale dos Pássaros
  • Fábrica de jóias Onyx

O custo desse tour é de por volta EUR 30,00 com todas as entradas e almoço incluso. Particularmente, acho que esse tour compensa pois ele vai para lugares muito distantes (que eu gostei bastante de ter conhecido) e que seria muito difícil fazer sem o transporte. Além disso, o almoço já está incluso e eu realmente achei o passeio válido.

 

Tour Vermelho – Red Tour

O Red Tour dura um pouco menos pois os lugares visitados são todos mais próximos de Göreme. Se inicia por volta das 09:00 e você estará de volta umas 16:00. Ele incluí:

  • Love Valley
  • Vale dos Monges
  • Vale da Imaginação ou Devrent Valley
  • Visita à Cooperativa de Tapetes Turcos
  • Cidade de Avanos para visitar uma fábrica de cerâmica
  • Castelo de Uchisar Rock em Ürgup
  • Museu ao Ar Livre de Göreme

O Red Tour custa por volta de EUR 25,00 e também tem todas as entradas inclusas e almoço.

 

Todas as atrações desse tour são possíveis de serem feitas por conta, mas envolvem sim um pouco de caminhada e disposição. Para aqueles que pretendem ganhar tempo, talvez valha a pena. Nesse valor também está incluso o almoço e todas as entradas.

Eu resolvi não fazê-lo e como nevou no dia, achei que foi melhor, pois não teria conseguido ver muita coisa acho!

Viajando barato pela Capadócia

Tour Azul – Blue Tour

O Blue Tour também dura o dia inteiro e inclui:

  • Três Belas de Ürgüp
  • Sinasos, antiga vila grega que agora é conhecida como Mustafapasa
  • Vila de Taskınpasa
  • Escavação de Sobessos
  • Vila de Sahinefendi
  • Caminhada no Vale de Soganlı
  • Cidade Subterrânea de Derinkuyu

O custo desse tour é de EUR 30,00 e ele é o menos comum entre os três. Os lugares visitados nesse tour são menos conhecidos pelos turistas e não estão entre os principais atrativos. Se você gosta de conhecer coisas diferentes e ir onde menos turistas estão, acho que pode valer a pena fazer esse passeio.

 

Tour Privado

Se você gosta de fazer as coisas no seu tempo e se preferir visitar atrações específicas, eu acho que um tour privado pode valer a pena. Os preços não são muito diferentes mas não tem almoço incluso e nem as entradas incluídas! Mas dessa forma, você terá liberdade para fazer todas as atividades que realmente quiser e no seu tempo.

 

Essa é uma alternativa bem interessante para àqueles que estão com pouco tempo mas não gostam muito de excursões. Há até algumas opções bem legais como explorar a Capadócia com um quadriciclo ou explorando em trilhas!! Eu achei bem legal!

Viaje conectado

Viaje pela Europa conectado com o chip da Yes Brasil! Já saia do Brasil com seu chip funcionando!

Como chegar na Capadócia

As principais cidades que servem como base para o turismo na Capadócia são Ürgüp, Göreme, Ihlara, Selime, Guzelyurt, Uçhisar, Avanos e Zelve. Dentre elas, Göreme é a mais recomendada.

A cidade é uma graça! Bem pequena, com boa estrutura e onde as principais agências para o vôo de balão e para os outros passeios estão localizados. Fora que a cidade é realmente toda em cavernas, fazendo dela ainda mais linda. E achei os preços bem convidativos para ficar alí. Para quem pretende fazer as atrações por conta, Göreme também é a melhor opção, por ficar central.

Para chegar em Göreme de Istambul, as maneiras mais fáceis são:

De ônibus – Istambul para Göreme

Essa é a alternativa mais barata e sinceramente acho que é minha opção predileta, caso você tenha bastante tempo.

Os ônibus funcionam super bem na Turquia, fiquei muito impressionada.

São confortáveis, possuem aquecimento no inverno e ar condicionado no verão, tem até televisão com entretenimento (em turco, mas poxa, ótima oportunidade para tentar aprender umas palavrinhas né), e refeição (uns snacks e chá mas já me deixou bem feliz). E como as distâncias são grandes (700Km de Istambul à Capadócia) é possível pegar ônibus noturnos e ainda economizar com hospedagem.

Open Air Museum na Capadócia

Há muitas empresas de ônibus e você pode simplesmente chegar na rodoviária e comprar seu bilhete, geralmente há bastante opção de lugar (pelo menos foi minha experiência no inverno).

Em Istambul, basta colocar no google maps ou maps.me (não esqueça de baixar os mapas offline para não ser pego desprevenido e não saber pra onde ir por estar sem internet) OTOGAR, que é a palavra em turco para rodoviária. Você pode comprar seu bilhete direto para Göreme e chegar com o nascer do sol já vendo todos os balões no céu.

Os valores do ônibus são de por volta TRY 77,00 (liras turcas), o que na época que viajei era o equivalente a R$ 53,00.

Caso prefira comprar a passagem com antecedência, encontrei essas duas agências que vendem online: Nevsehir e Metro (que oferece até opções de ônibus leito).

Também é possível chegar de várias outras cidades na Turquia em Göreme de ônibus. Se você vier de Pamukkale ou Éfeso, veja como chegar de ônibus na Capadócia. Basta fazer o sentido inverso do que expliquei nos respectivos posts.

 De avião – Istambul para Göreme

Essa é a opção mais rápida e a preferida dos que tem pouco tempo na Turquia. Acabou sendo a minha escolha pela comodidade.

Há várias opções de vôos saindo dos três aeroportos de Istambul: Atatürk (IST), Sabiha Gökçen (SAW) e Istambul ou Taksim (ISL). Eles voam para duas cidades na Capadócia: Nevşehir (NAV) e Kayseri (ASR).

De ambos os aeroportos, saem mini-vans com destino à várias cidades na Capadócia, mas é necessário reservar com antecedência. O ideal é fechar o transporte com o seu hotel (eles costumam já te recomendar uma empresa para fazer o transfer). Mas você pode também já fechar um transfer privado ou compartilhado pelo Get Your Guide. Eu paguei TRY 35,00 de Kayseri para Göreme.

 

Caso você compre as passagens com bastante antecedência, você conseguriá preços compatíveis com o dos ônibus. Cheguei a encontrar passagens por 80,00 TL (R$ 55,00) por trecho em baixa temporada.

Eu não comprei com antecedência e paguei por volta de R$ 150,00 na minha passagem mas saindo do aeroporto Atatürk.

No meu caso valeu a pena. Pois meu vôo internacional chegava em Atatürk e achei mais cômodo sair do mesmo aeroporto. O valor foi quase o dobro do que saindo de Sabiha, mas o transtorno para chegar em Sabiha e o gasto de mais de 3 horas de deslocamento não compensavam.

Além disso chegaria cedo na Capadócia e já conseguiria aproveitar esse dia (o que não aconteceu pois meu vôo internacional atrasou mais de 3h e perdi o vôo que tinha comprado. Mas como era tudo Turkish Airlines, eles me colocaram no próximo vôo sem custos).

Pontos importantes caso vá de avião:

  • Os vôos serão bem mais baratos saindo (ou voltando) de Sabiha ou do Taksim, entretanto, eles são bem mais distantes do que o Atatürk e não há um bom sistema de transporte público entre eles, e você pode precisar pagar um táxi ou uber… fazendo com o que o valor saia mais caro no final.
  • Se você chegar em Atatürk e voar direto para a Capadócia, não acho que vale a pena fazer a transferência de aeroporto para economizar. Mas caso você prefira, pode pegar um ônibus do Havabus até o aeroporto de Istambul e de lá outro ônibus para o Sabiha.
  • Do mesmo modo, caso você chegue em um desses aeroportos, pode pegar esse ônibus até Atatürk e de lá pegar o metrô.
  • Chegando em Nevşehir ou Kayseri, será necessário fechar um transfer até Goreme. Pode fechar direto com seu hotel, geralmente eles tem alguma parceria com empresa de transfer. Os valores são em média 25,00 TL (R$ 17,00) do aeroporto de Nevşehir e 35,00 TL (R$ 24,00) de Kayseri (geralmente há mais opções de vôos para Kayseri).
  • Se você estiver viajando por outros lugares fazendo alguns trechos de avião, vale a pena comprar todas as passagens juntas na opção Múltiplos Destinos. Use o skyscanner para pesquisar. Você verá que os preços serão mais baratos do que comprando os trechos separadamente.

Quando ir para a Capadócia

A Capadócia pode ser visitada em qualquer época do ano. Mas a alta temporada é no verão. Eu fui no Inverno e adorei! Mas passei muito frio e nevou em um dos meus dias lá, o que acabou prejudicando os meus passeios. Como gosto muito de fazer trilhas e queria ter caminhado mais pelos vales, pretendo voltar em uma época mais quente para aproveitar melhor!

Quanto tempo ficar na Capadócia

Tudo depende do seu estilo de viagem e tempo. Caso você pretenta fazer tudo por conta, eu recomendaria uns 5-7 dias. Dessa forma, é possível se hospedar em várias cidades e ir conhecendo todos os vales com calma e tranquilidade, além de visitar as principais cidades da região.

Viajar barato pela Turquia

Caso esteja sem tempo, você pode optar por fazer as excursões (duas delas são o suficiente) e você conseguirá visitar quase tudo. Nesse caso 2-3 dias serão suficientes!

Para àqueles que como eu estão sem muito tempo mas preferem viagens econômicas, eu recomendo 3 dias. Você pode fazer o Open Air Museum e o Vale Vermelho por conta em um dia, o Green Tour no segundo dia (junto com o balão) e explorar a cidade de Ürgüp e Avanos passando pelo Mirante das três belas, Vale dos Monges e Vale da Imaginação no seu terceiro dia.

No meu roteiro de viagem na Turquia eu deixei 3 dias para a Capadócia, mas o meu voo atrasou e acabei por perder quase um dia inteiro

Onde se hospedar na Capadócia

Já comentei no decorrer do post, que recomendo a cidade de Göreme como base para uma viagem econômica e charmosa. Mas Ürgüp e Uçhisar também são boas opções.

Uma outra opção, caso você fique mais tempo, é se hospedar uns dias em Göreme e depois outros dias em outra cidade como Ürgüp para visitar as atrações mais próximas de cada uma.

Booking.com
Dessa forma, eu me hospedei em um Hostel, o Cappadocia Cave Rooms. O lugar é excelente! Atendimendo dos funcionários muito bom, quartos confrotáveis e limpos, e um chuveiro delicioso. O café da manhã também era excelente e servido até as 11:00. De modo que pude comer quando voltei do passeio de balão.

Para àqueles que buscam mais conforto, indico o Divan Hotel e o Mithra Cave Hotel. Também são hotéis de caverna e com excelente reputação.

Para outras opções de hospedagem em Göreme, veja abaixo: Booking.com

Caso prefira se hospedar em Ürgüp, consulte as melhores opções aqui: Booking.com

Custos

No geral, os custos de uma viagem à Capadócia não são muito altos. Tirando o voo de balão que é salgado.

Hospedagem e comida são bem baratos na Capadócia e os passeios também não são caros. Lógico que se você fechar todos os tours ou contratar um motorista com guia, os passeios sairão mais caros. Mas ainda acho que o Green Tour vale a pena ser contratado e é possível visitar outras coisas por conta. Se você tiver mais dicas e conseguir fazer tudo por conta. sua viagem sairá relativamente barata.

Veja abaixo os meus custos na Capadócia! (Pode fazer o download da planilha e usar se quiser :))

Uma Breve História da Capadócia

A Capadócia tem uma longa e rica história, datada desde a época do Império Persa. Na época, o exército de Alexandre, o Grande, tentou controlar a região, sem muito sucesso. Nessa época, o persa Ariarathes se tornou Rei da região, extendendo o território da Capadócia até o Mar Negro.

O descendentes de Ariarathes continuaram a expansão do Reino, até que Ariarathes IV, devido a várias guerras e problemas com Roma, foi derrotado.

Os Capadocianos se tornaram amigos e receberam suporte de Roma contra o novo Rei da Capadócia, Mithridates IV de Pontus. A partir desse período, a região se envolveu em várias guerras, o que forçou o povo local a criarem túneis subterrâneos como defesa para a população. Essas vastas conexões de túneis em vários andarem eram usadas também com várias armadilhas para os inimigos. Algumas dessas incluem portas redondas de pedra, buracos no teto para os defensores jogarem lanças etc. Esses túneis se tornaram refúgio para vários povos durante o decorrer da história local.

Império Romano e Turquia Moderna

No século 4, Capadócia era uma grande província do Império Romano. Nessa época, o povo local começou a abraçar a filosia cristã. Após a queda do Império Romano e a ascenção do Império Bizantino, a região permaneceu por um long período de paz. Esse período de paz foi quebrado com a invasão muçulmana da região e, em seguida, com o estabelecimento da região como um estado crusador, após a Quarta Crusada. Os Crusadores chamavam a região de Terra Hermeniorum, ou terra dos Armenos.

No século XII, vários povos turcos começaram a se estabelecer em Anatolia. Com o crescimento da influência Turca em Anatolia, Capadócia começou a pagar impostos para os Estados Turcos que cresciam em todos os lados. Com o tempo, a região deu o seu controle para o Império Otomano e, após a quedra do Império e formação do Turquia, a região nunca mais se tornou um estado independente.

Já sabe tudo o que fazer na Capadócia?

Espero que esse post tenha te ajudado a planejar a sua viagem barata pela Capadócia! De forma que você consiga organizar seu roteiro da melhor forma possível!!!

Qualquer dúvida adicional ou dica, nos deixe aqui nos comentários!

Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos no Facebook ou salvar no Pinterest para ler a hora que quiser.

O que fazer na Capadócia

Salve este post no Pinterest para ler sempre que quiser!!

Nota1: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes 🙂

Nota3: O Seguro viagem é de suma importância. Nunca viaje sem! Não se esqueça de fazer o seu antes de sair de casa! Utilize nosso cupom no link abaixo (MOCHILAOADOIS5) e ganhe 5% de desconto mais 5% se pago no boleto ou entre em contato conosco para outras promoções que estejam vigentes na época da sua viagem!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Se você vai viajar pela Turquia, pode se interessar também pelos seguintes posts:

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

  2. Ana Licia Borges
    05 mar 2021

    Obrigada por tantas informações!
    Estou planejando visitar a Turquia com meu filho será nossa primeira viagem depois de mais uns 20 anos, ao mãe e filho. Estou super emocionada por fazer essa viagem. Ele quer incluir a Gobekli Tape, temos dez dias. O que você acha?
    Obrigada!

    • 23 mar 2021

      Oi Ana,
      Que bacana! Aproveitem bastante!
      Eu não conheci Gobekli Tepe então não consigo te dizer exatamente. Mas fica bem distante dos pontos mais famosos como Capadócia e Ephesus, então vai depender do que é prioridade pra vocês 🙂

      Abraços

  3. Burak
    13 dez 2020

    Ola Gente !! Eu Sou Burak guia licenciado e profissional na Capadócia-Turquia.
    Eu falo Espanhol, PORTUGUES e İngles. Achei o site aqui bem legal tambem bem util pra pessoas quem vai viajar. e Gostaria de ajudar e passar informacoes a voces.
    Se você decida vir a este lugar mágico, pode me contactar com prazer, posso ser o seu guia enquanto estiver aqui, farei rotas, cidades e locais de interesse, excursões, etc.
    O mais importante é que o viajante esteja satisfeito por conhecer meu país. !!

    Muito obrigado e boa viagem
    Abraço

    +905549976427
    burakekici123@gmail.com

    • 15 dez 2020

      Obrigada Burak por comentar aqui. algumas pessoas me perguntam sobre guia em português na Capadócia e eu não conhecia ninguém. Sucesso aí pra você!
      Abraços

  4. Natália Nifoci
    17 out 2020

    Olá, eu amei as suas dicas, eu e minha irmã iremos agora no inverno é justamente quero fazer coisas por conta e outras com Guia, mas estava perdida! Ótimo blog. Agora estamos atrás do código HES que é preciso na Turquia devido ao covid, você sabe algo sobre isso? Você tem alguma recomendação de Guia que fala em português?

    Obrigada 😘

    • 19 out 2020

      Oi Natália!
      Obrigada pelo comentário e fico feliz que meus posts tenham te ajudado. Eu não estou muiti informada sobre o HES para o COVID e também não tenho indicação de guia que fale português, sinto em não poder ajudar.
      Espero que aproveite bastante a Turquia!

  5. Pingback: Lugares para Lua de Mel - 7 Destinos surpreendentes | Mochilão a Dois!

  6. 23 fev 2020

    Olá! Muito útil e completo o seu guia. Obrigada; facilitou demais nosso trabalho com tantas idéias e opções!! 🙂

    • 26 fev 2020

      Oi Eleonora!! Fico feliz que o guia da Capadócia tenha te ajudado!! Espero que aproveite muitos sua viagem!!

  7. Marina
    08 out 2019

    Parabéns pelo Post, bem detalhado e explicativo. Tenho uma dúvida: Você comprou o vôo de Istambul para a Capadócia com antecedência ou já estando ai? Qual site utilizou? Obrigada

    • 09 out 2019

      Oi Marina! Fico muito feliz que tenha gostado do post e que tenha te ajudado. Eu comprei as passagens aéreas com antecedência. Pelo que vi, com um período de 3 meses de antecedência as passagens ficam com ótimos preços. Eu comprei com um mês de antecedência e não estava ruim também. Eu sempre pesquiso pelo skyscanner (http://www.dpbolvw.net/click-8826731-13047491) e fui direcionada direto para o site da Turkish. Também vale a pena já comprar todas as passagens juntas. Por exemplo: eu fui de Istambul pra Capadócia e voltei de Éfeso pra Istambul de avião, então coloquei na opção multiplos destinos e já comprei os dois voos juntos. Ficou mais barato do que se tivesse comprado os dois trechos separados. Qualquer outra dúvida só avisar.

      Beijos

  8. Pingback: Mochilão a Dois! | Turismo no Irã – Guia completo para sua viagem

  9. Gabriela Freire Vita
    26 jul 2019

    Olá! Muito bom o seu relato! Me fala uma coisa, estou indo com mi na avó, de cadeira de rodas. O museu a céu aberto é viável? O que mais você indicaria?

    • 26 jul 2019

      Oi Gabi! Tudo bem? Obrigada pelo seu comentário!
      Sim, o Museu a Céu aberto é tranquilo para você ir com ela em cadeira de rodas! Fora isso vocês conseguem ir no mirantes principalmente. As cidades subterrâneas não será possível porque tem muitas escadas e todas muito apertadas e os vales também será mais difícil. Acho que no seu caso, eu indicaria fechar um passeio privado com uma agência (há alguns links de sugestão no meu post) ou então com algum taxista lá para que vocÊs possam ir somente nos lugares que será de fácil acesso e o aí o guia saberá indicar todos os lugares que ela conseguirá acessar com tranquilidade. Se precisar de mais alguma ajuda me avise!

      Abraços

  10. 25 jun 2019

    Capadócia é um lugar lindo, né? Nós adoramos viajar com nossa pequena. Quando fomos eu não consegui fazer o passeio de balão, quero voltar para isso agora.

    • 28 jun 2019

      Eu adorei a Capadócia Edson! Tente sim ir novamente, acho um ótimo lugar mesmo para crianças e o passeio de balão é imperdível! Vocês e sua filha vão amar o passeio de balão na Capadócia tenho certeza!

  11. aplandeiro
    21 jun 2019

    Tenho muita vontade de conhecer a Capadócia e seu post vai me ajudar muito. Está bem completo…obrigada!

    • 24 jun 2019

      Olá Paula! Obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz que esse guia da Capadócia possa te ajudar na sua viagem!! Aproveite muito!

  12. 20 jun 2019

    Adorei o guia. Super completo! Eu adoro a Capadócia e já fiquei com vontade de regressar e explorar melhor.

    • 21 jun 2019

      Olá Carla! Obrigada! Ah a Capadócia realmente é fantástica! Eu também estou com vontade de voltar já viu!

  13. 20 jun 2019

    Uau, que guia super completo para viajar para a Capadócia! Eu não fazia ideia de que tinha tanta coisa bonita pra visitar, apesar de ser um destino que sempre fica no imaginário…

    • 21 jun 2019

      Oi Gabi! Você sabe que eu também não? Eu tinha vontade de conhecer a Capadócia mas não sabia que tinha tanta coisa linda pra ser visitada! Já estou morrendo de vontade de voltar para a Turquia.

  14. 20 jun 2019

    Eu também amei a Capadócia! Fiz várias coisas por conta própria também, peguei apenas uma excursão para visitar os lugares mais longes. Fui no verão e não estava tão cheio não, viu? Achei bem tranquilo, na verdade. Desde 2016 o turismo na Turquia deu uma caída e está super valendo a pena ir para lá e aproveitar os lugares mais vazios!

    • 21 jun 2019

      Nossa que legal saber que no verão anda tranquilo também! Eu li vários relatos de que a Turquia fica bem complicada no verão. Mas se dá pra aproveitar ainda melhor né! Eu estou querendo voltar nessa época para fazer mais trilhas, adorei a Capadócia! E o melhor é que os preços são super acessíveis né!

  15. 20 jun 2019

    que interessante, nunca tinha visto uma opcao de mochilao pela capadocia! achei o lugar incrivel, vou mostrar pro meu marido e marcar a viagem!

    • 21 jun 2019

      Oi Angie! Eu tive muita dificuldade em encontrar como fazer as coisas por conta na Capadócia! Só achei relatos de passeios com as agências de turismo, por isso achei importante descrever como visitar todos os lugares por conta! Que bom que gostou e depois me conta o que achou da Capadócia!

  16. Pingback: Mochilão a Dois! | O que fazer em Istambul – Super guia para 3 ou 4 dias

  17. Pingback: 5 motivos para você visitar a Turquia no Inverno | Mochilão a Dois!

  18. Pingback: Pamukkale e Hierápolis na Turquia – Um guia completaço e econômico | Mochilão a Dois!

  19. Pingback: Éfeso na Turquia: Guia completo para visitar as ruínas | Mochilão a Dois!

  20. Pingback: Balão na Capadócia: Guia completo para qualquer estação (até no inverno) | Mochilão a Dois!

  21. Pingback: Viagem na Turquia - O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos) | Mochilão a Dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *