Pamukkale e Hierápolis na Turquia – Um guia completaço e econômico
Tudo que você precisa saber antes de visitar Pamukkale e Hierápolis na Turquia em um guia completíssimo com informações de como chegar, o que fazer, quando ir e muitas dicas de economia.
Muito provavelmente você já viu inúmeras e lindas fotos de Pamukkale na Turquia. O nome significa “Castelo de Algodão” (Pamuk – algodão e kale – castelo) e não poderia estar mais correto! O chão todo branquinho de Pamukkale que a primeira vista lembra a neve, depois te remete a um algodão… Quando olhamos de longe parece mesmo que foi toda feita de algodão… e é lindo!
E no complexo há ainda mais pra se ver: Hierápolis! Então, confesso que resolvi visitar esse lugar por causa de Pamukkale mas Hierápolis me surpreendeu e muito!
Se você está planejando sua viagem pela Turquia e vai dar uma passadinha ali na região, você encontrou aqui um guia super completo com tudo que você precisa para organizar uma viagem perfeita e de forma econômica.
Nesse post você vai encontrar (se preferir, pode clicar no link e ser direcionado):
- Vale a pena visitar Pamukkale na Turquia?
- O complexo de Pamukkale e Hierápolis na Turquia
- Como chegar em Pamukkale vindo de Istambul, Éfeso ou Capadócia
- Quando ir
- Quanto tempo ficar
- Onde se hospedar
- Roteiro de visita em Pamukkale e Hierápolis
- Horário de Funcionamento
- Custos
- Dicas Gerais
Vale a pena visitar Pamukkale e Hierápolis na Turquia?
Essa é a primeira pergunta que todo viajante que planeja ir para a Turquia faz, já que Pamukkale está a quase 600 Km de Istambul.
Apesar de ser um passeio para apenas um dia, eu ainda acho que vale muito a pena visitar! O chão de material calcário e as águas quentinhas e azuis impressionam!! Se você for em épocas quentes, pode se banhar nas piscinas (você tem que ser muito corajoso pra se banhar no Inverno rsrs, eu tive dificuldades em ficar descalça).
E lógico, além disso, basta juntar essa viagem com uma visita à Éfeso que está ali pertinho e seu deslocamento já terá valido a pena!
Eu visitei a Turquia no Inverno, em fevereiro de 2019 e gostei muito de ter visitado Pamukkale mesmo assim.
Saiba para não se decepcionar
Não são todas as piscinas que ficam em funcionamento o tempo todo. O pessoal drena a água e como eu fui em baixa temporada, a maioria das piscinas, as mais bonitas por sinal, não estavam cheias.
A princípio achei que era porque era inverno, mas li em outros locais que isso também acontece em outras épocas!
Ainda foi lindo e amei conhecer, mas saiba que você não verá aquele mar de piscinas azuis, pois muitas delas provavelmente estarão vazias.
O complexo de Pamukkale e Hierápolis na Turquia
O complexo de Pamukkale e Hierápolis foi considerado Patrimônio da Humanidade em 1988 pela UNESCO e não é pra menos né!
As piscinas termais têm origem calcária e estão distribuídas em uma montanha com mais de 200m de altura. Elas surgem devido à precipitação do carbonato de cálcio vindo das águas quentes da montanha.
Ali do lado, no mesmo complexo estão as ruínas de Hierápolis, construída durante o Império Romano. A cidade era bem cosmopolita e havia um Teatro Romano (uma réplica do de Roma) que ainda permanece bem conservado e que chegou a abrigar 12mil espectadores.
No mesmo complexo, ainda existe a Antique Pool, também conhecida como Piscina de Cleópatra ou Piscina Sagrada. O local é uma grande piscina com águas termais que beiram os 35oC. Essas águas termais ricas em minerais são conhecidas como tendo propriedades medicinais. Apesar do nome, não se sabe ao certo se realmente a Rainha Egípcia frequentava o local! Mas é legal dizer que nadou na mesma piscina da Cléopatra né?
Como chegar em Pamukkale vindo de Istambul, Capadócia ou Éfeso
Pamukkale está a 574km de Istambul e a 633Km da região da Capadócia, aproximadamente.
É uma viagem longa! Mas a boa notícia é que ela é muito tranquila e você pode voar ou então usar um ônibus noturno para não perder muito tempo de viagem.
Eu fiz o seguinte roteiro de viagem na Turquia: Capadócia – Pamukkale – Éfeso – Istambul e funcionou super bem! Recomendo que você faça dessa forma para ganhar tempo na sua viagem!
Como chegar em Pamukkale de Istambul
Se você estiver em Istambul, pode chegar na região de Pamukkale, vindo de ônibus ou de avião. Ainda se preferir, existem vários tours de um dia saindo de Istambul. Caso seu interesse seja somente nas piscinas de Pamukkale e estiver com pouco tempo, essa pode ser uma boa opção. Eu recomendo o tour do Get your Guide (que eu já usei, é super confiável e você ainda pode cancelar até 24h antes) de 1 dia de Istambul para Pamukkale.
Mas há diversas opções, incluindo um tour completo por Capadócia, Pamukkale e Éfeso. Nada mal já ter a viagem resolvida sem mais nenhuma preocupação né? Veja as opções abaixo:
De Istambul à Pamukkale de ônibus (ou vice-versa)
Andar de ônibus na Turquia é muito bom! Os ônibus são seguros e confortáveis e tem ótimos preços. E tem até lanchinho e uma TV (somente com canais em turco, mas isso é um mero detalhe).
Você pode pegar um ônibus noturno e de quebra economizar com hospedagem (lógico se você é do tipo que consegue dormir e descansar em ônibus).
Por tudo que observei é bem tranquilo comprar passagem na hora. Os ônibus saem de várias estações de ônibus em Istambul, então basta ver qual está mais perto do seu hotel ou de onde você estará naquele dia.
Mas você também pode comprar os bilhetes com antecedência. Eu encontrei dois sites mas há muitas outras cias de ônibus: A Pamukkale Tourist vende passagens pela Ticket Bus e a Metro ainda vende passagens em ônibus leito para que você possa viajar com mais conforto.
Chegando em Denizli, você pode pegar uma mini-van na própria estação de ônibus até Pamukkale por TRY 4,00.
Ah e lógico que você também pode fazer o sentido contrário e ir de Pamukkale a Istambul. Os ônibus de Istambul à Denizli ou vice versa estavam por volta de TRY 100,00;
De Istambul à Pamukkale de avião (ou vice-versa)
Se comprar as passagens com antecedência, você consegue voar pela Turquia com excelentes preços.
Pesquise no skyscanner na opção múltiplos destinos e já monte o seu roteiro comprando as passagens com uma única cia e os preços serão bem melhores. Eu só voei e Turkish Airlines.
Para chegar em Pamukkale, você pode voar até o aeroporto de Denizli (DNZ), a cidade mais próxima de Pamukkale, ou Esmirna ou Izmir em Turco (ADB).
Do aeroporto de Denizli há ônibus para Pamukkale e de Esmirna, você pode pegar o trem (mas levará cerca de 4 horas para chegar em Pamukkale).
Eu recomendaria que ou você voe pela manhã e já vá direto à Pamukkale, aproveite o dia e de lá siga para Selçuk para conhecer Éfeso no dia seguinte. Ou ainda que você se hospede em alguma cidade maior da região como Esmirna, Kuşadasi, Bodrum ou até Fethiye e de lá faça os passeios de um dia para Pamukkale e Éfeso. Há várias opções de passeios, como você pode ver abaixo:
Apenas atente-se com relação ao aeroporto de Istambul, tanto para ir quanto para chegar. Os melhores preços saem e chegam no aeroporto de Sabiha Gökçen, que fica bem distante do centro da cidade e não possui metrô. Até existe maneira de utilizar transporte público com ônibus até o aeroporto Atatürk e de lá, você pode utilizar o metrô, mas acaba sendo muito demorado.
Eu optei por voar somente de e para o Aeroporto de Atatürk, mesmo pagando um pouco a mais, pela conveniência.
Como chegar em Pamukkale da Capadócia
Eu recomendo esse trajeto para um roteiro mais otimizado. Da mesma maneira é possível viajar de avião ou de ônibus saindo da região da Capadócia. Se você estiver por lá, eu recomendo voar de balão na Capadócia. Eu gostei muito da minha experiência.
Da Capadócia à Pamukkale de ônibus
Você pode pegar o ônibus de qualquer cidade que esteja na Capadócia. A cidade em que a maioria das pessoas ficam, principalmente àqueles que buscam uma viagem mais barata, é Göreme.
Então, de lá há ônibus noturnos direto para Pamukkale. Eu comprei minha passagem pelo site da Nevsehir. Mas você também pode simplesmente ir a rodoviária e comprar sua passagem. Ela é bem central e fácil de ser encontrada em Göreme. Eu estava hospedada no Cappadocia Cave Rooms e a rodoviária ficava há menos de 1 Km dali.
Os ônibus saem por volta das 20:00. A viagem é tranquila e eles oferecem chá, café e snacks duas vezes durante esse trajeto. Só que por volta das 5:00, o ônibus para no meio da estrada e uma van pega todo mundo que está indo a Pamukkale. A van nos deixa em uma das inúmeras agências de turismo dali para esperar até a abertura do parque, pois isso é ainda antes das 6:00…
Esse foi o único ruim da viagem, porque cheguei muito cedo. Mas a boa notícia é que há inúmeros hotéis ali com preços bem em conta e café da manhã incluído. Então, pode valer a pena pagar a diária para tomar um banho, descansar umas horinhas e tomar um café antes de iniciar seu passeio em Pamukkale.
Da Capadócia à Pamukkale de avião
Para ir de avião saindo da Capadócia, você precisará sair de algum dos dois aeroportos da região, Kayseri ou Nasherir. O problema desse trajeto é que ambos são relativamente distantes de Goreme ou de outras cidades da região da Capadócia e você precisará de um transfer!
Basta chegar no aeroporto de Denizli ou Esmirna como mencionado no item anterior.
Como chegar em Pamukkale de Éfeso
Caso tenha optado por fazer Éfeso primeiro e depois Pamukkale, você pode vir da cidade onde Éfeso está, Selçuk, de ônibus ou trem. Para conferir o melhor método, veja a seção como chegar em Éfeso vindo de Pamukkale no post de Éfeso e faça o sentido inverso.
Quando ir
Em regra, é possível visitar Pamukkale em qualquer época do ano. Mas com alguns problemas:
No inverno pode realmente fazer muito frio. Vai da sua sorte lógico, mas no dia que eu estava lá, a temperatura estava batendo os 0oC e eu mal consegui tirar o sapato para andar pelas piscinas. Cheguei a ver duas meninas de maiô tirando foto, mas isso exige uma coragem que passa longe da que tenho rs. Eu adorei o passeio e achei lindo, mas não pude experimentar me banhar.
Seguro viagem com Desconto de até 10%
Nunca viaje sem seguro viagem!!! Para seguro viagem com desconto, utilize a Seguros Promo e o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto mais 5% se pago no boleto!
Você pode estar se perguntando, mas Liany, a água não é quente? Então qual seu problema? Realmente dentro da piscina estaria tudo bem, pois a água chega a seus 35oC. A questão é que você não pode entrar ali com as suas coisas ou deixá-las no chão por uma questão de preservação do calcário. Então teria que ou deixar minha roupinha no vestiário, que é bem longe ou ficar segurando ela dentro da piscina…. rs (se estivesse com alguém podia pedir pra segurar né? o que não era o caso). Bom, mas enfim… sem chance que ia andar de maiôzinho naquele frio de 0oC…
Bom, agora no verão, o problema é o oposto! Pode passar fácil dos 40oC e faz muuuuuito calor e fica muito lotado, sendo difícil achar uma piscina bacana pra você aproveitar. Caso vá nessa época, tente chegar cedo e procurar as piscinas mais afastadas.
As melhores épocas para visitar Pamukkale são no outono ou antes das férias escolares européias.
Quanto tempo ficar
O complexo de Pamukkale e Hierápolis pode ser visto em um dia, mas realmente vai o dia inteiro.
Para uma viagem econômica recomendo que chegue cedo (em um ônibus noturno ou até de avião), aproveite o dia e siga à noite em direção à Selçuk para visitar Éfeso no dia seguinte!
Onde se hospedar para visitar Pamukkale e Hierápolis na Turquia
Em Pamukkale há várias opções de hospedagem, caso prefira dormir por lá e estar descansado para aproveitar o dia seguinte.
Os melhores hotéis e homestays em termos de custo benefício são:
- Çavdar Thermal Hotel: Homestay com preço bem econômico. Local simples com opção de café da manhã. Ideal para quem quer economizar.
- Bellamaritimo Hotel: Do lado de Pamukkale, com piscina e uma excelente café da manhã. É uma boa opção para quem quer economizar mas não abre mão do conforto.
- Venus Suite Hotel: Opção para quem conforto! O hotel tem uma linda piscina e todos os quartos tem varanda com visão para o jardim. E está apenas há 300m de Pamukkale.
Outras excelentes propriedades podem ser encontradas aqui.
Você também pode se hospedar na cidade próxima de Denizli, caso prefira. Confira as melhores opções de hospedagem por ali:
Booking.com
Hospedagem em outras cidades da região
Você ainda, pode se hospedar em alguma cidade um pouco maior e com mais estrutura da região como Esmirna, Kuşadasi, Bodrum ou até Fethiye e usar essas cidades como base para os passeios de Pamukkale e Éfeso.
Algumas opções são:
Caso prefira ficar em uma cidade base, você pode alugar um carro e fazer seus passeios com liberdade e autonomia ou ainda contratar um tour para os passeios.
Roteiro de visita em Pamukkale e Hierápolis
No mapa abaixo, vocês podem ver a estrutura de Pamukkale e Hierápolis:
Para otimizar seu tempo, eu recomendo que você inicie o passeio na Entrada Norte. Dessa forma, você visita primeiro Hierápolis, deixando Pamukkale (o melhor na minha opinião) para o final! Mas, ao invés de sair pela Entrada Sul, saia pelo portão que há entre as piscinas termais. Você verá não se preocupe, apenas caminhe carregando seus sapatos pelas travertines em direção morro abaixo que verá o portão. Essa entrada está há apenas 200m da rua central de Pamukkale e de fácil acesso para você pegar os ônibus para Denizli. Mas o portão Sul está há quase 5Km e não há serviço de ônibus lá.
Entretanto, se você for em alta temporada e quiser evitar os ônibus de excursão, comece seu passeio em Pamukkale e siga para Hierápolis depois, assim você consegue ver as piscinas mais vazias por algumas horas. Nesse caso, entre pela entrada de Pamukkale central, entre as piscinas termais carregando seus sapatos e siga pelas ruínas de Hierápolis depois. Assim, acabando seu passeio na Entrada Norte. Dali, você pode então pegar um táxi ou o ônibus.
Hierápolis
Para chegar no Portão Norte, há mini–ônibus que saem da rua central de Pamukkale até lá. Eles cobram TRY 6,00. Eu consegui chegar lá de carona.
Visitei todas as ruínas, caminhando por elas e chegando no final no Grande Teatro!!! Lindo demais! Hierápolis me surpreendeu muito!
No complexo também existe o Museu Arqueológico, ao lado de onde as piscinas termais começam.
Pamukkale
Do Grande Teatro, você pode descer então e encontrar as piscinas termais de Pamukkale. Para pisar no calcário é necessário tirar os sapatos, por uma questão de preservação.
Ali, você pode apreciar o local e se banhar nas piscinas conforme queira.
Como já mencionei, estava muito frio no dia que fui, então somente caminhei um pouco pelas piscinas termais. E a maioria delas estava na verdade sem água…
Antique Pool ou Piscina de Cleópatra
Na parte de cima do morro, saindo das piscinas termais, pertinho do Museu Arqueológico, você verá um portão grande e uma boa estrutura, bem do lado da Entrada Sul. Ali está a Piscina de Cleópatra. Você pode entrar no ambiente, tirar fotos, sentar em um café e tudo o mais, mas se quiser se banhar na piscina, é necessário pagar adicionais TRY 50,00.
As águas termais parecem ter propriedades medicinais e o ambiente é lindo. É cheio de colunas e árvores em volta e parece que a água é bem quentinha. Quando fui estava bem vazia mas parece que fica muito lotada na alta temporada. Então avalie se realmente vale a pena.
A toalha não está inclusa, então lembre-se de trazer a sua, pois caso contrário terá que pagar um aluguel.
Horário de Funcionamento do Complexo de Hierápolis e Pamukkale
O horário de funcionamento do Complexo de Pamukkale e Hierápolis é o seguinte:
- Piscinas Termais de Pamukkale e Complexo Aerqueológico de Hierápolis: De abril a outubro, funciona das 06:30 às 21:00 e de novembro a março das 06:30 às 19:00.
- Piscina de Cleópatra: No verão funciona das 08:00 às 21:00 e no inverno das 08:00 às 19:00.
- Museu Arqueológico de Hierápolis: Das 08:30 às 19:00
Custos
O valor das entradas no Complexo é de:
- Piscinas Termais de Pamukkale e Complexo Aerqueológico de Hierápolis: TRY 50,00
- Piscina de Cleópatra: TRY 50,00
- Museu Arqueológico de Hierápolis: TRY 5,00
Não é possível entrar no Museu ou na Piscina de Cleópatra sem pagar a entrada para as Piscinas termais e ruínas.
Como passei apenas o dia e segui viagem para Selçuk, meus únicos gastos nesse dia foram com a entrada do parque, um café da manhã e uma sopinha de almoço (sério tava muito frio, foi sensacional aquela sopa). Gastei cerca de TRY 30,00 nas minhas refeições.
Depois disso gastei mais TRY 18,00 com o trem até Selçuk e TRY 4,00 com a mini-van de Pamukkale até a estação de trem de Denizli.
Dicas Gerais
- Eu vi algumas pessoas com arara para que turistas pudessem tirar fotos com elas….. Por favor, não incentive isso. Elas estavam há milhares de quilômetros do seu habitat natural… só pra que turistas tiraseem foto com um animal colorido em um fundo branco….
- Caso vá em alta temporada, chegue cedo e visite primeiro as Piscinas Termais, para pegá-las mais vazias. O nascer do sol ali parece ser um espetáculo. Se tiver coragem, chegue às 06:30 na abertura dos portões;
- Não se esqueça de muito protetor solar e chapéu, caso vá no verão. O calor é forte e o chão branco reflete a luz;
- Use a entrada da rua central de Pamukkale, é perto e você conseguirá ir a pé. Mas terá que carregar suas coisas na mão, inclusive o sapato para entrar;
- Se for em baixa temporada, visite primeiro Hierápolis, deixando Pamukkale para o Grand Finale!
- Não existe armários ali perto das piscinas termais, somente na Piscina de Cléopatra!
- Se quiser economizar, faça uma viagem noturna da Capadócia e chegue cedo em Pamukkale, partindo no fim do dia para Selçul para visitar Éfeso no dia seguinte; Você economizará com hospedagem e com transporte e não perderá muito tempo na sua viagem!
O Seguro viagem é de suma importância para garantir uma viagem tranquila e sem perrengues. Nunca viaje sem! Não se esqueça de fazer o seu antes de sair de casa! Utilize nosso cupom no link abaixo (MOCHILAOADOIS5) e ganhe 5% de desconto mais 5% se pago no boleto ou entre em contato conosco para outras promoções que estejam vigentes na época da sua viagem!
E aí? Preparado?
Tudo planejadíssimo agora para aproveitar Pamukkale e Hierápolis ao máximo? Qualquer dúvida adicional não deixe de colocar aqui nos comentários! Se quiser, assine nossa newsletter logo abaixo, assim você será o primeiro a receber os próximos posts da série da Turquia!
Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos no Facebook e salvá-lo no Pinterest para ler sempre que precisar!
Se você vai viajar pela Turquia, acho que também pode gostar:
Viagem na Turquia – O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos)
O que fazer em Istambul – Tudo para um roteiro incrível de 3 ou 4 dias
O que fazer na Capadócia – Viajando barato pela Terra de São Jorge
Voar de Balão na Capadócia: Um guia completo para todas as estações (até no inverno)
Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, (pode logar em sua conta normalmente e utilizar qualquer cupom de desconto vigente! às vezes tem até mais descontos), mas nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Como vc fez com a mochila
em pamukkale ja que nao pegou hotel, ficou andando com ela o tempo todo? Nao sei o q faço
Oi Daniela,
Eu deixei na própria agência de turismo onde comprei as passagens de ônibus. Eles cobraram uma taxinha mas foi tranquilo.
Estou adorando suas dicas,vou em maio para a Turquia.
Vc já chegou a ir em Antália? Tenho vontade de fazer uns em Istambul, 2 na capadócia e depois passar por Antalia, Fethyie, Bodrum e Pamukkale. Mto obrigada por esse conteúdo, é de mta qualidade e com mtas informações, sério agradeço demais, e ainda me tirou o medo de mochilar por lá sozinha.
Olá Priscila, não cheguei a conhecer Antália porque fui no inverno, mas no verão parece ser incrível, acho que vale a pena incluir no roteiro.
Super obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha te ajudado.
Abraços
Oi Liany, td bom? Inicialmente parabéns pelo blog! Certamente é um dos melhores com dicas de Turquia! Por favor, você como eu faço para ir de ônibus de Pamukkale a Kusadasi? Grata, Carol
Oie! Obrigada pela partilha, sem dúvida é a melhor matéria que tenho encontrado… obrigada de verdade, vamos usar muitas de suas dicas na Turquia em Outubro.
Ja agora me deixa perguntar. Como foi a saída de Pamukkale para Éfeso?
Beijinhos e mais uma vez obrigada!
Pingback: O que fazer em Istambul - Tudo para um roteiro incrível de 3 ou 4 dias | Mochilão a Dois!
Pingback: Viagem na Turquia - O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos) | Mochilão a Dois!
Andei pesquisando bastante, sites em inglês para encontrar uma resposta mais precisa, e conversei com uma agência que oferece o passeio online. Essa agência oferece o passeio na segunda e outras também.
Verifiquei que tudo abre na segunda, exceto o museu. 🙂
Agora me surgiu outra dúvida: existe algum lugar em Pamukkale onde possa deixar minha mala enquanto faço o passeio por lá? Sei que na estação de ônibus em Denisli tem lugar mas devo chegar diretamente em Pamukkale. Será que lá tem?
Perfeito! Então realmente abre na segunda! Assim fica mais fácil pra você se organizar! Sim!! Foi o mesmo que ocorreu comigo. O ônibus continua depois de Pamukkale, então no meio da estrada, você troca para uma van que te leva diretamente para alguma agência de turismo, e você fica lá sentado esperando o parque abrir. Nessa própria agência você pode deixar sua mala. Não precisa utilizar o serviço deles para nada! A princípio eles disseram que iam cobrar 10TL, mas depois disseram que não precisava pagar nada hehe!
Oi Liany.
Pretendo fazer exatamente o que vc falou de partir da Capadócia (Goreme) de ônibus para visitar Pammukale no dia seguinte e indo direto para Éfeso no fim do dia. Só há um porém: alguns sites dizem que Pamukkale não funciona segunda. Pela sua informação e pelo site do hotel Denizly, funciona normalmente. Qual informação está correta?
Dependo exatamente dessa informação para saber se fico 2 ou 3 dias na Capadócia. Apesar de junho ter melhor condição climática e chance de tempo ruim ser menor, com 2 dias é mais arriscado porque o passeio de balão é no segundo dia né?
Obrigado.
Olá Marco, tudo bem?
Acho essa uma ótima opção sim!Com relação ao horário de funcionamento, eu realmente não vi em nenhum local a informação de que não abria na segunda. Inclusive em nenhuma placa nas bilheterias ou coisas assim. Quando publiquei o post eu busquei essa informação e li que funcionava todos os dias. O que eu fiz agora foi procurar alguma agência de turismo de Pamukkale no google olhar o horário de funcionamento. As que eu olhei abrem todos os dias inclusive de segunda. O que te sugeriria para não ter erro, é busque o telefone de alguma dessas agências no google e ligue pra eles e confirme a informação. como eles estão lá, com certeza te passarão a informação correta. Nos avise aqui por favor caso esteja fechado! Assim deixo o post atualizado para todos leitores que pretendem visitar!
Pingback: O que fazer na Capadócia - Viajando barato pela Terra de São Jorge | Mochilão a Dois!
Pingback: 5 motivos para você visitar a Turquia no Inverno | Mochilão a Dois!
Pingback: Mochilão a Dois! | Balão na Capadócia: Guia completo para qualquer estação (até no inverno) | Mochilão a Dois!
Pingback: Mochilão a Dois! | Éfeso na Turquia: Guia completo para visitar as ruínas | Mochilão a Dois!