O que fazer em Shiraz no Irã: A cidade dos jardins
Visitar Shiraz era um dos pontos altos da nossa viagem no Irã! Dentre o que fazer em Shiraz estavam as coisas que mais queria visitar, como Persépolis e o famoso Pink Mosque com os seus lindos vitrais.
Mas ainda assim, Shiraz conseguiu me surpreender positivamente. É muito mais do que somente algumas mesquitas. A cidade é linda, super charmosa e um pouco mais preparada para o turismo, então hotéis e hosteis são muito bons e há inúmeros cafés super agradáveis pra passar o tempo.
Foi sem dúvida uma das minhas cidades preferidas no Irã. Se você está se organizando para um período de turismo no Irã, Shiraz deve ser uma parada obrigatória na sua viagem.
Veja aqui um guia super completo com todas as informações que você precisa para viajar para lá, incluindo tudo o que fazer em Shiraz.
Neste artigo, você vai encontrar (pode navegar pelo menu abaixo se quiser):
- Um pouco sobre Shiraz
- Onde fica Shiraz
- Como chegar em Shiraz
- Quando ir e quanto tempo ficar em Shiraz
- O que fazer em Shiraz
- Onde se hospedar em Shiraz
Um pouco sobre Shiraz
A capital da Província de Fars é conhecida pelos iranianos como Cidade dos Jardins, devido aos vários jardins pela cidade e pelas árvores frutíferas encontradas em toda a cidade.
O local também é famoso pela sua cultura com muitos poetas e cultura e também pelo vinho shiraz. Apesar do Irã ser uma república islâmica desde 1979 e bebidas alcoólicas serem proibidas atualmente, Shiraz já foi conhecida por produzir esse excelente vinho e era a capital do vinho no Irã nessa época.
Seguro Viagem com Desconto
Para entrar no Irã, o seguro viagem é obrigatório. Além disso, ter um seguro é muito importante para uma viagem tranquila tanto com relação à eventuais acidentes ou problemas médicos e até mesmo para extravio de bagagens.
Veja um pouco mais sobre a importância do Seguro Viagem e feche seu seguro com desconto.
Shiraz foi a capital da Pérsia entre 1750 e 1800 e já foi o centro de artes e literatura do Irã. Hoje, além de muito turística é um centro industrial importante, principalmente de energia renovável.
Onde fica Shiraz
Shiraz está localizado no sul do Irã e está a cerca de 1500m acima do nível do mar. Está distante 800Km da capital Teerã.
Shiraz é conhecida por ter o ar mais limpo do Irã devido aos inúmeros jardins da cidade.
Como chegar em Shiraz
O transporte intermunicipal funciona super bem no Irã e é possível chegar em Shiraz de qualquer lugar do Irã de avião, ônibus ou trem (de algumas cidades).
Chegando em Shiraz de avião
Shiraz tem um excelente aeroporto internacional. Você pode, inclusive, começar ou terminar sua viagem em Shiraz.
Você também pode voar de outras cidades para Shiraz, mas eu não recomendo. Os voos são caros quando comparados com os ônibus ou trens e estes são muito confortáveis e com um excelente preço. E você ainda pode viajar durante a noite para ganhar tempo e economizar com hospedagem (caso você não se incomode em dormir em ônibus).
Chegando em Shiraz de ônibus
Nós só viajamos de ônibus pelo Irã e foi muito tranquilo. Pedíamos para nosso anfitrião (nos hospedamos em casas de locais na maior parte da nossa viagem, usando o couchsurfing) ou para nosso hostel para reservar as passagens. Chegando na rodoviária, basta perguntar qual o guichê para trocar a passagem e alguém te apontará onde você deve ir.
Dica: Sempre compre o ônibus VIP. Os preços ainda são baratos mas eles são muito mais confortáveis (com TV inclusive) e com um lanchinho incluso.
Há ônibus para Shiraz de praticamente qualquer cidade do Irã. Pegamos os ônibus noturnos para podermos dormir no caminho. Nós viemos de Yazd para Shiraz e pagamos o equivalente a 3 euros na viagem.
Não dá pra comprar as passagens online sendo estrangeiro, mas é possível conferir os horários e destinos dos ônibus pelo site do 1st quest.
Chegando em Shiraz de trem
Eu acabei não viajando de trem no Irã, mas essa é uma ótima alternativa. Eles são muito confortáveis, mais rápidos do que ônibus e mais ecológicos.
Entretanto, são também bem mais caros. E é necessário reservar com antecedência, pois eles estão frequentemente lotados. Para as viagens para Shiraz, a compra dos tickets pode ser feita com um mês de antecedência no site da Iran Rail.
Os trens possuem camas nas viagens noturnas e é possível dormir super bem. Uma viagem de Teerã para Shiraz (cerca de 800Km) dura 15 horas e custa por volta de 30 euros.
É possível chegar em Shiraz de trem saindo das cidades de Teerã, Kashan, Yazd, Tabriz, Kerman e muitas outras menos conhecidas.
Quando ir e quanto tempo ficar em Shiraz
Com um clima semi-árido, os verões são quentes e secos em Shiraz, com uma temperatura média de 39°C (sim, eu disse média… Peguei temperaturas acima dos 42°C em vários dias). Enquanto isso, os invernos são gelados, com temperaturas abaixo de 0°C normalmente e com bastante chuva.
Por isso, recomendo que você visite nas estações da primavera e outono quando as temperaturas não são tão extremas e o tempo ainda está relativamente seco.
Eu viajei em pleno verão, em julho. Os dias estavam lindos, mas o calor realmente era difícil.
Shiraz tem muito o que se fazer, conforme vamos ver já já, então não recomendaria menos do que 3 ou 4 dias na cidade. Nós ficamos 4 dias mas poderia ter ficado mais uns dois tranquilamente.
Além disso, Shiraz também tem muitas montanhas por perto (como todo o Irã) e se você gosta de uma trilha (nós somos apaixonados e a mais difícil que fizemos até hoje foi a do Monte Rinjani na Indonésia) vale a pena ficar uns dias a mais acampando e explorando as montanhas da região. Mas no auge do verão é mais difícil. Nós desistimos de fazer trilhas no Irã por causa disso.
O que fazer em Shiraz
Há muita coisa o que fazer em Shiraz. A cidade já foi o berço cultural do Irã e seus jardins são fantásticos. Além disso, Shiraz é uma cidade muito agradável, cheia de cafés simpáticos pra você matar umas horinhas!
Uma lista das principais atrações do que fazer em Shiraz:
- Mesquita Vakil
- Vakil Bath
- Vakil Bazaar
- Citadela de Karim Khan
- Pink Lake ou Lago Rosa
- Mesquita Nasir ol Molk ou Pink Mosque
- Persépolis e Necrópolis
- Mesquita Shahecheragh
- Qavam House
- Qur’an Gate
- Túmulo de Hafez
- Jardim de Jahan Nama
- Jardim Eram
- Jardim Delgosha
Acho que deu pra perceber que tem muita coisa pra fazer em Shiraz né?!
Vou falar um pouco de cada atração baseado em um roteiro de 4 dias em Shiraz. Caso você tenha somente 3, dá pra cortar uma ou outra coisinha ou ainda fazer a programação correndo um pouquinho mais.
O que fazer em Shiraz – Dia 1
Para o seu primeiro dia em Shiraz, descanse um pouco de manhã (principalmente se você tiver vindo de ônibus durante a noite) e você pode visitar as atrações centrais da cidade.
No fim do dia, faça um passeio ao Pink Lake, que é fora da cidade e vale a pena ser visitado depois das 17:00.
Mesquita Vakil
Foi uma das mesquitas mais bonitas que visitamos. Ela é simples, não como algumas outras em Shiraz com as paredes todas decoradas de vitrais, azulejos ou espelhos. Mas ela é linda na sua simplicidade.
Com o estilo aberto e a arquitetura típica das mesquitas persas. Eu gostei bastante da visita na mesquita Vakil.
Vakil Bath
Esses banhos são muito comuns em todo o Irã e alguns deles são como um museu. Sinceramente, não acho necessário visitar todas pois elas são bem parecidas. Visitamos uma em Isfahan também e era muito semelhante ao Vakil Bath.
Mas vale a pena visitar pelo menos uma para ver como eram esses banhos públicos, muito comuns na época.
Vakil Bazaar
Toda cidade do Irã tem pelo menos um bazar. Aqueles típicos com várias lojinhas vendendo coisas lindas, como temperos, tapetes, artesanato, lembranças, roupas, bolsas e jóias. Sempre dá pra perder um bom tempo andando pelas ruas estreitas dos bazares e se encantando com os produtos.
O que mais gostava sempre eram dos temperos. Tão linda a maneira que eles ficam expostos e todo aquele cheiro e as cores. Os tapetes no Irã também são uma atração a parte. Cada cidade tem um estilo específico de tapetes e era magnífico vê-los exibidos nos bazares.
Citadela de Karim Khan
A Citadela de Karim Khan é uma fortaleza construída no meio da cidade e data do século XVIII durante a dinastia Zand. A citadela foi construída para ser a casa do Rei e depois foi prédio governamental durante a dinastia Qajar.
Após a queda da dinastia Qajar, foi convertido a uma prisão. Hoje em dia funciona como um museu e a visita é muito interessante.
Pink Lake
O Pink Lake é um lago cor de rosa no meio de um deserto de sal há cerca de 25 Km do centro de Shiraz.
No verão, ele fica bem menor devido à evaporação da água. Mas em outras épocas, o lago é enorme. Assim como no Salar de Uyuni na Bolívia, o lago tem essa cor devido às algas de coloração avermelhada que crescem ali.
Nós fechamos o passeio com o nosso hostel no valor de 5 euros por pessoa e com um pequeno piquenique incluso, mas você também pode fechar o passeio com qualquer táxista na cidade.
O melhor horário para visitar o Pink Lake é depois das 17h, quando o sol já não está tão forte e a coloração rosa do lago fica ainda mais acentuada.
O que fazer em Shiraz – Dia 2
Para o seu segundo dia em Shiraz, eu recomendo o passeio imperdível para Persépolis. Antes, você pode visitar o famoso Pink Mosque, que é mais interessante na parte da manhã.
Mesquita Nasir ol Molk ou Pink Mosque
A Mesquita Nasir ol Molk é a mesquita mais famosa de Shiraz e é conhecida como Pink Mosque. Na minha opinião devia ser Rose Mosque rs. Apesar da decoração da mesquita realmente ser bastante cor de rosa, todos os azulejos tem os desenhos da flor rosa. É lindo mesmo!
Todo o teto e as paredes são decoradas com esse azulejo e é pra te deixar de boca aberta de tanta beleza.
Além disso, o charme especial são os vitrais que recebem o sol da manhã e o seu reflexo fica lindo no chão. No verão, visite entre 08:00 e 10:00 e no inverno entre 08:00 e 09:00. O reflexo é mais bonito no inverno porque o sol está mais baixo.
O lugar é realmente fantástico mas é uma atração muito famosa e, mesmo em baixa temporada, estava bem lotado. Foi difícil achar os cantos vazios para as fotos.
Persépolis, Necrópolis e Pasárgada
Persépolis foi uma grande cidade no Império Persa na época de Xerxes. A cidade já foi enorme e muito poderosa. Hoje, claro, são somente ruínas. Mas acredito que seja uma visita obrigatória em uma viagem pelo Irã.
Pertinho está Necrópolis, onde estão enterrados os 4 maiores Imperadores do Império Persa, incluindo Xerxes. Os túmulos são todos esculpidos e contam muita história.
Um pouco mais longe, está Pasárgada (aquela mesmo do Manuel Bandeira). Pasárgarda foi a primeira capital do Império Persa e o túmulo de Ciro, o grande ainda está lá intacto. Na verdade, o túmulo é a única coisa a ser vista por lá, então acabamos não indo. Mas recomendo a leitura do artigo sobre a visita à Pasárgada do Monday Fellings.
Para visitar Persépolis, você pode fechar com o seu hostel ou hotel ou fechar com algum táxista, foi o que fizemos. Caso prefira um tour guiado, recomendo a Local Guides.
Como fechamos com o táxista, pedimos que ele nos esperasse no Pink Mosque e saindo de lá já fomos direto para Persépolis e Necrópoles. O táxi custou 8 euros para nós dois.
Mesquita Shahecheragh
A noite, aproveitamos para visitar a Mesquita Shahecheragh, também no centro da cidade.
Essa mesquita é um centro de peregrinação dos muçulmanos e está sempre lotada de fiéis. Por esse motivo, ela não tem um caráter muito turístico.
Entretanto, turistas podem visitá-la. Basta aguardar na entrada até que um guia venha te recepcionar. Ele te guiará em inglês pelos locais em que turistas podem visitar e vai contar um pouco sobre a história da mesquita e a a sua importância.
Não é necessário pagar nada para visitá-la e esta fica aberta 24h por dia. Mulheres devem usar o “chador”, aquele tecido que cobre desde a cabeça e o corpo inteiro. Mas eles te emprestam na hora e você deve devolver no final (parece mesmo um lençol cobrindo o seu corpo). No final, o guia te deixa livre para passear na parte externa e tirar fotos.
Ela fica muito iluminada a noite, então por isso a visita à noite é mais bonita.
E é importante lembrar o quanto o respeito ao islamismo durante essa visita é importantíssimo.
O que fazer em Shiraz – Dia 3
Para o terceiro dia, mais algumas atrações pelo centro da cidade e visita a alguns jardins.
É possível ainda fazer tudo andando se estiver com pique, mas caso esteja muito quente, você pode ir andando até a Qavan House e depois pegar um táxi ou Snapp (o uber do Irã) até os jardins. O Snapp é bem barato no Irã e vale a pena nesses casos.
Lembrando que durante o verão, boa parte das coisas estão fechadas na hora do almoço devido ao calor. Então, pode ser que você queira descansar um pouco no seu hotel antes de ir para os jardins.
Qavam House ou Narajestan
Construído entre 1879 e 1886, a Qavam House é uma Casa tradicional do século XIX. A família Qavam eram mercadores que se tornaram influentes no governo durante a dinastia Zand, Qajar e Pahlavi.
Hoje, a casa é um museu e mostra como viviam as classes altas da época e preserva a elegância e a linda arquitetura. Os jardins têm uma beleza a parte.
A casa também já foi sede da Universidade de Pahlavi.
Jardim Eram
O Jardim Eram ou Eram Garden é um dos inúmeros jardins de Shiraz. Sendo esse um dos mais lindos. Dá pra passar a tarde inteira ali facilmente.
Um pouco mais distante do centro da cidade, mas facilmente acessível de táxi, o jardim pertencia aos líderes na tribo nômade Qashqai antes de ser confiscado pelo governo.
O que fazer em Shiraz – Dia 4
Caso você não tenha um quarto dia ou este seja mais curto, é possível colocar algumas dessas atrações no dia anterior.
Caso não queira andar até o Qur’an Gate, que está na entrada da cidade, você pode pegar um táxi até ali e depois seguir caminhando para as outras atrações.
Qur’an Gate
O Qur’an Gate, ou Portão do Alcoraão, também chamado de Portão de Shiraz, é o Portal da cidade de Shiraz. Localizado na entrada nordeste da cidade.
Construído inicialmente no reino de Adud ad-Dawla, ele foi seriamente danificado por alguns terremotos durante a Dinastia Zand e ele foi então restaurado.
O Portal em si tem uma linda arquitetura e logo do lado há uma entrada, onde você pode fazer uma pequena trilha pelas montanhas em volta da cidade. A trilha parece ser grande na verdade, mas há um trecho com escadas até o topo. De lá, a vista de Shiraz é incrível.
Jardim Jahan Nama
Relativamente perto do Portal, o Jardim Jahan Nama está localizado. Ele é pequeno e menos bonito quando comparado aos outros, entretanto ainda acho que vale a pena a visita.
Túmulo de Hafez
Do ladinho do Jardim Jahan Nama, está localizado o túmulo e mausoléu dedicados ao famoso poeta persa Hafez.
O poeta nasceu e morreu em Shiraz em 1315 e 1390 respectivamente. Ele era amado pelo povo iraniano que conhece seus poemas de cabeça até hoje.
O local possui uma construção em cúpula em sua memória e como sempre os jardins em volta são bem bonitos e toda a arquitetura é muito linda e elaborada. Também tem um café lá dentro e lojas de souvenirs.
Jardim Delgosha
É possível chegar no Jardim Delgosha andando do túmulo de Hafez ou você pode pegar um táxi ou Snapp.
Esse é um dos jardins históricos da cidade e um dos mais bonitos. Da época pré-islâmica e com alguns dos prédios construídos na época Qajar, o jardim também possui várias fontes de água e lindas árvores.
Onde se hospedar em Shiraz
O centrinho da cidade é relativamente pequeno e naquela região você estará próximo de quase tudo o que fazer em Shiraz.
O Booking.com não funciona no Irã no momento devido às sanções do Trump, mas nós usamos muito o HostelWorld em quase todas nossas hospedagens e o Couchsurfing.
Nós nos hospedamos no Taha Hostel e recomendamos. Nós ficamos nos Dorms, mas também há quartos privados. O local é uma graça, todo decorado no estilo iraniano e com os vitrais típicos e o café da manhã é sensacional. Além disso, chá e biscoitos são livres durante todo o dia.
Ali na região, as melhores opções de hospedagens são:
- Sohrab Traditional Hostel
- Sirah Traditional House
- Sepehri-Traditional House
- Homayouni Hostel
- Guesthouse Ana
Preparado para sua viagem à Shiraz?
Shiraz foi definitivamente uma das cidades que mais gostei de visitar no Irã! O Irã é um país incrível e conhecê-lo foi a realização de um sonho e nos surpreendeu demais!
Além de toda a beleza e riqueza cultura, a gentileza do povo nos ensinou muito e foi uma viagem que ficará marcada pra sempre pra nós!!
Espero que tenhamos te ajudado com o seu planejamento de viagem à Shiraz e ao Irã e se precisar de mais alguma coisa, só deixar um comentário aqui! Ou ainda, se precisar de uma ajuda mais especializada pode contar com a nossa Consultoria de Viagem!
Depois não deixe de nos contar como foi sua experiência no Irã.
Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes.
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Parabéns pelo post super completo!
Pingback: O que fazer em Yazd no Irã - Cidade no Deserto! | Mochilão a Dois!
Pingback: Turismo no Irã - Guia completo para sua viagem | Mochilão a Dois!
Só tenho a agradecer por compartilhar o que podemos fazer na cidade dos jardins, não sabia que existiam tantas opções de passeios a serem realizados em Shiraz no Irã. Confesso também que já irei pesquisar mais sobre sua dica de como usar o couchsurfing. Como dizem, vivendo e aprendendo.
Oi Euclides! Fico feliz que você tenha se interessado pelo Irã e pela cidade de Shiraz! O couchsurfing realmente é uma ferramenta bem interessante!Foi minha primeira vez usando mas tive uma experiência muito boa no Irã.
Nunca pensei em visitar o Irã, mas seu post super completo sobre Shiraz me convenceu de que esse destino é muito interessante! Quanta foto bonita! Adorei!
Oi Mariana! Ai fico muito feliz! Porque o nosso objetivo é justamente esse mesmo, o de convencer mais gente a visitar esse maravilhoso país que é o Irã! E Shiraz é uma cidade maravilhosa que tem que ser incluída no seu roteiro.
Eu sou doidinha pra conhecer o Irã, e desde que comecei a pesquisar Shiraz está no topo da lista! Seu roteiro está perfeito, dicas ótimas e fotos maravilhosas! Muito obrigada por compartilhar, vai me ajudar muito!
Que legal que você também quer visitar o Irã Marcela! O país é fantástico e realmente Shiraz vale muito a pena ser visitada. Há muito o que fazer em Shiraz e tudo é incrível por lá!!
Meu Deus que lugar lindoo!! Amo estes lugares poucos óbvios, em países pouco óbvios tipo o Irã. Amei e já coloquei na minha listinha <3
Oi Vanessa!!! Que legal! Fico feliz que tenha gostado e se interessado por Shiraz e pelo Irã! O lugar é realmente fantástico e vale muito a pena ser visitado.
Uau, que linda é Shiraz! Adorei! Faz tempo que quero conhecer o Irã, desde a época das aulas de história antiga na faculdade… super roteiro!
É muito linda né Gabi!? Shiraz é realmente uma cidade encantadora do Irã e tem tanta coisa linda pra se fazer e visitar. Espero que possa realizar essa sua vontade em breve!!