Turismo no Irã – Guia completo para sua viagem
Fazer turismo no Irã ainda é pouco comum, principalmente para brasileiros.
A verdade é que, devido a uma mídia desinformada, muitas pessoas consideram o país inseguro e infelizmente ou felizmente, o país ainda não está na lista de viagem de muita gente!
Mas o Irã é um dos países mais bonitos do mundo. Localizado na região da antiga Pérsia é rico em história e cultura e atrai pessoas de todos os interesses possíveis. Desde a medicina, matemática a artistas e apaixonados por cultura, paisagens incríveis, trilhas, natureza e uma gastronomia incrível, o Irã tem um pouco de tudo!
Nós passamos 25 dias explorando o Irã de norte a sul e com esse post abrimos a série do Irã! Aqui, vocês vão encontrar todas as informações necessárias para começar a planejar a sua viagem ao Irã e com algumas sugestões de roteiro.
Também fique atento porque teremos posts específicos de cada lugar também com tudo explicadinho sobre o que fazer em cada cidade desse paraíso persa.
Se quiser, pode navegar pelo menu abaixo e ser direcionado:
- Viajar para o Irã é perigoso?
- O que esperar do turismo no Irã
- O que fazer no Irã: Sugestões de Roteiro
- Mini-Guia de Informações Essenciais de Turismo no Irã
- Custos de uma viagem ao Irã
Viajar para o Irã é perigoso?
Mas você vai viajar para o Irã? Não é perigoso?
Foi isso que ouvimos milhares de vezes antes da nossa viagem. Ouvimos tanto que eu já estava acreditando e chegamos a cogitar a hipótese de cancelar a viagem, principalmente devido aos últimos problemas entre Irã e Estados Unidos.
E seria um erro caso tivéssemos cancelado nossa viagem!
Viajar para o Irã não somente não é perigoso, como esse é um dos países, se não o país, mais seguro que já viajamos até hoje. Até pequenos furtos, relativamente comuns na Europa, são uma raridade no Irã.
Além disso, o povo é extremamente honesto e quando alguém te passar uma informação, pode confiar que ela é verdadeira. Da mesma forma, pode confiar nos táxistas, apesar de não haver taxímetro, eles te cobrarão o valor justo por uma corrida.
Para mim, o que me fez relaxar totalmente lá foi quando eu vi várias pessoas numa feira comprando suco e gritando suas senhas do cartão de débito para o atendente que tinha a maquininha do cartão dentro do balcão. Ninguém tinha medo de que algém iria roubar o cartão e pegar todo seu dinheiro depois. E ouvimos que isso é muito comum, os donos das lojas já sabem as senhas dos clientes mais frequentes. Eles chegam lá, compram o que precisam, entregam o cartão e o atendente coloca o valor e a senha… porque ninguém desconfia que ele vai passar um preço mais caro…
É ou não é um exemplo a ser seguido?
O que esperar do turismo no Irã
Muita coisa! O país tem uma das histórias mais antigas do mundo. Os iranianos são persas e não árabes! Cuidado com isso, eles se sentem ofendidos se são confundidos com árabes.
O Irã está localizado em uma região desértica em cima de muito petróleo. E isso, lógico, é a origem de todos os problemas com outros países. Bom, vamos entender um pouco da história iraniana para então entendermos melhor sobre o turismo no Irã.
Um pouco de história do Irã
Todo o território do Irã, bem como vários outros países vizinhos formavam o Império Persa, um dos maiores Impérios de toda a história, fundado no século VI a.C por Ciro, o Grande!
Os persas foram muito poderosos e venceram os romanos e gregos em muitas ocasiões. A religião oficial dos persas era o zoroastreísmo. Em 642, os árabes invadiram a região e os converteram ao Islamismo.
Já no século XX, Reino Unido e Estados Unidos apoiaram um golpe militar no páis devido aos seus interesses de controlar o país e suas jazidas de petróleo. O golpe militar depôs o então Primeiro Ministro e uma ditadura surgiu sob o comando do Xá Reza Pahlevi.
Mas, uma parte da população que estava descontente com o governo do Xá acabou por apoiar uma Insurreição liderada pelo Aiatolá Ruhollah Khomeini. A Revolução Islâmica ocorreu em 1979, com a deposição do Xá e em primeiro de abril, o país foi declarado oficialmente como uma república islâmica, cuja autoridade suprema é o chefe religioso (no caso, o próprio Khomeini).
Para quem quiser saber mais, o artigo do Irã no wikipedia está bem completinho.
Cultura persa, islamismo e zoroastreísmo
Pela riqueza de sua história, já podemos ver que o turismo no Irã é muito cultural e cheio de lições para quem visita o país.
A cultura persa está em todos os lugares e o povo sente orgulho das suas raízes. Além disso, você vai conhecer muito sobre o zoroastreísmo em algumas cidades, principalmente Yazd e, lógico, mesquitas maravilhosas estão por toda parte!
Espere visitar muitos museus, mesquitas, vilas locais e cidades de deserto. Você verá muitas construções de arquitetura fascinante e muitas construídas com tijolos de adobe (aquele marronzinho feito com barro e grama, que é excelente para o clima de deserto pois mantém o ambiente fresco no verão e quente no inverno).
Não se esqueça do Seguro Viagem!
O Seguro viagem é essencial em qualquer viagem pelo mundo para evitar qualquer estresse ou aborrecimento. E se você for aproveitar para dar uma passada em algum país Europeu durante sua viagem ao Irã, ele é obrigatório! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa! Se quiser um desconto, utilize o cupom MOCHILAODOIS5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 5%!
Sério! Não se esqueça! O Seguro viagem é essencial em qualquer viagem pelo mundo para evitar qualquer estresse ou aborrecimento, mas em uma viagem para a Índia isso é bem sério! Reconhecido como o local das intoxicações alimentares, você não vai querer arriscar gastar uma fortuna ou estragar sua viagem por causa disso! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa! Se quiser um desconto, utilize o cupom MOCHILAODOIS5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 5%!
As paisagens naturais do Irã também são fantásticas. Há muitas montanhas com picos nevados ao norte do país, cachoeiras e excelentes trilhas. Assim como os desertos de dunas de areia, lagos coloridos e desertos de sal!
Enfim, prepare-se para perder o ar com tanta coisa linda que verá.
O que fazer no Irã: Sugestões de Roteiro
Brasileiros podem ficar no Irã por 30 dias (é necessário visto tá, já já explicamos melhor sobre isso) e é possível renovar por mais 15 dias.
O país é grande e seria necessário um bom tempo para explorar ele inteiro, mas se você estiver vindo do Brasil pode ser que não tenha esse tempo todo e, que ainda, pense em incluir mais algum país para aproveitar melhor a passagem, como Armênia, Azerbaijão ou até mesmo a Turquia (que já visitei e sou apaixonada! Se precisar de ajuda pra planejar sua viagem pela Turquia, só conferir nosso post super completo).
Bom, vou fazer um resumo rápido dos principais locais para se visitar no Irã e dar algumas sugestões de roteiro para 10, 15 ou 20 dias no país. Com essas sugestões, já será possível você fazer uma adaptação para os seus dias disponíveis.
Lógico, que o roteiro também vai depender dos seus interesses nessa viagem. Nós tivemos um foco mais cultural porque viajamos no verão, mas caso vá na primavera ou outono, você pode fazer trekkings incríveis e caso vá no inverno, pode até esquiar se quiser (é sério isso!).
Onde Visitar no Irã
As principais cidades visitadas por turistas no Irã são Teerã (a capital e principal porta de entrada e saída do país), Isfahan, Shiraz, Yazd, Persépolis, Pasárgada, Kashan e Tabriz.
Mas há ainda muitas outros lugares que podem ser incluídos no seu roteiro caso queira. Vou listar aqui as que visitamos e recomendamos:
O que fazer no Irã: Teerã
Teerã é a capital do Irã e, apesar de haver vários outros aeroportos internacionais espalhados pelo país, geralmente é pelo aeroporto de Teerã que a maioria dos turistas chegam, principalmente porque geralmente os preços ali são melhores.
A capital terá menos atrações históricas do que as outras cidades, mas ainda assim é interessante. Muito organizada e limpa, há muitos parques e as paisagens das montanhas com seus picos nevados são um diferencial. No inverno, estações de esqui se formam e o frio é intenso.
Quanto tempo ficar no Teerã: Acredito que 2 a 3 dias são suficientes.
O que fazer no Irã: Isfahan
Parada obrigatória para qualquer aspirante ao turismo no Irã. Isfahan foi a capital do Império Seljúcida, já na Era Islâmica, até 1118 e ali se encontra uma das maiores praças do mundo: a Naqsh-e Jahan. Que além de grande é linda e considerada Patrimômio Mundial pela Unesco. Ali que está a Mesquista mais linda de todo o Irã (na minha opinião, lógico), a Mesquita de Sheikh Lotf Allah.
Além disso, a cidade é um charme! Possui muita vida e uma energia muito gostosa. O rio que corta a cidade é lindo e há vários parques em volta, sempre cheios de pessoas fazendo picnic e aproveitando o tempo.
E se você tem vontade de passar uma noite no deserto, ali pertinho está o deserto de Varzaneh, que inclusive possui um salar. Na estação de chuvas, ele fica tão lindo quanto o Salar de Uyuni na Bolívia
Quanto tempo ficar em Isfahan: No mínimo 3 a 4 dias. Mas dá pra ficar 6 fácil!
O que fazer no Irã: Shiraz
Shiraz era o lugar mais esperado da minha viagem. É uma graça e como é mais conhecida, possui uma boa estrutura para o turismo. Ali, há bons hotéis e hostéis, muitos cafés agradáveis e o Bazar também é um dos melhores.
Shiraz será sua base para visitar Persépolis e Pasárgada e é ali que se encontram duas outras mesquitas imperdíveis: o famoso Pink Mosque com seus lindos vitrais e AhmadEbn Musa Mosque, com seu interior feito de espelho e cristais.
Quanto tempo ficar em Shiraz: 3 a 4 dias, incluindo o dia para visitar Persépolis e Pasárgada. Caso queira fazer trekking pelas montanhas ali, inclua mais dias.
Leia sobre o que fazer em Shiraz e muito mais dicas para o seu período por lá!
O que fazer no Irã: Persépolis e Pasárgada
Acho que você já deve ter ouvido falar de Persépolis! A incrível cidade Persa construída por ninguém menos que o poderoso Xerxes (se precisar de uma ajudinha pra lembrar quem ele é, só assistir novamente o filme 300).
Booking.comAs ruínas da poderosa cidade se encontram a 60 Km de Shiraz e merecem sua visita. É uma aula de história! Você consegue fechar um táxi para te levar lá ou você pode fechar um tour de um dia dia inteiro. Recomendo a Local Guides para te levar a Persépolis.
Mais 60 Km pra frente, você vai encontrar Pasárgada. E não é a Pasárgada do Manuel Bandeira, mas onde está o túmulo de Ciro, o Grande. Primeiro Rei da Pérsia e criador do maior Império até então visto.
O que fazer no Irã: Yazd
Você já ouviu falar da religião Zoroastria?
Eu até sabia que ela existia mas não conhecida nada sobre. O Irá foi o berço da zoroastria, que é a religião mais antiga do mundo. A zoroastria era a religião oficial do Império Persa antes dos muçulmanos chegarem. Hoje a maioria da população zoroastra no Irã se encontra em Yazd.
Vale a pena visitar essa cidade no meio do deserto e suas vilas próximas para entender um pouco mais dessa religião e seus conceitos. Confesso que fiquei fascinada.
Depois da invasão árabe na Pérsia, a religião do país foi mudando gradativamente para o islamismo e muitos zoroastras acabaram migrando para a Índia.
Quanto tempo ficar em Yazd: 2 a 3 dias.
O que fazer no Irã: Kashan
Kasham é uma cidade pequenina no meio do deserto e relativamente próxima a Teerã. Então pode ser uma boa idéia passar um dia por ali antes de voltar para o aeroporto de Teerã.
A grande atração na cidade são as casas históricas, construídas entre os séculos XVIII e XIX, e que hoje foram transformadas em Museus.
Ali perto também se encontra a Vila de Abyaneh, uma das mais antigas do Irã com uma arquitetura muito característica e com uma cultura muito preservada.
Quanto tempo ficar em Kashan: 1 a 2 dias (se quiser visitar a Vila de Abyaneh, fique 2 dias).
O que fazer no Irã: Tabriz
Tabriz foi uma linda surpresa. A cidade fica mais ao norte do país, bem pertinho da fronteira com o Azerbaijão.
Tabriz não é muito turística, então foi bem gostoso passar uns dias ali, mas é ali que a linda Blue Mosque se encontra. A cidade também possui vários parques e para quem estiver viajando no verão, é um agradável oásis no meio do calor de deserto do Irã.
Ali perto também se encontra a vila de Kandovan, em que as construções são dentro de cavernas, assim como na Capadócia. É bem tranquilo fechar com uma táxista para te levar até lá.
Quanto tempo ficar em Tabriz: 1 a 2 dias (se quiser visitar a Vila de Abyaneh, fique 2 dias).
Sugestões de roteiro de viagem no Irã: 10, 15 ou 20 dias
Só para facilitar a sua vida (sou muito fofa né?) vou já fazer algumas sugestões de roteiro caso você tenha cerca de 10, 15 ou 20 dias no país. Já te falo que qualquer um deles ainda vai ser pouco para conhecer, mas eu considero que menos que 10 dias é realmente muito pouco.
Tente passar no mínimo esses 10 dias para poder aproveitar melhor o Irã.
Sugestão de Roteiro de viagem de 10 dias pelo Irã
Caso o seu tempo esteja meio apertado, recomendo pelo menos as seguintes cidades:
- Teerã (provavelmente sua entrada e/ou saída do país): 2 dias
- Isfahan: 3 dias
- Shiraz: 3 dias
- Yazd: 2 dias
Sugestão de Roteiro de viagem de 15 dias pelo Irã
Com 15 dias, você pode aproveitar um pouco mais essas cidades:
- Teerã (provavelmente sua entrada e/ou saída do país): 2 dias
- Yazd: 3 dias
- Shiraz: 4 dias (se gostar de trilhas, pode subir algumas montanhas das redondezas)
- Isfahan: 4 dias (deixe um dia para uma viagem ao deserto)
- Kasham: 2 dias
Sugestão de Roteiro de viagem de 20 dias pelo Irã
Com 20 dias, você já conseguirá relaxar a aproveitar os lugares com um pouco mais de tranquilidade e inclusive incluir mais lugares remotos na viagem:
- Teerã (provavelmente sua entrada e/ou saída do país): 3 dias
- Tabriz: 2 dias
- Isfahan: 4 dias
- Yazd: 3 dias
- Kerman: 3 dias, incluindo uma viagem ao deserto
- Shiraz: 4 dias (se gostar de trilhas, pode subir algumas montanhas das redondezas)
- Kasham: 2 dias
Mini-Guia de Informações Essenciais de Turismo no Irã
Bom, agora que você já deve estar morrendo de vontade de viajar para o Irã e já sabe mais ou menos o roteiro que você gostaria de fazer, você precisa saber como organizar essa viagem, não é mesmo?
Nesse mini-guia agora você encontrará tudinho que precisa para deixar sua viagem toda programada ainda hoje!
Onde fica e como chegar no Irã
O Irã está localizado na Ásia ocidental, no Golfo Pérsico. Faz fronteira com Iraque e Turquia a oeste, Azerbaijão e Armênia ao sul e Turcomenistão, Afeganistão e Paquistão ao leste.
Para chegar no Irã a maenira mais fácil é voar até um dos seus aeroportos internacioanais. Para aproveitar melhor sua viagem, você pode inclusive chegar por um e sair por outro, caso isso não encareça muito a sua viagem.
Veja pelo skyscanner, na opção múltiplos destinos, os preços para chegar em um aeroporto e sair por outro. Você pode chegar no Teerã e sair por Shiraz por exemplo.
Caso queira vir por terra, há ônibus do Azerbaijão, Armênia e Turquia para Tabriz e do Iraque também é possível cruzar a fronteira.
Como se Locomover no Irã
Acredite, é muito fácil (e BARATO!!!) viajar pelo Irã.
Nós andamos o tempo todo de ônibus e eles são super confortáveis, bons pra dormir e incrivelmente baratos. Por isso, essa é minha opção favorita! Mas há outras:
Trem
Nós acabamos por não utilizar, mas ouvimos dizer que os trens funcionam muito bem no Irã e também são bem baratos. Não é possível ainda reservar online, mas basta ir até as estações de trem e comprar sua passagem com até um mês de antecedência.
De Teerã, é possível viajar até Mashhad, Isfahan, Tabriz, Bandar Abbas e Kerman. De Isfahan é possível ir até Shiraz e de Yazd para Kerman. O artigo da Lonely Planet tem algumas informações de preço e horários pra ajudar.
Acho que vale a pena fazer pelo menos uma viagem de trem pelo Irã.
Ônibus
Há ônibus de e para praticamente todos os lugares do Irã e em vários horários. Você não vai conseguir comprar suas passagens com antecedência porque os sites iranianos são bloqueados para quem está fora do país e eles não aceitam cartões de crédito internacional.
Mas, você tem duas opções: Ou chegue ne rodoviária e compre sua passagem. O que funciona, lógico, mas você tem que ter mais tempo pois pode ser que não tenha ônibus para os próximos 5 minutos né?
Ou, você pode pedir para alguém de lá comprar pra você (até um dia antes é tranquilo). Esse alguém pode ser o hostel ou hotel que você está hospedado ou se estiver fazendo couchsurfing (o que eu recomendo para o Irã), o seu anfitrião. Ou sério, se precisar parar qualquer pessoa na rua e pedir pra comprar pra vocês, eles vão comprar! O povo lá é extremamente gentil. Aí, você paga o valor em dinheiro pra pessoa que comprou pra você.
Aconselho também a pegar os ônibus noturnos quando a distância for grande. Eles são realmente bem confortáveis e dá pra dormir tranquilo e você economiza tempo e dinheiro com a hospedagem.
Outra dica, pegue o ônibus VIP. Ele pode ser um pouquinho mais caro, mas é bem mais confortável e geralmente inclui refeição.
E é tão barato!! A nossa viagem mais cara saiu por 5 euros por pessoa em uma viagem de 13h no ônibus VIP com jantar incluso (oi???)!
Outra dica! Vai ser difícil identificar para onde os ônibus estão indo, porque tudo está escrito em farsi! Mas tranquilo, basta chegar e mostrar seu papelzinho para alguém que eles vão te indicar onde você tem que ir e depois alguém vai te indicar qual o ônibus para pegar! Mimica é tudo no Irã.
Carona
O Irã é um país muito seguro para se pegar carona (inclusive para mulheres sozinhas, nós vimos várias). As pessoas no geral são muito gentis com visitantes e turistas. É capaz de você ainda ganhar um convite para jantar.
Mas como tudo era muito barato e fizemos viagens noturnas no geral para podermos dormir, optamos por viajar de ônibus mesmo.
Avião
E você ainda pode pegar vôos domésticos dentro do Irã. Mas você não consegue comprar suas próprias passagens. Então, será necessário entrar em contato com uma agência de turismo por lá ou novamente com o seu hotel ou anfitrião.
Quando ir para o Irã
O Irã está localizado em uma região desértica. Isso significa que o verão é quente (muito quente) e seco. As temperaturas passam fácil dos 45oC e pode atrapalhar um pouco a sua viagem. Em muitas cidades, nós não conseguíamos fazer nada entre 13:00 e 17:00 devido ao calor – inclusive estava tudo fechado.
No inverno, as cidades mais ao norte são muito frias, com muita neve e umidade, e isso também pode atrapalhar um pouco. Em compensação, as cidades mais ao sul estarão agradáveis, fará frio, mas não neva muito e será possível aproveitar melhor.
De qualquer forma, a melhor época para visitar o Irã é primavera ou outono. As temperaturas estarão mais agradáveis e é a melhor época para fazer trilhas e acampar no deserto.
Visto para o Irã
Brasileiros precisam de visto para visitar o Irã. Mas é bem tranquilo. Você pode inclusive tirar o “visa on arrival”, assim que chegar em qualquer aeroporto internacional.
O visto custa 80 euros e precisa ser pago em dinheiro. Também será necessário contratar um seguro viagem específico para o Irã (o que tínhamos não foi válido) que custa mais 14 euros.
O processo todo levou uns 30 minutos.
Mas se quiser que seja ainda mais rápido, você já pode preencher os dados no site, enviar uma foto sua e uma foto do seu passaporte. Ao chegar no aeroporto, basta entregar o formulário impresso e pagar a taxa e o visto já estará pronto!
Seu passaporte não será carimbado e nem existe nenhum papel. Na sua saída, eles vão verificar seu visto no sistema. Eles não carimbam o passaporte para não prejudicar sua ida aos Estados Unidos ou Israel.
Importante: Caso esteja fazendo couchsurfing tome mais cuidado nessa hora. Couchsurfing é proibido no Irã, mas todo mundo faz. Então ou tenha uma história combinada com seu anfitrião ou marque um hotel para seu primeiro dia para não ter problemas. Porque eles vão ligar para a sua acomodação.
Língua
A língua falada no Irã é o Farsi. O alfabeto é muito parecido com o árabe, mas tem algumas diferenças.
Então se prepare para não entender nem uma palavrinha do que estiver escrito nos cardápios, ônibus, lojas e tudo mais. Bem como preços rs. Depois de um tempo começamos a decorar os números mas mesmo assim é um pouco complicado.
Nas cidades mais turísticas, vocês encontrarão cardápios em inglês e mais pessoas que falam inglês. Mas meu sorvete por exemplo eu escolhia pela cor e apontava para o sabor que queria rs.
As palavras básicas em Farsi
Olá = Salaam (que significa paz)
Obrigado = Mersi (eles geralmente utilizam a palavra em francês para agradecer)
Dinheiro no Irã
A moeda no Irã é o Rial iraniano. No momento, o país está passando por uma crise econômica muito grande devido às sanções que nosso amigo Trump impôs. Portanto, a inflação está bem descontrolada. NÃO CONFIE NA INTERNET para saber quanto o rial está valendo. A internet não consegue acompanhar a inflação.
Quando estávamos lá, 1 euro custava aproximadamente 150 mil rials, mas isso mudou muito durante nosso período. Então, sempre trocávamos dinheiro aos poucos.
Você pode levar tanto euros quanto dólar para fazer câmbio, mas alguns lugares inclusive aceitam euros como forma de pagamento. No geral, euro é mais aceito.
Sempre busque lojas de câmbio certificadas. O preço que eles estiverem oferecendo será o real. Não se preocupem! Mas existem pessoas nas ruas e nos aeroportos tentando trocar dinheiro. Nesses casos melhor não confiar. Vá em uma loja mesmo. Há muitas espalhadas pelo país.
Toman e Rial
Tem uma coisa que nos confundiu bastante nos nosso primeiros dias por lá.
Eles utilizam uma “moeda paralela” para escrever os valores em cardápios, etiquetas e até ao falar: o Toman. Você ainda vai pagar normalmente em Rial, mas a diferença é que eles vão te falar que algo custa 5 mil toman e isso significa que na verdade custa 50 mil rials.
Simplificando: 1 toman = 10 rials. Basta colocar um 0 na frente.
Sempre que você vir que algo está estranhamente barato, é porque o valor está em Toman. E em alguns lugares tem um T na frente do valor pra te informar que está em Toman.
Se estiver na dúvida basta perguntar se é toman ou rial!
No começo passamos várias vergonhas dando notas erradas para pagar um café que eu não acredita que custava cerca de 10 centavos de euro hahaha. E aí tudo fazia sentido quando na verdade era 1 euro!
Como reservar minhas hospedagens no Irã
Vários sites de hospedagem, como o Booking por exemplo não funciona no Irã, devido às sanções.
Nós então usamos Hostelworld para nossas reservas. Só cuidado ao olhar os valores em rial (como já comentei a internet não consegue aocmpanhar o valor correto do Rial). Sempre olhe os preços em euro para saber exatamente quanto eles vão te cobrar.
Já li em alguns lugares que para casais ficarem no mesmo quarto é necessário provar que são realmente casados. Inclusive algumas pessoas nos perguntaram se estávamos fingindo ser casados somente para ficar juntos nos hotéis rs.
Mas pelo que vimos ninguém realmente pergunta e nem pede nenhuma comprovação. De qualquer forma, se alguém perguntar, simplesmente diga que é casado e pronto.
Como se vestir no Irã
Algo que vocês devem estar se perguntando é: Como devo me vestir no Irã?
Depois da revolução islâmica no Irã, passou a ser obrigatória que as roupas muçulmanas sejam utilizadas por qualquer pessoa, incluindo turistas:
- Mulheres: Devem cobrir todo o corpo com calças e saias compridas e blusas que tampem o braço e o busto e sejam compridas para tampar o bumbum. Além disso, o véu, lenço ou hijab tem que ser usado o tempo todo, cobrindo o pescoço e o cabelo. Sandálias podem ser usadas;
- Homens: Não podem usar bermudas, somente calça, mas camiseta é tranquilo.
Apesar de na teoria você poder ser levado para a delegacia se não estiver com a vestimenta adequada, na prática, você só levará um sermão. Conhecemos pessoas que já tinham sido parados pela polícia por não estar com a vestimenta adequada. Mas acho importante seguirmos os costumes!
Nas grandes cidades como Teerã, o pessoal é mais liberal e as mulheres mostram bastante do cabelo e usam bastante maquiagem. Mas é melhor tomar cuidado em cidades mais conservadoras, como Qom por exemplo. Você pode levar broncas e olhadas feias dos locais.
Recomendo que você deixe para comprar um Manteaux (é francês mesmo!) lá. São blusas bem compridas que as mulheres usam por cima de uma roupa moderninha como camiseta e calça apertada.
Mas lembre-se de já ir com uma roupa adequada, porque você não sai nem do avião se não estiver vestida apropriadamente. Se por acaso os comissãrios te deixarem passar, a imigração não autoriza sua entrada no país sem o lenço na cabeça.
Uso do chador
Você verá muitas mulheres usando o chador, que é um pano combrido que cobre todo o corpo, com exceção do rosto. Geralmente, ele é preto.
Em algumas mesquitas, mulheres precisam utilizar o chador para entrar. Mas sempre há chador a disposição para emprestar aos turistas! Confesso que não me adaptei muito à ele, ficava caindo o tempo todo e me incomodava. Mas acho que é mesmo uma questão de acostumar né.
Em uma das mesquitas, tinha um pessoal rindo de mim, porque obviamente eu estava usando errado e devia estar bizarra, rs.
Costumes e religião no Irã
Bom, acho que já sabemos que a religião oficial do país é o islamismo! Afinal, o país é chamado “República Islâmica do Irã”. Mas apesar disso existe uma porcentagem da população que é cristã, zoroastra e até judia.
As pessoas tem liberdade de praticar sua própria religião e visitamos algumas igrejas católicas lá. Mas mesmo assim, os costumes muçulmanos (como a vestimenta) tem que ser seguida por todos.
Apesar disso, a população em si não é muito religiosa. Não vimos tanta gente parando para suas orações como vimos na Turquia ou na Indonésia por exemplo.
O que é proibido no Irã
É bom saber o que você não encontrará ou pelo menos não verá assim tão fácil por lá.
Álcool é proibido no país. Há algumas bebidas maltadas que mais parecem refrigerante rs e são uma delícia na verdade. Mas, lógico, se você realmente precisar de uma biritinha, sempre vai ter alguém que te conduzirá à pessoa certa;
Homossexualismo também é proibido. Lógico que há gays que vivem normalmente por lá. Somente cuidado com demonstrações de carinho. Lá é o único país em que homossexualismo ainda é condenado com pena de morte. E não vejo nenhum motivo para homossexuais não visitarem o país, ninguém vai perguntar nada. Realmente só acho prudente não anunciar que são um casal e é melhor pedir uma cama de solteiro nos quartos de hotéis.
Por falar em demostrações de carinho, elas também são proibidas entre casais de sexo oposto. Nada de beijinhos ou abracinhos. Mas vimos muita gente andando de mãos dadas. Até nós resolvemos dar uma arriscadinha hehe. Em compensação, é bem comum pessoas do mesmo sexo de mãos dadas e homens também se cumprimentam com beijo no rosto.
Cachorros são proibidos em mesquitas, bares, restaurantes e qualquer outro estabelecimento.
Banheiros no Irã
Achei importante mencionar isso, pois nem todo mundo está acostumado. A grande maioria dos banheiros no Irã possuem o vaso sanitário de cócoras. O único lugar que vi um vaso sanitário estilo ocidental foi no nosso hostel em Shiraz.
E geralmente eles deixam um chinelo na porta pra você não precisar entrar descalço no banheiro ;).
O que comer no Irã
Se ainda não tiver ficado claro o suficiente, os iranianos não são árabes, eles são persas! Portanto, não espere encontrar tabule ou quibe crú.
A culinária iraniana é baseada em carnes (os quebabs) de vaca, cordeiro e frango (porco não, pois eles são muçulmanos) e em pão. Não existe uma única refeição sem um pãozinho delícia. Também há bastante iogurte, tomate, pepino, beringela e ovo! E muita fruta e folhas! Eles adoram frutas.
Ah e, assim como na Turquia, eles gostam muito de beber um iogurte salgado com hortelã. Era bem refrescante e eu adorei. Gostei tanto que estou fazendo agora aqui em casa também.
E o melhor? Comida no Irã é muito barata! Quando resolvíamos extrapolar e comer em algum restaurante melhor, gastávamos o equivalente a 4 euros para os dois!!!! Juro!! Quando queríamos economizar, as vezes gastávamos menos de 1 euro para os dois.
Outra coisa que você verá para todos os lados é chá. Iranianos são muito viciados em chá. Chá para eles é somente o chá preto. Outros tipos de chá eles chamam de infusão herbal. Mas vale muito a pena sentar em alguma das inúmeras “Tea House” espalhadas pelas cidades.
E para os vegetarianos no Irã?
Comentei que tem muita carne né? Tem mesmo e em alguns restaurantes eu tinha dificuldade de encontrar pratos vegetarianos.
Mas, além de comer bastante fruta, eu também comi bastante um prato feito a base de beringela chamado Kashke badabdzun que era uma delícia. E, lógico, comi muito falafel! Que além de delicioso era muito barato em todos os lugares.
O que comprar no Irã – Os tapetes persas
O Irã é recheado dos famosos Bazares! Toda cidade tem um, cheio de lojas e coisas lindas. E muitos temperos.
Mas o Irã é o lugar para tapetes. Afinal, os famosos tapetes persas vêm de lá. Perguntamos inclusive para alguns turcos, qual era o melhor tapete e todos foram unânimes em dizer que os tapetes persas são os melhores. Eles são lindos e de uma qualidade incrível. Feitos a mão, alguns podem levar anos para serem finalizados, dependendo do seu tamanho.
Caso queira comprar algum tapetinho, não deixe necessariamente para sua última cidade no roteiro. Os tapetes têm estilo diferente de design dependendo do local onde são produzidos. Particularmente, achei os de Tabriz os mais bonitos. O Guinho já gostou dos de Isfahan, especialmente um estilo chamado de Qashqai.
Separe algumas centenas de euros se quiser um tapete de lembrança e lembre-se de verificar que foi feito à mão e que possui cores naturais. Mesmo ainda sendo algo carinho, é muito mais barato do que um tapete persa original comprado no Brasil.
Além de tapetes, compre alguns temperos e chás. O chá iraniano é uma delícia e trouxemos uma boa quantidade pra casa (quase não somos viciados em chá rs). E você também verá muitos souvenirs feitos de azulejos ou com vitrais coloridos (assim como as mesquitas), como imãs de geladeira, chaveiros e quadrinhos.
Custos de uma viagem ao Irã
O Irã é muito barato! Eu achava a Índia e o sudeste asiático barato para viajar, até eu viajar para o Irã. Cheguei na Índia em seguida achando tudo caro.
Nós fizemos bastante couchsurfing, mas quando pegamos hostel, pagávamos 5 euros por pessoa com café da manhã incluso (um quarto privado saía por 12 euros para o casal). E hotéis 5 estelas não custam mais do que 50 euros a diária.
Não gastávamos mais do que 3 euros em uma boa refeição por pessoa. E as atrações como museus, mesquitas e igrejas também era bem baratas, cerca de 1 a 2 euros a entrada.
Transporte era incrivelmente barato (afinal eles nadam em petróleo). Ônibus intermunicipais custam cerca de 2 a 5 euros dependendo da distância, e ás vezes com comida inclusa e com bastante conforto. Metrô e ônibus nas cidades custavam cerca de 50 centavos de euro e táxi também é muito barato (baixe o Snap – o Uber do Irã – antes de viajar), nossas corridas sempre davam menos de 2 euros, mesmo para distâncias longas.
A única coisa que pagamos mais caro foi para a viagem ao deserto, que custou 50 euros por pessoa com tudo incluso. Mas era um dos meus sonhos, então acho que valeu a pena; Mas mesmo incluindo o deserto e os custos com visto que são altos, gastamos 400 euros por pessoa em uma viagem de 25 dias!!! Muito barato né!
Partiu Irã?
Me contem o que estão achando do Irã até o momendo? Sério, eu gostei tanto dessa viagem e considerei o povo iraniano tão injustiçado, com uma mídia maldosa pintando esse povo tão gentil e honesto como terroristas, que espero muito conseguir convencer pelo menos uma pessoa a ter essa experiência maravilhosa que é o turismo no Irã!
Esse é só o primeiro da série de posts, então se quiser receber em primeira mão os próximos artigos, só se increver na nossa newsletter!
E qualquer dúvida ou comentário sobre o Irã, coloque aqui embaixo! Vamos adorar te ajudar com o que puder pra realizar essa viagem. Lembrando que também oferecemos Consultoria de Viagem, caso precise de uma ajuda mais especializada.
E se gostou do post, compartilhe com seus amigos no Facebook e Pinterest, afinal, quanto mais gente conhecer esse lugar maravilhoso, melhor!
Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes.
Se você vai viajar para o Irã, acho que você vai gostar:
- Shiraz no Irã: O que fazer na cidade dos jardins
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Há tempos eu sou doido pra conhecer o Irã. As ruínas do império persa, aqueles vitrais coloridos, etc. Ler o teu relato me deixou ainda com mais vontade.
Apaixonada! É assim que fiquei com sua experiência e didática no relato. Cheguei aqui pesquisando “como experienciar a Mesopotâmia” e, infelizmente, o Iraque é pouco acessível, mas qdo cheguei em possibilitar o Irã, m vem vc com tanto sabor que cogito ser meu primeiro destino ao grande sonho.
Obrigada por sua clareza e objetividade…
Sua página já está nos favoritos
Obrigada pelo seu comentário Renata!! 🙂
Achei muito interessante seu post, depois de ler estou morrendo de vontade de viajar para o Irã. Gostaria de saber se o site mencionado “Hostelworld” é confiável para reservar qualquer hotel, e se possível alguma recomendação de hotéis/hostel nas cidades de Teerã e Shiraz!
Oi Catarina,
Ah o Irã é encantador, com certeza você vai gostar muito quando puder viajar pra lá. O Hostelworld funciona bem sim e é confiável, sempre uso em várias viagens. Em Shiraz nós ficamos no Taha hostel e foi muito bom, mas em Teerã ficamos na casa de uma amiga. Espero que possa ir em breve!
Abraços
Boa noite Liany,
Somos um casal gay e estamos com muita vontade de conhecer o Irã. Mas estamos um pouco aflitos por ser um país super homofóbico.
O que é um Couchsurfing? Me esclareça melhor.
Grato.
Olá Lourival,
Infelizmente o Irã é um país bem homofóbico mesmo. Pela minha experiência, acredito que vocês não terão problema com as pessoas (conheci alguns gays lá) mas as regras são chatas. Por exemplo, vocês não poderão dividr quarto (inclusive mesmo casais heterossexuais sem certidão de casamento não podem dividir quartos em hotéis).
Couchsurfing é uma plataforma em que você se cadastra e pode ficar hospedado na casa de algum iraniano sem pagar nada por isso. Em troca, você se coloca a disposição para também receber pessoas na sua casa (não precisa necessariamente e você sempre vai aprovar as pessoas antes). No Irã, isso funciona muito bem porque os iranianos amam receber pessoas em suas casas. No caso de vocês, essa poderia ser um alternativa melhor do que hotéis, pois vocês serão melhor recebidos com certeza.
Espero ter ajudado com algum esclarecimento e que caso vocês decidam ir, tenham uma boa experiência lá.
Abraços
Olá!! Estou tentando pesquisar valores de acomodações no Irã e nenhum site mostra resultados, inclusive, o Hostelworld. Você saberia me dizer se isso se deve às novas sanções?
Boa tarde Liany. Acompanhei atentamente seu relato sobre o Irã, sobre a nossa mídia imunda e nojenta eu não acompanho desde 1998 quando iniciei minhas aventuras pelo mundo. Sempre tive interesse em conhecer o Irã e comecei minha análise e programação para visitar o mesmo em Outubro,ficarei 20 dias para aproveitar o máximo e seguindo suas recomendações. Obrigado e boas trips para todos nós.
Olá Carlos,
Fico muito feliz com sua mensagem e o Irã é realmente um país encantador. Tenho certeza que você vai aproveitar muito. Faz uns dias que não ouço mais nenhum relato sobre a situação com os Estados Unidos, mas recomendo que você fique atento somente pra ver como estarão as coisas até outubro. Espero que as coisas se acalmem e você possa aproveitar bastante essa viagem!
Se precisar de qualquer outra coisa só avisar,
Abraços
Olá !!!
Amei seu relato de viagem pelo Irã . Quero demais conhecer. Obrigado. Eu estou pensando em ir de Paris para Teerã . Agora quero aproveitar que estou próx da fronteira do Azerbaijão e da Armênia para conhecer um desses dois países. Qual vc acha que será mais fácil ir? Tenho que qdo entrar no Irã já ter a passagem de volta. Desde já, agradeço a ajuda . Sucesso!
Ola Maria, tudo bem???
Entao, se vc me perguntasse essa pergunta ha 6 meses, eu falaria para nao ir durante o verao. Hoje, eu pensaria algumas vezes antes de pensar em ir para o Ira. A situacao esta muito instavel e iria para os outros paises da regiao e deixaria o Ira de lado um pouquinho ate as coisas se estabilizarem. Me doi o coracao dar esse tipo de dica, pois o pais e o povo sao maravilhosos, mas preciso ser realista. Eu fui quando tava um pouco instavel, mas nao havia tido nenhuma morte nem ataques. Hoje, a historia e outra. Houveram morte de General Iraniano, ataque a base militar no Iraque, abate de aviao no Ira… sao muitas coisas que esperaria so um pouquinho.. Nao tiraria a ideia da cabeca n, mas adiaria um pouquinho…
Podemos conversar mais sobre isso! 🙂
Ola! Parabens pelo site!
Estou pensando em ir ao Ira, em questao a vacina da febre amarela, faz pouco tempo que tu foi? pediram alguma coisa?
Obrigado!
Ola Matheus, tudo bem? Muito obrigado!
Entao, fomos em Julho desse ano. Estando no Brasil, eu tomaria a vacina de qualquer jeito, por causa dos surtos ai e sempre viajo com o meu certificado. Eles nao pediram, mas podem sim… entao, por sua seguranca, tome ai!
Pingback: Svalbard, Noruega: Turismo no Gelo! | Mochilão a Dois!
Olá boa noite!
Um colega Medico foi ai Irã em julho 2019 e me disse que eles carimbaram o passaporte na entrada do País e ainda ficaram ( o hotel)com o passaporte até a saída dele do País. Ele ficou 1 semana la e foi a trabalho!
Gostaria de perguntar se vcs acham que isso procede.
E ouvi dizer que no momento estao tendo algumas manifestações. Vcs sabem me dizer alguma coisa a respeito!? Li o relato de viagem de vcs e qchei fenomenal! Estava tão confiante!
Obrigada
Olá!! ah ele foi na mesma época que nós. Nõs não tivemos carimbo no passaporte e também ninguém nos pediu para ficar com o passaporte nos hostéis que nos hospedamos, mas não fiquei em nenhum hotel, somente hostel. E ouvi dizer de outras pessoas que essa prática é comum nos hotéis do Irã, de ficar com o passaporte durante a sua estadia. De todas as pessoas que conversei em que isso aconteceu, não houve nenhum problema. No final, eles devolveram o passaporte normalmente e não é necessário carregar ele com você enquanto estiver passeando então acho que é tranquilo. Precisando de mais alguma informação só nos avisar. Abraços
Pingback: Como fazer stopover – Viajando para um segundo destino de graça | Mochilão a Dois!
Pingback: 11 curiosidades do Irã que vão te surpreender | Mochilão a Dois!
Olá, Liany!
Em 2018 estive em Israel e na Jordânia. Como meu passaporte estava por vencer no final do ano, acabei renovando ele e, atualmente, tenho apenas nesse novo passaporte um carimbo de uma viagem feita ao Perú.
Li em alguns locais sobre a possibilidade de não conseguir entrar no Irã devido a essas minhas passagens por Israel e Jordânia. Tenho receio de comprar a minha passagem e ter minha entrada proibida devido a isso.
Você sabe informar algo a respeito?
Oi Bruna! Tudo bem?
Acho muito difícil você ter problemas pra entrar no Irã devido a essa passagem por Israel. Não nos fizeram nenhuma pergunta sobre os países anteriores que viajamos e como você não vai ter o carimbo, acho que você não enfrentará nenhuma dificuldade com relação a isso. Mesmo porque pelo que ouvimos lá, o problema maior é o contrário, é você tentar entrar em Israel depois de já ter passado no Irã. Você verá que, inclusive, o Irã não carimba seu passaporte, justamente pra evitar problemas pra você entrar em Israel ou nos Estados Unidos depois de ter passado por lá!
Que legal que você pretende conhecer o Irã! Espero que ame, assim como amamos! Se precisar de mais alguma ajuda, só nos avisar tá! Fique a vontade para me mandar um e-mail se precisar.
Abraços
Pingback: Mochilão a Dois! | Turismo em Isfahan – A Cidade Mais Bela do Irã
Olá, Liany, Teu post e dicas ajudaram e muito. Certamente, cosultarei várias vezes durante a viagem. E vou ver o da Turquia. Deve ser bem completo e maravilhoso como este. Abraço🙂
Olá Nelson! Ótimo, fico muito feliz mesmo! Hoje ainda estamos lançando o post de Isfahan e o de Shiraz já está no ar! Espero que te ajude também! E veja sim os da Turquia e precisando de qualquer outra coisa, fique a vontade para me mandar e-mail que ajudo com o que for possível. Meu e-mail é liany@mochilaoadois.com.br!
Abraços
Olá, Liany. Certamente, o mais completo post a respeito de uma viagem ao Irã, parabéns .
Então, vou encarar está aventura em out/nov de 2019 e ficarei uns 20 dias e depois mais 10 na Turquia.
Vi teu roteiro de 20 dias, porém estava pensando em fazer um pouco diferente, mas sem deixar de fora os principais locais, lógico. Sendo assim, gostaria de uma opinião tua, de quem já esteve lá
Teerã (3) – Hamadan (1) – Sanandaj (3) – Isfahan (4) – Shiraz (4) – Yazd (3) – Kashan (2). Se for feito todos de ônibus, certamente perderei alguns dias na estrada, rs…
Obrigado.
Oi Nelson!! Ah que bom que gostou do post! Fico feliz que tenha ajudado. Gostei bastante do seu roteiro, acho que você conseguirá aproveitar muito bem a viagem e ficará o tempo necessário em cada lugar. Você pode pegar ônibus noturnos e não perder tanto tempo na estrada, foi o que fizemos. Os ônibus são muito confortáveis e oferecem um lanchinho se você pegar o VIP. E outubro e novembro vai ser ótimo porque o clima estará bem mais agradável.
Não sei se viu, mas também tenho conteúdo da Turquia. Se precisar de qualquer ajuda para sua viagem por lá, também pode me chamar!
Um abraço e espero que aproveite muito sua viagem 🙂
Pingback: Mochilão a Dois! | Shiraz no Irã: O que fazer na cidade dos jardins
Pingback: Mochilão a Dois! | O que fazer em Doha em conexão com a Qatar Airways
Uauuuu!!! De tirar o fôlego este relato. Confesso que nunca imaginei que o Irã fosse tão seguro e bonito, estou apaixonada e já coloquei esse país na minha lista de viagens. As fotos estão incríveis. Além disso tem dicas auwpr importantes e um detalhamento sensacional das possibilidades de passeios.Arrasou!!!
Pois é Carla, a maioria das pessoas não sabe o quanto fazer turismo no Irã é tranquilo. Além disso, o país é lindo demais!!
Caramba! Acho que é a primeira vez que eu li um post sobre o Irã e dei muita sorte porque o seu post está completíssimo pelo que me pareceu! Acho que o país acaba sendo erroneamente taxado de perigoso, eu mesma nunca cogitei ir para aquelas bandas! Depois de ler o seu post essa ideia se quebrou e fiquei muito interessada em conhecer! Parabéns!
Fico realmente muito feliz Silvia em saber que consegui quebrar sua idéia de que o Irá é um país perigoso. É justamente essa nossa idéia. As pessoas lá foram tão amorosas com a gente e nos pediram por favor pra falar bem do país deles para que as pessoas parassem de achar que eles são terroristas. Era muito triste ouvir isso, eles sofrem muito com a imagem do mundo a respeito deles!!
Tenho tanta vontade de conhecer o Irã! A primeira vez que me apaixonei pela ideia, foi quando visitei o setor do Irã no Louvre: é incrivelmente maravilhoso! Mas, como vc mesma falou, muita gente me disse que era mega perigoso e nunca tive coragem de ir 🙁 … A minha dúvida é a questão de segurança de uma mulher sozinha viajando, pois vcs passaram 25 dias no país, mas foram o casal (um homem presente).
Lembro que, quando fui ao Marrocos, o guia havia mencionado que não era muito seguro uma mulher viajar sozinha por ali, por isso, contratei um grupo turístico.
Achei fascinante o respeito entre eles ao ponto de gritar a senha do cartão para todo mundo ouvir, fantástico! Nunca imaginei que poderia ainda acontecer isso, num mundo cheio de malandros. E o valor da comida?! Para tudooooo, muito barato! Que impressionante!
Oi Dani!!! Adorei saber que você tem vontade de conhecer o Irã!! ah você deveria ir viu! Realmente eu estava com meu marido nessa viagem, mas vi várias mulheres viajando sozinhas por lá, inclusive pegando carona e fazendo couchsurfing. É bem tranquilo mesmo viu! Os homens no geral respeitam bastante, mas ainda assim tomaria alguns cuidados extras. Mas dá pra ir sim sozinha com bastante tranquilidade!! Se precisar de mais dicas depois, só chamar a gente!
Confesso que eu sempre pensei no turismo do Irã com medo, mas agora estou pensando inclusive em viajar sozinha para lá. O que acham? Pelo que falaram não deve ser uma má ideia. Estou encantada, é realmente lindo demais o país.
Normal Juliana, a maioria das pessoas ainda tem bastante medo de viajar para o Irã. Mas é um país excelente para se viajar sozinha. É muito seguro e você não terá problemas em viajar sozinha pra lá! Precisando de mais dicas do Turismo no Irã só nos avisar!
Socorro! Tô apaixonada pelo Irã! Que post mais rico, cheio de informação! Não sei se gosto mais dos lugares lindos (as fotos ficaram muito boas), da história ou das curiosidades!! Parabéns pelo post!
Ah que bom que você gostou tanto do Irã!! O país é incrível demais e nós também nos apaixonamos. Eu não queria mais parar de escrever, porque tem tanta coisa pra contar rs! Espero que você possa visitar o Irã em breve!
Boa tarde Liany! Uma grata surpresa ler a sua experiencia no Ira. Assim como vc, sou farmacêutica e a tua história de vida me encanta. Um dia terei a msm coragem e quem sabe sair por esse mundão a fora. Continue nos inspirando nesse mundo sem fim.
Olá Roselene, que bacana que você gostou de ler nossa experiência no Irã e adorei saber que vocÊ também é farmacêutica. Fico feliz em saber que vocÊ tem me acompanhado e espero que você continue por aqui, ainda vamos postar muitas outras coisas sobre o Irã, fique de olho! Ah com certeza você logo vai sair por esse mundão, eu sinto bastante saudade da farmácia na verdade, mas faz parte do processo né!!! Um grande abraço e continuaremos a nos ver por aqui com certeza! Abraços
Gente, que post INCRÍVEL! Nunca pensei que o Irã fosse um país tão simpático, se olhado de perto. Já sabia que era um país bem interessante, mas agora tenho outra visão. Parabéns, continuem escrevendo posts assim para nos inspirar a explorar lugares menos conhecidos!
Oi Livia! Fico muito feliz que tenha gostado do post e tenha ficado animada com o Irã! O país é incrível e tem coisas lindas demais! Vamos continuar tentando mostrar mais coisas do Irã, espero que você possa visitar em breve e qualquer coisa só gritar tá Li!!
Que post completo! De fato, o Irã nunca veio à mente como um destino turístico, mas fiquei impressionada com tamanha beleza e, principalmente, com os preços. 5 dólares numa viagem em ônibus vip com jantar???? Chocada! Tá na hora de rever os conceitos.
Oi Manuela!! Nossa intenção é realmente fazer as pessoas repensarem seu conceitos com relação ao Irã! Fico feliz que tenha te chamado a atenção e agora você até está pensando em visitar o Irã! O lugar é maravilhoso, super barato e com um povo incrível! Tenho certeza que você vai gostar muito!
Fiquei hipnotizado lendo seu post! Muito completo, um verdadeiro guia mesmo. Fiquei com vontade de encaixar esse roteiro de 10 dias em outro qnd estiver por lá, pena que não sei qnd será, mas já favoritei seu post aqui 😉
Oi Thiago! Ai, fico feliz que tenha gostado e que tenha te deixado com vontade de viajar para o Irã! O lugar é um encanto e você pode sim tentar juntar ele com algum outro país ali por perto! Precisando de mais alguma coisa só dar um toque!!
Estou completamente ENCANTADA com o Irã. Ja era um país q tava na minha lista, mas lendo seu post fiquei com mais vontade ainda! E adorei ler q é seguro viajar sozinha por lá! Estava mesmo com essa duvida, ainda mais na hora de percorrer de uma cidade a outra. Seriooooo, vou ate pesquisar preco de passagem agora!! Ameii demais!
Oi Re! Puxa, você não sabe como fico feliz de saber que você está interessada em viajar para o Irã agora! As passagens são meio carinhas viu, mas lá tudo é muito barato, então acaba por compensar! Qualquer outra dica que precisar para o Irã só me dar um toque tá!!
Gente, o que é esse Pink Lake?! rs Me apaixonei pela cor dessa água e já quero!
Quando a gente ouve falar de Oriente, logo pensa nas mesquitas e no artesanato característico, mas quanta paisagem bela, natureza exuberante também… adorei o conjunto de informações!
Oi Maiara! Verdade, há muito mais no Oriente do que somente lindas construções! As paisagens do Irã são incríveis. Recomendo muito o irã como um destino de viagem! O lugar é sensacional!