Viagem para a Índia: 13 dicas essenciais
Uma viagem para a Índia no geral pode ser cheia de contratempos, medos e inseguranças!
A cultura muito diferente, o caos do trânsito e da poluição. O barulho e a sujeira. Tudo isso assusta um pouco no começo. Mas sem dúvida, essa será uma experiência diferente de tudo o que você já viveu!
A Índia também é cheia de belezas incríveis, um povo gentil e cheio de fé, cheiros e cores para todos os lados, uma gastronomia sem igual e cheia de sabores e uma cultura tão rica que vai te deixar até sem fôlego.
Abra seu coração e sua mente e se prepare para, talvez não a melhor viagem da sua vida, mas da mais intensa com certeza.
Viaje preparado. Faça seu dever de casa, estude bastante sobre o país e se deixe levar por esse lugar que provavelmente vai te dividir entre o amor e o ódio.
Para te ajudar no planejamento da sua viagem à Índia, veja algumas dicas que considero essenciais para você começar a planejar sua viagem:
Leia também:
Precisa de ajuda com o seu roteiro pela Índia? Não deixe de acessar os posts sobre o que fazer em Nova Déli e Rishikesh, bem como como visitar o Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
1 – Visto para a Índia
Brasileiros precisam de visto para visitar a Índia. A boa notícia é que você pode tirar o visto online para a maioria das situações. O preenchimento é relativamente fácil, você consegue pagar com seu cartão de crédito e o visto chega no seu e-mail. Aí só imprimir e levar para o aeroporto junto com seu passaporte!
Todas as informações sobre tipos de visto, valores e como tirar seu visto indiano você encontra aqui: Como tirar o visto para a Índia.
Booking.com2- Vacinas para uma viagem para a Índia
A única vacina que é obrigatória para visitar a Índia para brasileiros é a vacina contra a Febre Amarela.
É necessário apresentar o certificado internacional de vacinação na Imigração. Não se esqueça de tirar o seu certificado o quanto antes e levá-lo junto com o seu passaporte para a sua viagem para a Índia.
Chip de Viagem com Desconto
Ter internet durante a sua viagem na Índia é essencial. Você pode já sair com seu chip funcionando do Brasil! O chip da EasySim4u é uma excelente opção e funciona bem na Índia! Com o cupom MOCHILAOADOIS10 você tem 10% de desconto na compra do seu chip internacional e já sai conectado do Brasil!
3- Segurança na Índia
Fazer uma viagem para a Índia não é tão simples como viajar para a Europa. Como um turista na Índia, você pode estar sujeito a vários golpes. Motoristas de tuk tuk e de táxis, bem como em quaisquer lojas você pode ser extorquido com facilidade. Portanto, é muito importante saber negociar e ter uma idéia dos preços médios de cada coisa.
Para valores de corrida de táxi e tuk tuk, vale a pena dar pelo menos um olhada no Uber antes para ver quanto custaria uma corrida de Uber, assim você terá noção de qual o preço médio em determinada distância. Ou simplesmente use o Uber que é mais seguro.
E nunca, mas nunca, aceite que o motorista de tuk tuk te leve em alguma loja para te mostrar, mesmo que digam que você não precisa comprar nada.
Fora isso sempre recomendo cuidado com os pertences e nunca ficar mostrando eles pelas ruas.
Evite sair muito à noite, principalmente se estiver sozinho.
Também tome cuidado ao fazer câmbio, confira todo o dinheiro e pesquise antes para saber quais as melhores cotações.
Coloquei várias outras dicas de segurança para viajar na Índia (apesar de ser mais voltado para as mulheres, os meninos também podem aproveitar as dicas) nesse post: Viajar sozinha na Índia.
Se previna contra imprevistos em uma viagem para a Índia
Não dá pra viajar sem seguro viagem pra lugar nenhum do mundo né! Mas na Índia isso passa a ser extremamente essencial. As condições higiênicas na Índia não são muito iguais às que estamos acostumados no Brasil, portanto cuidado ao beber água e com comidas de rua. Encare produtos fritos e cozidos!
Mas para já ficar prevenido e evitar que sua viagem vire uma dor de cabeça, contrate um seguro viagem antes de sair de casa. A seguros promo faz as melhores cotações pra você. E com o cupom MOCHILAOADOIS5 você tem 5% de desconto e mais 5% se pagar no boleto!
4- Moeda e Câmbio na Índia
A moeda na Índia é a Rúpia Indiana (Rs ou INR) e atualmente (2019) a cotação está cerca de R$ 1,00 = Rs 20,00.
Aconselho a viajar com dólares (que é bem fácil ser trocado em qualquer lugar na Índia) e ir trocando aos poucos. Pois afinal de contas, você não fará muita coisa com rúpias depois (a cotação de cólar para rúpia gira em torno de 1 USD = 69 INR).
Leia também:
Precisa de ajuda com o seu roteiro pela Índia? Um roteiro pelo Rajastão é uma excelente idéia. Veja o que fazer em Udaipur, Jaipur e Jaisalmer e também sobre o passeio no deserto na Índia.
Mas cuidado no câmbio. Evite trocar dinheiro em qualquer lugar na rua ou com pessoas diretamente. Peça indicação ao seu hotel ou hostel de onde é o melhor lugar para trocar moeda.
Em Nova Déli, há um lugar bem seguro para se fazer câmbio bem pertinho do hostel que me hospedei, o Go Stops New Delhi.
5 – Língua na Índia
São mais de 400 as línguas faladas na Índia!
O interessante é que cada estado na Índia possui a sua língua oficial, além da língua oficial do país, que é o Hindi. O inglês também é língua oficial na Índia, o que facilita bastante nossa vida. Isso quer dizer que sempre haverá placas e avisos no geral em Hindi e em inglês.
Como o alfabeto Hindi é bem diferente do nosso, ter as coias escritas em inglês em todos os lugares facilita muito para nós viajantes.
No geral, principalmente em Deli e nas cidades mais turísticas, indianos falam bem inglês. Não tive problemas com idioma em nenhum momento durante minha viagem.
6- Como chegar na Índia
Há muitas opções de voos do Brasil para a Índia, sendo as principais cidades de chegada, a capital Nova Deli e Mumbai.
Os voos sempre terão escala em alguma cidade européia ou no Oriente Médio. Aproveite essa longa viagem para fazer um stopover e conhecer algum outro local.
Se quiser saber o que é e como fazer um stopover, eu tenho um passo a passo aqui no blog para te ajudar.
Basta fazer a pesquia no Skyscanner colocando a opção múltiplos destinos. Essa opção também está disponível no Passagens Promo, que pode ter alguma promoção para a Índia!
7 – Como se locomover na Índia
O sistema de transporte público funciona super bem na Índia e no geral é muito barato.
Como se locomover dentro das cidades na Índia
Dentro das cidades, você pode utilizar o metrô nas cidades de Deli, Mumbai, Chennai, Calcutá, Bangalore e Hyderabad. Baixe os aplicativos do mapa do metrô antes da sua viagem para te ajudar a se deslocar por eles.
Lembre-se de comprar o seu cartãozinho do metrô no “Customer Service” de qualquer estação. O cartão custa apenas INR 50 e com ele vocÊ terá 10% de desconto nas corridas do metrô. A economiza vale a pena e você também ganha tempo ao não precisar comprar bilhete toda vez.
Além do metrô, você pode utilizar táxis e tuk tuks (recomendo tuk tuk somente para curtas distâncias) e o sistema mais seguro é o Uber ou Olá Táxis. Caso utilize táxi ou tuk tuk, verifique a direção no mapa do seu celular (baixe antes os mapas off-line no Maps.Me ou tenha internet 3G).
Há também os riquixás! Onde a pessoa pedala para te levar em algum lugar, os preços serão bem baratos mas melhor ficar de olho no mapa!
Outra opção ainda é contratar um motorista. Essa será a opção mais cara mas te evitará dor de cabeça de negociar preços ou de levar outros tipos de golpe.
Como se locomover entre as cidades na Índia
Para viajar dentro da Índia, é possível utilizar os trens ou ônibus ou ainda voar para cidades mais distantes.
Como viajar de trem na Índia
A rede ferroviária da Índia é uma das maiores do mundo e funciona super bem e com relativo conforto. Entretanto, comprar os bilhetes é uma tarefa não tão fácil.
Para comprar e pesquisar suas passagens, utilize o site oficial da Indian Railways. Para pesquisar não é preciso fazer login, mas você precisará fazer um cadastro para poder comprar os bilhetes e pagar uma taxa de INR 100,00 (R$ 5,00).
Você ainda pode comprar seus bilhetes no site da 12goasia (mais fácil e sem burocracias) e em agências de turismo (lembrando que eles cobrarão uma comissão) ou diretamente nas estações de trem (mas busque pela placa de “International Tourist Bureau” pois eles sempre possuem uma cota de passagens reservadas para turistas (que também custarão um pouco mais caro). Mesmo assim, passagens de trem acabam muito rapidamente na Índia, melhor tentar se programar com antecedência para comprar suas passagens.
Para entender como fazer o cadastro, comprar seus bilhetes, as classes de trem e como é a viagem de trem em si, veja esse guia que montei sobre os trens na Índia.
Como viajar de ônibus na Índia
Os ônibus também funcionam bem no geral, mas há muitos que são muito velhos e desconfortáveis. Por isso recomendo que você só viaje nos ônibus VOLVO, que são relativamente confortáveis e com ar condicionado.
Eu dou preferência para viajar de trem sempre que possível, mas para cidades onde não há estação ferroviária, como Rishikesh, o ônibus é uma excelente opção.
O problema é que os sites não aceitam cartões de crédito internacional. Mas, você pode comprar em alguma agência de turismo ou pedir para o seu hostel comprar para você. Ou ainda, chegar mais cedo na rodoviária e comprar seu bilhete lá, eu fiz isso e não tive problemas.
Antes de ir, consulte o horário do ônibus Volvo no site MakeMyTrip ou RedBus
8- Como são os banheiros na Índia
Esteja preparado para vasos sanitários de cócoras não somente na Índia, mas na Ásia no geral.
Eu estou bem acostumada e isso não me incomoda, mas se isso for um problema para você, verifique as fotos dos banheiros quando estiver fazendo a reserva da sua hospedagem na Índia. A maioria dos hotéis e hosteis já possui banheiros no estilo ocidental.
Mesmo assim, você sempre verá os baldes com água e um potinho menor que eles usam para limpar as partes e nem sempre você encontrará papel higiênico. Então bom sempre carregar com você.
Aproveite e reserve suas hospedagens na Índia pelo Booking. Reservando com nosso link, você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog funcionando:
Booking.com9- Melhor época para viajar para a Índia
A Índia é muito afetada pelas monções, que não são simples chuvas. Além de muita água que cai do céu, ainda há ventos furiosos e alagamentos são muito comuns nessa época, inclusive na região do Rajastão.
Recomendo que você evite as monções para viajar na Índia, que geralmente vão de junho a agosto. Além de atrapalhar seus passeios, o calor é realmente difícil de aguentar, pois é muito úmido.
Agora, caso sua viagem seja focada mais no norte, perto dos Himalaias, como Ladakh e região de Kashmir, as monções não atrapalham muito e o frio será menos intenso.
Caso viaje no inverno, se prepare para a poluição nas grandes cidades. Como o tempo fica muito seco, a poluição piora muito e ás vezes é difícil enxergar os prédios praticamente na sua frente.
E também saiba que faz frio na Índia também rs. Se prepare para temperaturas perto de oC caso viaje para o norte.
10- Comida Indiana
Eu sou suspeita para falar da comida indiana porque sou apaixonada. Também importante pensar que a Índia é um país enorme e na verdade sua gastronomia varia muito de local para local.
Mesmo assim, se prepare para muitos sabores e temperos e para uma cuinária fortemente vegetariana. Você nem sentirá falta de comer carne pois há muitas opções sempre.
Há também bastante opção de frango e porco, mas não espere encontrar carne de vaca por lá!
Se for comer em barraquinhas de rua (o que eu recomendo, além de barata as comidas são uma delícia) mas dê preferência para produtos fritos ou cozidos e tome somente água engarrafada.
Sinceramente, não comprei água mineral para escovar os dentes por exemplo e não tive problemas. Acho que hotéis no geral possuem uma preocupação maior com a água.
Não se esqueça do Seguro Viagem!Sério! Não se esqueça! O Seguro viagem é essencial em qualquer viagem pelo mundo para evitar qualquer estresse ou aborrecimento, mas em uma viagem para a Índia isso é bem sério! Reconhecido como o local das intoxicações alimentares, você não vai querer arriscar gastar uma fortuna ou estragar sua viagem por causa disso! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa! Se quiser um desconto, utilize o cupom MOCHILAODOIS5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 5%!
11- Saiba barganhar
Na Índia, a barganha é parte de todo dia. É da natureza deles achar que pode cobrar mais caro de um turista e aí se você não tentar barganhar, pode acabar sendo extorquido.
Isso vale tanto para táxis quanto para lojas. Exerça seu poder de nogociação ao comprar suas lindas lembrancinhas e roupas maravilhosas por lá.
12 – Custos de uma viagem para a Índia
Eu sei que nos assustamos ao ver os preços das passagens do Brasil para a Índia, afinal essa viagem pode durar quase dois dias inteiros dependendo da sua rota.
Mas pelo menos você gastará pouco durante a sua viagem por lá.
Hospedagens em excelentes hostéis custarão menos de R$50,00 por dia com café da manhã inclusa e você consegue se hospedar em hotéis 5 estrelas com diárias de cerca de R$400,00.
Alimentação é bem barato, mas lógico que existem restaurantes mais caros. Mesmo comendo em bons restaurantes, você não gastará mais do que R$30,00.
O transporte é super barato. Metrô em Deli custa menos de R$1,00 em distâncias razoáveis e os táxis e tuk tuk também são bem baratos, mas saiba negociar.
E passeios no geral também não são muito caros e boa parte dos templos e lindos lugares para visitar possuem entrada gratuita.
Eu passei a maior parte do meu tempo em um Ashram para praticar yoga, onde tinha pensão completa. Mas se quiser perguntar algum custo específico, pode me mandar um e-mail!
Ainda, se precisar de ajuda para organizar sua viagem pela Índia, pode contar com a nossa Consultoria de Viagem.
13- Abra a mente e o coração
A Índia é um país com uma cultura muito forte e muito diferente da nossa. Abra seu coração para viajar para lá. Sem julgamentos, apenas observe e passe a admirar a fé do seu povo, as lindas cores e até mesmo a harmonia que é criada em meio ao caos.
E tenha tempo para aprender a entendê-la. No começo é normal ter um pouco de insegurança e até medo e estranhar o barulho, a sujeira, a quantidade de pessoas, o trânsito caótico, a desorganização, o assédios dos tuk-tuks…
Mas depois de um tempo, você passa a entender como a sociedade se organiza mesmo assim, como as pessoas são fortes, corajosas e cheias de fé, e as cores, os sons e os odores vão começar a te atrair e de repente você vai achar que faz parte daquilo e vai até sentir saudade quando for embora!
E depois volte aqui pra me contar como você se sentiu e quais foram suas impressões durante a sua viagem para a Índia!
Viagem para a Índia – Conclusão
O que achou das nossas dicas para uma viagem para a Índia?
Nos deixe saber se tem algo importante que está faltando ou se algo em específico te ajudou a planejar sua viagem pela Índia!
Se gostou do post, também lembre-se de compartilhar com seus amigos no Facebook e no Pinterest!
Leia também:
Se vai viajar pela Índia, você também pode se interessar:
- Como tirar o visto para a Índia: e-visa e visto regular
- Viajar sozinha – como foi minha experiência na Índia
- Retiro de Yoga e meditação na Índia – A experiência em um Ashram
- O que fazer em Nova Déli: Guia para viajantes independentes
- Como visitar o Taj Mahal e como evitar a multidão
- O que fazer em Udaipur: Um guia completo
- Deserto na Índia: Dormindo sob as estrelas
- O que fazer em Jaisalmer – As 9 melhores atividades
- O que fazer em Jaipur: A cidade cor-de-rosa da Índia
- Rajastão: Como montar o roteiro perfeito
Nota:Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
clareza!
Olá! Venho agradecer pela riqueza das informações postadas. Sempre sonhei em visitar a Índia para fazer retiros de meditação e tinha muitas dúvidas. Esclareci várias e agora consigo fazer um planejamento mais real.
Parabéns!!!
Obrigada pelo seu comentário Emanuelle!
Espero que consiga organizar sua viagem para a Índia em breve!!
Eu estou encantada, emocionada com seu relato com tantos detalhes, só me deixou com mais vontade de ir a Índia, quero praticar Yoga e meditação por dois meses, obrigada por tantas informações ricas e convidativas.
Olá Ana Luiza,
Obrigada por um comentário tão carinhoso. Fico feliz em saber disso. Espero que você consiga realizar essa viagem assim que as fronteiras abrirem e for seguro viajar novamente.
Precisando de qualquer coisa com relação à uma viagem para a Índia pode entrar em contato comigo
Abraços
Adorei sua postagem, descobri hoje. Na impossibilidade de viajar nada melhor que “viajar” com os relatos dos que fizeram essas verdadeiras proezas, como é o seu caso. E depois conferir pelo Google Earth. Mas sinceramente, claro que Índia e a Ásia, em geral, devem ter seus perigos, mas nada mais perigoso do que viajar para o Recife, Fortaleza, Manaus, Salvador; e o pior de todos, Rio de Janeiro. Hoje não tenho coragem nem de chegar perto do Rio. Mas mesmo aqui em Campinas, estamos sujeitos a num semáforo ou ao chegarmos em casa, o famoso “perdeu mano!” Esse nosso Brasil deve ser muito pior que a Índia e está ficando no mesmo nível de pobreza dos países da Ásia, pelos seus ridículos salários. Mas parabéns para você, muito determinada e corajosa.
Obrigada Romeu pelo seu comentário. A questão da segurança realmente depende muito do local, da situação em que você se encontra e muito mais. É importante tomar certos cuidados em uma viagem à Índia mas ela pode ser maravilhosa 🙂
Pingback: Retiro de Yoga e Meditação na Índia - A experiência em um Ashram | Mochilão a Dois!
Pingback: Como tirar o Visto para a Índia? e-Visa e Visto regular | Mochilão a Dois!
Pingback: Viajar sozinha - Como foi a minha experiência na Índia | Mochilão a Dois!
Pingback: O que fazer em Nova Deli: Guia para viajantes independentes | Mochilão a Dois!
Pingback: Deserto na Índia - Dormindo sob as estrelas | Mochilão a Dois!
Pingback: O que fazer em Jaisalmer - As 9 melhores atividades | Mochilão a Dois!
Pingback: Rajastão - Como montar um roteiro perfeito | Mochilão a Dois!
Olá! Adorei seu post. Obrigada por compartilhar. Eu estou planejando uma viagem para a Índia mas estou com dúvidas se é possível fazer por conta própria ou se é necessário ir por agência (tipo grupos). É tranquilo se deslocar até as atrações? É fácil alugar carro ou moto? Agradeço sua atenção.
Oi Tati! Que bom que gostou do Post. Olha é tranquilo sim fazer por conta, mas se você já estiver acostumada a viajar. Acho que é uma viagem que precisa ser bem planejadinha. Se estiver insegura, talvez seja melhor fazer com uma agência ou guia (se quiser tenho um pra indicar). Alugar carro e moto não é tão simples e eu não recomendo, mas dá pra chegar em todas as atrações de transporte público, tuk tuk ou táxis.
Fique a vontade para mandar um e-mail (liany@mochilaoadois.com.br) que te ajudo e te passo mais informações sobre a Índia tá!
Abraços
Pingback: O que fazer em Udaipur na Índia - Um Guia Completo | Mochilão a Dois!
Eu quero conhecer a Índia, mas quando vi suas observações sobre os banheiros juro que comecei a repensar. Se tem uma coisa que me deixa desconfiada em viagens são os banheiros. Quando chego num hotel a primeira coisa que faço é olhar o banheiro, depois vejo a cama kkkk.
Oi Cynara! Então, os banheiros de hotéis na Índia todos são bem limpinhos e no estilo ocidental. Mas se você precisar usar um banheiro público em algum lugar a chance de que ele seja de cócoras é grande. Ou se você for fazer viagens de trem também. Para os trens, a primeira classe por exemplo também tem banheiro estilo ocidental! Se organizando certinho dá pr viajar pra Índia sem esses estresses! 🙂
A índia é um país que tenho muitos receios, mas seu post ajudou bastante a mudar isso
Sem dúvida Paula. A Índia é um país que assusta a princípio e é verdade que certos cuidados tem que ser tomados pra organizar essa viagem, mas mesmo assim dá pra se organizar legal e fazer uma viagem pra Índia tranquila e sem estresse!
Pingback: Mochilão a Dois! | O que fazer em Doha em conexão com a Qatar Airways
Ahhh que maravilha de post! Todas as informações que eu estava em dúvida para minha viagem para a Índia você respondeu. Muito muito obrigada!
Puxa Marcela que ótimo!! Você está pensando em viajar pra Índia então? Depois me conte como foi a sua viagem! Espero que aproveite muito!
Caramba, esse é um daqueles posts pra salvar e nunca mais deixar ir embora! Adorei as suas dicas para fazer uma viagem à Índia, confesso que apesar de ser um destino que me chama muito a atenção tenho um pouco de medo de certas coisas, especialmente os golpes… Mas lendo seu relato vi que é tranquilo, realmente é uma questão de abrir o coração. E eu também sou apaixonada por comida indiana, que delícia!
Oi Gabi! Super obrigada pelo seu comentário! Uma viagem pra Índia assusta um pouco sem dúvida, mas é encantadora! Com certeza você vai amar quando puder conhecer esse lugar cheio de maravilhas. E, principalmente, vai amar as comidas hehe.
A India é um destino que está na minha lista há muito tempo, mas que ainda não saiu do mundo dos planos por causa do meu filho pequeno. Vou colocar o seu post nos favoritos, para quando precisar porque as suas dicas são muito valiosas
Oi Ruthia! Hum te entendo viu! Realmente uma viagem pra Índia com criança exige alguns cuidados extras além dos que mencionei hehe. Acho que dá pra ir sem dúvida, mas o planejamento tem que ser maior! Obrigada pelo comentário e espero que consiga tirar sua viagem pra Índia dos planos em breve!