Wakatobi – Conheça esse paraíso perdido na Indonésia
Guia completo para a sua viagem para Wakatobi na Indonésia! Perfeito para quem quer conhecer o desconhecido e sair da rota tradicional de roteiros pela Indonésia!
Ei você que está pensando na sua viagem pra Indonésia e Sudeste Asiático. O que acha de incluir Wakatobi no seu roteiro?
Não sabe onde é, nem o que fazer por lá?
Eu também não conhecia antes de começar a organizar minha viagem pela Indonésia! Mas incluímos esse paraíso desconhecido no nosso roteiro e foi uma surpresa mais que agradável!
Wakatobi encanta pela beleza inexplorada, pelo mar de azul cristalino, pelos recifes de corais, pela areia branquinha, pelo povo ainda desacostumado com turistas e pela vida marinha extremamente abundante e intocada!
Se você já ficou interessado até aqui, vem comigo nesse post super completo com tudo que você precisa fazer para viajar para esse destino encantador que é Wakatobi e sair da rota tradicional dos turistas na Indonésia!
Nesse post você vai encontrar:
- Parque Nacional de Wakatobi
- Como chegar
- Quando ir
- Onde se Hospedar em Wakatobi: Wangi-Wangi
- O que fazer em Wakatobi
- Nosso roteiro de 4 dias e uma sugestão para o seu
- Custos
- Dicas Gerais
Parque Nacional de Wakatobi
Wakatobi na verdade é um parque marinho nacional (Wakatobi Marine National Park), formado por 4 ilhas principais. O nome Wakatobi então é derivado das primeiras duas letras de cada ilha: Wangi Wangi, Kaledupa, Tomia e Binongko.
O parque fica na região de Sulawesi, bem afastado da rota tradicional dos turistas e é reconhecido como tendo o maior número de espécies de corais e peixes no mundo todo (750 espécies de coral e 942 espécies de peixes) e a segunda maior barreira de coral do mundo, atrás somente da Austrália.
Existem outras ilhas menores que também fazem parte do parque, como Hoga que fica bem pertinho de Kaledupa e que oferece praias paradisíacas para seus visitantes!
Apesar de ser um parque nacional, não é necessário pagar taxa diária ou de entrada para permanecer lá (pelo menos por enquanto). Mais um motivo para você visitar o quanto antes!
O turismo lá começou a aparecer de uns anos para cá depois que um resort luxuoso e com aeroporto próprio foi construído na Ilha de Tomia.
Hoje, já é possível encontrar alguns hotéis ou resorts mais simples mas confortáveis na região além de guesthouses!
Os poucos turistas que frequentam lá, vão em busca principalmente de mergulhos, pois o lugar é realmente fantástico e muito rico em vida marinha! Mas lindas praias também existem por lá! E considero Wakatobi um destino fantástico para ser visitado por qualquer pessoa.
Wangi Wangi
Wangi Wangi é a maior das quatro ilhas e a mais desenvolvida. O aeroporto de Matahora está localizado ali com dois voos diários.
Chamada comumente como Wanci, essa ilha oferece de tudo, mergulhos, snorkel em recifes de corais fantásticos, praias de areia branquinha e maior opção de hotéis e guesthouses.
Apesar dos mergulhadores geralmente darem preferência para Tomia, Wanci também possui centenas de pontos interessantes para mergulho, sendo o Shark Point considerado o melhor por muita gente que já passou por lá.
Kaledupa
Kaledupa é a próxima ilha depois de Wangi Wangi e é acessível de barco, com saídas diárias do porto de Wanci. Kaledupa também possui muitos pontos de mergulho, mas a grande maioria dos visitantes passa direto pela ilha somente para se dirigir para uma ilha pequeninha logo do lado, a ilha de Hoga. Com 30 minutos de barco, você consegue chegar em Hoga partindo de Kaledupa.
Hoga é a ilha conhecida por possuir as praias mais paradisíacas e um ótimo lugar para relaxar. Apesar de possuir vários pontos de mergulho, a visibilidade em Hoga não é tão boa quanto nas outras ilhas.
Tomia
Apesar de bem pequena, Tomia é a ilha mais visitada pelos turistas por ser conhecida como a melhor para mergulho.
É possível chegar lá após uma viagem de 2-3h de barco a partir de Wanci.
A ilha não oferece muito além de mergulho e snorkeling, mas também visitamos lindas praias e vilas locais. Além disso, o que não falta em Tomia são mirantes com vistas magníficas.
O setor hoteleiro é praticamente formado por guesthouses, mas são bem estruturadas.
Binongko
Binongko é a ilha menos visitada e com menos habitantes. Ela ainda fica bem distante de Tomia e mesmo os moradores da região praticamente não visitam Binongko. A maior atração ali na verdade é um parque de pedras que dizem ser bem interessante.
Como chegar
Existem algumas maneiras de chegar em Wakatobi e nenhuma delas é muito fácil ou barata. Mas acho que isso só faz do lugar ainda mais inexplorado e justamente por isso vale muito a pena ser visitado.
De avião até Wangi-Wangi
Ir de avião até Matahora (WNI), o aeroporto em Wangi Wangi, é sem dúvida a opção mais prática. Mesmo assim espero uma viagem cansativa e com várias paradas.
Há voos diretos de Kendari ou Makassar. Algumas pessoas acabam dormindo em Makassar para ter uma viagem mais tranquila. As duas cias que viajam para lá são Lion Air e Garuda Indonésia.
Nós viajamos de Lion Air e consegui comprar o bilhete Bali-Matahora, com 3 escalas no caminho. Vale a pena já comprar o bilhete assim combinado pois algumas conexões foram curtas (menos de 30 minutos), portanto se algo desse errado, a cia teria que se responsabilizar.
A maneira mais prática e barata é pesquisar as passagens pelo skyscanner. Ele mostra todas as melhores opções de vôos e você pode selecionar a origem de qualquer lugar da Indonésia para comparar as opções mais baratas.
Foi interessante como alguns aeroportos mal possuem alto falante ou televisão com os horários do voo e alguns bilhetes eram escritos a mão rs, mas como todo mundo precisa se deslocar de avião na Indonésia, tudo funcionou muito bem. Os aviões da Lion não eram bons e nem limpos, e vários voos atrasaram, mudaram nossas escalas, mas tudo funcionou bem no final e apesar de cansativa, não tivemos nenhum problema complicado.
Essa não é a opção mais barata, mas sem dúvida é a com maior custo benefício, para quem não tem muito tempo (pagamos por volta de U$ 100,00 por trecho de Bali a Matahora).
De barco a partir de Bau Bau
É possível viajar de avião até Bau Bau (mais opções e com custo menor) e de lá seguir de barco para Wangi-Wangi.
Há dois tipos de barco saindo de Bau Bau:
- O Kamaru Ferry sai de Bau Bau às 4:00 e à 13:00 e chegam em Wangi-Wangi por volta de 08:00 e 16:00, respectivamente.
- O Wooden Boat (barco de madeira) sai diariamente às 09:00 e chega em Wangi Wangi por volta de 11:00.
São barcos rápidos e mexem bastante. Venha preparado com medicamento para enjoo caso você seja sensível.
Os preços são de IDR 85mil por pessoa e um táxi em Bau Bau para te levar até o porto vai custar por volta de IDR 50mil por pessoa.
Entre as Ilhas
Entre as ilhas de Wakatobi, o deslocamento somente é possível de barco.
Você pode alugar um barco privado para se deslocar pelas ilhas. Vale a pena fazer isso se estiver em um grupo ou se quiser passar um dia em Hoga por exemplo, mas não se hospedar.
E há os barcos públicos. Os horários são:
- Wangi Wangi – Hoga/Kaledupa: Todos os dias entre 09:00 e 10:00 e entre 13:00 e 14:00, chegando entre 11:00 e 12:00 e entre 15:00 e 16:00, respectivamente (os horários não são muito corretos mesmo, chegue sempre com antecedência);
- Hoga/Kaledupa – Wangi Wangi: Todos os dias às 06:00, chegando entre 07:00 e 08:00;
- Wangi Wangi – Tomia: Todos os dias entre 09:00 e 10:00 e entre 13:00 e 14:00, chegando por volta de 11:00 e 12:00 e entre 15:00 e 16:00, respectivamente;
- Tomia – Wangi Wangi: Todos os dias às 06:00 chegando entre 07:00 e 08:00;
Os custos dos barcos são de:
- Wangi Wangi para Hoga/Kaledupa (e vice-versa): IDR 50mil
- Wangi Wangi para Tomia (e vice-versa): IDR 150mil
*Todas as informações referentes aos horários e custos são referentes à julho-2018 e a cotação do dólar em relação à rúpia indonésia era de US$1,00 = 14mil IDR.
Perto da sua viagem, você pode contatar o Hassam no Wasabinua Resort para conferir com ele todos os horários e custos dos barcos para melhor se programar.
Quando ir
Como um país de clima tropical, a Indonésia basicamente tem duas estações, a época de seca e de chuvas (monções). A melhor época para visitar a Indonésia, portanto, é na época de seca, de abril a outubro. As temperaturas estarão relativamente mais amenas, céu azul e sem chuva. Nós fomos em julho e pegamos um clima perfeito durante todo o tempo
Onde se hospedar em Wakatobi: Wangi Wangi
Nós tínhamos somente 4 dias nesse paraíso e nosso maior foco era mergulho, portanto acabamos não visitando Hoga e passamos nossos dias entre Tomia e Wangi-Wangi.
A viagem até Tomia leva cerca de 3h, portanto se você não tiver muito tempo recomendo ficar somente em Wangi Wangi. Lá também é incrível para mergulho e snorkel e as praias são fantásticas!
Em Wangi Wangi, há alguns resorts com bastante conforto como o Patuno Resort ou algumas homestays. Em Tomia, você encontrará principalmente homestays.
Não fomos para Hoga, mas enquanto estávamos pensando no roteiro, o pessoal do Hoga Dive Resort nos atendeu super bem!
Verifique sua hospedagem em Wakatobi pelo Booking.com:
Nós optamos por nos hospedar no Wasabinua Resort e fechar um pacote com tudo incluso para os nossos 4 dias lá. Colocamos tudo na ponta do lápis e acabou valendo muito a pena. Nosso pacote incluiu:
- 2 Diárias no próprio Wasabinua
- 2 Diárias em guesthouse em Tomia (quarto duplo com banheiro privado e há menos de 5 minutos do porto)
- Todas as refeições
- 5 Mergulhos para cada
- Snorkel
- Passeio de barco para avistar os golfinhos
- Passeios em terra visitando as praias e as comunidades locais
- Todos os transportes (aeroporto – hotel, barco Wangi-Wangi – Tomia e vice-versa).
Wasabinua Resort
O Wasabinua é uma delícia! O resort possui somente 5 quartos, deixando tudo com um ambiente bem familiar e agradável. Os quartos não têm nenhum luxo, mas são extremamente confortáveis, com uma cama grande e banheiro privativo. Todos os quartos possuem chaleira elétrica, café, chá e água a vontade! Eles também possuem um filtro para você encher sua garrafinha de água.
O restaurante fica sobre o mar e a vista é de tirar o fôlego. Imagina tomar seu café da manhã todos os dias dali e olhando essa vista surreal!
Além disso, eles possuem todos os equipamentos de mergulho e Snorkel, além dos barcos. Eles também acabaram de adquirir outro barco para viagens privativas entre as ilhas, facilitando ainda mais a vida dos hóspedes.
Sua viagem realmente fica inteira completa com eles!
Restaurante do Wasabinua Resort
O restaurante também é aberto ao público. Portanto, recomendo que você vá lá de qualquer forma, mesmo que não esteja hospedado.
Além da vista incrível, os pratos do Wasabinua são deliciosos. Experimente o steak de truta, que foi simplesmente o melhor que já comi na vida.
O café da manhã é servido na hora que você quiser! E no dia que fomos para o aeroporto bem cedinho eles nos deram um café da manhã para levarmos e comermos mais tarde! Muito fofos! Eles oferecem café da manhã indonésio (Nasi Goren e Mie Goren – Arroz e macarrão frito) e panquecas. Os pratos são em sua maioria de frutos do mar, mas eles também possuem frango e carne vermelha, assim como pratos vegetarianos.
Os sucos são todos naturais. Experimente o de manga! Estava sensacional
Guesthouse em Tomia
A equipe do Wasabinua também organizou a nossa Guesthouse em Tomia. Quarto enorme, super limpo e confortável, com banheiro privado há apenas 3 minutos andando do porto! Em Tomia, fizemos todas as nossas refeições no Guesthouse e estavam uma delícia. Super caseira! Mas lembre-se de avisar caso você tenha alguma restrição alimentar antes da sua chegada lá!
O que achou do Wasabinua? Lindo né? Confesso que a vista do restaurante foi o que mais nos ganhou! Caso tenha se interessado, reserve seu quarto aqui pelo booking e combine tudo diretamente com o Hassam, ele com certeza te ajudará a montar a melhor programação para os seus dias em Wakatobi.
O que fazer em Wakatobi
De maneira geral, esses são os programas para você nos seus dias em Wakatobi!
Mergulho
Wakatobi, e principalmente a Ilha de Tomia, é muito famosa por ser um paraíso do mergulho. E é mesmo.
Por ser ainda bem inexplorado, os corais são muito vivos e coloridos. Cardumes enormes de peixes e muitos tubarões rondam por ali.
Além de tudo, você estará completamente sozinho no mar! Tínhamos o barco só para a gente e o mar inteirinho só nosso. Nenhum outro mergulhador enquanto estávamos lá!
Fizemos 3 mergulhos em Tomia, mas é possível passar uma semana lá mergulhando se quiser. São centenas de locais para mergulho.
Fizemos um mergulho em Wangi Wangi, no Shark Point. Simplesmente sensacional. Fica a apenas 5 minutos do Wasabinua – (sério, quase dá para ir nadando rs, nem acreditamos quando o barco andou menos de 5 minutos e eles falaram que havíamos chegado no ponto) e acho que foi o melhor. Além de termos visto muitos tubarões, os corais ali são em formato floral, e tem uma visão incrível!
Nessa viagem, nós também mergulhamos em Komodo e vimos arraias e tartarugas e também foi sensacional. Confira o nosso post sobre o Mergulho e a viagem de barco em Komodo.
Snorkel
Se você ainda não mergulha (está perdendo tempo viu rs), você pode somente fazer snorkel. Nós fizemos só em Wangi Wangi, mas foi incrível. Tudo muito clarinho e pertinho de você. Corais super coloridos e vivos. Para quem consegue prender melhor a respiração e ir mais para o fundo, é até possível visitar o Nemo rs. Eu não consegui, mas aproveitei demais o snorkel.
Ver os golfinhos
Ah gente! Esse passeio foi demais. Nós saímos bem cedinho, junto com o sol nascendo e ficamos quase duas horas vendo os golfinhos nadando, pulando, se jogando, alguns bem pertinho do barco.
Foi realmente muito bonito! Adorei demais essa experiência de ver eles tão pertinho de mim e se divertindo no mundinho deles ali.
Relaxar nas praias
Lógico que as ilhas também possuem praias lindas! Nós curtimos um pouquinho as praias de Tomia! Areia branquinha, água cristalina e ninguém na praia além de nós.
Dizem que em termos de praias, a ilha de Hoga é a que oferece as melhores praias. Acabamos por não visita Hoga dessa vez, mas agora temos ainda mais motivos para voltar!
Caverna Kontamale
A caverna possui um poço com uma água extremamente clara e límpida! Havia vários locais lá se banhando e lavando roupas! Eu fiquei com vontade de entrar também, mas como estavam todos com roupa e eu não tinha nada para me trocar depois acabei não entrando, pois fiquei tímida de usar biquíni jaá que os locais estavam todos nadando com roupas e lencços na cabeça.
Algo que percebi em toda a Indonésia foi que vi muito a população local aproveitando as praias e as atrações!
Comunidades locais
Visitamos algumas vilas locais (Kulati Village em Tomia e vila de Wangi em Wangi Wangi). A vila de Tomia possui uma vista incrível para o mar e ela é bem arrumadinha. Em Wangi Wangi você vai notar muitas casas em palafitas para se manterem firmes na época de cheia!
Também visitamos alguns mercados.
Mirante em Tomia
Em Tomia há um mirante interessante para se assistir o pôr do sol. Não estava muito cuidado e um pouco sujo, mas a vista lá de cima é bem bonita sim.
Mirante em Wangi Wangi
Não é bem um mirante na verdade, é um morro um pouco mais alto, mas que não tem bem uma vista. O interessante ali é ver as rochas marinhas naquele ponto e imaginar como era tudo aquilo submerso há alguns milhões de anos atrás. Fiquei um tempo ali pensando nisso!
Nosso roteiro para Wakatobi e sugestão para o seu
Nós ficamos 4 dias inteiros e 4 noites e acabamos por fechar um pacote para todos os nossos dias com o Wasabinua Resort. O nosso roteiro ficou da seguinte forma:
1o dia – Chegando em Wangi Wangi
Nós chegamos por volta das 16h – foi praticamente o dia todo viajando para chegar lá. E nesse dia só conseguimos relaxar no Wasabinua assistindo um pôr do sol de cair o queixo e jantando uma comida simplesmente deliciosa. Nesse dia também conhecemos nosso diver máster e combinamos nosso roteiro para os próximos dias. O nosso dive máster, o Iwan nos acompanhou até Tomia e ficou com a gente o tempo todo. Super o recomendamos, tivemos um excelente tempo com ele.
2o dia – Passeio com os golfinhos e viagem para Tomia
Acordamos cedo, pegamos um barco e fomos para alto mar procurar golfinhos, que estão bem ativos ao nascer do sol. Foram umas duas horas navegando e vendo tantos golfinhos pulando, se divertindo, nadando perto do barco. Foi simplesmente incrível!
Na volta, tomamos café da manhã no Wasabinua e já nos direcionamos para o porto para pegar o barco das 10h para Tomia, mas ele tinha saído às 9h :(. Fiquem atentos em Wakatobi e chegue muito antes do horário porque eles saem meio que quando querem.
Mas foi bom, pois aproveitamos para relaxamos um pouco, compramos chip 3G, almoçamos e então pegamos o barco das 14h. Chegando lá ainda fomos assistir o pôr do sol do mirante.
3o dia – Mergulhos em Tomia
Esse era o dia mais esperado. Novamente acordamos bem cedo, tomamos um café reforçado (café da manhã indonésio com macarrão frito 😉 e fomos para o barco. Só nós dois e a equipe do barco para nossos 3 mergulhos.
O legal de Tomia é que vários dos principais pontos estão bem próximos da costa então não precisamos navegar muito e ganhamos tempo no mergulho em si!
Fizemos 3 e foram todos incríveis. No primeiro horário, os peixes estavam mais ativos e vimos cardumes gigantescos. Mas o último foi o que tinha os corais mais fantásticos, mesmo porque já estava batendo bastante sol e a visibilidade chegava a quase 30m. Surreal!
Depois do almoço, passeamos por algumas vilas locais e praias completamente desertas. Como a barreira de corais é grande, não dá para nadar muito, mas é extremamente relaxante ficar ali na água como se fosse uma piscina! A praia inteira só para nós dois.
4o dia – Volta para Wangi Wangi, Mergulho e Snorkel
Mais um dia acordando super cedo para pegar o barco das 6h de volta para Wangi Wangi.
Lá chegando, fomos fazer mais um mergulho (Só pudemos fazer um, porque não se pode mergulhar em até 18h antes de um voo e viajaríamos no outro dia cedo).
O shark point fica literalmente a 5 minutos do Wasabinua e foi um dos melhores mergulhos. Depois disso fizemos snorkel numa barreira de corais ali perto, extremamente colorido e rico em vida!
Após o almoço, passeamos por Wanci, conhecemos uma vila local, um mirante, uma caverna com água clarinha (que os locais aproveitam para lavar roupa) e um mercado local. Foi uma experiência interessante!
É possível notar em todas as ilhas, pedras semelhantes às encontradas no fundo do mar usadas na construção de casas e tudo mais. Então com certeza, essas ilhas estavam todas submersas há alguns milhões de anos atrás.
5o dia – Volta para Bali
Acordamos cedo de novo para a saga de volta para Bali. Mais três voos até Bali.
Sugestões para o seu roteiro
Como o local ainda tem um turismo pouco explorado, acho o pacote a melhor estratégia. Além de economizar um pouco, você tem tudo resolvido, como os barcos e as atividades. Porque não é muito fácil se deslocar por ali (não há transporte público de fácil acesso) e não há grandes opções de restaurantes perto dos hotéis. Então dessa forma, não precisamos ficar nos deslocando e buscando por outras coisas enquanto estávamos lá e só relaxamos.
Mas se puder, fique pelo menos uns dois dias a mais para que possa relaxar também nas ilhas de Hoga e Kaledupa!
Caso vá fazer mergulho, te aconselho a ficar uns dois dias mergulhando e aproveitando Wangi Wangi, vá então para Tomia para mais dois dias de mergulho por ali (ou somente 1, caso só faça snorkel) e passe seu último dia e meio em Hoga, relaxando nas praias paradisíacas antes de pegar seu voo no último dia para o próximo destino!
Considero o passeio de barco para ver os golfinhos imperdível (se você gosta desse tipo de atividade) e os passeios pelas comunidades e cavernas não considero essencial!
Custos
Wakatobi custou um pouco mais do que estamos acostumados em nossas viagens devido ao deslocamento. Além disso, a estrutura turística ainda não é tão desenvolvida e não há milhares de opções de hotéis ou restaurantes, então espere pagar um pouco mais do que você pagaria em Bali por exemplo.
No nosso post geral de planejamento do seu roteiro e custos pela Indonésia você encontrará nossa planilha com todos os custos da viagem, incluindo Wakatobi. Você pode inclusive baixar a planilha e adaptar para os seus próprios custos!
Nós fechamos o pacote e, portanto, tivemos descontos. Mas abaixo segue os valores normais de algumas atividades, hospedagem e refeições por lá:
- Diária (preço regular) no Wasabinua com café da manhã: US$ 25,00
- Refeições (custo de um prato médio com bebida): US$ 4,00
- Mergulho Individual: US$ 35,00
- Passeio com os golfinhos: US$ 20,00
- Snorkel: US$ 20,00
Os valores dos barcos para transporte entre as ilhas e o valor que pagamos na passagem de avião estão listadas no item de como chegar em Wakatobi. Sendo que a passagem foi justamente um dos nossos custos mais altos nessa viagem.
Dicas Gerais
- A religião predominante em Wakatobi é o islamismo. Portanto, se prepare para acordar às 4h da manhã com as mesquitas chamando seus fiéis para a primeira oração do dia.
- E lembre-se também de usar calças compridas e tampar os ombros ao andar pela cidade. No mar e nas praias foi tranquilo usar maiô ou biquíni.
- Os indonésios adoram tirar fotos com estrangeiros no geral. Mas em Wakatobi isso foi ainda mais predominante! O tempo todo o pessoal nos pedia para tirar uma “selfie”. É bem divertido.
- Não se esqueça do seu Seguro Viagem na Indonésia. Nunca se sabe quando você vai precisar e é sempre melhor estar preparado para qualquer eventualidade. Use o cupom MOCHILAOADOIS5 para desconto de 5% no Seguros Promo. Eles comparam os melhores preços nas maiores seguradoras e garantem sempre a melhor oferta.
E aí? O que achou de Wakatobi?
Espero que tenhamos te deixado com muita vontade de conhecer esse paraíso perdido. Te aconselho a visitar logo, enquanto ele ainda é remoto e isolado! Para qualquer dúvida, fique a vontade em nos deixar um comentário aqui!
Se está planejando conhecer a Indonésia, tenho certeza que nossos outros posts desse país incrível vão te ajudar a planejar seu roteiro de viagem pela Indonésia:
Não se esqueça de compartilhar o post no Facebook e Pinterest para ajudar outros viajantes e de assinar nossa newsletter, assim você será o primeiro a receber nossos próximos posts.
Leia também:
Se você está planejando uma viagem pela Indonésia, você também pode se interessar:
- Roteiro pela Indonésia: Como organizar (passo a passo) e custos
- 13 razões porque você não deveria visitar a Indonésia
- Yogyakarta e Borobodur: Tudo o que você precisa saber
- Monte Kelimutu sem guia: Como subir o vulcão sozinho
- De barco pelas Ilhas Komodo na Indonésia: Dragões, praias e mergulho
- Monte Rinjani na Indonésia: Guia completo para escalar o vulcão
- Hotel Tugu Bali: Uma experiência 5 estrelas na Indonésia
- Golpe em turistas no câmbio na Indonésia
Notas
Nota1: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes 🙂
Nota2: O Mochilão a Dois não teve cortesia do Wasabinua Resort, mas teve um pequeno desconto no fechamento do pacote. A equipe do hotel fez questão de nos mostrar e contar tudo sobre Wakatobi e colaboraram ativamente com a construção desse post, além de nos terem atendido muito bem durante toda nossa estadia.
Planeje sua viagem
Hotéis
Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.
Seguro Viagem
O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.
Aluguel de Carro
Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.
Passagens Aérea
Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.
Pingback: Svalbard, Noruega: Turismo no Gelo! | Mochilão a Dois!
Pingback: Golpe em Turistas no Câmbio na Indonésia - não caia nessa! | Mochilão a Dois!
Estou planejando um viagem para Indonesia de 20 dias, ai descobri esses posts e me deixaram com vontade de viver la e ainda mais duvida no roteiro…Sera que conseguem me ajudar a decidir entre Wakatobi ou Komodo? Infelizmente nao conseguiremos fazer os dois, pois o maior foco da viagem seria Bali e Gili Islands. OBS.: Estarei com duas senhoras que nao fazem mergulho, somente snorkel.
Oi Cris! Fico feliz que voce tenha gostado dos posts da Indonésia e que eles estejam te ajudando. Acho que no seu caso eu iria para Komodo então ao ter que escolher um dos dois destinos. Komodo é muito bom para snorkel e é bem mais perto e mais acessível do que Wakatobi! Qualquer outra dúvida que puder ajudar, fique a vontade em me avisar!! Abraços
Pingback: Monte Kelimutu Sem Guia - Como Subir o Vulcão Sozinho! | Mochilão a Dois!
Pingback: Mochilão a Dois! | Monte Rinjani em Lombok – Guia Completo Para Escalar o Vulcão Mais Difícil da Indonésia
Pingback: Mochilão a Dois! | São Miguel dos Milagres: Tudo sobre o paraíso em Alagoas
Pingback: Mochilão a Dois! | Yogyakarta e Borobudur: Tudo o Que Você Precisa Saber
Pingback: Mochilão a Dois! | Viagem para Indonésia: Como organizar o roteiro (passo-a-passo) e quanto custa | Mochilão a Dois!
Pingback: Mochilão a Dois! | Hotel Tugu - Uma experiência 5 estrelas em Bali na Indonésia | Mochilão a Dois!
Olá pessoal
Vamos fazer um mochilão de 1 mês na Indonésia em setembro/2019 (compramos as passagens hoje! uhuuu) e encontrei estes posts maravilhosos para ajudar no roteiro!
Lerei todos certamente.
Abraços!
Poxa, muito obrigado mesmo! Deem uma olhada no post geral da indonesia, la tem todos os detalhes de custo! Mais detalhes sao achados nos posts individuais!
Valeu mesmo!!
Guia completasso de um destino que eu nunca tinha ouvido falar. UAU. Fiquei babando e só aumentou a minha vontadinha de conhecer a Indonésia. Me tira uma dúvida, tem que entrar naqueles aviões pequenininhos? Porque eu tenho um medo danado e não sei se vou conseguir.
Obrigada pelo seu comentário Sthe! Ah a Indonésia precisa mesmo estar na sua lista viu! O avião não é dos super pequenos não. É aqueles menores com turbina já de 50-60 lugares! Sem medo! Pode ir tranquila!
Simplesmente UAUUUUU! Nesse momento é o que eu consigo falar, rs. Tô encantada e apaixonada pelo local, amo demais essa vibe natureza. Confesso que nunca ouvi falar desse local, mas já entrou para a minha listinha de locais para conhecer. E a foto do pôr do sol? Quanta beleza!
Ah Carla, fico super feliz que tenha se interessado por Wakatobi e gostado do nosso relato sobre a viagem pra lá! Esse lugar é realment encantador. Também sou apaixonada por lugares com bastante natureza e fico encantada com a magia do lugar. Espero que possa visitar em breve!
Lembrei da viagem que fiz de Aruba para Curaçao. O avião atrasou pra caramba! Quase que perdi a locação do carro em Curaçao, pq tinha hora para fechar a loja do aeroporto.
Nessas 3 conexões que fizeram, haveria a possibilidade de parar numa delas para dormir?! Ainda bem que, mesmo com o atraso, vcs não perderam as conexões. Mas rola um stress danado, não é?!
Até era possível sim parar para dormir em alguma delas, mas aí perderíamos mais um dia de viagem, já que não tinha nada que bos chamou muita atenção nos lugares que poderíamos ter dormido. Mas não rolou estresse nas conexões não. Como era tudo da mesma cia aérea, foi tudo bem tranquilo, mesmo nas que tinham tempo apertado, estava tudo bem indicado e não tivemos nenhum problema. Só é uma viagem cansativa, sem dúvida.
Achei demais essas dicas, nao conhecia Wakatobi! Alias, vc acha que é seguro para uma mulher viajar sozinha pela Indonesia? Tô pensando em uma planejar uma trip pra la!
Oi Renata! Que bom que gostou das dicas e que elas podem te ajudar! Olha, Indonésia é bem tranquilo pra mulher viajar sozinha! Até agora, pelos países que já visitei na Ásia, achei tudo bem tranquilo pra mulher viajar sozinha viu! Os perigos da Ásia no geral, são pessoas tentando te passar pra trás, principalmente taxistas e durante câmbio de dinheiro, mas esse é um problema que você enfrentaria viajando sozinha ou não. Tomando os cuidados básico de sempre, acho bem tranquilo uma viagem pra lá!
Indonésia pra mim é um dos lugares mais lindo do mundo. Wakatobi, não conhecia pouquinho e fiquei surpreendida. Acompanhei essa trip pela instagram e adorei.
Fiquei apaixonada por Wasabinua Resort que lugar paradisíaco, já quero. Ásia está em minha lista, espero poder ir em breve. Gostei das dicas!!
Eu ainda tenho muitos lugares pra conhecer nesse mundo, mas com certeza Indonésia está na lista dos tops mais bonitos até agora! Foi realmente um paraído aquele país! Que legal que nos acompanhou pelo Instagram e que gostou do paraíso e do Wasabinua! Eles são uma graça e super recomendamos a hospedagem lá! Espero sim que possa ir em breve e depois você me conta o que achou!
Ainda estou de queixo caído.. que lugares paradisíacos!!! Estou me perguntando como acharam, se foi rodando o globo, com olhos vendados e apontaram para esse paraíso e falaram “Vamos lá onde quase ninguém foi” kkk. Parabéns por ter me deixado apaixonada por Wakatobi
Hahah excelente Aline. Foi bem por acaso mesmo que fui parar em Wakatobi! Saí lendo tudo sobre a Indonésia e acabei caindo nesse lugar e falei, preciso ir! heheh Mas é lindo demais lá! Adorei que você gostou e que te deixamos apaixonada por Wakatobi.
Estou de queixo caído com esse post! Nunca fui à Ásia mas cada vez fico com mais vontade de conhecer todo o continente e acho que o Mochilão a Dois é o culpado por incluir mais um desejo em minha interminável lista de viagens a fazer. Que lugar é esse minha gente? Wakatobi é minha nova visão do paraíso. Mas como todo lugar paradisíaco, vou ter que economizar muito para chegar lá! Enfim, é o preço que se paga pela preservação e exclusividade do lugar!
Olá Suzy! Que bomm que gostou e que te deixamos com vontade de conhecer esse lugar fantástico! Espero que realmente você possa conhecer em breve! A Indonésia no geral é bem barato e mesmo Wakatobi não foge à regra, o que realmente fica caro é o deslocamento pra chegar até lá! Mas te garanto que vale a pena com certeza visitar Wakatobi.
\Meu namorado é doido para voltar à Indonésia e eu ainda não conheço. Já vou colocar Wakatobi no roteiro.
Você sabe se lá dá para surfar?
Oi Rayane! A Indonésia é tudo de melhor! Vale muito a pena vocês irem sim com certeza! Wakatobi não dá pra surfar. São praias bem tranquilinhas, é mais pra mergulho e relaxar mesmo! Mas ainda assim é lindo!
Com certeza eu fiquei com vontade de conhecer Wakatobi depois do seu post! Os detalhes e dicas estão ótimos! Parabéns! Muito bom ler tudo tão descrito, principalmente sendo um lugar não tão explorado pelo turismo! Quatro dias são suficientes mesmo?
Que ótimo Silvia que te deixei com vontade de conhecer Wakatobi! Fico feliz em saber!! Nós adoramos visitar lugares mais inexplorados e Wakatobi super se encaixou! Então, eu recomendaria uma semana na verdade, acho que seria o ideal pra aproveitar todas as ilhas do parque Nacional de Wakatobi!
Nossa, quanta informação e de qualidade ainda! Sem contar que as fotos estão lindas! Vocês disseram que ficaram só quatro dias… Se pudessem estender a viagem, quantos dias a mais vocês consideram necessários pra conhecer melhor a região?
Oi Maiara! Super obrigada pelo seu comentário e que bom saber que você gostou das fotos de Wakatobi! Eu considero que uma semana seria um tempo bom pra conhecer Wangi Wangi, Tomia e Hoga! É o tempo que gostaria de ter ficado!!
Que delícia de lugar!! Já tinha muita vontade de conhecer a Indonésia e agora essa vontade só aumentou!!
Ameeei o seu post. *-*
Adoro blogs que falam sobre viagem, então com certeza voltarei aqui mais vezes.
Beijooos!! 💗😘
Oi Isa! Obrigada pela sua visita aqui! Se você tem vontade de conhecer a Indonésia, confere também nossos outros posts sobre lá e você vai se apaixonar ainda mais!
Vamos continuar lançando coisas novas sobre lá e outros destinos! Se interessar, só assinar nossa newsletter e você receberá tudinho no seu e-mail 🙂
Que lugar lindo gente!
Adoraria conhecer.
Oi Jeane, obrigada pela presença aqui! Espero que consiga conhecer um dia! A Indonésia é realmente sensacional!
Que lugar lindo! Fiquei apaixonada 😍
Oi Fabiane! Wakatobi é realmente muito bonito! Que bom que gostou!
Gente cada foto um suspiro rsrsrs que maravilhosos!
Que bom que gostou Ana. Wakatobi realmente é de nos deixar babando rs